Autor Tópico: Tornando-se um ateu  (Lida 13649 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Tornando-se um ateu
« Resposta #50 Online: 18 de Junho de 2007, 09:54:53 »
Adriano........ essa é a SUA definição do ateísmo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

One

• Visitante
« Resposta #51 Online: 18 de Junho de 2007, 09:57:59 »
humanismo secular vs humanismo religioso :)

É interessante a forma como tentam inibir determinadas palavras e realidade do seu vocabulário ou pensamento…

Adriano,

Religião é uma palavra LATINA.
Não faz sentido usar-se noutros regiões do mundo.
A designação sistema filosófico é aplicado em quase todo o mundo, excepto na cultura europeia ( a parte dominada pelo excessivo materialismo).

Noutros locais do mundo, a maioria das pessoas olharão com estranheza quem se dizer ateu no sentido de sem religião alguma, pois interpretam isso como sem sistema filosófico algum.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #52 Online: 18 de Junho de 2007, 09:59:22 »
Adriano…… essa é a SUA definição do ateísmo.
Não é não. Engano seu, o conceito mais difundido entre os escritores ateus, para não chamar de filósofos, é a distinção entre ateísmo e religião.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

One

• Visitante
« Resposta #53 Online: 18 de Junho de 2007, 10:00:27 »

È a vida, se está preparado para viver a vida sem bengala  :ok:

Ateus também têm preconceitos.
Qualquer pessoa pode ter preconceito. Mas falar em preconceito religioso é querer censurar o ateísmo, que por sua definição é uma oposição a religião.

E o ateísmo não será o mesmo?  :histeria:

Olhe, dou-me muito bem com os dois lados, não aquece nem arrefece se a pessoa é ateia ou não.
« Última modificação: 18 de Junho de 2007, 10:04:36 por One »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #54 Online: 18 de Junho de 2007, 10:05:49 »
humanismo secular vs humanismo religioso :)

É interessante a forma como tentam inibir determinadas palavras e realidade do seu vocabulário ou pensamento…

Adriano,

Religião é uma palavra LATINA.
Não faz sentido usar-se noutros regiões do mundo.
Um dos possíveis sentidos etimológicos da palavra religião, é o de religare, religar o homem a deus.

A designação sistema filosófico é aplicado em quase todo o mundo, excepto na cultura europeia ( a parte dominada pelo excessivo materialismo).

Noutros locais do mundo, a maioria das pessoas olharão com estranheza quem se dizer ateu no sentido de sem religião alguma, pois interpretam isso como sem sistema filosófico algum.
Interpretam assim por desconhecerem o sistemo filosófico do ateíso. Posso começar citando o Barão de Holbach  que escreveu diversos livros sobre a religião e tem um que é considerado a bíblia do ateísmo. Além de ser um exemplo ético e moral de ser humano, onde Rousseau que não gostava de Holbach, usou-o como exemplo de um virtuoso não crente.

Dizer que o ateísmo não tem um sistema filosófico é um preconceito no sentido de tomar-se um juízo de valor sem uma análise mais acurada, e sem o conhecimento adequado. 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #55 Online: 18 de Junho de 2007, 10:08:42 »

È a vida, se está preparado para viver a vida sem bengala  :ok:

Ateus também têm preconceitos.
Qualquer pessoa pode ter preconceito. Mas falar em preconceito religioso é querer censurar o ateísmo, que por sua definição é uma oposição a religião.

E o ateísmo não será o mesmo?  :histeria:

Olhe, dou-me muito bem com os dois lados, não aquece nem arrefece se a pessoa é ateia ou não.
Uma pessoa que cita e apenas declara a descrença em deus, é ateu pela definição mais simples. Mas os que buscam uma compreesão mais ampla da religião e por isso se tormam ateus, são discriminados pela sociedade, com diversos exemplos históricos. Estou falando de ateístas, ateus com conhecimento filosófico.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #56 Online: 18 de Junho de 2007, 10:11:18 »
Não é não. Engano seu, o conceito mais difundido entre os escritores ateus, para não chamar de filósofos, é a distinção entre ateísmo e religião.

Então é a definição entre alguns escritores ateus.......... olhe o dicionário......... tem duas definições lá.........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 18 de Junho de 2007, 10:15:17 »
Por que?
Para evitar a confução dos termos, buscando o sentido etimológico.

Se a idéia é evitar confusão, então aí é que eu pergunto mesmo: POR QUE usar uma definição que CAUSA confusão, como a sua?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #58 Online: 18 de Junho de 2007, 10:22:39 »
Por que?
Para evitar a confução dos termos, buscando o sentido etimológico.

Se a idéia é evitar confusão, então aí é que eu pergunto mesmo: POR QUE usar uma definição que CAUSA confusão, como a sua?
Eu tenho a mesma dúvida quanto a tua definição.

A sua definição causa dúvida perante o seu ponto de vista, e resolve para você. O mesmo ocorre com a minha, e se a gente ficar discutindo quem causa confusão, saimos do foco que é a definição do termo religião nesse caso.

Offline Philippe

• Nível 00
  • *
« Resposta #59 Online: 18 de Junho de 2007, 11:05:13 »
Bom, voltando ao assunto que está sendo discutido com o Alenônimo…

Religião não é fonte de moral ou ética, é fonte de regras. Moral ou ética depende de se essas regras são benéficas, e bem… dessa forma eu poderia apontar algumas (muitas, as que consigo pensar no momento) religiões que seriam então mais para fonte de imoralidade e anti-ética…

A moral de nossa sociedade tem uma base meta-física. Não matamos ninguem por que é contra as leis de deus, ou por que não queremos que ninguem nos mate?
Acho que grande parte das pessoas não matam, ou mentem ou cometem adutério ou tantas outras coisas, por que é tudo contra as "leis de deus".
Existiram sociedades que cometiam infaticídios, canibalismo, diverdiam-se assistindo lutas de gladiadores, execuções públicas (está também sendo um prática cristã medieval)... por que nossa moral não aceita mais isto?
No que esta baseado nossa moral?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #60 Online: 18 de Junho de 2007, 11:07:34 »
Eu tenho preconceito  :vergonha: (contra argentinos, mas eles me provocam...eu juro  :P)

One

• Visitante
« Resposta #61 Online: 18 de Junho de 2007, 13:53:04 »
"Dizer que o ateísmo não tem um sistema filosófico é um preconceito no sentido de tomar-se um juízo de valor sem uma análise mais acurada, e sem o conhecimento adequado. "

Ah, mas ele tem, por isso que chamo de religião :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #62 Online: 18 de Junho de 2007, 13:55:06 »
"Dizer que o ateísmo não tem um sistema filosófico é um preconceito no sentido de tomar-se um juízo de valor sem uma análise mais acurada, e sem o conhecimento adequado. "

Sim, pelo seu entendimento de religião, concordo contigo.  :)

One

• Visitante
« Resposta #63 Online: 18 de Junho de 2007, 13:56:42 »
"Mas os que buscam uma compreensão mais ampla da religião e por isso se tormam ateus, são discriminados pela sociedade, com diversos exemplos históricos. Estou falando de ateístas, ateus com conhecimento filosófico."

:lol:

Coloque mais rigor nisso.

Compreender a religião de forma mais ampla não torna ninguém ateu.
Existe discriminação contra ateus, negar seria absurdo.
Infelizmente agora o alvo da discriminação são os filósofos teístas  :hihi:
( é preciso ter conta que esta opinião parte de um europeu).

One

• Visitante
« Resposta #64 Online: 18 de Junho de 2007, 13:57:45 »

Sim, pelo seu entendimento de religião, concordo contigo.  :)

:)

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #65 Online: 18 de Junho de 2007, 17:57:07 »
Está bom.
Fundamentalistas ateus existem, nada se pode fazer.

Como os reconhecer:
Falam em verdadeira moral, esta só pode existir partindo do ateísmo ( onde já ouvi isto)
Falam em superioridade da religião ateia perante as demais. (Idem)

Em suma, são que nem teístas da mesma corrente…

|(

8-)
Tiram palavras de minha boca e isso eu não entendo, será uma tática para ganhar discussões?

Eu disse que o humanismo é a verdadeira moral e ética sem depender de punição ou recompensa, não que não exita a moral e ética fora de um ateu, mas a ética e moralismos cristãos são sim sentimentos louváveis com segundas intenções.
« Última modificação: 18 de Junho de 2007, 18:54:24 por Daniboy »
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

One

• Visitante
« Resposta #66 Online: 18 de Junho de 2007, 18:07:48 »
Daniboy,

Onde está o seu nome?

"mas a ética e moralismos cristãos são sim sentimentos louváveis com segundas intenções."

Isso não corresponde a todos os cristãos.
Existem seres humanos que agem a pensar nas contrapartidas, no entanto esta realidade não se restringe a cristãos. Ateus podem muito bem agir desse modo ou não, o mesmo para cristãos.

Offline Philippe

• Nível 00
  • *
« Resposta #67 Online: 18 de Junho de 2007, 18:19:39 »
No momento que você se assume ateu, você é livre pra escolher qualquer fundamento pra sua moral.
Talvez o mais coerente é se adequar a moral seguida pelo resto da sociedade, ou aquela que você está acostumado a seguir.

O ateísmo não tem nenhuma moral intrinseca. Já a moral teísta é definida pela interpretação dos livros, ou pela tradição.

Pelo menos é assim que eu entendo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #68 Online: 18 de Junho de 2007, 18:28:50 »

Desculpe, Ricardo, mas tenho de discordar.

Há várias posturas filosóficas distintas ligadas ao ateísmo, e não apenas uma.  Religião é algo bem mais específico.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #69 Online: 18 de Junho de 2007, 18:58:57 »
Daniboy,

Onde está o seu nome?

"mas a ética e moralismos cristãos são sim sentimentos louváveis com segundas intenções."

Isso não corresponde a todos os cristãos.
Existem seres humanos que agem a pensar nas contrapartidas, no entanto esta realidade não se restringe a cristãos. Ateus podem muito bem agir desse modo ou não, o mesmo para cristãos.

Acredito que não me expressei corretamente ou você não entendeu o que eu quis dizer.

A moral cristã é algo que a igreja se orgulha muito, seriam os conjuntos de regras do Vaticano, não quis dizer que a moral de um cristão não é valida como um sentimento livre de segundas intenções, a maioria é sim, quis dizer que as regras da Igreja não são "não matarás se não quem morrer pode sofrer, a família sofrerá também", são mais como "se você matar irá para o inferno e sofrerá pela eternidade" ou "se matar não irá ter a recompensa maior, não entrará no céu"; espero que tenha entendido agora.

Obrigado
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

One

• Visitante
« Resposta #70 Online: 19 de Junho de 2007, 03:26:51 »

Desculpe, Ricardo, mas tenho de discordar.

Há várias posturas filosóficas distintas ligadas ao ateísmo, e não apenas uma.  Religião é algo bem mais específico.

Tem piada que eu vejo concordância.
Existem "várias posturas filosóficas distintas ligadas ao ateísmo", idem para o não ateísmo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 25 de Junho de 2007, 16:07:05 »
Esta é a parte mais difícil quando nos tornamos ateus. A VIDA É SÓ ESTA, E PONTO!

Às vezes eu penso que só eu não tive problemas quanto ao “A VIDA É SÓ ESTA, E PONTO!”....

Putz... Alguém aqui passou essa fase numa boa ou só eu mesmo....? Morrer é tão natural pra mim.... mais do que nascer.  :)

Mas espero encontrar aqui pessoas inteligentes, que possam discutir coisas relevantes, e talvez mais do que isso!
Então veio para o lugar certo.

Seja bem-vindo.  :ok:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 25 de Junho de 2007, 16:10:50 »
Liga não, Ricardo.  O Alê não aceita a diferença entre religião e crença em Deus.
Só ele tem a capacidade de sair do pequeno círculo.
Já pensou na possibilidade de vc estar nele...?

Religião é uma palavra voltada a 'Deus' sim. Desde seu uso à sua definição.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 25 de Junho de 2007, 16:21:45 »
Nah, religião só tem a ver com o conceito de "divino" em certas religiões
Quantas "religiões ateias" existem e quantas religiões existem?

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #74 Online: 25 de Junho de 2007, 17:06:28 »
Nah, religião só tem a ver com o conceito de "divino" em certas religiões
Quantas "religiões ateias" existem e quantas religiões existem?
Ao pé da letra existem religiões atéias, teísta quer dizer "com deus" e ateu "sem deus", há religiões sem deuses.
Peter Atkins

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!