Cheguei à mesma conclusão quanto a Brasília. Por motivos um tanto diferentes, imagino.
Trânsito em excesso, poluição, violência/falta de segurança, desânimo com a absurda falta de cidadania da maioria dos habitantes da cidade?
Poluição, não, mas os outros sim.
A esses motivos somam-se a mentalidade típica da cidade, que valoriza muito as aparências e pouco as reais condições de vida. A consequência são famílias destruturadas, problemas sérios com drogas, muita gente falida querendo fingir que não o é, e suspeito que até mesmo a bipolaridade se torna mais comum nesta cidade.
E há ainda o agravante de que Brasília tem distâncias excessivamente grandes, um mercado de trabalho e de imóveis cada vez mais preocupante, e gente demais que gosta de posar de importante sem ter substância.
Nos últimos anos tenho sentido como que uma onda de desespero e falta de opções tomar conta dos brasilienses aos poucos. Não é um lugar em que eu escolheria criar filhos. E de fato, me parece que não é onde meus conhecidos o fariam se fizessem a escolha hoje.
Concordo, principalmente com o trecho que destaquei.
Em São Paulo, quando o colapso do trânsito chegar (e ele vai chegar) eu fico imaginando o que será da cidade.
Aliás essas mensagens seriam temas, na minha opinião, bons para discutir em alguns tópicos : Cidades mais adequadas para criar filhos, Vida urbana no Brasil e trânsito na sua cidade. Fica aqui a sugestão.
Absoluta falta de cidadania é problema crônico de Brasileiro. Se o melhor do Brasil for o brasileiro, eu nem quero ver o resto 
Infelizmente sim, mas em uma cidade tão cheia como sp o problema fica mais grave.
Curitiba parece ser a melhor capital no país para se viver, um dia ainda mudo para lá. (Apesar de gostar de Belo Horizonte, mesmo com os graves problemas da cidade)
Curitiba parece mesmo ser a melhor capital, mas meu conhecimento da cidade é pequeno.
E sobre o tema, lugar para viver / criar filhos, atualmente alguns locais do interior me parecem mais adequados do que sp.