Visão essa do Sagan usando o homem como medida de todas as coisas, não?
Não. É simplesmente uma visão do que seria logicamente esperado de uma civilização avançada.
Bem, não sei se você acompanhou os outros posts, mas eu não acredito nos relatos apresentados, relatos esses sendo os casos mais abundantes. O que Sagan criticou foi levando em consideração tais fatos, tomando-os por certo momento como verdadeiros. Simplesmente para demonstrar que se eles têm uma tecnologia avançada no campo da física (já que fazem viagens interplanetárias), o mesmo não ocorre na biologia, já que os supostos casos são experiências porcas para seres tão avançados.
Abaixo está uma coletânea de meus argumentos:
"O que eu quero demonstrar é que se existe alguma civilização avançada fora da Terra, não significa que ela tende a fazer o que nós achamos que deveria ser feito. Os mecanismos de vida, de inteligência, de tecnologia, de ciência, etc., podem ser completamente diferente do que nós imaginamos, o que eles pensam não está nem perto do que achamos que é. Caso eles nos visitem, eles podem ou não estabelecer alguma forma de intercâmbio cultural. Esse intercâmbio é tão provável que ocorra quanto que não ocorra. Ou nós podemos dizer com alguma certeza que é mais provável o intercâmbio cultural do que o contrário? Qual a base para essa afirmação?"
"Por que os homens têm a mania de dizer o que eles deveriam vir fazer conosco e o que seria interessante ou idiota? Talvez, algum dia, o homem viaje para outra galáxia, e conheça outra civilização. Essa poderia achar idiotice alguma forma de intercâmbio cultural, ou não; alguém sabe o que eles pensariam?"
"Quem sabe esses seres, caso existam, desenvolveram a sua civilização de uma forma tão ilógica para nós, do mesmo modo que o nosso desenvolvimento possa ser de uma forma ilógica para eles. Quem sabe a composição corporal deles nem seja bioquímica, mas seja uma forma de energia, mais ou menos, se não me engano, igual aquele filme em desenho animado Titan."
Eles muito bem poderiam ter se desenvovido de uma forma completamente ilógica para nós e vice-versa.
Sim, isso é o esperado, aqui nós desenvolvemos a ciência como um todo, suas diversas área caminham com os mesmos passos, sem contar que uma complementa a outra.
Mas, para mim, a chance de uma civilização ser avançadíssima em física e atrasadíssima em biologia é tão possível quanto o contrário.
E como você considera possível o fato de uma civilização avançadíssima em física ter se dado ao trabalho de cruzar distâncias interestelares para fazer experiências biológicas com nosso DNA e mesmo com todo esse interesse em biologia ainda assim ser atrasadíssima neste campo?
Bem, talvez por eu ter me expressado mal deu a entender que eu acredite em casos UFOs. Não vou responder a isso porque eu não acredito nessas experiências.
Só gostaria de deixar claro que a nossa lógica poderia ser diferente da lógica de alguma civilização extreterrestre. Que a forma de desenvolvimento foi surreal, etc.