Não é disso que eu to falando. Deus está no dicionário, quando se fala a palavra "Deus" sem deixar explícito uma mudança no significado, deve-se usar o conceito mais popular. Quem está na bolha é você, que fica criando seus próprios significados e ainda esperneia para que os outros interpretem você da maneira certa.
Cara, se nós fossemos usar o significado do dicionário, nós não poderiamos evoluir o pensamento oras.
A evolução do pensamento é caracterizada justamente por haver uma variação, um acumulo de conhecimento em cima daquilo que ja é conhecido, um aprimoramento, um crescimento...
Se eu me ater só ao significado do dicionário, a filosofia vira nada mais do que um reposicionamento de palavras, é só bater no liquidificador e pronto! Ja tem uma filosofia nova...
A evolução no pensamento é aquilo que não é tão facil detectar, na verdade só se detecta quando ouve uma evolução, e não antes, não ha como saber o que VAI SER o que ainda não é, pois se desse pra saber ja estaria sendo. Isso é uma lógica parmênidica, tudo que é, é, o que não é, ainda não é, pode um dia ser talvez (no caso, conhecer aquilo que ainda não É, não temos nenhum vislumbre de tal evolução sem que ja tenhamos engatinhado em direção a ela, e nesse caso o vislumbre será exatamente dos passos engatinhados, e nada mais que isso.)
Durou muitos séculos, mas caiu. Se você quer viver com conhecimento do passado, à vontade.
A questão é que muita gente não tem conhecimento de tal modelo, e mesmo assim acha que o pensamento se restringe aquilo que ele sabe do tal mundo metafísico, e que está totalmente equivocado.
No passado ja ouveram MUITOS pensadores, e que acontece é que umas pessoas tomam conhecimento sobre uns assuntos modernos e esquecem que o seu fundamento EXISTE, mas que está fincado muito mais fundo do que imagina, e se pergunta pra essas mesmas pessoas: "Porque você acredita no ceticismo?" ela simplismente tem uma vaga idéia de uma argumentação que poê essa linha de pensamento numa posição de vantagem em relação em uma outra, mas via de regra, não vão atraz de saber o outro lado da moeda, e que existe argumentação PESADAS de ambos os lados, a ciência e a religião, é uma batalha que NÂO está ganha em nenhum dos lados...