Autor Tópico: Muro das Lamentações do CC  (Lida 1499199 vezes)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Muro das Lamentações do CC
« Resposta #4650 Online: 10 de Junho de 2008, 18:12:15 »
Te esconjuro!  :-)

Sim, é por eu achar um absurdo eu ter que provar que sou eu mesmo. É quase como se a presunção da inocência (ou, neste caso, da idoneidade) tivesse invertido.

Aliás, os nobres colegas do Direito sabem dizer por que temos que ter a assinatura autenticada? Como surgiu o costume?

Outra, não seria muito menos burocrático ter um sistema informatizado em que a sua assinatura fosse digitalizada e assim reconhecida em qualquer cartório em qualquer lugar?

Esses dias eu quetionei um atendente do Banco do Brasil sobre isso (já que eles vão até aquelas malditas gavetinhas conferir a assinatura de todo cheque que você leva).

Ele falou que estão trabalhando nisso e que em breve o banco deles contará com esse recurso.  :)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4651 Online: 10 de Junho de 2008, 18:15:49 »
Te esconjuro!  :-)

Sim, é por eu achar um absurdo eu ter que provar que sou eu mesmo. É quase como se a presunção da inocência (ou, neste caso, da idoneidade) tivesse invertido.

Aliás, os nobres colegas do Direito sabem dizer por que temos que ter a assinatura autenticada? Como surgiu o costume?

Outra, não seria muito menos burocrático ter um sistema informatizado em que a sua assinatura fosse digitalizada e assim reconhecida em qualquer cartório em qualquer lugar?

Basicamente em razão de fraudes... Nosso país é cheio de estelionatários e o reconhecimento da assinatura visa dar mais segurança.

Quanto a este sistema, veja: todo e qualquer órgão publico, bancos, ou qualquer lugar que necessitasse comprovar a assinatura de alguem teria que ter acesso a um sistema unificado nacional de assinaturas. A segurança sobre estes dados teria que ser nebabesca...
Somente cartórios reconhecem assinatura, os outros não podem...

Nós nem mesmo temos um sistema nacional integrado de polícia, com a ficha criminal de todos, para se ter uma idéia.

A idéia futura é autenticar a íris do olho numa máquina... De qualquer forma, a máquina é cara e, provavelmente, só existirá em cartórios, onde o cartorário irá atestar a autenticidade da íris...

Agora se você acha que reconhecer assinatura é muita burocracia você não sobreviveria no mundo do papel...

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4652 Online: 10 de Junho de 2008, 18:22:45 »
O que eu não entendo mesmo é a redundância: porque em algumas situações precisamos mostrar RG, CPF, certidão de
nascimento E assinatura autenticada!
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4653 Online: 10 de Junho de 2008, 19:09:42 »

:(

Eu lamento, lamento muito... que meu pai tenha resolvido manter-se na política... |(
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4654 Online: 10 de Junho de 2008, 21:20:12 »
Basicamente em razão de fraudes... Nosso país é cheio de estelionatários e o reconhecimento da assinatura visa dar mais segurança.

OK, isso eu sei :-)

Mas não é, de fato, presumir que eu sou estelionatário sem que eu tenha dado motivo algum para tanto? E isso não atenta contra os meus direitos civis?

O caso em questão é o seguinte: estou alugando uma casa nova e uma das exigências da imobiliária era que o cartório verificasse a minha assinatura no contrato (em 3 vias, óbvio). Ora, se eu estive negociando diretamente com a imobiliária, se paguei 90 pilas para que fizessem uma sindicância sobre mim e meu fiador, se mostrei os originais do meu CPF e RG, por que diabos preciso ainda que um tabelião diga que minha assinatura é minha mesmo?!

Agora se você acha que reconhecer assinatura é muita burocracia você não sobreviveria no mundo do papel...

E eu nem vou entrar no mérito do Legalês em que os contratos são redigidos. Parece que o Direito ainda se expressa no português do século XIX :-)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #4655 Online: 10 de Junho de 2008, 21:21:49 »
Lamento ter uma prova chata de Psicologia para fazer amanhã.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4656 Online: 10 de Junho de 2008, 21:29:23 »
Aqui quando vc vai no banco ou repartição publica pela primeira vez vc assina seu nome numa telinha e depois toda vez que voltar lá assina na telinha e ele reconhece sua assinatura
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #4657 Online: 10 de Junho de 2008, 21:30:55 »
Viu? Não pode ser tão difícil. Se no Japão tem, em Quixaramobim também pode ter!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4658 Online: 10 de Junho de 2008, 21:48:45 »
Aqui quando vc vai no banco ou repartição publica pela primeira vez vc assina seu nome numa telinha e depois toda vez que voltar lá assina na telinha e ele reconhece sua assinatura

Aqui quando o cara vai até o caixa eletrônico e não sabe usar tenta fazer funcionar no chute mesmo.

Não é exagero, já vi isso.

O cara estourou o tempo na máquina, tentou, estourou , tentou de novo...

"Filha da puta!" Poooow!

Por isso no Japão tem e aqui não tem.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4659 Online: 10 de Junho de 2008, 22:11:50 »
Viu? Não pode ser tão difícil. Se no Japão tem, em Quixaramobim também pode ter!

he he he.........

http://jp.youtube.com/watch?v=bvxGLqavcJE&feature=related

« Última modificação: 10 de Junho de 2008, 22:14:18 por Barata Tenno »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4660 Online: 10 de Junho de 2008, 23:22:59 »
Não há no Japão um tipo de assinatura via carimbo, com pleno valor legal?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4661 Online: 10 de Junho de 2008, 23:23:10 »
Lamento ter uma prova chata de Psicologia para fazer amanhã.

:) Espero que vá bem Night.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4662 Online: 10 de Junho de 2008, 23:27:02 »
Lamento a mania de deletar contas em vez de simplesmente parar de usá-las.  Algum dia vou entender qual é o atrativo desse costume.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4663 Online: 11 de Junho de 2008, 00:26:13 »
É quase como se a presunção da [...] idoneidade[...] tivesse invertido.

Imagine-se lidando com o brasileiro médio. Você presumiria idoneidade?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4664 Online: 11 de Junho de 2008, 00:30:14 »
Parece que o Direito ainda se expressa no português do século XIX :-)

Com português errado. É diferente.

Lamento ter recebido outra multa do carro que vendi em janeiro. Acho que vou aceitar a sugestào do Catino e decapitar o filho de uma rameira mal-lavada usando uma bolacha de água e sal! :hmph:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #4665 Online: 11 de Junho de 2008, 03:06:09 »
É quase como se a presunção da [...] idoneidade[...] tivesse invertido.

Imagine-se lidando com o brasileiro médio. Você presumiria idoneidade?

É que se a gente for pensar assim, acaba tendo que assumir que o povo precisa ser levado com rédea curta, sendo posto em currais, etc. O que pode até ser verdade, mas não é o tipo de regime que eu goste. Não é possível que não exista outro jeito.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4666 Online: 11 de Junho de 2008, 07:56:22 »
Lamento que a @%#$%# da merda do ISE não funcione direito... ¬¬

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4667 Online: 11 de Junho de 2008, 10:11:20 »

OK, isso eu sei :-)

Mas não é, de fato, presumir que eu sou estelionatário sem que eu tenha dado motivo algum para tanto? E isso não atenta contra os meus direitos civis?

O caso em questão é o seguinte: estou alugando uma casa nova e uma das exigências da imobiliária era que o cartório verificasse a minha assinatura no contrato (em 3 vias, óbvio). Ora, se eu estive negociando diretamente com a imobiliária, se paguei 90 pilas para que fizessem uma sindicância sobre mim e meu fiador, se mostrei os originais do meu CPF e RG, por que diabos preciso ainda que um tabelião diga que minha assinatura é minha mesmo?!

E eu nem vou entrar no mérito do Legalês em que os contratos são redigidos. Parece que o Direito ainda se expressa no português do século XIX :-)

Seus documentos poderiam ser furtados... normalmente as fotos das identidades são antigas e nada claras...

Pelo jeito você subestima a capacidade dos estelionatários mesmo...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #4668 Online: 11 de Junho de 2008, 10:17:17 »
Mas Amenemés, raciocine comigo: se o estelionatário se dá ao trabalho de falsificar uma carteira de Identidade (ou mesmo roubar, embora eu ache que isso dê muito na vista), em que é que o Tabelião vai ajudar?

Tudo o que ele faz é pegar os dados do RG e do CPF, pedir para eu assinar tantas vezes em tantos lugares diferentes e pronto, já saio do  cartório com assinatura autenticada. Eu ser um estelionatário ou não não vai mudar o procedimento dele.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4669 Online: 11 de Junho de 2008, 16:32:03 »
Muito mais prático...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4670 Online: 11 de Junho de 2008, 21:47:51 »
Não há no Japão um tipo de assinatura via carimbo, com pleno valor legal?

Tem, mas [e usado normalmente em transações mais sérias, como compra de carros , imóveis e etc

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4671 Online: 12 de Junho de 2008, 12:02:47 »
Lamento ter fome e não saber vomitar depois de comer.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4672 Online: 12 de Junho de 2008, 12:27:17 »
 :| Ainda bem que você não sabe garoto, bulimia é algo muito sério.  :?

:) Você está na parte que seu peso está se equilibrando, por isso não emagrece mais tão facilmente?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4673 Online: 12 de Junho de 2008, 12:42:55 »
Verdade, Fabulous, perda de peso é absolutamente não linear. Se você desceu de 105 para 90 Kg em 40 dias, você não vai descer de 90 para 75 em outros 40 nem a pau.

Dê uma atualizada lá no tópico da quaresma para vermos seu progresso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4674 Online: 12 de Junho de 2008, 16:48:50 »
Eu lamento ter ficado assim => :muleta: por uns dias e depois que eu fiquei boa eu comecei a me esforçar demais para tirar o atraso... o resultado... fui parar no hospital de novo.... mas agora vou pegar mais leve e vou ficar boa...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!