Sobre o Ubuntu Studio:
Um chapa meu disse que alguns formatos de som e vídeo não pegam no PC dele. Ainda não fui ver e não sou lá nada em linux.... Mas pode ser apenas codec? (Acho que por ser versão 8.10 já vem com tudo, não sei...)
Quando se instala qualquer linux numa partição onde já existe windows e os drives da placa, preciso reinstalar os drives da placa no linux? (Ou o linux dispensa isto?)
Codecs: não, não vem. Por exemplo pra filmes em AVI, música em MP3, pacote RAR... etc.
E é por uma questão mais política do que computeira, são codecs não-livres e/ou que dependem de algum pedaço de software proprietário.
Mas, considerando que é [K]Ubuntu 8.10, basta ele ir em "adicionar programas", e instalar o pacote Ubuntu restricted extras, daí resolve os problemas.
Quanto a instalar GNU/Linux numa partição já com o Windows (coisa que só descobri recentemente que dá pra fazer), precisa dos drives de placa pra Linux separadamente, sim.
bobo... nem todo mundo tem QI 314...

Não é bem assim, Tupac... é que uma das primeiras coisas que aprendi a fazer, em Linux, foi fuçar nas manpages. E eu não me inscrever nos fóruns não significa que eu não acabe caindo em um ou outro quando eu procuro por algo que não sei e o man não ajuda.
Outra coisa: em alguns casos, olhar o código-fonte, mesmo pra quem tá só aprendendo aos poucos programação, ajuda. Um monte.