Blue Pill. Me parece certo que o ateismo tem sim sua cota de fé, mas não se pode negar que é um posicionamente muito bem fundamentado e laborado, além de seguir o rigor do método científico. Algumas questões, como a da origem de tudo, impedem a confirmação do ateismo como 100% correta. Mas é inegável que é a unica vertente que avança cada vez mais sobre as demais, já que desde que a história humana começou, o Deus ou Deuses vem cada vez mais encolhendo. Conforme se confirma e se comprova como algo ocorre, Deus precisa recuar. Por isso a expressão Deus das lacunas.
Sim, os deuses das lacunas sempre diminuem com a evolução, mas note que o Aristóteles não acredita no deus das lacunas, ele tem uma concepção de deus onde o deus é intrinseco a essência das coisas, o deus é o motivo pelo qual as coisas assumiram o "existir", e não o não-existir.
No sistema do Aristóteles, as lacunas dais quais vem se aprimorando na ciência, como por exemplo explicação de eventos naturais, a ISSO ele não atribui deus, mas aos eventos da natureza ele usa um sistema de 4 causas elementares.
Bom, a essas 4 causas elementares podemos dizer que nós avançamos e muito a física, a mecânica, a quimica, e agora sabemos que não são apenas 4 causas elementares, mas não é esse o deus do Aristóteles, isso em Aristóteles é a crença em 4 causas, o deus dele não é a lacuna da ciência, é uma característica que o mundo NECESSITA, pra dar sentido a causa primeira.
Causa primeira é necessária pra que hajam outras causas subjacentes que não são necessárias.
Suponhamos que descubrimos a causa da origem do espaço-tempo, e a causa dessa causa? E a causa dessa causa? E a causa dessa causa ? Essa cadeia não tem fim, e é SOBRE ESTA CADEIA que Aristóteles atribui uma NECESSIDADE de cessar uma hora, pois é possível ficar toda eternidade perguntando qual é a causa da causa, e para esse CESSAR é necessário de uma causa não justificada, algo que não precise responder por outra coisa que o criou.
Sendo assim, o simples fato de que as coisas existem é suficiênte pra ele acreditar que o deus existe, o próprio acreditar no ateísmo seria possível apenas pela inevitavel existência de uma causa não justificada.