Autor Tópico: Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs…  (Lida 56571 vezes)

APODman

• Visitante
Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs…
« Online: 19 de Julho de 2007, 10:49:09 »
.... calma ! Segundo a lógica do Espiritismo !

Me recordo que um pastor foi processado por alegar em um culto que os mortos no acidente da GOL na verdade eram pecadores que foram punidos por Deus. Na realidade este argumento pouco difere daquele que neste momento deve estar na cabeça de cada espírita senão exposto publicamente nso diversos centros espírtas pelo país.

Segundo a DE os grandes desatres onde centenas ou milhares morrem conjuntamente nada missão do que expiações aceitas pelos espíritos dos que morreram na progamação de sua vida visando resgatar atitudes que cometeram de forma tão violenta quanto aquelas que ocasionaram sua morte no presente.

Por exemplo, em palestra no "plano espíritual" o "espírito" de André Luiz recebe a seguinte orientação sobre as mortes coletivas em um acidente com uma aeronave :

Assinalando-nos a atitude inequívoca de compreensão e de obediência, como não podia deixar de ser, o chefe da instituição continuou em tom afável, depois de ligeira pausa:

- Imaginemos que fossem analisar as origens da provação a que se acolheram os acidentados de hoje... Surpreenderiam, decerto, delinqüentes que, em outras épocas, atiraram irmãos indefesos do cimo de torres altíssimas, para que seus corpos se espatifassem no chão; companheiros que, em outro tempo, cometeram hediondos crimes sobre o dorso do mar, pondo a pique existências preciosas, ou suicidas que se despenharam de arrojados edifícios ou de picos agrestes, em supremo atestado de rebeldia, perante a Lei, os quais, por enquanto, somente encontraram recurso em tão angustioso episódio para transformarem a própria situação.

Quantos milhares de irmãos encarnados possuímos nós, em cujas contas com os Tribunais Divinos figuram débitos
desse jaca? Entretanto, não desconhecemos que nós, consciências endividadas, podemos melhorar nossos créditos, todos os dias. Quantos romeiros terrenos, em cujos mapas de viagem constam surpresas terríveis, são amparados devidamente para que a morte forçada não lhes assalte o corpo, em razão dos atos louváveis a que se afeiçoam!...

Quantas intercessões da prece ardente conquistam moratórias oportunas para pessoas cujo passo já resvala no cairel do sepulcro?!... quantos deveres sacrificiais granjeiam, para a alma que os aceita de boamente, preciosas vantagens na Vida Superior, onde providências se improvisam para que se lhes amenizem os rigores da provação
necessária?! Bem sabemos que, se uma onda sonora encontra outra, de tal modo que as "cristas" de uma ocorram nos mesmos pontos dos "vales" da outra, esse meio, em conseqüência aí não vibra, tendo-se como resultado o silêncio. Assim é que, gerando novas causas com o bem, praticado hoje, podemos interferir nas causas do mal, praticado ontem, neutralizando-as e reconquistando, com isso, o nosso equilíbrio.

fonte: "Ação e Reação", cap. 18. Livro do "espírito" de André Luiz, "psicografado" por Chico Xavier

Ainda na mensagem "DESENCARNAÇÕES  COLETIVAS" do "espírito" Emannuel em mensagem igualmente "psicografada" por Chico Xavier temos:

Sendo Deus a Bondade Infinita, por que permite a morte aflitiva de tantas pessoas enclausuradas e indefesas, como nos casos dos grandes incêndios?

(Pergunta endereçada a Emmanuel por algumas dezenas de pessoas em reunião pública, na noite de 23-2-1972, em Uberaba, Minas).

RESPOSTA:

Realmente reconhecemos em Deus o Perfeito Amor aliado à Justiça Perfeita. E o Homem, filho de Deus, crescendo em amor, traz consigo a Justiça imanente, convertendo-se, em razão disso, em qualquer situação, no mais severo julgador de si próprio.

Quando retornamos da Terra para o Mundo Espiritual, conscientizados nas responsabilidades próprias, operamos o levantamento dos nossos débitos passados e rogamos os meios precisos a fim de resgatá-los devidamente.

É assim que, muitas vezes, renascemos no Planeta em grupos compromissados para a redenção múltipla.

Invasores ilaqueados pela própria ambição, que esmagávamos coletividades na volúpia do saque, tornamos à Terra com encargos diferentes, mas em regime de encontros marcado para a desencarnação conjunta em acidentes públicos.

Exploradores da comunidade, quando lhe exauríamos as forças em proveito pessoal, pedimos a volta ao corpo denso para facearmos unidos o ápice de epidemias arrasadoras.

Promotores de guerras manejadas para assalto e crueldade pela megalomania do ouro e do poder, em nos fortalecendo para a regeneração, pleiteamos o Plano Físico a fim de sofrermos a morte de partilha, aparentemente imerecida, em acontecimentos de sangue e lágrimas.
Corsários que ateávamos fogo a embarcações e cidade na conquista de presas fáceis, em nos observando no Além com os problemas da culpa, solicitamos o retorno à Terra para a desencarnação coletiva em dolorosos incêndios, inexplicáveis sem a reencarnação..

Criamos a culpa e nós mesmos engenhamos os processos destinados a extinguir-lhe as conseqüências. E a Sabedoria Divina se vale dos nossos esforços e tarefas de resgate e reajuste a fim de induzir-nos a estudos e progressos sempre mais amplos no que diga respeito à nossa própria segurança. É por este motivo que, de todas as calamidades terrestres, o Homem se retira com mais experiência e mais luz no cérebro e no coração, para defender-se e valorizar a vida.

Lamentemos sem desespero, quantos se fizerem vítimas de desastres que nos confrangem a alma. A dor de todos eles é a nossa dor. Os problemas com que se defrontaram são igualmente nossos.

Não nos esqueçamos, porém, de que nunca estamos sem a presença de Misericórdia Divina junto às ocorrências da Divina Justiça, que o sofrimento é invariavelmente reduzido ao mínimo para cada um de nós, que tudo se renova para o bem de todos e que Deus nos concede sempre o melhor.

fonte: http://www.universoespirita.org.br/musica_geia/chico_21.htm

Ah ! A DE ! Quanta beleza, elevação, compaixão, solidariedade e doçura !

[ ]´s
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 21:26:27 por Alenônimo »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs...
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2007, 10:54:56 »
 :madlol:   :nao:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2007, 11:21:14 »
[espírita] Os pedagogos ainda hão de reconhecer o valor didático de se queimar vivas pessoas entre as ferragens de um avião acidentado para que adquiram educação moral [/espírita]

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2007, 11:26:26 »
[espírita] Os pedagogos ainda hão de reconhecer o valor didático de se queimar vivas pessoas entre as ferragens de um avião acidentado para que adquiram educação moral [/espírita]

Pessoas essas que não lembram do que fizeram....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2007, 15:20:22 »
Normal, são somente animais ignorantes.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2007, 13:48:05 »
Caso ser um "espírito superior" signifique supervisionar o suposto "desencarne coletivo" de centenas de pessoas num baita sofrimento com fleuma de britânico, amenizando tudo com o tal "resgate cármico", eu não quero messsssssssssssmo ser um "espírito superior".... Eta vidinha porcaria, como diria meu vizinho goiano...
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2007, 00:02:24 »
Como é que eu perdi durante tanto tempo um tópico tão interessante quanto este?

São dois aspectos a serem analisados nessa questão.

1. Supondo que a teoria exposta por Emmanuel esteja correta, gostaria que me apontassem aonde o evento ocorrido, preparado até, se choca com os nossos conceitos de justiça e bondade divinas.

Um criminoso, especialmente o hediondo, vive bem quando pensa que niguém sabe o que ele fez. Mas uma vez no mundo dos espíritos, os pensamentos e os atos não ficam mais ocultos e a culpa, a vergonha transparecem. As reparações, antes de serem uma imposição divina, são uma necessidade para todos aqueles que têm "vergonha na cara". Então, mesmo que as vítimas fossem ex-criminosas do passado, hoje podemos enxergá-las com o débito quitado, tanto perante Deus como perante si mesmas.

Os flagelos destruidores, que invariavelmente atingem espíritos culpados, têm dupla função perante o progresso. A primeira é proporcionar condições de resgate para almas que se predispuseram a fazê-lo. A segunda é estimular a intelectualidade, pois esses acontecimentos são sempre exemplos que podem ser observados e novos desenvolvimentos são feitos no sentido de evitar.

Mesmo no caso das guerras sangrentas, como na segunda guerra mundial, os avanços científicos nunca foram tão grandes. Tudo para a destruição, é verdade, mas que depois as sociedade puderam aproveitar.

Portanto, os flagelos muitas vezes fazem a humanidade avançar em alguns anos o que seria preciso muitas décadas ou até mesmo séculos. Olhe com bons olhos esse acidente e pense no progresso futuro que ele trará, ao serem investigadas e solucionadas as suas causas.

Além do mais, dá-se muito valor a esse evento. O processo de morte de todos deve ter durado alguns minutos apenas e muitos devem ter perdido a consciência imediatamente após o avião bater contra o prédio. Gênero de morte muito mais suave do que alguém que passa anos com doenças dolorosas, terminais e incuráveis em cima de uma cama. Todos temos que morrer um dia e o gênero de morte está determinado a cada um. Esse é apenas mais um gênero de morte possível.

2. Supondo-se que não temos certeza de nada, até onde seria doloroso para alguém, espírita ou não, ouvir que o acidente possa ser uma espécie de resgate por algum mal anteriormente praticado?

Em primeiro lugar, para quem não é espírita, declarações desse tipo são insignificantes. Mas ainda que significassem algo, o que se pode deduzir? Tudo bem que afirmamos com todas as letras que gêneros de morte dolorosos têm a ver com complexos de culpa passados, onde um crime necessariamente teria sido cometido. Disso conclui-se também que um dos nossos entes queridos era um ex-criminoso em resgate de dívida.

Mas o evento já ocorreu. O sofrimento está no passado e não mais no futuro. Se existia uma dívida, ela agora está quitada. Se os entes queridos eram culpados de algo, agora já não mais carregam culpa. É a essa conseqüência que a DE nos encaminha. Não é uma perspectiva consoladora para quem leva em consideração essa opinião?

A menos da culpa de negligência, ninguém deliberadamente causou o acidente e aos espíritas não pode ser atribuído culpa. Já se alguém pudesse ter preparado os eventos, esse alguém seriam os espíritos ou o próprio Deus. Neste caso, as justificativas morais estão acima expostas e quem eventualmente discordar deve pedir contas somente a eles. O Espiritismo apenas propõe explicações morais para os eventos, e não faz apologia a eles.

"As lutas são necessárias para fortalecer a alma; o contato com o mal faz que melhor se apreciem as vantagens do bem. Sem as lutas, que estimulam as faculdades, o Espírito se entregaria a uma despreocupação funesta ao seu adiantamento. As lutas contra os elementos desenvolvem as forças físicas e a inteligência; as lutas contra o mal desenvolvem as forças morais."

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2007, 21:33:56 »
Quando comecei a ler este tópico fiquei até aliviado, afinal nem precisaria mais me compadecer de quem morre tragicamente, afinal o cara só está tendo o que merece... Mas pensando um pouco (um pouquinho só), como alguém pode se eximir de alguma culpa se nem se lembra do que aconteceu em supostas "outras vidas"? todo mundo que morre tragicamente ou de maneira dolorosa foi mal nesta "outra vida"?

Isso pra mim é uma maneira infantil de tentar explicar o inexplicável... ou aliás, o explicável, mas que a maioria das pessoas teima em não aceitar: não existe nenhum propósito sobrenatural em acidentes e tragédias, o homem NÃO É o centro do universo, a natureza pouco está se lixando para a humanidade... Não existe nenhum motivo para a morte destas pessoas além de uma série de erros sucessivos. Não tem nenhum Deus ou espíritos "guiando o destino" da humanidade. Mesmo porque se tiver, é (ou são) muito incompetente(s).

Que alguns procurem este tipo de "explicação" para tentar diminuir o medo da morte ou a dor de perder um ente querido é até compreensível, mas basta pensar um pouquinho só, sem crenças em dogmas ridículos e que não se sustentam além da esfera de quem acredita cegamente, pra ver que não faz o menor sentido 200 pessoas morrerem porque cometeram um  "crime" em uma vida passada da qual nem se lembram, e precisam morrer tragicamente para pagar por isso... muita conversa fiada pro meu gosto.

Isso me lembra aquele filme "Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu" onde tem uma cena na qual o avião está quase caindo e são entrevistados alguns populares e um deles fala: "Eles compraram as passagens... eles entraram no avião... eles sabiam no que estavam se metendo... por isso eu digo: QUE CAIAM!!"
« Última modificação: 07 de Agosto de 2007, 07:51:35 por Fabricio »
"Deus prefere os ateus"

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2007, 11:40:03 »
Meu irmão em momentos de exposição de ideias me fez a mesma afirmação

Os que morrem de tal forma são pecados, Deus não os guardou.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #9 Online: 07 de Agosto de 2007, 13:43:08 »
By the way... Bando de FDPs é por conta do APODman, que fique claro... :enjoo:
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2007, 14:33:13 »
Huuummm...
Do jeito que o meu amigo APODman estuda o espiritismo, parece que está doidinho para se converter a DE...  ::)
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2007, 17:16:23 »
No acidente da GOL, o R.R. Soares disse, no ar, que se houvesse ao menos 1 justo a bordo, ele teria sobrevivido.

As vezes isto me faz perder a cabeça e me dá vontade de cobrir um PNC destes de porrada até largar se mijando, estendido no chão... mas penso que na hora H a razão falaria mais alto e apenas o dedo médio seria mostrado com a instrução de plugar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 08 de Agosto de 2007, 07:16:24 »
Huuummm...
Do jeito que o meu amigo APODman estuda o espiritismo, parece que está doidinho para se converter a DE...  ::)

Nah, você não conhece o Apod.  Ele conhece o meio e por isso o denuncia.

Não posso deixar de entender, pois estou na mesma situação.  É uma questão de decência básica.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Agosto de 2007, 13:23:40 »
Huuummm...

O Apod já foi espírita roxo, chegou mesmo a ministrar palestras.

Até o dia em que teve a mente estuprada por ideais ateístas. É um caso curioso de se passar de um extremo ao outro, sem se conhecer o meio termo.

“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Agosto de 2007, 13:27:06 »
No acidente da GOL, o R.R. Soares disse, no ar, que se houvesse ao menos 1 justo a bordo, ele teria sobrevivido.

Isto sim é ignorância.
E o que dizer então daqueles crentes que morrem em pleno culto, ao desabar o teto da igreja? E aqueles crentes que morrem quando o ônibus em que viajavam se acidenta?
Eram todos injustos?
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Agosto de 2007, 15:39:42 »
[espirita]Talvez essas pessoas tenham sido ,em outras vidas ,inquisidores que queimaram hereges em fogueiras.[/espirita]
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Agosto de 2007, 13:58:37 »
A reunião desses pecadores no avião foi só coincidência ou Deus influenciou as decisões deles para que eles  embarcassem juntos, para só então matá-los de uma vez?

Se for o primeiro caso, Deus não se mostra onipotente e tem que esperar para que haja uma coincidência (que ele não controla) para ele agir.

Se for o segundo, então Deus violou o livre-arbítrio de cada um, além de trazer prejuízos financeiros para a Gol, o que era completamente desnecessário.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2007, 18:53:03 »
A reunião desses pecadores no avião foi só coincidência ou Deus influenciou as decisões deles para que eles  embarcassem juntos, para só então matá-los de uma vez?

Se for o primeiro caso, Deus não se mostra onipotente e tem que esperar para que haja uma coincidência (que ele não controla) para ele agir.

Se for o segundo, então Deus violou o livre-arbítrio de cada um, além de trazer prejuízos financeiros para a Gol, o que era completamente desnecessário.
Provavelmente houve alguma influência, para matá-los todos de uma vez. E não houve violação de livre-arbítrio. Influenciar alguém não é arrastar. A pessoa pode ser sugestionada, mas pode não ir. Neste caso, Deus mataria ela num outro dia logo em seguida.

Segue abaixo algumas opiniões de O Livro dos Espíritos, no capítulo que fala da Lei de Destruição. Espero que as respostas abaixo não choquem os corações sensíveis...

737. Com que fim fere Deus a Humanidade por meio de flagelos destruidores?
“Para fazê-la progredir mais depressa. Já não dissemos ser a destruição uma necessidade para a regeneração moral dos Espíritos, que, em cada nova existência, sobem um degrau na escala do aperfeiçoamento? Preciso é que se veja o objetivo, para que os resultados possam ser apreciados. Somente do vosso ponto de vista pessoal os apreciais; daí vem que os qualificais de flagelos, por efeito do prejuízo que vos causam. Essas subversões, porém, são freqüentemente necessárias para que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em alguns anos o que teria exigido muitos séculos.”

738. Para conseguir a melhora da Humanidade, não podia Deus empregar outros meios que não os flagelos destruidores?
“Pode e os emprega todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios. Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a sua fraqueza.”

a) - Mas, nesses flagelos, tanto sucumbe o homem de bem como o perverso. Será justo isso?
“Durante a vida, o homem tudo refere ao seu corpo; entretanto, de maneira diversa pensa depois da morte. Ora, conforme temos dito, a vida do corpo bem pouca coisa é. Um século no vosso mundo não passa de um relâmpago na eternidade. Logo, nada são os sofrimentos de alguns dias ou de alguns meses, de que tanto vos queixais. Representam um ensino que se vos dá e que vos servirá no futuro. Os Espíritos, que preexistem e sobrevivem a tudo, formam o mundo real (85). Esses os filhos de Deus e o objeto de toda a Sua solicitude. Os corpos são meros disfarces com que eles aparecem no mundo. Por ocasião das grandes calamidades que dizimam os homens, o espetáculo é semelhante ao de um exército cujos soldados, durante a guerra, ficassem com seus uniformes estragados, rotos, ou perdidos. O general se preocupa mais com seus soldados do que com os uniformes deles.”

b) - Mas, nem por isso as vítimas desses flagelos deixam de o ser.
“Se considerásseis a vida qual ela é e quão pouca coisa representa com relação ao infinito, menos importância lhe daríeis. Em outra vida, essas vítimas acharão ampla compensação aos seus sofrimentos, se souberem suportá-los sem murmurar.”

Venha por um flagelo a morte, ou por uma causa comum, ninguém deixa por isso de morrer, desde que haja soado a hora da partida. A única diferença, em caso de flagelo, é que maior número parte ao mesmo tempo.

Se, pelo pensamento, pudéssemos elevar-nos de maneira a dominar a Humanidade e abrangê-la em seu conjunto, esses tão terríveis flagelos não nos pareceriam mais do que passageiras tempestades no destino do mundo.

740. Não serão os flagelos, igualmente, provas morais para o homem, por porem-no a braços com as mais aflitivas necessidades?
Os flagelos são provas que dão ao homem ocasião de exercitar a sua inteligência, de demonstrar sua paciência e resignação ante a vontade de Deus e que lhe oferecem ensejo de manifestar seus sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo, se o não domina o egoísmo.”

741. Dado é ao homem conjurar os flagelos que o afligem?
“Em parte, é; não, porém, como geralmente o entendem. Muitos flagelos resultam da imprevidência do homem. À medida que adquire conhecimentos e experiência, ele os vai podendo conjurar, isto é, prevenir, se lhes sabe pesquisar as causas. Contudo, entre os males que afligem a Humanidade, alguns há de caráter geral, que estão nos decretos da Providência e dos quais cada indivíduo recebe, mais ou menos, o contragolpe. A esses nada pode o homem opor, a não ser sua submissão à vontade de Deus. Esses mesmos males, entretanto, ele muitas vezes os agrava pela sua negligência.

Na primeira linha dos flagelos destruidores, naturais e independentes do homem, devem ser colocados a peste, a fome, as inundações, as intempéries fatais às produções da terra. Não tem, porém, o homem encontrado na Ciência, nas obras de arte, no aperfeiçoamento da agricultura, nos afolhamentos e nas irrigações, no estudo das condições higiênicas, meios de impedir, ou, quando menos, de atenuar muitos desastres? Certas regiões, outrora assoladas por terríveis flagelos, não estão hoje preservadas deles? Que não fará, portanto, o homem pelo seu bem-estar material, quando souber aproveitar-se de todos os recursos da sua inteligência e quando aos cuidados da sua conservação pessoal, souber aliar o sentimento de verdadeira caridade para com os seus semelhantes?

Embora um acidente não seja necessariamente um flagelo, no sentido de não poder ser evitado, os seus efeitos no final são os mesmos e por isso coloquei esse texto.

Por isso sou espírita. Respostas claras e diretas, sem floreios, em que podemos conciliar a realidade com a justiça e bondade divinas.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #18 Online: 10 de Agosto de 2007, 18:55:51 »
Huuummm...

Nah, você não conhece o Apod.  Ele conhece o meio e por isso o denuncia.

Não posso deixar de entender, pois estou na mesma situação.  É uma questão de decência básica.
Humm... Presunçoso!!! u.u

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #19 Online: 10 de Agosto de 2007, 18:58:14 »
Huuummm...

O Apod já foi espírita roxo, chegou mesmo a ministrar palestras.

Até o dia em que teve a mente estuprada por ideais ateístas. É um caso curioso de se passar de um extremo ao outro, sem se conhecer o meio termo.

Amor e ódio muitas vezes andam muito próximos. Está mais perto de nós do que pensa... :abraco:

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Agosto de 2007, 19:05:03 »
Esse tópico me lembra o livro de Isaac Asimov Fim da Eternidade onde os condenados a morte são transportados no tempo para locais de tragédias, como aviões ou foguetes.Mas ser condenado por algo que não se lembra é dificil de aceitar.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #21 Online: 10 de Agosto de 2007, 19:44:47 »
Você em corpo pode não saber, mas você espírito sabe. E você entende a palavra "condenação" mais no sentido vingativo, quando ele é eminentemente educativo, apesar de muitas vezes ser também uma punição.

Desculpe mais citações, mas as perguntas do LE respondem melhor a questão do que eu o faria:

392. Por que perde o Espírito encarnado a lembrança do seu passado?
“Não pode o homem, nem deve, saber tudo. Deus assim o quer em Sua sabedoria. Sem o véu que lhe oculta certas coisas, ficaria ofuscado, como quem, sem transição, saísse do escuro para o claro. Esquecido de seu passado ele é mais senhor de si. ”

393. Como pode o homem ser responsável por atos e resgatar faltas de que se não lembra? Como pode aproveitar da experiência de vidas de que se esqueceu? Concebe-se que as tribulações da existência lhe servissem de lição, se se recordasse do que as tenha podido ocasionar. Desde que, porém, disso não se recorda, cada existência é, para ele, como se fosse a primeira e eis que então está sempre a recomeçar. Como conciliar isto com justiça de Deus?
“Em cada nova existência, o homem dispõe de mais inteligência e melhor pode distinguir o bem do mal. Onde o seu mérito se se lembrasse de todo o passado? Quando o Espírito volta à vida anterior (a vida espírita), diante dos olhos se lhe estende toda a sua vida pretérita. Vê as faltas que cometeu e que deram causa ao seu sofrer, assim como de que modo as teria evitado. Reconhece justa a situação em que se acha e busca então uma existência capaz de reparar a que vem de transcorrer. Escolhe provas análogas às de que não soube aproveitar, ou as lutas que considere apropriadas ao seu adiantamento e pede a Espíritos que lhe são superiores que o ajudem na nova empresa que sobre si toma, ciente de que o Espírito, que lhe for dado por guia nessa outra existência, se esforçará pelo levar a reparar suas faltas, dando-lhe uma espécie de intuição das em que incorreu. Tendes essa intuição no pensamento, no desejo criminoso que freqüentemente vos assalta e a que instintivamente resistis, atribuindo, as mais das vezes, essa resistência aos princípios que recebestes de vossos pais, quando é a voz da consciência que vos fala. Essa voz, que é a lembrança do passado, vos adverte para não recairdes nas faltas de que já vos fizestes culpados. Em a nova existência, se sofre com coragem aquelas provas e resiste, o Espírito se eleva e ascende na hierarquia dos Espíritos, ao voltar para o meio deles.”

Não temos, é certo, durante a vida corpórea, lembrança exata do que fomos e do que fizemos em anteriores existências; mas temos de tudo isso a intuição, sendo as nossas tendências instintivas uma reminiscência do passado. E a nossa consciência, que é o desejo que experimentamos de não reincidir nas faltas já cometidas, nos concita à resistência àqueles pendores.

394. Nos mundos mais elevados do que a Terra, onde os que os habitam não se vêem premidos pelas necessidades físicas, pelas enfermidades que nos afligem, os homens compreendem que são mais felizes do que nós? Relativa é, em geral, a felicidade. Sentimo-la, mediante comparação com um estado menos ditoso. Visto que, em suma alguns desses mndos, se bem melhores do que o nosso, ainda não atingiram o estado de perfeição, seus habitantes devem ter motivos de desgostos, embora de gênero diverso dos nossos. Entre nós, o rico, conquanto não sofra as angústias das necessidades materiais, como o pobre, nem por isso se acha isento de tribulações, que lhe tornam amarga a vida. Pergunto então: Na situação em que se encontram, os habitantes desses mundos não se consideram tão infelizes quanto nós, na em que nos vemos, e não se lastimam da sorte, olvidados de existências inferiores que lhes sirvam de termos de comparação?

“Cabem aqui duas respostas distintas. Há mundos, entre os de que falas, cujos habitantes guardam lembrança clara e exata de suas existências passadas. Esses, compreendes, pedem e sabem apreciar a felicidade de que Deus lhes permite fruir. Outros há, porém, cujos habitantes, achando-se, como dizes, em melhores condições do que vós na Terra, não deixam de experimentar grandes desgostos, até desgraças. Esses não apreciam a felicidade de que gozam, pela razão mesma de se não recordarem de um estado mais infeliz. Entretanto, se não a apreciam como homens, apreciam-na como Espíritos.”

No esquecimento das existências anteriormente transcorridas, sobretudo quando foram amarguradas, não há qualquer coisa de providencial e que revela a sabedoria divina? Nos mundos superiores, quando o recordá-las já não constitui pesadelo, é que as vidas desgraçadas se apresentam à memória. Nos mundos inferiores, a lembrança de todas as que se tenham sofrido não agravaria as infelicidades presentes? Concluamos, pois, daí que tudo o que Deus fez é perfeito e que não nos toca criticar-Lhe as obras, nem Lhe ensinar como deveria ter regulado o Universo.

Gravíssimos inconvenientes teria o nos lembrarmos das nossas individualidades anteriores. Em certos casos, humilhar-nos-ia sobremaneira. Em outros nos exaltaria o orgulho, peando-nos em conseqüência, o livre-arbítrio. Para nos melhorarmos, dá-nos Deus exatamente o que nos é necessário e basta: a voz da consciência e os pendores instintivos. Priva-nos do que nos prejudicaria. Acrescentemos que, se nos recordássemos dos nossos precedentes atos pessoais, igualmente nos recordaríamos dos outros homens, do que resultariam talvez os mais desastrosos efeitos para as relações sociais. Nem sempre podendo honrar-nos do nosso passado, melhor é que sobre ele um véu seja lançado. Isto concorda perfeitamente com a doutrina dos Espíritos acerca dos mundos superiores à Terra. Nesses mundos, onde só reina o bem, a reminiscência do passado nada tem de dolorosa. Tal a razão por que neles as criaturas se lembram da sua antecedente existência, como nos lembramos do que fizemos na véspera. Quanto à estada em mundos inferiores, não passa então, como já dissemos, de mau sonho.

399. Sendo as vicissitudes da vida corporal expiação das faltas do passado e, ao mesmo tempo, provas com vistas ao futuro, seguir-se-á que da natureza de tais vicissitudes se possa deduzir de que gênero foi a existência anterior?
“Muito amiúde é isso possível, pois que cada um é punido naquilo por onde pecou. Entretanto, não há que tirar daí uma regra absoluta. As tendências instintivas constituem indício mais seguro, visto que as provas por que passa o Espírito o são, tanto pelo que respeita ao passado, quanto pelo que toca ao futuro.”

Chegando ao termo que a Providência lhe assinou à vida na erraticidade, o próprio Espírito escolhe as provas a que deseja submeter-se para apressar o seu adiantamento, isto é, escolhe meios de adiantar-se e tais provas estão sempre em relação com as faltas que lhe cumpre expiar. Se delas triunfa, eleva-se; se sucumbe, tem que recomeçar.

O Espírito goza sempre do livre-arbítrio. Em virtude dessa liberdade é que escolhe, quando desencarnado, as provas da vida corporal e que, quando encarnado, decide fazer ou não uma coisa procede à escolha entre o bem e o mal. Negar ao homem o livre-arbítrio fora reduzi-lo à condição de máquina.

Mergulhando na vida corpórea, perde o Espírito, momentaneamente, a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as cobrisse. Todavia, conserva algumas vezes vaga consciências, lhe podem ser reveladas. Esta revelação, porém, só os Espíritos superiores espontaneamente lhe fazem, com um fim útil, nunca para satisfazer a vã curiosidade.

As existências futuras, essas em nenhum caso podem ser reveladas, pela razão de que dependem do modo por que o Espírito se sairá da existência atual e da escolha que ulteriormente faça.

O esquecimento das faltas praticadas não constitui obstáculo à melhoria do Espírito, porquanto, se é certo que este não se lembra delas com precisão, não menos certo é que a circunstância de as ter conhecido na erraticidade e de haver desejado repará-las o guia por intuição e lhe dá a idéia de resistir ao mal, idéia que é a voz da consciência, tendo a secundá-la os Espíritos superiores que o assistem, se atende às boas inspirações que lhe dão. O homem não conhece os atos que praticou em suas existências pretéritas, mas pode sempre saber qual o gênero das faltas de que se tornou culpado e qual o cunho predominante do seu caráter. Bastará então julgar do que foi, não pelo que é, sim, pelas suas tendências.

As vicissitudes da vida corpórea constituem expiação das faltas do passado e, simultaneamente, provas com relação ao futuro. Depuram-nos e elevam-nos, se as suportamos resignados e sem murmurar.

A natureza dessas vicissitudes e das provas que sofremos também nos podem esclarecer acerca do que fomos e do que fizemos, do mesmo modo que neste mundo julgamos dos atos de um culpado pelo castigo que lhe inflige a lei. Assim, o orgulhoso será castigado no seu orgulho, mediante a humilhação de uma existência subalterna; o mau-rico, o avarento, pela miséria; o que foi cruel para os outros, pelas crueldades que sofrerá; o tirano, pela escravidão; o mau filho, pela ingratidão de seus filhos; o preguiçoso, por um trabalho forçado, etc.

Pode até não acreditar nas respostas, mas elas são bastante coerentes sob o ponto de vista moral. O esquecimento temporário para nós é uma necessidade.

Um abraço.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2007, 19:47:09 por Leafar »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Agosto de 2007, 01:13:28 »
É sempre assim... papinho sucrilho Kellogs, pra variar... não mudam nunca.

Para interferir e ensinar algo produtivo e útil para a humanidade estes escrotos dos "espíritos superiores" "não podem intervir"... mas para foder com 200 vítimas sim, dai eles podem.

PQP! Que coisa escrota e asquerosa! Existe quem caia nesta balela ainda?

Quanto mais "explicações" (de merda nenhuma)  eu fico sabendo, mais nojo eu tenho deste falcatrua do Kardec.... como pôde inventar algo tão nojento e repulsivo assim? VTNC!

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Agosto de 2007, 02:31:07 »

Provavelmente houve alguma influência, para matá-los todos de uma vez. E não houve violação de livre-arbítrio. Influenciar alguém não é arrastar. A pessoa pode ser sugestionada, mas pode não ir. Neste caso, Deus mataria ela num outro dia logo em seguida.

Deixa eu ver se entendi... Então, provavelmente (como você afirma), não há nehum motivo para culparmos os problemas técnicos dos radares ou erro humano dos controladores de vôo, ou mesmo algum erro dos pilotos do Legacy, pois se trata de algo realizado por Deus. Então todos os problemas técnicos  que levaram indiretamente ao acidente foram pura coincidência. Isso significa que acidentes aéreos são uma boa maneira de Deus matar em massa, para os espíritos pagarem pelos erros do passado.

Então vai uma pergunta: Por que esse tipo de coisa não acontece quando todas as medidas de segurança são tomadas? Por que não ocorrem acidentes aéreos com igual distribuíção entre os países?

É possível um espírita pelo menos admitir que um acidente dessa proporção pode ser simplesmente um acidente, por falhas que nada tem de ligação com o sobrenatural?

741. Dado é ao homem conjurar os flagelos que o afligem?
“Em parte, é; não, porém, como geralmente o entendem. Muitos flagelos resultam da imprevidência do homem. À medida que adquire conhecimentos e experiência, ele os vai podendo conjurar, isto é, prevenir, se lhes sabe pesquisar as causas. Contudo, entre os males que afligem a Humanidade, alguns há de caráter geral, que estão nos decretos da Providência e dos quais cada indivíduo recebe, mais ou menos, o contragolpe. A esses nada pode o homem opor, a não ser sua submissão à vontade de Deus. Esses mesmos males, entretanto, ele muitas vezes os agrava pela sua negligência.”

Então, votar bem para quê? Investir em tecnologia para quê? Se sempre existe um dedo divino na maioria dos acidentes (todos os ocorridos, como esse da Gol), não há porque nos preocuparmos em evitá-los, bastando somente ser um sujeito altruísta e bem-intencionado. Mas se ocorrer um acidente, é porque na outra vida, provavelmente, esse sujeito não era bom.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Agosto de 2007, 07:10:09 »
Lorentz, acho que você está confundindo um pouco, o tópico fala do acidente da TAM, você está citando o da GOL (não que isso faça qualquer diferença, seus argumentos são válidos nos dois casos).

É tão difícil assim admitir que o acidente ocorreu por simples falha humana e/ou técnica, e/ou de infra-estrutura? Tem que necessariamente ter "espíritos" ou "deuses" envolvidos?

Deus realmente é muito justo, vai me matar por um erro que eu cometi em outra vida, do qual eu nem me lembro, e que ele, sendo onisciente, já sabia que eu cometeria... para aproveitar o embalo (melhor usar o atacado que o varejo), ele aproveita para juntar mais 200 pecadores ou "espíritos não tão evoluídos" em um avião, inclusive crianças, que provavelmente nesta vida só tinham a missão de serem incineradas por este deus tão bondoso, e mata logo todo mundo de uma vez. Dessa forma meu espírito aprendeu a lição e na próxima encarnação vai ser bonzinho, apesar do fato de que novamente não se lembrará de nada...

É realmente incrível os malabarismos que os crentes inventam para não aceitar a realidade. Vão desde justificativas de "educação" e punição totalmente absurdas e sem lógica a seres imaginários como deuses e espíritos (talvez o papai noel ou o coelhinho da páscoa tenham alguma coisa a ver com o acidente também).

Deus assim o quer em Sua sabedoria

Se isso é o melhor que este deus tão sábio pode fazer, tá feia a coisa :o...
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!