Sobre a política do fórum. Não sei se é a intenção, mas pareceu, pelo post do SnowRaptor, que há uma tentativa de tornar o espaço intelectualmente como era no STR. O fórum da STR era incrível, mas acabou. O momento é de tentar criar o nosso espaço. E com uma linha cuzona como muitas vezes é a moderação daqui, eu acho que só tem o poder de inibir, e não de criar.
Você é bem-vindo à sua opinião, é claro
Mas eu discordo: ninguém quer um fórum super-sério, só com papo de intelectual com argumentos embasados e tal. Há espaço de sobra pra conversas descontraídas -- diabos, eu mesmo participo mais do tópico de futebol do que qualquer outra coisa hoje em dia!
O que eu acho que ninguém quer é que haja, com o perdão da palavra, um esmerdalhamento das discussões de qualquer ordem aqui; política, científica, religiosa, de vídeos engraçados, ou o que seja. Ocorre que tem algumas épocas com mais problemas do que outras e quando é assim a tendência é endurecer. E é por isso que o CC tem mais de um Moderador e que algumas decisões são discutidas pelo Conselho todo -- para não deixar que um saco mais cheio interfira no bom julgamento.
Mas todo mundo tá cansado de saber disso

Também possivelmente existe o medo de, com discussões acalentadas, existir debandada do espaço como já ocorreu em umas situações.
Polêmica sempre vai existir, isso é inevitável. Eu mesmo já quase pedi o meu chapéu uma vez e por duas outras passei meses distante. O que não significa que toda a Moderação é ruim, ou que seja imune a críticas. Vários Moderadores já foram punidos, expulsos (alguns se auto-exilaram) por abusar de sua autoridade.