Fedor Emelianenko disse que a primeira derrota dele em quase 10 anos veio num segundo de hesitação, quando o brasileiro Fabrício Werdum finalizou o lendário lutador russo em apenas 69 segundos de luta. O combate, neste sábado (26), foi o último da noite no Strikeforce, em San Jose, nos Estados Unidos.
"No começo da luta, eu bati em Fabrício e quis finalizar o mais rápido possível. Foi quando eu cometi um erro", disse o lutador de 33 anos sobre o combate que surpreendeu o mundo do MMA (sigla em inglês para Mixed Martial Arts).
O brasileiro, no entanto, não estava tão ferido quanto Fedor pensou e conseguiu aplicar um triângulo que fez a lenda russa bater, aceitando a derrota e pedindo o fim do combate. "No momento que eu poderia escapar, eu parei. Não fiz e isso foi usado por Fabrício e travou as pernas e finalizou a luta", analisou o russo, que parecia calmo e sorridente na entrevista coletiva, falando à imprensa sobre a surpreendente derrota.
"Acontece que as pessoas me viam como um ídolo, mas todo mundo perde um dia. Isso acontece. Sou um ser humano como qualquer um. Se Deus quiser, eu venço a próxima luta", disse Fedor, que deixou claro estar disposto a uma revanche contra o brasileiro.
"Estou muito, muito triste por ter desapontado as pessoas que acreditavam em mim, mas creio que tudo na vida acontece por uma razão", afirmou o russo, que evitou dar desculpas sobre a derrota, a segunda em 34 lutas.
"Trabalhei minha motivação para vir a esta luta na minha melhor forma física, mas a derrota mostrou que talvez eu não tenha trabalhado o suficiente. Isso significa que eu tenha que me preparar mais para a próxima".
Quando questionado sobre aposentadoria, Emelianenko disse que tem contrato para, pelo menos, mais uma luta no Strikeforce. A derrota deve adiar o esperado combate entre o russo e o campeão dos pesos pesados do Strikeforce, Alistair Overeem.
Dono do Strikeforce, Scott Coker previu que o brasileiro poderia sair vencedor da luta contra Fedor e disse que muitos subestimaram as habilidades do brasileiro. "Acho que Fedor pensou que tinha machucado Fabrício e foi com tudo para cima. Não quero dizer que ele exagerou na auto-confiança, mas talvez um pouco. Ele acabou finalizado e agora conhece o potencial de Fabrício".
Coker pediu ainda que não esqueçam que Fedor é o maior lutador de MMa da história, com um retrospecto de vitórias contra grandes lutadores como Rodrigo Minotauro, Mirko Cro Cop e Tim Sylvia.
O brasileiro, vencedor da luta, também teceu elogios ao russo. "Eu estou muito feliz. Ele é um cara tão forte, um ótimo lutador", resumiu.
http://www.d24am.com/esportes/mais-esportes/fedor-diz-que-um-pequeno-erro-o-levou-a-perder-para-werdum/1957