A idéia central é a de que o ateísmo não é uma crença.
O meu argumento é de que o ateísmo é corroborado pela antropologia. A antropologia é uma ciência. Assim o ateísmo tem embasamento científico tanto quanto a evolução, ao meu ver.
Vamos então dizer que quando surgiu o homem moderno, este logo criou o conceito de divindade ou deduziu de alguma forma. A antropoligia pode demonstrar em decorrência de uma série de evidências que tudo indica que foi mesmo o homem quem criou este conceito de Deus. Se ele foi criado pelo homem, significaria que, à princípio, materialmente falando, Deus não existiria. Isso, seria o que a antropologia poderia provar. Há discussões à respeito de se a religião está presente unicamente no homem.
Não sei de outros primatas, ou se há alguma evidência disso em atividades de Neanderthais, mas sei que elefantes costumam fazer um tipo de ritual quando um membro morrem. É um tipo culto aos mortos, semelhante a religião primordial dos humanos. Talvez o conceito de divindade surja em razão do nível de desenvolvimento de certas áreas do cérebro. Se alguém sabe, poderia ajudar.
Supondo que só o homem tenha uma religião e o conceito de divindade e que a antropologia pode provar que foi o homem quem criou Deus. Para fins humanos, pode até ser.
Agora digamos que a humanidade fosse extinta, ou melhor, que nosso planeta se tornasse inabitável. Todas as coisas continuam existindo, mas como afirmar que com o fim da humanidade, Deus também não mais existe? Como demonstrar isso? Para fins humanos, por certo que não haveria mais divindade.
Embora tenhamos dado um conceito, inventado a palavra Deus, em termos amplos, como aquele que originou tudo, ou a fonte de tudo, a "força superior", ou tudo, ou qualquer outra definição que se dê, este conceito pode continuar existindo, mesmo que nenhuma inteligência neste universo exista. Afinal, uma pedra continua sendo uma pedra, independentemente do sujeito. Mas sem dúvida, para os humanos foi fácil provar a existência de pedras, já o de Deus, não é tão simples, em termos materiais.
Ciências não humanas, como a astronomia, a astrofísica etc, ainda não tem uma resposta clara sobre a origem de nosso universo ou o seu funcionamento pleno, do que é feito, etc etc. Existe sim a possibilidade alguma "coisa", alguma "força" etc, que tenha dado origem a tudo, ou que de alguma forma regulamente tudo, e que possamos enquadrá-la como Deus, no mesmo conceito criado por humanos. Isso tornaria Deus material, assim como as pedras. Como da mesma forma, em breve poderemos ter uma resposta exata de como o universo se originou, como ocorreu o processo etc, e as forças envolvidas. Isso excluiria Deus, em termo materiais, justificando e provando o ateismo materialista.
A antropologia é uma ciência humana e trabalha com o objeto "homem". Ela não pode e não tem meios de justificar a existência material de uma pedra, já que seu objeto de estudo é o homem.
A teoria da evolução, é fruto de uma ciência não humana, da biologia, genética etc. Ela é capaz de demonstrar a existência material da evolução, mas incapaz de provar a existência do direito a vida, fruto da ciência humana da sociologia e do direito.
A astrofísica, a astronomia e ciência similares podem talvez provar a existência de alguma coisa, materialmente falando, que se enquadre no conceito de Deus. Existem ainda muitas lacunas, que deixam esta margem de possibilidade.
Esta possibilidade de prova da existência de um Deus material, corroborada pelas ciências exatas e não humanas, impedem a afirmação categórica de que "Deus não existe". Não há ainda uma resposta sobre a questão, há algumas evidências e muita especulação.
Por isso, se as ciências não humanas provarem que existe um Deus material, paupável, observável, o conceito de Deus criado pelos humanos, passará a ter o mesmo status do conceito de pedra, ou seja, mesmo que não mais existam humanos, estas coisas, deus e pedras, continuam existindo, pois estão materializadas.
A confirmação da existência de deus por uma ciência não humana ainda não ocorreu, e talvez jamais ocorra. Isso, por sí só, no presente momento, impede de validar o ateismo materialista, de se afirmar que Deus não existe, de forma material, observável. Afirmar isso, atualmente, é um chute, não há suporte para essa afirmação.
Se for responder, que seja em forma de texto, por gentileza.