Apenas sugiro mais honestidade quando se aborrecer com alguns foristas aqui, o que é normal,
Até aqui, OK, concordo. e partir para o realidade desmerecendo este espaço.
Aqui, não sei se você tá dizendo "Eremita, evite fazer isso" ou "Eremita, você fez isso". Não importa - reconheço que taquei umas pedras no Clube Cético, especialmente no primeiro dia, em que eu tava
puto da vida. Em momento oportuno, vou jogando as críticas que continuam por aqui.
Acho isso muito errado, e muitos aqui já fizeram.
Tenho uma hipótese que explica isso. Pode estar errada, claro, mas vou tacar aí.
Como sou usuário pingue-pongue (saio uns tempos, volto, saio mais uns tempos, volto de novo...), algo ficou muito claro pra mim:
o CC mudou muito em muito pouco tempo.O pessoal que reclama do Clube Cético no Realidade o faz por não reconhecer mais o CC, ainda que instintivamente. Ele era um espaço muito mais "boteco", aquela coisa de sair no berro... menos sério. Se você procurar posts dos ex-foristas, ou o pessoal que simplesmente deixou de participar, irá notar que o discurso que permeia as reclamações dessas pessoas pode ser resumido em "quero um lugar descontraído para debater".
Enfim, ele era de certa forma parecido com o Realidade, que surgiu depois (ao que sei). O Vito tem razão ao dizer que o Realidade é descontraído, e o Dante também tem razão
parcial quando fala que lá é o espaço para quem cansou de levar fóruns a sério.
(Parcial porque alguns sequer cansaram - apenas não gostam e pronto, e porque ao contrário do que ele deixa a entender,
acho que fóruns podem ser levados a sério, sim.)
Entretando, a mudança no CC ainda não foi completa. Então, pode-se ver os dois discursos se batendo por aqui. Especialmente na moderação - enquanto alguns moderadores defendem as regras "antigas", outros defendem as regras "novas".
Qual conjunto de regras é melhor? Mais especificamente: qual é o melhor, na conjuntura atual e para este espaço? Regras rígidas e debates formais? Regras relaxadas e debates informais? Um misto dos dois? Pessoalmente, defendo neste momento debates um pouco mais formais aqui, já que o Realidade consegue abarcar os informais. Ainda que os três fóruns que eu citei se proponham a discutir os mesmos assuntos, acho ótimo que eles tenham suas diferenças, e acho que essas diferenças não só devem existir como devem ser mantidas. Quem prefere argumentos formais, mais construídos vem pra cá; quem prefere um debate menos rígido e mais descontraído vai pra lá, e vai ter sempre aqueles que servem de ponte e vão participar dos dois.Outros podem ter opiniões diferentes, e talvez seja até possível conciliar os dois pontos de vista em um espaço híbrido.
Bom, é isso.
Barata, acho que aqui eu já lhe respondi com a resposta ao 1985.
Se quiser aparar mais alguma ponta, avise qual - por MP ou aqui mesmo, como preferir.
Entretanto, lembre-se que apesar do seu "eu tô pagaaaaaano!"[sic], o próprio CC pode (e deve, como qualquer espaço) receber críticas.
E Flávia, preciso te contar da cagada que fiz!