Autor Tópico: Operação prato! Documentário disponível pg1, vejam antes de falar M....!!!!  (Lida 22087 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Re: Operação prato! Documentário disponível pg1, vejam antes de falar M....!!!!
« Resposta #75 Online: 09 de Julho de 2007, 16:41:15 »
Como eu disse acima, essa é uma visão antropocêntrica baseada na nossa atual tecnologia. O homem é que tem esta busca pelo saber, pelo desconhecido, etc. quem sabe se ETs não tenham esses interesses?
E sem o interesse na busca pelo saber, pelo desconhecido, teriam desenvolvido naves capazes de cruzar distâncias interplanetárias sem que sua aproximação sequer seja percebida como? Por pura sorte?

Vai saber... os mecanismos deles podem ser completamente diferentes do nosso. Eles poderiam, muito bem, desenvolver tecnologia sem ciência. Sim, sei que é absurdo o que estou falando, do ponto de vista antropocêntrico, mas poderia ser por pura sorte, como você me questionou. As chances de serem através desta ou daquela forma, para mim, são iguais. E para acabar com esta dúvida, deveriamos perguntar a eles, caso existam e estabaleçam contatos conosco, como desenvolveram a sua tecnologia.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #76 Online: 09 de Julho de 2007, 16:42:06 »
E daí que eles viajassem zilhões de Km para analisar o nosso DNA? Se o homem pudesse viajar zilhões de Km e encontrar em algum planeta seres vivos, ele não analisaria o DNA deles? Viu como nós baseamos no que achamos que eles deveriam fazer?

Com certeza.... mas e ficaria tão somente nisto? Se estes seres demonstrassem potencial de inteligência (como no caso dos humanos  :hihi: ), você não tentaria um intercâmbio cultural? 

Tá.... sei, sei.... a primeira diretriz da Federação de Planetas não permite, só depois que conquistarmos a velocidade de dobra.  ::) ::) ::)

Primeiramente, eu não estou levando em conta os causos contados a respeito de ocorrências de fenômenos UFOs, sequer acredito que sejam verdades. Dos casos que envolvam uma investigação cética, o que mais me fascina é sobre ETs, mas não quer dizer que acredito nos relatos.

O que eu quero demonstrar é que se existe alguma civilização avançada fora da Terra, não significa que ela tende a fazer o que nós achamos que deveria ser feito. Os mecanismos de vida, de inteligência, de tecnologia, de ciência, etc., podem ser completamente diferente do que nós imaginamos, o que eles pensam não está nem perto do que achamos que é. Caso eles nos visitem, eles podem ou não estabelecer alguma forma de intercâmbio cultural. Esse intercâmbio é tão provável que ocorra quanto que não ocorra. Ou nós podemos dizer com alguma certeza que é mais provável o intercâmbio cultural do que o contrário? Qual a base para essa afirmação?

APODman

• Visitante
« Resposta #77 Online: 09 de Julho de 2007, 17:15:27 »
O gasto de energia para um viagem espacial seria alto demais para que venham aqui chupar o sngue de matutos e não tentar um intercâmbio direto com fontes de informações que seriam muito mais produtivas.

Desculpe mas ETs virem aqui para amassar trigo, empilhar pedras e assustar matutos é um atestado que estamos sendo invadidos pela civilização mais burra da galáxia !

[ ]´s

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #78 Online: 09 de Julho de 2007, 17:25:44 »
O gasto de energia para um viagem espacial seria alto demais para que venham aqui chupar o sngue de matutos e não tentar um intercâmbio direto com fontes de informações que seriam muito mais produtivas.

Desculpe mas ETs virem aqui para amassar trigo, empilhar pedras e assustar matutos é um atestado que estamos sendo invadidos pela civilização mais burra da galáxia !

[ ]´s

Talvez sim, talvez, não...

Talvez eles conheçam alguma tecnologia que o gasto de energia para viagens intergaláticas seja pequena, alguma forma de combustível desconhecida por nós, etc.

Por que os homens têm a mania de dizer o que eles deveriam vir fazer conosco e o que seria interessante ou idiota? Talvez, algum dia, o homem viaje para outra galáxia, e conheça outra civilização. Essa poderia achar idiotice alguma forma de intercâmbio cultural, ou não; alguém sabe o que eles pensariam?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #79 Online: 09 de Julho de 2007, 17:59:17 »
Peraí Moisés, andei lendo os últimos posts... Estamos falando de ETs ou do Dragão da garagem?
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 09 de Julho de 2007, 18:09:03 »
Peraí Moisés, andei lendo os últimos posts.... Estamos falando de ETs ou do Dragão da garagem?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #81 Online: 09 de Julho de 2007, 18:31:18 »
Peraí Moisés, andei lendo os últimos posts.... Estamos falando de ETs ou do Dragão da garagem?

Não entendi.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #82 Online: 09 de Julho de 2007, 18:36:32 »

Eu não sei em que momento eu demonstrei isso. Poderia me mostrar?

O que achou das meus posts? E por quê?

Grato!

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #83 Online: 09 de Julho de 2007, 18:42:47 »

Não entendi.

Um amigo lhe diz que descobriu um dragão na garagem da casa dele.

"Uau, isso é incrível! Vamos lá vê-lo!" você diz entusiasmado, já pensando nas manchetes dos jornais.
"Bem... isso não vai ser possível porque ele é invisível."
"Você fala sério?!", mas seu momentâneo desapontamento é logo substítuido por uma excitação ainda maior, afinal você sabe que um dragão invisível é ainda mais incrível que um dragão qualquer."A gente joga tinta nele então. E depois tiramos umas fotos."
"Ahhh? Tinta? Bom... isso também não vai dar, pois este dragão é incorpóreo."
"Incorpóreo?!!"
"Sim, incorpóreo, tipo um fantasma ou um ectoplasma."
"Mas este dragão solta fogo? Pelo menos isso?"
"Sim, soltar fogo ele solta! Se bem que o fogo é invisível também."
"Tá, não tem problema, a gente usa um visor de infravermelho pra ver este fogo invisível."
"Mas o fogo deste dragão é um fogo frio, que está à temperatura ambiente, não vai dar pra sentir..."
"!!"

Você propõe mais uma dúzia de maneiras de detectar o dragão e seu amigo refuta todas elas dizendo que com este dragão não vai funcionar. Você começa a perder a paciência e, além de um pouco preocupado com a sanidade do seu amigo, fica imaginando qual a diferença entre um dragão que não pode ser detectado de nenhuma maneira e dragão nenhum:"Então como você sabe que há realmente um dragão lá?!"

Seu amigo responde a esta pergunta com explicações confusas que misturam capacidade de se comunicar telepaticamente com o dragão, técnicas ancestrais milenares de detecção de dragões (provavelmente orientais), instrumentos exóticos capazes de medir a "energia" de dragões, uso da intuição, revelação em sonhos, etc, e encara o seu ceticismo como má-vontade em crer neste maravilhoso dragão-invisível-incorpóreo-que-cospe-fogo-frio.

Esta história é uma adaptação livre de um trecho do livro "O Mundo Assombrado pelos Demônios" de Carl Sagan e ilustra o típico pensamento pseudocientífico. De fato você não precisa ir muito mais longe para, usando a mesma analogia, imaginar pessoas que preveêm o futuro inspirados por dragões indetectáveis, ou que dizem curar usando a energia destes seres. Estas pessoas provavelmente acusarão os cientistas que não querem crer na existência de seus dragões de estreiteza de pensamento ou dirão que eles se negam a encarar as evidências porque temem que elas abalem sua forma ortodoxa de pensar. Muitos torcerão um pouquinho a história e se compararão a Galileo e a Colombo que foram perseguidos por desafiarem o pensamento científico estabelecido: "Riram de Galileo e de Colombo e riem de nós", dirão (ao que Carl Sagan acrescentaria: "riram do Bozo também, e daí?").

Fonte: Site projeto Ockham
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #84 Online: 09 de Julho de 2007, 18:54:22 »

Não entendi.

Um amigo lhe diz que descobriu um dragão na garagem da casa dele.

"Uau, isso é incrível! Vamos lá vê-lo!" você diz entusiasmado, já pensando nas manchetes dos jornais.
"Bem.... isso não vai ser possível porque ele é invisível."
"Você fala sério?!", mas seu momentâneo desapontamento é logo substítuido por uma excitação ainda maior, afinal você sabe que um dragão invisível é ainda mais incrível que um dragão qualquer."A gente joga tinta nele então. E depois tiramos umas fotos."
"Ahhh? Tinta? Bom.... isso também não vai dar, pois este dragão é incorpóreo."
"Incorpóreo?!!"
"Sim, incorpóreo, tipo um fantasma ou um ectoplasma."
"Mas este dragão solta fogo? Pelo menos isso?"
"Sim, soltar fogo ele solta! Se bem que o fogo é invisível também."
"Tá, não tem problema, a gente usa um visor de infravermelho pra ver este fogo invisível."
"Mas o fogo deste dragão é um fogo frio, que está à temperatura ambiente, não vai dar pra sentir...."
"!!"

Você propõe mais uma dúzia de maneiras de detectar o dragão e seu amigo refuta todas elas dizendo que com este dragão não vai funcionar. Você começa a perder a paciência e, além de um pouco preocupado com a sanidade do seu amigo, fica imaginando qual a diferença entre um dragão que não pode ser detectado de nenhuma maneira e dragão nenhum:"Então como você sabe que há realmente um dragão lá?!"

Seu amigo responde a esta pergunta com explicações confusas que misturam capacidade de se comunicar telepaticamente com o dragão, técnicas ancestrais milenares de detecção de dragões (provavelmente orientais), instrumentos exóticos capazes de medir a "energia" de dragões, uso da intuição, revelação em sonhos, etc, e encara o seu ceticismo como má-vontade em crer neste maravilhoso dragão-invisível-incorpóreo-que-cospe-fogo-frio.

Esta história é uma adaptação livre de um trecho do livro "O Mundo Assombrado pelos Demônios" de Carl Sagan e ilustra o típico pensamento pseudocientífico. De fato você não precisa ir muito mais longe para, usando a mesma analogia, imaginar pessoas que preveêm o futuro inspirados por dragões indetectáveis, ou que dizem curar usando a energia destes seres. Estas pessoas provavelmente acusarão os cientistas que não querem crer na existência de seus dragões de estreiteza de pensamento ou dirão que eles se negam a encarar as evidências porque temem que elas abalem sua forma ortodoxa de pensar. Muitos torcerão um pouquinho a história e se compararão a Galileo e a Colombo que foram perseguidos por desafiarem o pensamento científico estabelecido: "Riram de Galileo e de Colombo e riem de nós", dirão (ao que Carl Sagan acrescentaria: "riram do Bozo também, e daí?").

Fonte: Site projeto Ockham

E o que diabos isso tem a ver com o que eu disse?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #85 Online: 09 de Julho de 2007, 19:05:11 »
Seus ETs são absolutamente infalseáveis, sempre há um porém, um talvez que os mantém possíveis (mas não necessariamente plausíveis) por um triz, assim como o dragão na garagem do meu amigo.
E na maioria das vezes é sempre o mesmo porém, o tal antropocentrismo. Mas se eles não tivessem as mesmas motivações e interesses humanos, por que teriam condutas tão semelhantes a dos humanos como explorar o ambiente passível de ser explorado com a técnica existente, descobrir algo sobre a bioquímica de outros seres, se interessar (de qualquer forma) por espécies que em seu referencial são alienígenas....

Veja que não me oponho à existência de seres extraterrestres (inteligentes ou não), apenas à idéia de que seres extremamente avançados apenas em áreas altamente específicas da ciência já nos tenham visitado inúmeras vezes, revelando-se apenas para uns poucos escolhidos (que em geral são incapazes de fornecer evidência concreta a esse respeito), sendo capazes de iludir qualquer mecanismo de identificação mais sofisticado mas não rudimentares câmeras fotográficas e filmadoras.

Aliás, já ouviu falar de solipsismo?
« Última modificação: 09 de Julho de 2007, 19:07:22 por Thufir Hawat »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #86 Online: 09 de Julho de 2007, 19:38:41 »
Seus ETs são absolutamente infalseáveis, sempre há um porém, um talvez que os mantém possíveis (mas não necessariamente plausíveis) por um triz, assim como o dragão na garagem do meu amigo.

Primeiramente, só quero deixar claro que não acredito nos tais relatos dobre ETs, viagens, experiências, etc., mas no campo da investigação cética, é o que mais me fascina, pois é muito provável a existência desses seres (inteligentes ou não), tão provável quanto a nossa.

Demonstre em que post eu defendo um ET infalseável. O que eu defendo é que nós imaginamos uma coisa sobre eles e essa coisa pode não ser o que achamos que é, simples, não?

Quem sabe esses seres, caso existam, desenvolveram a sua civilização de uma forma tão ilógica para nós, do mesmo modo que o nosso desenvolvimento possa ser de uma forma ilógica para eles. Quem sabe a composição corporal deles nem seja bioquímica, mas seja uma forma de energia, mais ou menos, se não me engano, igual aquele filme em desenho animado Titan.

Sei que o meu posicionamento quanto a isso é excêntrico, mas é tão provável quanto qualquer outro. 

E na maioria das vezes é sempre o mesmo porém, o tal antropocentrismo.

E não é? Essa visão que todo mundo tem é o que, então? O prognóstico que todos têm são baseado em nós mesmo.

Mas se eles não tivessem as mesmas motivações e interesses humanos, por que teriam condutas tão semelhantes a dos humanos como explorar o ambiente passível de ser explorado com a técnica existente, descobrir algo sobre a bioquímica de outros seres, se interessar (de qualquer forma) por espécies que em seu referencial são alienígenas....

Você conhece algum caso? Você está levando os casos relatados (anedotas) como verdadeiros? O que você disse são as anedotas mais famosas. Eu não acredito nelas, e você?

Veja que não me oponho à existência de seres extraterrestres (inteligentes ou não), apenas à idéia de que seres extremamente avançados apenas em áreas altamente específicas da ciência já nos tenham visitado inúmeras vezes, revelando-se apenas para uns poucos escolhidos (que em geral são incapazes de fornecer evidência concreta a esse respeito), sendo capazes de iludir qualquer mecanismo de identificação mais sofisticado mas não rudimentares câmeras fotográficas e filmadoras.

Eu não acredito nessas anedotas.

Aliás, já ouviu falar de solipsismo?

Já li a respeito há muito tempo, mas nem lembro direito o que é. Vou ver ma wikipédia.

Qualquer coisa você pode dar uma explicaçãozinha sobre isso.

Valeu.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #87 Online: 09 de Julho de 2007, 21:08:19 »
Primeiramente, só quero deixar claro que não acredito nos tais relatos dobre ETs, viagens, experiências, etc., mas no campo da investigação cética, é o que mais me fascina, pois é muito provável a existência desses seres (inteligentes ou não), tão provável quanto a nossa.
Antes de tudo, deixe-me desfazer um mal entendido: ao tentar economizar tempo pequei no sentido ao dizer "seus alienígenas". Peço desculpas por tê-lo feito, entendo que não acredite necessariamente em alienígenas visitando a Terra.

Apesar disso, continua valendo a crítica à sua argumentação. Nos seus posts você manteve um padrão argumentativo que é infalseável: A cada alternativa plausível (baseadas na única experiência com vida que temos, a nossa própria) sobre por quê ETs muito provavelmente nunca vieram à Terra você opunha um argumento que, pelo menos até então, não pode ser avaliado.
e isso você fez aqui

[ ]´s

Talvez sim, talvez, não....

Talvez eles conheçam alguma tecnologia que o gasto de energia para viagens intergaláticas seja pequena, alguma forma de combustível desconhecida por nós, etc.

Por que os homens têm a mania de dizer o que eles deveriam vir fazer conosco e o que seria interessante ou idiota? Talvez, algum dia, o homem viaje para outra galáxia, e conheça outra civilização. Essa poderia achar idiotice alguma forma de intercâmbio cultural, ou não; alguém sabe o que eles pensariam?
aqui
E daí que eles viajassem zilhões de Km para analisar o nosso DNA? Se o homem pudesse viajar zilhões de Km e encontrar em algum planeta seres vivos, ele não analisaria o DNA deles? Viu como nós baseamos no que achamos que eles deveriam fazer?

Com certeza.... mas e ficaria tão somente nisto? Se estes seres demonstrassem potencial de inteligência (como no caso dos humanos  :hihi: ), você não tentaria um intercâmbio cultural? 

Tá.... sei, sei.... a primeira diretriz da Federação de Planetas não permite, só depois que conquistarmos a velocidade de dobra.  ::) ::) ::)

Primeiramente, eu não estou levando em conta os causos contados a respeito de ocorrências de fenômenos UFOs, sequer acredito que sejam verdades. Dos casos que envolvam uma investigação cética, o que mais me fascina é sobre ETs, mas não quer dizer que acredito nos relatos.

O que eu quero demonstrar é que se existe alguma civilização avançada fora da Terra, não significa que ela tende a fazer o que nós achamos que deveria ser feito. Os mecanismos de vida, de inteligência, de tecnologia, de ciência, etc., podem ser completamente diferente do que nós imaginamos, o que eles pensam não está nem perto do que achamos que é. Caso eles nos visitem, eles podem ou não estabelecer alguma forma de intercâmbio cultural. Esse intercâmbio é tão provável que ocorra quanto que não ocorra. Ou nós podemos dizer com alguma certeza que é mais provável o intercâmbio cultural do que o contrário? Qual a base para essa afirmação?
e em outros posts anteriores. Foi por isso que aludi à história do dragão na garagem.
E na maioria das vezes é sempre o mesmo porém, o tal antropocentrismo
E não é? Essa visão que todo mundo tem é o que, então? O prognóstico que todos têm são baseado em nós mesmo.
Mas isso não invalida a argumentação apresentada, afinal o nosso ponto de vista é, até então, o único que temos. Como escapar dele?
E é no mínimo razoável supor que a física e química que valem aqui na terra e suas cercanias valham para o resto do universo.
Você conhece algum caso? Você está levando os casos relatados (anedotas) como verdadeiros? O que você disse são as anedotas mais famosas. Eu não acredito nelas, e você?

Longe de mim considerar verdadeiros os casos que citei genericamente, mas o fato é que você mesmo utilizou seus argumentos infalseáveis para agregar alguma plausibilidade aos tais casos ao longo de suas postagens. Por isso, mencionei-os.
Por exemplo

[ ]´s

e
Que tipo de pesquisas ele fariam conosco que eles não poderiam fazer sozinhos, já que possuem uma tecnologia tão avançada capaz de cruzar distâncias inomináveis? O que possuímos que eles poderiam se interessar?

Viajariam zilhões de zilhões de quilômetros só para analisar nosso DNA?

Nem ao menos tentariam estabelecer relações culturais/comerciais?

:hein:

Vai saber.... como eu disse, estamos numa visão antropocêntrica. Isso que você disse é o esperado que nós, humanos, fariamos, não que ETs fariam, já que não sabemos o que eles pensam, caso existam.

Peço desculpas a todos pela extensão do post, mas quis evitar interpretações errôneas desta vez.

« Última modificação: 09 de Julho de 2007, 21:29:28 por Thufir Hawat »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #88 Online: 09 de Julho de 2007, 22:12:03 »
Antes de tudo, deixe-me desfazer um mal entendido: ao tentar economizar tempo pequei no sentido ao dizer "seus alienígenas". Peço desculpas por tê-lo feito, entendo que não acredite necessariamente em alienígenas visitando a Terra.

Apesar disso, continua valendo a crítica à sua argumentação. Nos seus posts você manteve um padrão argumentativo que é infalseável: A cada alternativa plausível (baseadas na única experiência com vida que temos, a nossa própria) sobre por quê ETs muito provavelmente nunca vieram à Terra você opunha um argumento que, pelo menos até então, não pode ser avaliado.
e isso você fez aqui

[ ]´s

aqui

e em outros posts anteriores. Foi por isso que aludi à história do dragão na garagem.

Realmente acaba virando um ad hoc, mas é uma possibilidade. Diferente do Drgão na Garagem, eu não estou afirmando a existência de ETs e, a eles, atribuindo como são caracteristicas (tecnologia, ciência, cultura, etc.), mas possibilidades tão que considero de igual valor às apresentadas neste tópico (as de visões antropocêntricas).

Resumindo: não disse que eles existem e não podem ser vistos por certos motivos, mas suponho que se existam possam ser das maneiras que eu descrevi.   

E na maioria das vezes é sempre o mesmo porém, o tal antropocentrismo
Mas isso não invalida a argumentação apresentada, afinal o nosso ponto de vista é, até então, o único que temos. Como escapar dele?
E é no mínimo razoável supor que a física e química que valem aqui na terra e suas cercanias valham para o resto do universo.

Concordo, fugir disso é masturbação mental. Mas o meu questionamento no tocante a física, biologia, etc., está relacionado ao conhecimento que eles possam ter e a sua estrutura fisiológica e anatômica (constituição do corpo, vide ao filme Titan).

Longe de mim considerar verdadeiros os casos que citei genericamente, mas o fato é que você mesmo utilizou seus argumentos infalseáveis para agregar alguma plausibilidade aos tais casos ao longo de suas postagens. Por isso, mencionei-os.
Por exemplo

[ ]´s

e
Que tipo de pesquisas ele fariam conosco que eles não poderiam fazer sozinhos, já que possuem uma tecnologia tão avançada capaz de cruzar distâncias inomináveis? O que possuímos que eles poderiam se interessar?

Viajariam zilhões de zilhões de quilômetros só para analisar nosso DNA?

Nem ao menos tentariam estabelecer relações culturais/comerciais?

:hein:

Vai saber.... como eu disse, estamos numa visão antropocêntrica. Isso que você disse é o esperado que nós, humanos, fariamos, não que ETs fariam, já que não sabemos o que eles pensam, caso existam.

Peço desculpas a todos pela extensão do post, mas quis evitar interpretações errôneas desta vez.

Realmente ficou confuso. Tipo, em certo momento eu defendi e em outro não, a suposta vinda deles aqui. E quem lê, dá a impressão de que eu usei um leque de possibilidades sobre a suposta vinda deles e quais eram as suas intenções. Mas a minha meta principal é sobre a questão oo que, caso existam e venham nos visitar, eles fariam. Claro que, na nossa visão, eles viriam para estabelecer intercâmbio cultural, trocar conhecimento científico, etc., mas também não. É só imaginar que a estrutura (social, econômica, científica, artística, etc.) deles, como um todo, é diferente da nossa, parecendo ilógica para nós.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #89 Online: 09 de Julho de 2007, 22:18:04 »
c.q.d.
 :hihi:
Brincadeira, Moisés. É que senti que o debate já tinha virado pura implicância. Mas ainda acho que é válida a alusão ao dragão na garagem.
Bem, de qualquer maneira, espero que não haja ressentimentos. :ok:

EDIT: Aliás, já que você não conhecia o dragão, sugiro que leia "O mundo assombrado pelos demônios" de Carl Sagan. Vale a pena.
« Última modificação: 09 de Julho de 2007, 22:22:11 por Thufir Hawat »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #90 Online: 10 de Julho de 2007, 00:27:36 »
c.q.d.
 :hihi:
Brincadeira, Moisés. É que senti que o debate já tinha virado pura implicância. Mas ainda acho que é válida a alusão ao dragão na garagem.
Bem, de qualquer maneira, espero que não haja ressentimentos. :ok:

EDIT: Aliás, já que você não conhecia o dragão, sugiro que leia "O mundo assombrado pelos demônios" de Carl Sagan. Vale a pena.

O que é c.q.d.?  :|

Hum... Sagan? Tenho todos os livros dele, só o esse que você citou que eu não tenho. Para lê-los só falta tempo... 

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #91 Online: 10 de Julho de 2007, 00:54:25 »
c.q.d.=como queríamos demonstrar
só uma brincadeira.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 10 de Julho de 2007, 01:47:34 »
Visão essa do Sagan usando o homem como medida de todas as coisas, não?
Não. É simplesmente uma visão do que seria logicamente esperado de uma civilização avançada.

Sim, isso é o esperado, aqui nós desenvolvemos a ciência como um todo, suas diversas área caminham com os mesmos passos, sem contar que uma complementa a outra.

Mas, para mim, a chance de uma civilização ser avançadíssima em física e atrasadíssima em biologia é tão possível quanto o contrário.
E como você considera possível o fato de uma civilização avançadíssima em física ter se dado ao trabalho de cruzar distâncias interestelares para fazer experiências biológicas com nosso DNA e mesmo com todo esse interesse em biologia ainda assim ser atrasadíssima neste campo?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #93 Online: 10 de Julho de 2007, 02:28:05 »
Visão essa do Sagan usando o homem como medida de todas as coisas, não?
Não. É simplesmente uma visão do que seria logicamente esperado de uma civilização avançada.

Bem, não sei se você acompanhou os outros posts, mas eu não acredito nos relatos apresentados, relatos esses sendo os casos mais abundantes. O que Sagan criticou foi levando em consideração tais fatos, tomando-os por certo momento como verdadeiros. Simplesmente para demonstrar que se eles têm uma tecnologia avançada no campo da física (já que fazem viagens interplanetárias), o mesmo não ocorre na biologia, já que os supostos casos são experiências porcas para seres tão avançados.

Abaixo está uma coletânea de meus argumentos:

"O que eu quero demonstrar é que se existe alguma civilização avançada fora da Terra, não significa que ela tende a fazer o que nós achamos que deveria ser feito. Os mecanismos de vida, de inteligência, de tecnologia, de ciência, etc., podem ser completamente diferente do que nós imaginamos, o que eles pensam não está nem perto do que achamos que é. Caso eles nos visitem, eles podem ou não estabelecer alguma forma de intercâmbio cultural. Esse intercâmbio é tão provável que ocorra quanto que não ocorra. Ou nós podemos dizer com alguma certeza que é mais provável o intercâmbio cultural do que o contrário? Qual a base para essa afirmação?"

"Por que os homens têm a mania de dizer o que eles deveriam vir fazer conosco e o que seria interessante ou idiota? Talvez, algum dia, o homem viaje para outra galáxia, e conheça outra civilização. Essa poderia achar idiotice alguma forma de intercâmbio cultural, ou não; alguém sabe o que eles pensariam?"

"Quem sabe esses seres, caso existam, desenvolveram a sua civilização de uma forma tão ilógica para nós, do mesmo modo que o nosso desenvolvimento possa ser de uma forma ilógica para eles. Quem sabe a composição corporal deles nem seja bioquímica, mas seja uma forma de energia, mais ou menos, se não me engano, igual aquele filme em desenho animado Titan."

Eles muito bem poderiam ter se desenvovido de uma forma completamente ilógica para nós e vice-versa.

Sim, isso é o esperado, aqui nós desenvolvemos a ciência como um todo, suas diversas área caminham com os mesmos passos, sem contar que uma complementa a outra.

Mas, para mim, a chance de uma civilização ser avançadíssima em física e atrasadíssima em biologia é tão possível quanto o contrário.
E como você considera possível o fato de uma civilização avançadíssima em física ter se dado ao trabalho de cruzar distâncias interestelares para fazer experiências biológicas com nosso DNA e mesmo com todo esse interesse em biologia ainda assim ser atrasadíssima neste campo?

Bem, talvez por eu ter me expressado mal deu a entender que eu acredite em casos UFOs. Não vou responder a isso porque eu não acredito nessas experiências.

Só gostaria de deixar claro que a nossa lógica poderia ser diferente da lógica de alguma civilização extreterrestre. Que a forma de desenvolvimento foi surreal, etc.
« Última modificação: 10 de Julho de 2007, 02:33:48 por Moisés »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 10 de Julho de 2007, 02:32:25 »
"O que eu quero demonstrar é que se existe alguma civilização avançada fora da Terra, não significa que ela tende a fazer o que nós achamos que deveria ser feito. Os mecanismos de vida, de inteligência, de tecnologia, de ciência, etc., podem ser completamente diferente do que nós imaginamos, o que eles pensam não está nem perto do que achamos que é. Caso eles nos visitem, eles podem ou não estabelecer alguma forma de intercâmbio cultural. Esse intercâmbio é tão provável que ocorra quanto que não ocorra. Ou nós podemos dizer com alguma certeza que é mais provável o intercâmbio cultural do que o contrário? Qual a base para essa afirmação?"
"pensar" é humano. talvez seja até muito dizer que pensem diferente. sabe-se lá quais são os "parâmetros de ação", em substituição ao pensar, dos potenciais aliens.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #95 Online: 10 de Julho de 2007, 02:35:06 »
"pensar" é humano. talvez seja até muito dizer que pensem diferente. sabe-se lá quais são os "parâmetros de ação", em substituição ao pensar, dos potenciais aliens.

Isso me lembrou o filme MIB. Em uma cena o agente K diz ao agente J que o pensamento humano em algum(a) galáxia/planeta/raça é contagioso.
« Última modificação: 10 de Julho de 2007, 02:37:41 por Moisés »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #96 Online: 10 de Julho de 2007, 06:25:49 »
E o mais interessante é que eles estão hipoteticamente vindo aqui há uns 60 anos e ainda não aprenderam a biologia humana, pois relatos de exames ainda acontecem hoje em dia...... Eita povinho demorado pra aprender......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

APODman

• Visitante
« Resposta #97 Online: 10 de Julho de 2007, 08:38:54 »

[ ]´s

Pq seriam idiotas, seria muito mais prático e produtivo.

Se desejam saber mais sobre nosso DNA consultar os bancos de dados do Projeto Genoma e ao Atheist e Nina, se desjam saber mais sobre o que sabemos de física consultem físicos do Max Planck Institute ou o Angelo Melo, se desejam saber sobre nossa medicina e sobre o funcionamento do corpo humano consultem algum pesquisador da área ou o Stéfano, se desejam saber mais sobre nossa tecnologia consultem o MIT. Seria muito mais produtivo do que assolar matutos na Amazônia. ;)

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #98 Online: 10 de Julho de 2007, 08:49:10 »
A questão da energia despendida em uma viagem espacial é crucial.

Mesmo um propelente muito eficaz como um motor de matéria/antimatéria ainda assim aceleraria a nave  velocidades tais que travessar a distância entre a estrela mais próxima da Terra levariam algumas centenas de anos. A opção seria utilizar de algum propriedade desconhecida da topografia do espaço para resolver este problema e mesmo assim gastaria quantidades vultuosas de energia.

Quanto a questão biológica discordo de vc o coenhciemnto do funcionamento fisiológico de um organismo em uma viagem espacial é fundamental para seu sucesso o que implicaria que não seriam tão ignorantes  em biologia como propõem.

nota: A revista NATURE já teve como matéria de capa uma análise demonstrando qual seria forma mais econômica de seres alienígenas nos visitarem.

[ ]´s

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #99 Online: 10 de Julho de 2007, 16:21:43 »
A questão da energia despendida em uma viagem espacial é crucial.

Mesmo um propelente muito eficaz como um motor de matéria/antimatéria ainda assim aceleraria a nave  velocidades tais que travessar a distância entre a estrela mais próxima da Terra levariam algumas centenas de anos. A opção seria utilizar de algum propriedade desconhecida da topografia do espaço para resolver este problema e mesmo assim gastaria quantidades vultuosas de energia.

Quanto a questão biológica discordo de vc o coenhciemnto do funcionamento fisiológico de um organismo em uma viagem espacial é fundamental para seu sucesso o que implicaria que não seriam tão ignorantes  em biologia como propõem.

nota: A revista NATURE já teve como matéria de capa uma análise demonstrando qual seria forma mais econômica de seres alienígenas nos visitarem.

[ ]´s

Tudo isso que você escreveu é baseado no nosso conheciemento atual. Muito provavelmente em alguns anos, com novas descobertas, as especulações sobre viagens interplanetárias/galáticas que ETs provavelmente fariam, estará mudada.

Quero dizer também que, ETs poderiam utilizar fontes de energia desconhecidas por nós, para fazer tais viagens, deixando-a bem mais curta. Quem sabe o conhecimento de física deles sejam avançadíssimos para nós a ponto de desenvolverem naves que ultrapassam a velocidade da luz; que, sei lá, utilizem os famosos "buracos de minhoca" na espaço; etc.

Não sei em que post você se refere, ao discordar de mim sobre a questão biológica, mas eu não acredito (dizendo novamente) nos tais fenômenos UFOs.

[]'s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!