Autor Tópico: Ateísmo em "Minha Novela"!  (Lida 14067 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Ateísmo em "Minha Novela"!
« Resposta #50 Online: 09 de Julho de 2007, 10:20:12 »
Se tem aspectos científicos, o Espiritismo está fazendo um bom trabalho em mantê-los ocultos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #51 Online: 09 de Julho de 2007, 11:13:37 »
Consiredando a consciênciologia como uma continuitade do espiritismo, já contam com publicação indexada, com ISSN.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 09 de Julho de 2007, 11:26:26 »
Com a palavra materialismo eles fazem isso. Para o espiritismo a palavra materialismo é sinônimo de egoísmo, cobiça, avareza e inveja, entre outros maus sentimentos.
Eu não entendo o Espiritismo, o materialismo, o catolicismo, o budismo, etc.... como sinônimos dessas coisas. Eu considero essas doutrinas apenas ferramentas de aprimoramento pessoal; e elas são mais ou menos imperfeitas.

Do que cada uma ensina, tiramos deduções e conseqüências. A nossa visão do que seja bom, útil, justo, vantajoso, etc.... muda dependendo do sistema em que acreditamos, estejam esses sistemas ou não com a verdade. Um mesmo ato pode ser considerado bom, ou pelo menos atenuado em um sistema; e ser considerado hediondo e injustificável em outro.

Suponha uma pessoa que queira o bem de todos e a resolução de todas as injustiças e diferenças do planeta. Ele é materialista. Ele busca o bem próprio e o bem comum. Ele chega ao trono do mundo e tem poder para fazer o que quiser. Não seria atentar contra a lógica materialista o fato de ele querer destruir a miséria matando os miseráveis; ele querer acabar com a guerra destruindo os povos que fazem guerra; acabar com as diferenças destruindo os diferentes. Poderia ele pensar: "as populações atuais e futuras vão me execrar, vão me condenar, mas que importa, se estarei morto e não terei consciência do que falam? Os problemas, contudo, seriam resolvidos. Com um trauma temporário, é verdade, mas que em poucas décadas ninguém mais sentirá. E os que morressem, o que sentiriam? Nada, pois o futuro após a morte seria o nada."

É a isso que a lógica materialista nos conduz. E a pessoa poderia fazer aquilo tudo sem que se pudesse colocar em dúvidas o seu sentimento altruísta, pois ele colocou os interesses das gerações futuras acima dos seus próprios, sacrificou a sua vida e a sua reputação, fez o trabalho sujo quando todos se omitiam, destruiu pessoas quando desejaria não ter que fazê-lo; tudo em por causa de algo que ele pensava que resultaria em um bem maior mais à frente.

A este modo de pensar estou me referindo a uma pessoa pré-destinada ao bem, mas que se coloca sob o ponto de vista materialista. Se tomarmos uma pessoa má e que também seja materialista, a situação piora. O materialismo distorce e deturpa a nossa visão sobre o que seja o bom, o belo e o justo, como dizia Sócrates.

Em contrapartida, pegue uma pessoa boa e que acredita na vida e nas conseqüências futuras (que não é uma exclusividade do Espiritismo). Ele sabe que responderá pessoalmente pelas conseqüências; sabe que as pessoas que destruir poderão continuar sofrendo por longo tempo após a morte; sabe que poderão inclusive voltar através de uma possível reencarnação nulificando toda ação de limpeza que se queria fazer; e que as gerações futuras não necessariamente ficariam livres dos problemas que ora as assolam. Seria afrontar a lógica espiritualista seguir por esse caminho. Só sendo mau para fazer aquelas coisas, pois sendo bom não encontra respaldo nas doutrinas espiritualistas.

Por outro lado, para aqueles que são maus, as doutrinas espiritualistas oferecem um refreio mediante a ameaça de uma punição futura. No Evangelho segundo o Espiritismo é dito que aos espíritas muito foi dado, e muito será exigido. Um espírita que praticasse todos esses atos, por ter consciência de que é inútil, mau, injusto e de que a punição seria certa, seria muito mais duramente punido do que o materialista acima, que fez as coisas más buscando um bem maior, pois no caso do materialista Deus levará em conta a sua ignorância, enquanto que o outro agia com conhecimento de causa.

Concluindo, o materialismo, como sistema, é uma chaga que deve ser combatida o máximo possível. Se essa doutrina se propagasse e atingesse grande parcela da humanidade, os riscos para a ordem social seriam enormes. Contudo, o materialismo, assim como tudo o que se constitui erro, deve ser combatido no terreno ideológico, e não com armas ou censuras. Deve-se simplesmente evidenciar que ele não está e nem poderia estar com a verdade, e deixar às pessoas o livre encargo de o aceitar ou rejeitar. É isso que procuramos fazer, na medida do possível.

Um abraço.

Você só mostrou que não sabe o que quer dizer a palavra materialismo, Leafer. Mas não te culpo, você foi ensinado errado, conforme os preconceitos do espiritismo. Materialismo não tem nada a ver com ética. Não se pode tentar resolver os problemas do mundo através da filosofia materialista porque ela é amoral (e não imoral, como quer o espiritismo). O materialismo é a filosofia segundo a qual tudo o que existe é composto de matéria ou é resultado de suas interações.

Por que não dá uma olhada na Wikipedia?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #53 Online: 09 de Julho de 2007, 11:39:31 »
Você só mostrou que não sabe o que quer dizer a palavra materialismo, Leafer. Mas não te culpo, você foi ensinado errado, conforme os preconceitos do espiritismo. Materialismo não tem nada a ver com ética. Não se pode tentar resolver os problemas do mundo através da filosofia materialista porque ela é amoral (e não imoral, como quer o espiritismo). O materialismo é a filosofia segundo a qual tudo o que existe é composto de matéria ou é resultado de suas interações.
Eu não fui ensinado assim porque, em matéria de Espiritismo, eu sou auto-didata. Eu aprendo muitas coisas de outros, certamente, inclusive com os céticos, mas grande parte das minhas deduções eu tiro por mim mesmo.

Pelo modo que escreveu, você faz igualzinho aos espíritas que dizem que o Espiritismo não é religião. Está tão errado quanto eles. O materialismo pode não ser uma doutrina constituída e codificada como o é o Espiritismo, mas é uma crença, um sistema, com princípios básicos donde se deduz conseqüências, como qualquer outro sistema doutrinário. O materialismo pode não ser uma religião, mas se comporta como se fosse e compete com as religiões no mesmo terreno.

Concordo com você que o materialismo é amoral e não imoral. Mas, na hipótese mais benevolente possível, nada contribui para a redução da imoralidade.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 09 de Julho de 2007, 11:44:52 »
Suponha uma pessoa que queira o bem de todos e a resolução de todas as injustiças e diferenças do planeta. Ele é materialista. Ele busca o bem próprio e o bem comum. Ele chega ao trono do mundo e tem poder para fazer o que quiser. Não seria atentar contra a lógica materialista o fato de ele querer destruir a miséria matando os miseráveis; ele querer acabar com a guerra destruindo os povos que fazem guerra; acabar com as diferenças destruindo os diferentes. Poderia ele pensar: "as populações atuais e futuras vão me execrar, vão me condenar, mas que importa, se estarei morto e não terei consciência do que falam? Os problemas, contudo, seriam resolvidos. Com um trauma temporário, é verdade, mas que em poucas décadas ninguém mais sentirá. E os que morressem, o que sentiriam? Nada, pois o futuro após a morte seria o nada."

É a isso que a lógica materialista nos conduz.
não discordo, é a isso que a lógica materialista pode conduzir. mas nem os materialistas são computadorezinhos. mesmo sem religião a ética não raro é fundada em questões estéticas e mesmo metafísicas.

Concordo com você que o materialismo é amoral e não imoral. Mas, na hipótese mais benevolente possível, nada contribui para a redução da imoralidade.
a única fonte da moral não é a religião.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #55 Online: 09 de Julho de 2007, 11:50:45 »
Muita maldade associar genocídio com materialismo.  :sleepy:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #56 Online: 09 de Julho de 2007, 11:54:03 »
A filosofia lida com a ética, e foi através da filosofia moral que surgiu a economia. Uma repercussão benévola.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 09 de Julho de 2007, 12:10:31 »
Pelo modo que escreveu, você faz igualzinho aos espíritas que dizem que o Espiritismo não é religião. Está tão errado quanto eles. O materialismo pode não ser uma doutrina constituída e codificada como o é o Espiritismo, mas é uma crença, um sistema, com princípios básicos donde se deduz conseqüências, como qualquer outro sistema doutrinário. O materialismo pode não ser uma religião, mas se comporta como se fosse e compete com as religiões no mesmo terreno.

O materialismo é uma escola filosófica bem definida. Há coisas que se pode dizer do materialismo e há coisas que não se pode dizer. As coisas que se podem dizer estão discutidas de forma introdutória no link que eu te passei. As coisas que não se pode dizer sobre o materialismo incluem dizer que ele tem qualquer conotação moral ou que ele é a ciência que estuda o comportamento sexual de camundongos gigantes azuis. As acusações de ordem ética que os espíritas fazem ao materialismo são portanto infundadas e fruto da ignorância.

Um abraço.

Nem é objetivo do materialismo reduzir a imoralidade, assim como não é o objetivo da escova de dentes cortar suas unhas.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #58 Online: 09 de Julho de 2007, 12:50:43 »
não discordo, é a isso que a lógica materialista pode conduzir. mas nem os materialistas são computadorezinhos. mesmo sem religião a ética não raro é fundada em questões estéticas e mesmo metafísicas.
Mas se você prestar a atenção, foi isso mesmo que eu disse. Não é o materialismo que torna alguém bom ou mal. Isso é intrínseco à pessoa, que não é um computardorzinho. Assim como não é o Espiritismo, ou as outras religiões que tornam alguém bom ou mal. Elas são apenas ferramentas que se propõem a nos ajudar a enxergar a realidade como ela é.

Eu estudei em uma Universidade Católica e numa das aulas de religião (católica) o professor disse: "o homem é predestinado ao bem; o homem sempre busca o próprio bem, em qualquer situação." E não venham me dizer que isso é egoísmo, por favor. O que ocorre conosco é que muitas vezes a nossa visão é embaçada e praticamos o mal nessa busca pelo nosso próprio bem. O mal é um erro de cálculo e que tráz conseqüências desagradáveis a quem o pratica, nada mais.

O próprio egoísmo faz parte do processo da busca pelo nosso bem. Só que ele se revela ineficaz no sentido que não podemos nos sustentar sozinhos. Não podemos viver sozinhos e, quando somos egoístas, somos deixados de lado. Então, aos poucos percebe-se que trabalhar pelo bem comum é na verdade trabalhar pelo próprio bem. Os ditos "bons" hoje são aqueles que já perceberam isso. Os ditos "maus" são aqueles que ainda não se deram conta que o egoísmo não é uma boa opção.

Os sistemas religiosos e filosóficos (materialismo incluso), implicitamente se propõem a nos mostrar aonde se encontra a verdade e aonde se encontram os nossos verdadeiros interesses. Quem estiver, eu não diria com a verdade, mas mais próximo da verdade, conduzirá os seus adeptos ao maior progresso e à maior prosperidade pessoal (que não é necessariamente prosperidade material). Quem estiver mais longe da verdade, tenderá a conduzir os seus adeptos à ruína pessoal e à estagnação. Mas os adeptos são livres para seguir ou não, integralmente ou parcialmente, as doutrinas e suas conseqüências. As doutrinas puxam o indivíduo, mas ele vai se quiser, pois não é um computadorzinho, como você mesmo disse.

Não é porque a religião foi deturpada em seus objetivos. A religião (ou sistema equivalente) deveria trabalhar para tornar o homem melhor, mas ao invés disso, substituíram os ensinamentos morais por rituais e práticas que visam à salvação de castigos e não ao melhoramento. É o mesmo culto ao bezerro de ouro a que se refere o velho testamento bíblico.

No meu entendimento, e foi o que me ensinaram nas aulas de filosofia na faculdade, a filosofia é a simples busca da verdade, nua e crua, agradável ou desagradável, em todos os campos. Enquanto buscamos a verdade, somos filósofos. Quando abandonamos essa busca, tornamo-nos céticos. A ciência é só uma das ferramentas de que se serve a filosofia para essa busca. Já à religião propriamente dita (ou sistemas equivalentes substitutivos, como o conjunto de conseqüências provenientes do materialismo) cabe deduzir as conseqüências do que obtém a filosofia. Mas é justamente isso o que ela não tem feito. Para preencher a lacuna existente, muitos atribuem à filosofia, e às vezes até à ciência, o papel moralizador que caberia às religiões*.

É tudo questão de palavras e seus significados.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #59 Online: 09 de Julho de 2007, 13:17:10 »
Nem é objetivo do materialismo reduzir a imoralidade, assim como não é o objetivo da escova de dentes cortar suas unhas.
Só por curiosidade. A que tipo de sistema, na sua opinião, caberia o papel de contribuir para a redução da imoralidade?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #60 Online: 09 de Julho de 2007, 13:19:35 »
Por que maldade? Porque é verdade ou porque é mentira? Se é verdade, deve ser dita. Se é mentira, basta colocar contra-argumentos sólidos e não precisa se preocupar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 09 de Julho de 2007, 13:54:04 »
Só por curiosidade. A que tipo de sistema, na sua opinião, caberia o papel de contribuir para a redução da imoralidade?

Ao estudo da ética, à filosofia. Existem vários sistemas aí inseridos que se propõem a reduzir a imoralidade, entre eles eu poderia citar o Humanismo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #62 Online: 09 de Julho de 2007, 15:26:57 »
Por que maldade? Porque é verdade ou porque é mentira? Se é verdade, deve ser dita. Se é mentira, basta colocar contra-argumentos sólidos e não precisa se preocupar.
Maldade por ser mentira. Materialismo não tem relação alguma com o genocídio, assim como não podemos dizer que o cristianismo é genocida devido a inquisição. E o materialismo tem exemplo de ética e moral, onde o maior exemplo é o barão de Holbach. Foi um exemplo de conduta como ateu militante e materialista, e entre seus livros, um é considerado a bíblia do ateísmo, e nem por isso deixou de ter suas preocupações sociais, e Holbach foi citado como exemplo de não crente virtuoso por Rousseal. Além de suas teorias terem influenciado Lavoisier no desenvolvimento da química.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #63 Online: 09 de Julho de 2007, 15:38:43 »
Maldade por ser mentira. Materialismo não tem relação alguma com o genocídio, assim como não podemos dizer que o cristianismo é genocida devido a inquisição. E o materialismo tem exemplo de ética e moral, onde o maior exemplo é o barão de Holbach. Foi um exemplo de conduta como ateu militante e materialista, e entre seus livros, um é considerado a bíblia do ateísmo, e nem por isso deixou de ter suas preocupações sociais, e Holbach foi citado como exemplo de não crente virtuoso por Rousseal. Além de suas teorias terem influenciado Lavoisier no desenvolvimento da química.
Como eu disse. O mal é o materialismo e não necessariamente o materialista...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #64 Online: 09 de Julho de 2007, 15:53:04 »
Como eu disse. O mal é o materialismo e não necessariamente o materialista....
Mas quem está citando o materialismo como mal é você, e isso não corresponde a verdade. O materialismo foi benéfico em muitos campos do saber, e a ciência se desenvolveu muito com isso, pois foi a oposição a religião, que sempre foi controladora.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #65 Online: 09 de Julho de 2007, 16:34:18 »

Ao estudo da ética, à filosofia. Existem vários sistemas aí inseridos que se propõem a reduzir a imoralidade, entre eles eu poderia citar o Humanismo.
De qualquer forma são desdobramentos do ensino de "moral". O materialismo também tem os seus desdobramentos morais, ainda que não estejam formalizados num corpo doutrinário definido. Mas o fato de não ser formalizado não significa que não exista.

Um abraço.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #66 Online: 09 de Julho de 2007, 16:57:42 »
Concordo que exista uma abordagem ética no materialismo, e na teria de Holbach tem isso, e que está bem longe da imoralidade que aponta. Assim como os neo ateus, na minha opinião, pretendem fazer do ateísmo um estilo de vida, demonstrando na prática a ética do ateísmo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 09 de Julho de 2007, 16:59:24 »
De qualquer forma são desdobramentos do ensino de "moral". O materialismo também tem os seus desdobramentos morais, ainda que não estejam formalizados num corpo doutrinário definido. Mas o fato de não ser formalizado não significa que não exista.

Um abraço.

A filosofia materialista não se ocupa de fazer julgamentos de odem moral. A partir do momento em que alguém faz alguma escolha de ordem moral, esteja ou não o materialismo em sua cabeça, sua decisão é de outra natureza, pertence a outra área da filosofia, o materialismo é inocente. A mesma coisa vale para a ciência, a ciência não pode dizer se matar é certo ou errado ou qual deve ser a sua punição, se se concluir que é errado.

Continuando a analogia que usei anteriormente, uma pessoa que use a filosofia materialista para tomar decisões no campo ético estará tentando cortar uma unha com uma escova de dentes.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 09 de Julho de 2007, 16:59:58 »
Concordo que exista uma abordagem ética no materialismo, e na teria de Holbach tem isso, e que está bem longe da imoralidade que aponta. Assim como os neo ateus, na minha opinião, pretendem fazer do ateísmo um estilo de vida, demonstrando na prática a ética do ateísmo.

Qual seria a ética do materialismo? Não vejo a menor conexão entre uma coisa e outra.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #69 Online: 09 de Julho de 2007, 17:06:30 »
Citação de: Adriano
Mas quem está citando o materialismo como mal é você, e isso não corresponde a verdade. O materialismo foi benéfico em muitos campos do saber, e a ciência se desenvolveu muito com isso, pois foi a oposição a religião, que sempre foi controladora.
Não foi o materialismo, mas o espírito questionador que foi benéfico em muitos campos do saber. O materialismo foi simplesmente uma conseqüência dos questionamentos, principalmente quando as respostas oferecidas pelos sistemas filosóficos e religiosos não eram consideradas satisfatórias.

De qualquer forma ele é um mal, não por ele em si, mas pelas conseqüências que dele se pode deduzir. O fato de se dizer "a vida se encerra com a morte física" não é o problema. O problema é o que se pode deduzir a partir disso.

Seria menos mal se o materialismo pelo menos fosse uma verdade. Mas em minha opinião não é e isso o torna ainda mais prejudicial, quando crido, pelos sofrimentos que pode acarretar a quem se meter em alguma aventura menos feliz pensando que se livra das conseqüências com a morte.

Um abraço.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #70 Online: 09 de Julho de 2007, 17:08:35 »

Qual seria a ética do materialismo? Não vejo a menor conexão entre uma coisa e outra.
Então estamos empatados, eu não vejo o menor sentido em filosofias amorais. Estou com Schopenhauer, e a sua teoria do mundo como vontade de representação. O qual penso ter influencia no existencialismo. Nem mesmo a ciência é amoral.

Adam Smith que filosofa sobre A teoria dos sentimentos morais, nome de seu primeiro livro e que deu base para o segundo, A riqueza das nações.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #71 Online: 09 de Julho de 2007, 17:19:11 »
Citação de: Adriano
Não foi o materialismo, mas o espírito questionador que foi benéfico em muitos campos do saber. O materialismo foi simplesmente uma conseqüência dos questionamentos, principalmente quando as respostas oferecidas pelos sistemas filosóficos e religiosos não eram consideradas satisfatórias.

De qualquer forma ele é um mal, não por ele em si, mas pelas conseqüências que dele se pode deduzir. O fato de se dizer "a vida se encerra com a morte física" não é o problema. O problema é o que se pode deduzir a partir disso.

Seria menos mal se o materialismo pelo menos fosse uma verdade.
Quem está deduzindo conseqüências negativas do materialismo é você. A matéria existe, mas o que antes era concebido como constituído apenas pelo átomo, hoje se expande com a mecânica quântica que estuda a realidade das partículas subatômicas.

Mas em minha opinião não é e isso o torna ainda mais prejudicial, quando crido, pelos sofrimentos que pode acarretar a quem se meter em alguma aventura menos feliz pensando que se livra das conseqüências com a morte.

Um abraço.
Mas você está dizendo isso com o pressuposto de que o materialismo seja um mal. Hoje sem se usa mais o termo materialismo, e sim naturalismo, pelos ateus militantes ou neo ateus, os chamados Brights.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #72 Online: 09 de Julho de 2007, 17:29:36 »

Um abraço.

A filosofia materialista não se ocupa de fazer julgamentos de odem moral. A partir do momento em que alguém faz alguma escolha de ordem moral, esteja ou não o materialismo em sua cabeça, sua decisão é de outra natureza, pertence a outra área da filosofia, o materialismo é inocente. A mesma coisa vale para a ciência, a ciência não pode dizer se matar é certo ou errado ou qual deve ser a sua punição, se se concluir que é errado.

Continuando a analogia que usei anteriormente, uma pessoa que use a filosofia materialista para tomar decisões no campo ético estará tentando cortar uma unha com uma escova de dentes.
A filosofia materialista pode até não fazer julgamentos de ordem moral, mas ocupa o mesmo terreno dessa e a preenche com um imenso vazio. Qualquer idéia de aprimoramento pessoal e moral só faz sentido quando há a perspectiva de poder ser aproveitado aqui. A resignação perante as situações ruins deixa de fazer sentido, e assim por diante. A partir disso, torna-se imprevisível o que cada um pode querer fazer a fim de tentar aproveitar o máximo possível dessa vida.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #73 Online: 09 de Julho de 2007, 17:32:15 »
Quem está deduzindo conseqüências negativas do materialismo é você. A matéria existe, mas o que antes era concebido como constituído apenas pelo átomo, hoje se expande com a mecânica quântica que estuda a realidade das partículas subatômicas.
Eu não estou negando a matéria. suas propriedades e utilidades. Me refiro ao materialismo - sistema filosófico que defende a tese de que a vida se acaba com a morte física.

Um abraço.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #74 Online: 09 de Julho de 2007, 17:53:18 »
Quando afirmei que alguns espíritas enxergam o espiritismo como uma religião diferente de outras, o fiz como eufemismo para: muitos espíritas afirmam sem pensar duas vezes que o espíritismo é uma ciência, ou pelo menos que tem aspectos científicos. E isso é mentira.
Desculpe, mas mentira é dizer que o Espiritismo não tem caráter científico. Mas você pode pensar como quiser. O Espiritismo comoçou como a investigação de um fenômeno, que é aliás investigado até hoje. A ciência trata do estudo de objetos verdadeiros ou que podem ser verdadeiros. A existência espiritual é pelo menos uma hipótese razoável e, portanto, a sua investigação é parte da ciência.

O fato de eu dizer que o Espiritismo é uma religião e filosofia, não estou negando o seu caráter científico. São apenas pontos de vista sob o qual observamos o mesmo objeto.

Um abraço.

A investigação de forma enviesada de um fenômeno não é científica. Ao não se submeter aos critérios de falseabilidade e a testes padrão a que todas as ciências que merecem esse nome se submetem, o espiritismo no mínimo atrai certa desconfiança ao se afirmar científico, em qualquer aspecto. Da forma como você colocou do que trata a ciência, astrologia, ficção, numerologia, são todas ciência também. 
Dizer que a existência espiritual é uma hipótese razoável é exagerar um muito quando há hipóteses mais simples para explicar os supostos fenômenos espíritas, como Houdini bem demonstrou em seus últimos anos. Sugiro que leia algo sobre o ônus da prova e o princípio da navalha de Ockham antes de afirmar que o espiritismo tem qualquer coisa de científico.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!