Autor Tópico: Aristóteles e sua metafísica com Deus.  (Lida 17140 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Aristóteles e sua metafísica com Deus.
« Resposta #100 Online: 25 de Junho de 2007, 22:56:38 »
Aristóteles não acreditava em Deus propriamente dito, mas em um motor primeiro. Aristóteles não acreditava em criação, mas em um motor primeiro que põe o universo para funcionar desde um passado infinito.

O mínimo que teístas ignorantes poderiam fazer antes de sair vomitando argumentos de autoridade seria ler a Wikipedia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Aristotelian_view_of_God

blue pill

• Visitante
« Resposta #101 Online: 25 de Junho de 2007, 23:02:54 »
Aristóteles não acreditava em Deus propriamente dito, mas em um motor primeiro. Aristóteles não acreditava em criação, mas em um motor primeiro que põe o universo para funcionar desde um passado infinito.

O mínimo que teístas ignorantes poderiam fazer antes de sair vomitando argumentos de autoridade seria ler a Wikipedia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Aristotelian_view_of_God

Ler wikipédia... Esse sim é um bom argumento!

Se você acha que isso a que Aristóteles invoca pra construir sua metafísica não se chama deus, pra mim e mais um tanto de filósofos isso se chama, pra wikipédia pode se chamar de motor a combustão, motor a jato, etc...
Agora se você quer por questão linguística, eu sugiro que você leia o tópico novamente e compreenda que eu não faço nenhuma alusão a um deus específico, apenas chamo de deus aquilo que Aristóteles chama de deus, aprendaa traçar uma relação histórica, textual e filosófica antes de "sair vomitando argumentos"...tipo "ler wikipédia, um exelente argumento!

blue pill

• Visitante
« Resposta #102 Online: 25 de Junho de 2007, 23:05:07 »
E eu sou teísta para os ignorantes, talvez...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #103 Online: 25 de Junho de 2007, 23:06:10 »

blue pill

• Visitante
« Resposta #104 Online: 25 de Junho de 2007, 23:10:20 »
Encaminhado reclamação pra moderação dessa foto a Nightmare i... Você é tão ridículo que é o cara com menor potencial de argumentação e mais chato ao mesmo tempo... Se não for isso as características de um Troll, eu gostaria de saber oq é então...

Curioso como as pessoas constumam fazer ataques exatamente no ponto onde elas são as mais fracas... Froid deve explicar essas coisas bizarras...

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #105 Online: 25 de Junho de 2007, 23:24:21 »

Ler wikipédia… Esse sim é um bom argumento!

Eu poderia mandar você ler toda a obra de Aristóteles, ou ao menos todos os livros da Física e da Metafísica. De qualquer forma, o artigo na wikipedia já revelaria o quão  desinformada é sua argumentação.

Agora se você quer por questão linguística, eu sugiro que você leia o tópico novamente e compreenda que eu não faço nenhuma alusão a um deus específico, apenas chamo de deus aquilo que Aristóteles chama de deus, aprendaa traçar uma relação histórica, textual e filosófica antes de "sair vomitando argumentos"…tipo "ler wikipédia, um exelente argumento!

Nenhum deus específico...

Bem, Thor é bem diferente do Deus cristão, (susposto) criador de todas as coisas. O qual, por sua vez, é bem diferente do motor primeiro aristotélico, que move um universo que nunca foi criado desde um passado infinito.

De qualquer forma, argumento ruim por argumento ruim, foi você que iniciou um tópico com uma descrição (ruim) da filosofia aristotélica, e apelou para a autoridade e antigüidade do argumento. Eu poderia muito bem fazer a mesma coisa: pegar um filósofo bem antigo como Epicuro, expor seu argumento a favor da inexitência de deus e apelar para sua autoridade e antigüidade.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #106 Online: 25 de Junho de 2007, 23:38:28 »
Olha, eu sei quando é a diferença que você se refere, parece existir bastante diferenciação no conceito de deus mesmo não só essas duas…
Quanto a isso, podemos apenas apenas lamentar, no entanto ainda pode existir um estudo que visa a compreensão de cada um dos elementos dos quais esses conceitos diferenciados se embasam, e são por essas respostas que procuro.
No meu estudo particular, comecei a perceber que não deve existir uma diferença entre essêncial entre o deus de sí mesmo e o deus do universo (o tal deus da escala cósmica que você diz), pois um deus de sí mesmo poderia criar (tomando como única característica de deus a criação pura e genuína) o deus de sí mesmo poderia criar uma escala cósmica se ele realmente quisesse isso dentro de nós, seria apenas uma questão de ter a vontade mesmo.
O mundo poderia por exemplo ser uma sucessão infinta de deuses criando deuses.
Desculpe mas acho que não entendi...
O que você chama de deus de si mesmo e deus do universo é o que eu denominei , respectivamente, de deus pessoal e deus impessoal?
Mas sendo assim há entre estes dois conceitos , conforme os entendo,uma diferença esencial que os torna mutuamente excludentes:
- o deus pessoal implica em uma relação com a humanidade , seja em que grau for, da qual emana a ordenação que rege em última análise a vida humana , já que desta relação derivam os fundamentos da sociedade ( leis , moral , ética,etc). As religiões são a normatização da relação , seja coletiva seja individual , com a divindade.
- o deus impessoal implica que a esfera cósmica não tem relação imediata com a esfera humana , somos regidos por leis impessoais no sentido que elas são válidas para todo o cosmo .No caso do ser humano somos regidos pelas mesmas leis biológicas que os outros  seres vivos , é impensável uma relação privilegiada ou diferenciada com a divindade. Assim da crença em um deus impessoal não se pode gerar uma religião e a estrutura da sociedade deriva apenas da relação entre os seres humanos ( cuja forma de relação é historicamente determinada).
Quanto aos deuses gerando deuses realmente não alcancei o que você quis dizer.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #107 Online: 26 de Junho de 2007, 09:40:47 »
Realmente o Blue Pill é um intelectualóide, um complicacionista, como Nightmare fez, faço o mesmo.

Me encaminha à moderação também, sei que quanto mais argumentarmos com você mais redundante será, ignore the trolls.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #108 Online: 27 de Junho de 2007, 01:49:07 »
Calma. Ninguém pode acusar assim e expor o pessoal. É só clicar aí "Denunciar à Moderação" e fale qual o motivo forista apresentou. Daniboy, próxima vez fale bem particular e Nightmare, o DiegoJaf já puxou a orelha dele... Se não Valafão vai abrir o fogo. :)

blue pill

• Visitante
« Resposta #109 Online: 27 de Julho de 2007, 18:40:48 »
Olha, eu sei quando é a diferença que você se refere, parece existir bastante diferenciação no conceito de deus mesmo não só essas duas…
Quanto a isso, podemos apenas apenas lamentar, no entanto ainda pode existir um estudo que visa a compreensão de cada um dos elementos dos quais esses conceitos diferenciados se embasam, e são por essas respostas que procuro.
No meu estudo particular, comecei a perceber que não deve existir uma diferença entre essêncial entre o deus de sí mesmo e o deus do universo (o tal deus da escala cósmica que você diz), pois um deus de sí mesmo poderia criar (tomando como única característica de deus a criação pura e genuína) o deus de sí mesmo poderia criar uma escala cósmica se ele realmente quisesse isso dentro de nós, seria apenas uma questão de ter a vontade mesmo.
O mundo poderia por exemplo ser uma sucessão infinta de deuses criando deuses.
Desculpe mas acho que não entendi...
O que você chama de deus de si mesmo e deus do universo é o que eu denominei , respectivamente, de deus pessoal e deus impessoal?
Mas sendo assim há entre estes dois conceitos , conforme os entendo,uma diferença esencial que os torna mutuamente excludentes:
- o deus pessoal implica em uma relação com a humanidade , seja em que grau for, da qual emana a ordenação que rege em última análise a vida humana , já que desta relação derivam os fundamentos da sociedade ( leis , moral , ética,etc). As religiões são a normatização da relação , seja coletiva seja individual , com a divindade.
- o deus impessoal implica que a esfera cósmica não tem relação imediata com a esfera humana , somos regidos por leis impessoais no sentido que elas são válidas para todo o cosmo .No caso do ser humano somos regidos pelas mesmas leis biológicas que os outros  seres vivos , é impensável uma relação privilegiada ou diferenciada com a divindade. Assim da crença em um deus impessoal não se pode gerar uma religião e a estrutura da sociedade deriva apenas da relação entre os seres humanos ( cuja forma de relação é historicamente determinada).
Quanto aos deuses gerando deuses realmente não alcancei o que você quis dizer.

Não não.. O deus de sí próprio que eu digo é uma faculdade que o ser deveria ter para poder criar.
Você é capaz de criar algo ? Ninguem sabe...
Você escreve um texto novo e diz que é uma criação, e se eu disser que você aprendeu todas as palavras, aprendeu todas as regras gramaticais, aprendeu todas as figuras de linguagens, aprendeu varias formas de pensamento diferentes, e daí onde é que fica a criação ? Teu texto passa a ser apenas uma cópia do que você aprendeu, apesar do formato diferente. Daí surge a questão de quem foi o responsavel pelo formato? Seria uma cópia mesmo de algo da natureza que seja tão sutil que não percebemos agora, ou seria um deus dentro de você ?

Offline Habib

• Nível 00
  • *
  • Bolivian rainbow
« Resposta #110 Online: 02 de Outubro de 2007, 16:06:51 »
Aristóteles tinha muito a dizer sobre astronomia, biologia e física. Mas as suas visões soam esquisitamente ingênuas hoje. Não tão rápido quanto nos afastamos da ciência, entretanto. Aristóteles poderia andar direto em um seminário moderno sobre ética, teologia, política ou filosofia moral, e contribuir. Mas deixe-o andar numa aula de ciência moderna e ele seria uma alma perdida. Não por causa do jargão, mas por causa dos avanços da ciência, cumulativamente.
Eis aqui uma pequena amostra das coisas que você poderia dizer a Aristóteles, ou qualquer outro filósofo Grego. E surpreendê-los e encantá-los, não apenas com os fatos por si, mas com a forma em que eles se juntam tão elegantemente.
A terra não é o centro do universo. Ela orbita o sol, que é apenas outra estrela. Não existe música das esferas, mas os elementos químicos, da qual a matéria é feita, arranje-os ciclicamente, em algo como oitavas. Não existem quatro elementos, mas uns 100. Terra, ar, fogo e água não estão entre eles.
As espécies vivas não são tipos isolados com essências imutáveis. Em vez disso, através de uma escala de tempo muito longa para humanos imaginarem, elas dividem e divergem em novas espécies, que então vão divergindo e divergindo. Na primeira metade do tempo geológico, nossos ancestrais eram bactérias. A maioria das criaturas ainda são bactérias, e cada uma de nossas trilhões de células é uma colônia de bactérias. Aristóteles foi um primo distante de uma lula, um primo próximo de um símio, um primo mais próximo ainda de um macaco (estritamente falando, Aristóteles foi um macaco, um macaco Africano, um primo mais próximo de um chimpanzé do que um chimpanzé é de um orangotango).
O cérebro não serve para resfriar o sangue. Ele é o que você usa para a sua lógica e sua metafísica. Ele é um labirinto tridimensional de um bilhão de células nervosas, cada uma desenhada como um fio para carregar mensagens pulsadas. Se você colocasse todas as suas células cerebrais enfileiradas, elas iriam se estender em volta do mundo 25 vezes. Existem cerca de 4 bilhões de conexões no pequeno cérebro de um tentilhão, proporcionalmente mais nos nossos.
Agora, se você é algo como eu, terá sentimentos misturados sobre essa recitação. Por um lado, orgulhoso do que a espécie de Aristóteles agora sabe e não sabia. Por outro lado, uma sensação inquietante de Isso tudo não é um pouco complacente? E quanto aos nossos descendentes, o que eles serão capazes de nos dizer?

Enquanto o padre, esse negador, caluniador e envenenador da vida por profissão for aceito como uma variedade de homem superior, não poderá haver resposta à pergunta: Que é a verdade? A verdade já foi posta de cabeça para baixo quando o advogado do nada foi confundido com o representante da verdade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!