Autor Tópico: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu  (Lida 11117 vezes)

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #50 Online: 18 de Junho de 2007, 13:41:05 »
Bem, creio que em breve a euforia irá passar. Vamos ver como serão as postagens do Adriano depressivo…

Ou quem sabe apareça o Adriano com um avatar de Napoleão Bonaparte com o slogan: Adriano, "Gênio pela graça de sí mesmo".
Quando estou "depressivo" em relação ao fórum, é o meu periodo de recesso daqui.

Edit: Mas não falou nada com relação ao meu argumento e somente a mim. Isso que me cansa.  |(



Dá pra você sintetizar o seu argumento em umas quatro linhas, a idéia central pelo menos? (obs: retire tudo relativo a que você é muito superior, isso eu já sei).
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Adriano

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #51 Online: 18 de Junho de 2007, 13:46:23 »
A idéia central é a de que o ateísmo não é uma crença.

O meu argumento é de que o ateísmo é corroborado pela antropologia. A antropologia é uma ciência. Assim o ateísmo tem embasamento científico tanto quanto a evolução, ao meu ver.
« Última modificação: 18 de Junho de 2007, 13:54:02 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #52 Online: 18 de Junho de 2007, 13:51:55 »
Citar
Estou no fórum, mesmo diante da indignação de agnósticos os quais critíco a filosofia, pois dou a minha contribuição ao ceticismo científico ao valorizar e integrar as ciências humanas ao conhecimento das ciencias naturais, das quais aprendo muito aqui e se refletem na minha análise das ciências sociais. E a minha busca do conhecimento epistemológico contribui para esclarecer pontos obscuros da filosofia da ciência, que é a base da prática científica.

Não poderia estar mais errado.

Adriano, você por acaso acha que vai ganhar um prêmio "honoris causa" pelo CC?

Menos, Adriano, menos…
É a minha opinião. Critique o meu argumento adequadamente e não apenas dizendo que estou errado. Tudo bem que tem a questão que vocês gostam tanto de louvar, e que é válida e que vem anterior ao meu argumento, pois é uma premissa. A questão é que estou aqui pois vocês permitem, pois não é um lugar público, quem decide são os moderadores e os conselheiros.

Considerando esse deslize meu, reintero a minha postangem citada por você.
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Offline Nina

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #53 Online: 18 de Junho de 2007, 14:11:26 »
Adriano, você pode até contribuir para as discussões, mas não creia que alguém aqui no fórum é insubstituível. Como na vida, ninguém o é.

Assim, sugiro que você se coloque como um debatedor no fórum, nada mais, nada menos. Apenas isso. Seu tom de prepotência não adiciona nada às discussões.

Geralmente quem conhece pouco é quem se proclama sábio...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Adriano

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #54 Online: 18 de Junho de 2007, 14:21:38 »
Adriano, você pode até contribuir para as discussões, mas não creia que alguém aqui no fórum é insubstituível. Como na vida, ninguém o é.
Assim como esse site é plenamente dispensável para mim, pois tenho acesso a outros fóruns correlacionados com a temática, como o Ceticismo.org, o Religião é Veneno, além de Orkut e a Blogosfera. Além de eu mesmo ter projetos futuros de um fórum exclusivo sobre ateísmo.

Assim, sugiro que você se coloque como um debatedor no fórum, nada mais, nada menos. Apenas isso. Seu tom de prepotência não adiciona nada às discussões.
Novamente me chamar de prepotente não leva a nada, posso diver o mesmo de você com a sua resposta ao meu postagem, dizendo "menos, menos ...." , e depois dizem que eu que sou incompreensível e me comunico difícil.

Geralmente quem conhece pouco é quem se proclama sábio…
Veja a minha postagem sobre a correlação entre genialidade e bipolaridade e critíque os meu argumentos sobre essa questão, ao invés de usar uma frase popular.
Esse é o link:
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Offline Nina

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #55 Online: 18 de Junho de 2007, 14:29:10 »
Adriano, você ainda não entendeu o que não está sob discussão... seu comportamento provocativo com os demais foristas. Use sua genialidade para perceber isso.

Minhas mensagens são recados da moderação. Caso não concorde e sua conduta permaneça a mesma, você sofrerá as sanções cabíveis.

;)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Adriano

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #56 Online: 18 de Junho de 2007, 14:34:21 »
Adriano, você ainda não entendeu o que não está sob discussão… seu comportamento provocativo com os demais foristas. Use sua genialidade para perceber isso.

Minhas mensagens são recados da moderação. Caso não concorde e sua conduta permaneça a mesma, você sofrerá as sanções cabíveis.

;)
Obrigado pelo recado, vou deixar falarem mal de mim a vontade. Minhas denúncias nunca valem mesmo.
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Offline Nina

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #57 Online: 18 de Junho de 2007, 14:51:05 »
Clique em "denunciar à moderação" e sua reclamação será analisada. :ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Adriano

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #58 Online: 18 de Junho de 2007, 14:56:35 »
Clique em "denunciar à moderação" e sua reclamação será analisada. :ok:
Faço sempre isso. E não deixarei de fazer.
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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #59 Online: 18 de Junho de 2007, 16:25:57 »
Ah verdade é que essa suposta postura ética no debate é impossível, porque a rebeldia é uma caracteristica do processo de evolução dialética.

Portanto, o que vocês veêm de tão éticamente incorréto a rebeldia neste sentido ? Porque será banido do forum alguem totalmente anti-ético, porém com razão ?

Offline Adriano

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #60 Online: 18 de Junho de 2007, 16:31:18 »
Ah verdade é que essa suposta postura ética no debate é impossível, porque a rebeldia é uma caracteristica do processo de evolução dialética.

Portanto, o que vocês veêm de tão éticamente incorréto a rebeldia neste sentido ? Porque será banido do forum alguem totalmente anti-ético, porém com razão ?
A dialética tem conotação esquerdista, e o criticismo conotação direitista, apesar de serem praticamente identicos os métodos. Realmente o debate entre Popper e os alemães o influenciaram. Apesar da densidade do texto eu me diverti. O mais engraçado foi Popper dizendo que matou o positivismo, que cara agressivo!  :P
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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #61 Online: 18 de Junho de 2007, 16:31:34 »
A idéia central é a de que o ateísmo não é uma crença.

O meu argumento é de que o ateísmo é corroborado pela antropologia. A antropologia é uma ciência. Assim o ateísmo tem embasamento científico tanto quanto a evolução, ao meu ver.

Vamos então dizer que quando surgiu o homem moderno, este logo criou o conceito de divindade ou deduziu de alguma forma. A antropoligia pode demonstrar em decorrência de uma série de evidências que tudo indica que foi mesmo o homem quem criou este conceito de Deus. Se ele foi criado pelo homem, significaria que, à princípio, materialmente falando, Deus não existiria. Isso, seria o que a antropologia poderia provar. Há discussões à respeito de se a religião está presente unicamente no homem.

Não sei de outros primatas, ou se há alguma evidência disso em atividades de Neanderthais, mas sei que elefantes costumam fazer um tipo de ritual quando um membro morrem. É um tipo culto aos mortos, semelhante a religião primordial dos humanos. Talvez o conceito de divindade surja em razão do nível de desenvolvimento de certas áreas do cérebro. Se alguém sabe, poderia ajudar.

Supondo que só o homem tenha uma religião e o conceito de divindade e que a antropologia pode provar que foi o homem quem criou Deus. Para fins humanos, pode até ser.

Agora digamos que a humanidade fosse extinta, ou melhor, que nosso planeta se tornasse inabitável. Todas as coisas continuam existindo, mas como afirmar que com o fim da humanidade, Deus também não mais existe? Como demonstrar isso? Para fins humanos, por certo que não haveria mais divindade.

Embora tenhamos dado um conceito, inventado a palavra Deus, em termos amplos, como aquele que originou tudo, ou a fonte de tudo, a "força superior", ou tudo, ou qualquer outra definição que se dê, este conceito pode continuar existindo, mesmo que nenhuma inteligência neste universo exista. Afinal, uma pedra continua sendo uma pedra, independentemente do sujeito. Mas sem dúvida, para os humanos foi fácil provar a existência de pedras, já o de Deus, não é tão simples, em termos materiais.

Ciências não humanas, como a astronomia, a astrofísica etc, ainda não tem uma resposta clara sobre a origem de nosso universo ou o seu funcionamento pleno, do que é feito, etc etc. Existe sim a possibilidade alguma "coisa", alguma "força" etc, que tenha dado origem a tudo, ou que de alguma forma regulamente tudo, e que possamos enquadrá-la como Deus, no mesmo conceito criado por humanos. Isso tornaria Deus material, assim como as pedras. Como da mesma forma, em breve poderemos ter uma resposta exata de como o universo se originou, como ocorreu o processo etc, e as forças envolvidas. Isso excluiria Deus, em termo materiais, justificando e provando o ateismo materialista.

A antropologia é uma ciência humana e trabalha com o objeto "homem". Ela não pode e não tem meios de justificar a existência material de uma pedra, já que seu objeto de estudo é o homem.

A teoria da evolução, é fruto de uma ciência não humana, da biologia, genética etc. Ela é capaz de demonstrar a existência material da evolução, mas incapaz de provar a existência do direito a vida, fruto da ciência humana da sociologia e do direito.

A astrofísica, a astronomia e ciência similares podem talvez provar a existência de alguma coisa, materialmente falando, que se enquadre no conceito de Deus. Existem ainda muitas lacunas, que deixam esta margem de possibilidade.

Esta possibilidade de prova da existência de um Deus material, corroborada pelas ciências exatas e não humanas, impedem a afirmação categórica de que "Deus não existe". Não há ainda uma resposta sobre a questão, há algumas evidências e muita especulação.

Por isso, se as ciências não humanas provarem que existe um Deus material, paupável, observável, o conceito de Deus criado pelos humanos, passará a ter o mesmo status do conceito de pedra, ou seja, mesmo que não mais existam humanos, estas coisas, deus e pedras, continuam existindo, pois estão materializadas.

A confirmação da existência de deus por uma ciência não humana ainda não ocorreu, e talvez jamais ocorra. Isso, por sí só, no presente momento, impede de validar o ateismo materialista, de se afirmar que Deus não existe, de forma material, observável. Afirmar isso, atualmente, é um chute, não há suporte para essa afirmação.


Se for responder, que seja em forma de texto, por gentileza.
« Última modificação: 18 de Junho de 2007, 16:38:56 por Amon »
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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #62 Online: 18 de Junho de 2007, 16:38:07 »
Quer dizer, analizando o objeto ética, como aprofundar-se nele, como investigalo, como ter a vivência da ética, como aprender essa coisa, sem ter chegado nos extremos opóstos disto, sem ter verificado cada possível caminho que ela leva, o da total desvalorização, ou o da valorização extrema (como é o ato da moderação as vezes)  ?

Quer dizer, essa visão ética dos moderadores é um dogma do forum ?

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #63 Online: 18 de Junho de 2007, 16:40:21 »
Quer dizer, analizando o objeto ética, como aprofundar-se nele, como investigalo, como ter a vivência da ética, como aprender essa coisa, sem ter chegado nos extremos opóstos disto, sem ter verificado cada possível caminho que ela leva, o da total desvalorização, ou o da valorização extrema (como é o ato da moderação as vezes)  ?

Quer dizer, essa visão ética dos moderadores é um dogma do forum ?

Se quer discutir isso dirija-se a área de reclamações sobre a moderação. Este não é o assunto do tópico.
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blue pill

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #64 Online: 18 de Junho de 2007, 16:48:41 »
Só faço isso quando a moderação também fizer, sempre me enxem o saco num tópico de discussão, assim como a sua mensagem poderia ser por MP.

Não aceito ser tratado como alguem com menos poder, o único poder que eu aceito é a razão.

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #65 Online: 18 de Junho de 2007, 16:59:45 »
Só faço isso quando a moderação também fizer, sempre me enxem o saco num tópico de discussão, assim como a sua mensagem poderia ser por MP.

Não aceito ser tratado como alguem com menos poder, o único poder que eu aceito é a razão.

Você não tem escolha, ou você faz isso ou será advertido. Já que há tanta reclamação de desvirtuamento de tópicos, é assim que vai ser de agora em diante.
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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #66 Online: 18 de Junho de 2007, 17:00:38 »
Isso vale pra todo mundo no tópico, inclusive eu e os demais moderadores.
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Offline Adriano

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #67 Online: 18 de Junho de 2007, 17:57:33 »
O argumento de ciências não humanas é incoerênte por dois motivos. O primeiro é que não existe uma dualidade que separa o homem da natureza evidenciado pela teoria da evolução. Assim tanto o homem como os demais animais tem a mesma origem e são movidos por aspirações e paixões. É o que Schopenhauer demonstra em sua filosofia e denomina de vontade. Portanto não cabe diferenciar a espécie humana das demais espécies animais. A física e química demonstram que os seres vivos tem os mesmos compostos encontrados na natureza.

A distinção de ciências naturais é uma mera classificação humana do seu desejo de infinitude. Chamar qualquer ciência de não humana é uma contradição pois quem devenvolveu a ciência foi o homem, e ele é mais um objeto de estudo. Mas o existencialismo faz brilhantemente a exposição das diferenças entre tais objetos. O mundo é povoado de objetos chamados Em-si, que possui uma existência definitiva, como o caso da pedra. A consciência humana é um objeto denominado Para-si, que se diferencia por fazer as relações temporais e funcionais dos seres Em-si, a assim cria um sentido para o mundo em que vive. O Para-si não tem uma essência definida e não é resultado de uma idéia pré-existente.

Para Sartre através da influencia de Hegel "O ser Para-si só é Para-si através do outro", e não pode se perceber por inteiro. Sartre também compartilha com Kant a idéia de que a vontade tem causalidade na vontade assim como nos animais, como citado acima. Através dessa interação entre os seres Para-si, que surge a classificação do mundo a classificação biológica, que entre os avanços da biologia começam a demonstrar características inteligentes nos em outros mamíferos.

A criação da linguagem é o que mais define e diferencia a nossa espécie, e através dessa mesma linguagem cria seres que não são nem Em-si, sem Para-si, e sim abstrações linguísticas para ampliar a comunicação e interação entre os homens. A ciência é uma dessas abstrações, pois é um método comportamental humano para o aperfeiçoamento da linguagem na compreensão dos seres Em-si.

As ciências ditas humanas diferenciam na complexidade pois é o estudo dos seres Para-si, os próprios homens. Por se tratar de um objeto diferente na sua essência, o Para-si, o homem desenvolveu um método diferenciado do usado na análise dos seres Em-si. Popper traz o rigor da já estruturada ciências naturais, a dos objetos Em-si, e desenvolve um método de análise para as ciências humanas, a dos seres Para-si. Através da análise situacional no qual a partir de uma determinada situação é aplicado o método compreensivo-objetivo onde são escluídos as idéias subjetivas e psicológicas.

"As ciências sociais devem ser constituídas pela lógica situacional, onde os desejos são
convertidos em fins objetivos; recordações ou associações em dotação de teorias ou
informações. No âmbito do método objetivo, não se recorre ao psicologismo. E isto
especificamente quanto à lógica do conhecimento das ciências sociais.(1)"

Assim podemos estender esse método também a ciências astronômicas e eliminar a idéia de deus como um psicologismo. O psicologismo é entendido como a doutrina de que todas as leis da vida social devem reduzir-se, em última instância, às leis psicológicas da “natureza humana”(1). A criação é um ato humano que é estendido ao objeto de estudo da cosmologia, o origem universo, surgindo assim o conceito de deus como um ser real. 

Um exemplo do psicologismo aplicado a economia é o texto de outro tópico que justifica o pensamento liberal na economia: ../forum/topic=10686.150.html#msg213359
Citar
Quando um chefe de família gasta permanentemente acima de sua renda, as conseqüências de sua imprudência não tardarão a surgir: falta de crédito, dificuldades, etc. Da mesma forma, quando uma empresa opera no "vermelho" durante vários exercícios seguidos, é quase certo que ela fechará as suas portas. Em ambos os casos, deverão ser tomadas providências severas, no sentido de cortar despesas e, se possível, elevar receitas, se desejar-se consertar a situação.

A rigor, tanto sob o ponto de vista moral como sob as óticas econômica e financeira, gastar seguidamente mais do que se ganha é uma atitude errada que, se não corrigida, terminará sendo punida, não por algum carrasco implacável mas pelas próprias normas que regem a ação humana. E o ponto essencial, mas que muitos não conseguem perceber, é que o Estado também está subordinado às restrições de natureza moral, econômica e financeira a que as famílias e as empresas necessariamente estão sujeitas. Como diria Adam Smith, o que é imprudente para os chefes de família e para os empresários não pode ser prudente para os homens"

Esse é um exemplo de um psicologismo que toma por igual a complexidade econômica de um governo, uma empresa e uma familia, para assim justificar a sua teoria.

E a economia é uma ciência de destaque, pois lida com os seres humanos, Para-si, e os objetos, seres Em-si, simultaneamente. E a antropologia como a ciência que estuda o homem, também pode estudar até as ciências naturais, como ocorre com a sociologia, numa área específica a sociologia da ciência, que produziu o conhecimento que fundamentou a filosofia da ciência Thomas Kuhn com sua teoria lançada no livro "A estrutura das revoluções científicas".

Caso alguem tenha alguma dúvida de algum ponto do texto posso desenvolver mais a idéia para esclarecer, tento em vista a complexidade dos meus textos o que faz algumas pessoas os taxarem de confusos.





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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #68 Online: 18 de Junho de 2007, 18:14:28 »
Adriano. Não posso concordar com isso. Cada ciência tem um objeto, logo, a antropologia não tem como provar a existência de Deus, materialmente falando, sem recorrer a astronomia, a astrofísica, e a outras ciências. Prova-se dentro de seus limites, ou seja, que o homem criou o conceito de Deus. Da forma como você argumenta, significa que se não há sujeito, também não há mais objeto. Ou seja, o homem criou o conceito de Deus e o conceito de pedra, se não há homem, não há Deus, nem pedra.

Nem preciso dizer o quanto isso é equivocado. Com homem ou sem, as pedras continuam existindo, talvez não haja ninguém para pensar sobre a pedra, clasifficá-la e chamá-la de pedra, mas este objeto continua existindo. Quanto a Deus, materialmente falando, em analogia a pedra, não temos atualmente conhecimento para responder se Deus continua existindo, quando o homem deixa de existir.
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Nigh†mare

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #69 Online: 18 de Junho de 2007, 18:25:19 »
Falta pouco para o Adriano deixar de ser ateu…
E falta um pouco pra você descobrir que nem tudo que as pessoas defendem, elas acreditam. (ou desacreditam nesse caso)
Tranes rutinos pegeilo, fa colhy sapelis - us ur bin maguy cos -, vares milau poperusgali tous tom grasm lunc lauv rutinus lauv. Estouze tom delus bin cisar tran.

Rutinus lauv?
Bom, não é rot13, mas alguém tentou? xD
Não tem no google , então não existe….
A mensagem era para o Blue Pill, pô!

Eu disse:

"Atribua a estas palavras, ou à mensagem inteira - o que for de sua preferência -, o significado ou conceito que quiser, já que você tem aquele fetiche pelo direito subjetivo de definição das palavras. É impossível estabelecer qualquer comunicação efetiva contigo.

Agrada-te assim?"

Tarcísio

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #70 Online: 18 de Junho de 2007, 18:30:22 »


"Nos pegou direitinho, hein!"

 :histeria: :histeria: :histeria:

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #71 Online: 18 de Junho de 2007, 18:37:49 »
Falta pouco para o Adriano deixar de ser ateu…
E falta um pouco pra você descobrir que nem tudo que as pessoas defendem, elas acreditam. (ou desacreditam nesse caso)
Tranes rutinos pegeilo, fa colhy sapelis - us ur bin maguy cos -, vares milau poperusgali tous tom grasm lunc lauv rutinus lauv. Estouze tom delus bin cisar tran.

Rutinus lauv?
Bom, não é rot13, mas alguém tentou? xD
Não tem no google , então não existe….
A mensagem era para o Blue Pill, pô!

Eu disse:

"Atribua a estas palavras, ou à mensagem inteira - o que for de sua preferência -, o significado ou conceito que quiser, já que você tem aquele fetiche pelo direito subjetivo de definição das palavras. É impossível estabelecer qualquer comunicação efetiva contigo.

Agrada-te assim?"


Que lingua é essa?
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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #72 Online: 18 de Junho de 2007, 19:35:51 »
Adriano. Não posso concordar com isso. Cada ciência tem um objeto, logo, a antropologia não tem como provar a existência de Deus, materialmente falando, sem recorrer a astronomia, a astrofísica, e a outras ciências. Prova-se dentro de seus limites, ou seja, que o homem criou o conceito de Deus. Da forma como você argumenta, significa que se não há sujeito, também não há mais objeto. Ou seja, o homem criou o conceito de Deus e o conceito de pedra, se não há homem, não há Deus, nem pedra.

Nem preciso dizer o quanto isso é equivocado. Com homem ou sem, as pedras continuam existindo, talvez não haja ninguém para pensar sobre a pedra, clasifficá-la e chamá-la de pedra, mas este objeto continua existindo. Quanto a Deus, materialmente falando, em analogia a pedra, não temos atualmente conhecimento para responder se Deus continua existindo, quando o homem deixa de existir.
Materialmente falando, não existe nada que não seja composto pela matéria, e até mesmo a pedra é uma abstração humana que nomeou um punhado de matéria. E  mesmo com a humanidade não existe diferença alguma pois também é composta de matéria. Assim as ciências naturais não consideram deus em suas pesquisas por não ser um objeto, e sim uma abstração humana, portanto cultural e objeto de estudo da antropologia, além de outras ciências humanas também.
« Última modificação: 18 de Junho de 2007, 19:54:49 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Nigh†mare

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #73 Online: 18 de Junho de 2007, 19:47:35 »
Materialmente falando, não existe nada que não seja compotos pela matéria [...]

:woohoo:

:louva:

Offline Nina

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Re: [Dividido] Tomar consciência do ser-se ateu
« Resposta #74 Online: 18 de Junho de 2007, 20:13:20 »
:histeria:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

 

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