Com a palavra materialismo eles fazem isso. Para o espiritismo a palavra materialismo é sinônimo de egoísmo, cobiça, avareza e inveja, entre outros maus sentimentos.
Eu não entendo o Espiritismo, o materialismo, o catolicismo, o budismo, etc... como sinônimos dessas coisas. Eu considero essas doutrinas apenas ferramentas de aprimoramento pessoal; e elas são mais ou menos imperfeitas.
Do que cada uma ensina, tiramos deduções e conseqüências. A nossa visão do que seja bom, útil, justo, vantajoso, etc... muda dependendo do sistema em que acreditamos, estejam esses sistemas ou não com a verdade. Um mesmo ato pode ser considerado bom, ou pelo menos atenuado em um sistema; e ser considerado hediondo e injustificável em outro.
Suponha uma pessoa que queira o bem de todos e a resolução de todas as injustiças e diferenças do planeta. Ele é materialista. Ele busca o bem próprio e o bem comum. Ele chega ao trono do mundo e tem poder para fazer o que quiser. Não seria atentar contra a lógica materialista o fato de ele querer destruir a miséria matando os miseráveis; ele querer acabar com a guerra destruindo os povos que fazem guerra; acabar com as diferenças destruindo os diferentes. Poderia ele pensar:
"as populações atuais e futuras vão me execrar, vão me condenar, mas que importa, se estarei morto e não terei consciência do que falam? Os problemas, contudo, seriam resolvidos. Com um trauma temporário, é verdade, mas que em poucas décadas ninguém mais sentirá. E os que morressem, o que sentiriam? Nada, pois o futuro após a morte seria o nada."É a isso que a lógica materialista nos conduz. E a pessoa poderia fazer aquilo tudo sem que se pudesse colocar em dúvidas o seu sentimento altruísta, pois ele colocou os interesses das gerações futuras acima dos seus próprios, sacrificou a sua vida e a sua reputação, fez o trabalho sujo quando todos se omitiam, destruiu pessoas quando desejaria não ter que fazê-lo; tudo em por causa de algo que ele pensava que resultaria em um bem maior mais à frente.
A este modo de pensar estou me referindo a uma pessoa pré-destinada ao bem, mas que se coloca sob o ponto de vista materialista. Se tomarmos uma pessoa má e que também seja materialista, a situação piora. O materialismo distorce e deturpa a nossa visão sobre o que seja o bom, o belo e o justo, como dizia Sócrates.
Em contrapartida, pegue uma pessoa boa e que acredita na vida e nas conseqüências futuras (que não é uma exclusividade do Espiritismo). Ele sabe que responderá pessoalmente pelas conseqüências; sabe que as pessoas que destruir poderão continuar sofrendo por longo tempo após a morte; sabe que poderão inclusive voltar através de uma possível reencarnação nulificando toda ação de limpeza que se queria fazer; e que as gerações futuras não necessariamente ficariam livres dos problemas que ora as assolam. Seria afrontar a lógica espiritualista seguir por esse caminho. Só sendo mau para fazer aquelas coisas, pois sendo bom não encontra respaldo nas doutrinas espiritualistas.
Por outro lado, para aqueles que são maus, as doutrinas espiritualistas oferecem um refreio mediante a ameaça de uma punição futura. No Evangelho segundo o Espiritismo é dito que aos espíritas muito foi dado, e muito será exigido. Um espírita que praticasse todos esses atos, por ter consciência de que é inútil, mau, injusto e de que a punição seria certa, seria muito mais duramente punido do que o materialista acima, que fez as coisas más buscando um bem maior, pois no caso do materialista Deus levará em conta a sua ignorância, enquanto que o outro agia com conhecimento de causa.
Concluindo, o materialismo, como sistema, é uma chaga que deve ser combatida o máximo possível. Se essa doutrina se propagasse e atingesse grande parcela da humanidade, os riscos para a ordem social seriam enormes. Contudo, o materialismo, assim como tudo o que se constitui erro, deve ser combatido no terreno ideológico, e não com armas ou censuras. Deve-se simplesmente evidenciar que ele não está e nem poderia estar com a verdade, e deixar às pessoas o livre encargo de o aceitar ou rejeitar. É isso que procuramos fazer, na medida do possível.
Um abraço.