Não consigo nem imaginar sua frustração vendo seu próprio sangue ser jogado no lixo.
Eu não vi isso.
Eu doei e uns 20 dias depois recebi a cartinha com o resultado dos exames que eles fazem na amostra. Lá dizia, de uma maneira bem sutil: "Achamos que você está com hepatite B. Por segurança seu sangue foi descartado. Pedimos que você volte ao posto de coleta para fazer novos exames e verificar o diagnóstico, já que tendemos a ter mais falsos-positivos que falsos-negativos."
Fui lá, fiz o exame de novo e deu negativo, por isso eles quiseram fazer outro tira-teima. Acabei nào indo por falta de organização minha.
Para testar contra Hepatite, procura-se no sangue três ou quatro anticorpos. A presença de alguns desses 4 juntos caracteriza o quadro de hepatite. O problema é que a vacina contra hepatite B usa uma "casca" vazia de vírus da hepatite, então o paciente desenvolve anticorpos contra essa "casca", mas não desenvolve anticorpos contra as proteínas que tem dentro do vírus ou contra as células infectadas que soltam proteínas malucas por ordem do vírus. O meu caso era exatamente esse: eu tenho um nível alto dos anticorpos contra a casca do vírus pq fui vacinado, mas os outros níveis estão baixos ou dentro da normalidade.
Vou conversar sobre isso na próxima vez que for doar sangue e ver no que dá.