Oi, Não estamos falando de um PROJETO DE PESQUISA que implica em descobertas que podem trazer vantagens ao país.
Estamos falando de um evento que estava perturbando a população local e o exercito foi chamado para única e exclusivamente para RESOLVE-LO.
Novamente, em plena ditadura ?
"Militares mantendo segredos? Que coisa inusitada… ou não". Se houvesse algo de grave, que ameaçasse a segurança nacional e a invasão de ETs chupando sangue de pessoas acho que recai neste caso, eles teriam terminado o "serviço". Não terminaram pois não havia mais nada a ser analisado além de relatos.
O exercito não só NÃO RESOLVEU O ASSUNTO, como terminou o "serviço" antes do prazo e sequer revelou os relatório.
Eles não deviam uma explicação a população local na sua opinião?
Na época da ditadura ? Deviam, mas não davam ( e não dão ) como todo resto.
Acho pouco provável os militares confundirem um humanóide e naves a poucos metros de altura com qualquer outra coisa.
Mas vamos supor que eles tenham se confundido (algo absurdo, para quem viu o ducumentário). Então caímos naquela:
O que foi observado é um OVNI ( Objeto Voador Não identificado ) ou foi positivamente indentificado como uma nave de origem alienígena com provas que a demonstrem como tal ? do que eu saiba permanece sendo como um OVNI o que inclui a possibilidade de engano.
Não se esqueça que os militares envidos não eram ciêntista céticos preparados, eram militares e sinceramente conheço vários cujo nível cultural é baixissimo e o grau de supersticiosidade beira aquele daqueles que crêem em previsões de Amira Lépore.
Por que o exercito não liberou as filmagens e fotografias pra que todos pudessem examinar e chegar a uma conclusão, igual fez o méxico?
~
Pq o evento no méxico é recente e a Operação se passou durante o regime militar no Brasil. Liberar qualquer coisa que seja tarjada de secreta dos documentos desta época é um parto burocrático e político e todos sabemos disto.
Primeiro você preisa explicar por que a população iria começar a se auto-inflingir, ou fazer armações…
Chamar a atenção seria uam explicação mais comum especialmente em uma população simplória como a da região, talvez aquilo que leve um bando de pessoas em um culto a se jogarem no chão e imitarem animais pois o "espírito santo" está neles ( a chamada "unção animal" )
Depois você precisa explicar por que o exercito que foi lá e NÃO conseguiu descobrir.
Descobrir o que ? Mentiras ? Quantos militares ali estavam preprados para compreender fenômenos de histeria em massa, engodos elaborados, etc ?
E ainda por cima entrou junto nesta "grande aramção".
Seria mais interessante se houvessem enviado cientistas.
De qualquer forma, como muitos qui já pontuaram, uma teoria cosnpiratória definitivamente não PROVA nada. Apenas que vc ignora certos fatos. Por isto Gevaerd teve o bom senso de não utilizar este caso como "prova" de visita de alienígenas.
Como disse Carlos Reis ( ombudsman da Revista UFO ) a Gevaerd em apoio a sua desistência do desafio:
“Eu sei, você [Gevaerd] sabe e muita gente também sabe que a ufologia é frágil, nós não trabalhamos com provas, mas com indícios significativos de que estamos lidando com um fenômeno de natureza desconhecida. Só isso. Não podemos afirmar em sã consciência de que seja extraterrestre, nem podemos falar em ‘alienígenas’, pois são apenas suposições, teorias, hipóteses, elucubrações…“.Mas algumas pessoas como vc gostam de sentir aquele frio na espinha ao pensar que existem grandes mistérios do aquém, talvez se sintam parte essencial de algo maior mas que é ignorado pela maioria das pessoas ( o que o colocaria em destaque consigo mesmo enxergando-se como um "paladino da verdade e resolvem acreditar em toda sorte de estupidez que rola pelo mundo.
[ ]´s