Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015888 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #5350 Online: 31 de Janeiro de 2010, 12:09:56 »
Quem disse que direito é certo?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #5351 Online: 31 de Janeiro de 2010, 12:17:57 »
Ex: "Lave esta camisa direito, pia dos infernos!"
Não deseje.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #5352 Online: 31 de Janeiro de 2010, 19:18:48 »
Ok, piadinhas a parte, vou reformular minha pergunta. Que é necessário um conjunto de leis não há dúvidas; mesmo algumas sociedades vistas por nós como anárquicas (ou quase lá) contava com algum código de conduta, como os piratas e o Velho Oeste. Que é necessário que se estude esse código, evitando leis mal escritas ou contraditórias, etc. também não há como negar. A questão é por que o Direito se tornou o que é? Um conjunto de leis escritas numa linguagem arcaica, pedante e prolixa, acompanhado por rituais igualmente arcaicos e que não fazem muito sentido a não ser aos "iniciados".

Como resultado temos cidadãos que não entendem as leis que devem seguir, e por isso não as seguem. Cidadãos que não entendem seus direitos, e por isso não os clamam. Cidadãos que não sabem se defender perante um tribunal sem a presença de um advogado. Talvez não exagero em dizer que parte do desinteresse da população em aprender retórica e oratória é causado pelo estado que o Direito atualmente se encontra, já que se alguém quiser defender seus interesses terá de contratar um advogado.

Uma perguntinha tão inocente, e talvez fosse melhor criar um tópico só para ela...

PS: eu não quero ofender nenhum forista do CC que faça/tenha feito/pense em fazer Direito, eu só tenho certa ojeriza a algumas profissões cujo estereótipo é a pedância em pessoa. Ironicamente, eu também estudo para uma profissão que, pelo menos aqui, é um tanto pedante também. Engraçado que o engenheiro não sabe metade do que um físico ou matemático sabem, e estes não tem um estereótipo tão pedante.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5353 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 00:39:15 »
Tenho receio de que o advogado é visto assim nos trópicos por se achar melhor do que a média, assim como médicos e talvez engenheiros.

Mas o fato de haver um método / modus operandi num tribunal se deve à complexidade dos artifícios para quebrá-la; sem essas regras rígidas, um avdogado malandro teria (mais) margem de manobra (ainda). E se mal não me engano já era assim na Grécia antiga, repare que Demóstenes foi um grande orador mas aprendeu a se defender sozinho estudando as leis e oradores antes dele.

O fato do nosso código ser confuso é motivo para várias interpretações, mas o problema na verdade é que o código imagino que deveria ser melhor atualizado; aí sim concordo que há um desleixo provocado justamente por quem se beneficia da bagunça, e falta vontade política e bons juristas que liderem esse projeto (e não uma constituinte politiqueira e barraqueira como foi a última, que perdeu uma oportunidade histórica de fazer uma constituição boa do zero).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #5354 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 08:36:59 »
Tenho receio de que o advogado é visto assim nos trópicos por se achar melhor do que a média, assim como médicos e talvez engenheiros.

Com as experiências que tenho na faculdade, eu digo que o pior é direito mesmo. Engenheiros talvez se acham um pouco mais porque o curso é longo e difícil. Médicos, dos que eu conheço ou ouço falar através de uma amiga que faz medicina, não sairiam disso também. Mas estudante de direito é algo engraçado e completamente à parte. O que tem de gente que passa nos corredores sem olhar pro lado, como se fosse o dono do lugar e acha que está fazendo um curso monstruosamente difícil é fora de sério.
Fora isso, eu acho que o lugar do pedantismo mesmo é na filosofia. Na área de filosofia o que mais se encontra é gente subindo nas tamancas por saber um pouco mais.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5355 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 09:49:25 »
Na área de filosofia o que mais se encontra é gente subindo nas tamancas por saber um pouco mais.

E maconheiros comunistas hipongas do pé sujo...... :hihi:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5356 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 09:58:43 »
(Aviso: este teclado nao acredita em acentos.)

Confesso que nao sou grande fan de medicos. Principalmente porque conheci muitos
que sao nao apenas arrogantes, mas tambem nao tem um pingo sequer de carater.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5357 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 10:02:51 »
(Aviso: este teclado nao acredita em acentos.)

Confesso que nao sou grande fan de medicos. Principalmente porque conheci muitos
que sao nao apenas arrogantes, mas tambem nao tem um pingo sequer de carater.

Ainda bem que advogados são todos humildes e honestos.... :biglol: :biglol: :biglol: :biglol:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #5358 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 12:15:05 »
Na área de filosofia o que mais se encontra é gente subindo nas tamancas por saber um pouco mais.

E maconheiros comunistas hipongas do pé sujo...... :hihi:

Não confunda com história :)

Pra falar a verdade, tem muito pouco hipponga na minha sala e a visão política é bem dividida.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #5359 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 13:36:39 »
Não tenho nada contra nenhum tipo de profissional, aliás, acho isso muito estranho.  Não sei como uma pessoa pode ser deste ou daquele jeito devido a sua profissão. Já trabalhei com engenheiros mecânicos e elétricos super gente fina assim como alguns bosta de cachorro. Médicos, eu conheci alguns super atenciosos e dedicados outros totalmente despreparados. Já trabalhei como servente de pedreiro e conheci outros serventes que se achavam com o rei na barriga outros bem legais. A presunção de uma pessoa não pode ser medida tendo como base a profissão.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #5360 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 21:40:51 »
Humildade é para os fracos.
Não deseje.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #5361 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 19:07:19 »
Não tenho nada contra nenhum tipo de profissional, aliás, acho isso muito estranho.  Não sei como uma pessoa pode ser deste ou daquele jeito devido a sua profissão. Já trabalhei com engenheiros mecânicos e elétricos super gente fina assim como alguns bosta de cachorro. Médicos, eu conheci alguns super atenciosos e dedicados outros totalmente despreparados. Já trabalhei como servente de pedreiro e conheci outros serventes que se achavam com o rei na barriga outros bem legais. A presunção de uma pessoa não pode ser medida tendo como base a profissão.

É isso aí!  :ok:

Agora fiquei curiosa para saber quantos médicos, advogados, engenheiros vocês conhecem. Eu estudo direito e estou há um mais de um ano estagiando no forum e há todo tipo de gente. Há promotores, juizes e defensores que fazem quase o impossível para atender as pessoas, estão sempre dispostos a ajudar nós estudantes, como também há pessoas insuportáveis. Meu clínico morreu há pouco tempo, procurando um novo médico achei um desatencioso, arrogante; me indicaram outro que exatamente o contrário! E assim aconteceu com vários outros profissionais.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
« Resposta #5362 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 19:25:10 »
Tenho uma pegunta... alguém sabe o nome da "psicologia/ciência" (não sei exatamente como chamam) que analisa a doença e personalidade da pessoa através de sua característica física. Por exemplo, os órgãos genitais masculinos são associados à mãe (através do subconsciente), por isso quando o cara tem câncer de próstata é sinal de que ele gosta de mulher dominadora porque sua mãe era assim (essa eu ouvi).... ou o formato da boca indica que é uma pessoa depressiva, etc. Alguém sabe como se chama?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5363 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 20:04:09 »
Alguém sabe como se chama?

Se chame maluquice.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
« Resposta #5364 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 20:08:59 »
Alguém sabe como se chama?

Se chame maluquice.

ou charlatanismo, mas isso é como nós chamamos mas quero saber como os adeptos chamam....

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #5365 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 21:04:15 »
Social-democracia é isso...

Ame-o ou deixe-o :P
Até apresentarem uma alternativa melhor...amo-a!
(e  não me venham com a porra da fantasia marxista!) HeHehe.
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #5366 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 21:09:28 »

Com as experiências que tenho na faculdade, eu digo que o pior é direito mesmo. Engenheiros talvez se acham um pouco mais porque o curso é longo e difícil. Médicos, dos que eu conheço ou ouço falar através de uma amiga que faz medicina, não sairiam disso também. Mas estudante de direito é algo engraçado e completamente à parte. O que tem de gente que passa nos corredores sem olhar pro lado, como se fosse o dono do lugar e acha que está fazendo um curso monstruosamente difícil é fora de sério.
Fora isso, eu acho que o lugar do pedantismo mesmo é na filosofia. Na área de filosofia o que mais se encontra é gente subindo nas tamancas por saber um pouco mais.
A diferença é que na filosofia é pedantismo de liso (conforme-se),e no direito é de quem acredita que vai encher o rabo de dinheiro. :histeria: :histeria: :histeria: Sacaneei!
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #5367 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 21:11:34 »
A verdadeira m... do Direito (ciência) é que ele nem sempre consegue estar atrelado ao moral e ao justo. Pior é que os ditos operadores, tratam isso como efeito colateral inevitável. :no:
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #5368 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 22:42:49 »

É isso aí!  :ok:

Agora fiquei curiosa para saber quantos médicos, advogados, engenheiros vocês conhecem. Eu estudo direito e estou há um mais de um ano estagiando no forum e há todo tipo de gente. Há promotores, juizes e defensores que fazem quase o impossível para atender as pessoas, estão sempre dispostos a ajudar nós estudantes, como também há pessoas insuportáveis. Meu clínico morreu há pouco tempo, procurando um novo médico achei um desatencioso, arrogante; me indicaram outro que exatamente o contrário! E assim aconteceu com vários outros profissionais.

Na verdade o problema não é a profissão, são as pessoas mesmo.

Mas minha pergunta/crítica ser mais voltada ao Direito não é para criticar os indivíduos. Mas por exemplo: qual a necessidade de usar um português tão arcaico e formal? É óbvio que durante um julgamento o advogado de defesa não vai dizer "o mano promotor ta se enganando-se a si mesmo", mas acho que há um exagero de formalidade, e mesmo a necessidade de formalidade não exige o arcaísmo.

A verdadeira m... do Direito (ciência) é que ele nem sempre consegue estar atrelado ao moral e ao justo. Pior é que os ditos operadores, tratam isso como efeito colateral inevitável. :no:
E é inevitável. Para começar, a moral não é exata e nenhum "modelo" de moral (kantianismo, utilitarismo, etc) vem sem seus poréns e nenhum deles consegue ser objetivo. Sem uma definição objetiva de moral, o que é justo ou não também é difícil de se definir.

Sei que várias pessoas aqui não gostam de relativismo moral, mas não há como escapar completamente dele¹. Por exemplo, estes três casos de homícidio parecem ser progressivamente mais imorais (o primeiro é menos e o terceiro é mais):
1) Uma amiga vai à casa de uma pessoa que está com uma doença qualquer e dá-lhe um remédio, procurando ajudar a doente. No entanto, a pessoa doente era alérgica a algum componente do remédio e acaba morrendo.
2) Uma pessoa tenta roubar seu carro. Você está armado e, para impedir o roubo, atira no ladrão, que morre.
3) Uma pessoa para em frente a um desconhecido e simplesmente dá-lhe um tiro na cabeça.

¹ Isso não quer dizer, no entanto, que eu ache aceitável que certas tribos indígenas cometam infanticídio por "fazer parte da cultura deles".
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5369 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 23:39:05 »
Direito não é ciência. :hmph:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5370 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 23:39:06 »
Tenho uma pegunta... alguém sabe o nome da "psicologia/ciência" (não sei exatamente como chamam) que analisa a doença e personalidade da pessoa através de sua característica física. Por exemplo, os órgãos genitais masculinos são associados à mãe (através do subconsciente), por isso quando o cara tem câncer de próstata é sinal de que ele gosta de mulher dominadora porque sua mãe era assim (essa eu ouvi).... ou o formato da boca indica que é uma pessoa depressiva, etc. Alguém sabe como se chama?
O mais próximo disso que eu conheço é a frenologia.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #5371 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 00:12:52 »

Vi isso hoje no Ratinho.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #5372 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 00:18:17 »
Humildade é para os fracos.

Humildade pode ser um atributo de pessoas fracas, mas também pode ser apenas uma estratégia para conseguir um objetivo ou simplesmente para passar anonimamente evitando o desperdício de saliva.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #5373 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 09:34:18 »
Direito não é ciência. :hmph:

Acabou o concurso!!! :yahoo:
Na categoria PEDANTISMO,  vitória do pessoal de CE ( física, quimica e CIA LTDA.), que acham que só as áreas deles é ciência! :harhar: ;P :b :harhar:
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #5374 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 09:42:09 »
1- Não é psicologia.
2 - Não é ciência.

Lembra algo da teoria Lombrosiana.
Talvez seja uma reinvenção da frenologia.
Vou pesquisar para saber melhor ao que vc se refere.
Mas posso adiantar que nenhum psicólogo ou estudiosos do comportamento humano sério, levaria, hoje, esse tipo de teoria como séria.
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!