Se bem que eu sou curitibano... Até que já encontrei um bocado de curitibanos em fóruns de ceticismo e ateísmo. Agora temos mais um!
Bem-vindo, cara. Sua história é bastante parecida com a minha. Eu também fui católico praticante, tive um choque ao descobrir que o escritor do Guia do Mochileiro das Galáxias era ateu. Também tenho uma família extremamente religiosa (a maioria católica, mas tem uma da igreja quadrangular e alguns estão nas garras da IURD). Demorei para me reconhecer como ateu porque tinha medo que deus me castigasse ao descobrir que eu pensava que ele não existia. Parece bizarro isso, mas é um bloqueio e um medo irracional que a igreja coloca na nossa cabeça. Demorou pra eu me libertar disso e me transformar de agnóstico em ateu.
Mas o que me fez deixar de ser religioso não foi ver um monte de tragédias ("Deus ajuda todas as pessoas. Se não ajudou aquela, é porque seus caminhos são misteriosos. Mas ele sempre sabe o que faz."). Acabei virando primeiro agnóstico porque depois de certa idade, deixei de me conformar com explicações do tipo "é assim porque está na bíblia" ou "é assim porque sempre foi assim.". E o que me fez deixar de ser agnóstico e irar ateu foram os vários textos que li na Sociedade da Terra Redonda, bem como textos de Dawkins e James Randi.