Te esconjuro! 
Sim, é por eu achar um absurdo eu ter que provar que sou eu mesmo. É quase como se a presunção da inocência (ou, neste caso, da idoneidade) tivesse invertido.
Aliás, os nobres colegas do Direito sabem dizer por que temos que ter a assinatura autenticada? Como surgiu o costume?
Outra, não seria muito menos burocrático ter um sistema informatizado em que a sua assinatura fosse digitalizada e assim reconhecida em qualquer cartório em qualquer lugar?
Basicamente em razão de fraudes... Nosso país é cheio de estelionatários e o reconhecimento da assinatura visa dar mais segurança.
Quanto a este sistema, veja: todo e qualquer órgão publico, bancos, ou qualquer lugar que necessitasse comprovar a assinatura de alguem teria que ter acesso a um sistema unificado nacional de assinaturas. A segurança sobre estes dados teria que ser nebabesca...
Somente cartórios reconhecem assinatura, os outros não podem...
Nós nem mesmo temos um sistema nacional integrado de polícia, com a ficha criminal de todos, para se ter uma idéia.
A idéia futura é autenticar a íris do olho numa máquina... De qualquer forma, a máquina é cara e, provavelmente, só existirá em cartórios, onde o cartorário irá atestar a autenticidade da íris...
Agora se você acha que reconhecer assinatura é muita burocracia você não sobreviveria no mundo do papel...