Calma pessoal, trabalho com cartões de crédito, e eu explico. A principal vantagem do cartão é jogar todas as suas compras para caírem num dia só. Se você recebe salário digamos, no dia 5, pode fazer com que o cartão tenha vencimento dia 5 também e sempre se garantir com o salário.
No caso do Itaú, que é onde eu trabalho, a única cobrança de quem usa o cartão e paga em dia é anuidade. A grande maioria dos cartões tem anuidade, mas mesmo os que não tem tem uma tarifa que subistitui, que cai em todas as faturas e é por volta uns 5 reais.
As companhias de cartões tem sim modelos que aumentam o seu crédito a medida que você usa, logo quanto mais usar melhor. Também muitos cartões tem programas que você acumula milhas e pontos no cartão, para incentivar o uso.
Eu uso o cartão para absolutamente tudo, sem parcelar com juros, não tem motivo para eu não jogar a compra para perto do meu salário. Mas se eu tiver desconto, pego o desconto, mas por lei a loja ainda não pode praticar preços diferentes para meios de pagamentos diferentes, só para prazos diferentes.