Autor Tópico: Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs…  (Lida 56572 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re: Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs...
« Resposta #25 Online: 11 de Agosto de 2007, 07:32:21 »
Lorentz, acho que você está confundindo um pouco, o tópico fala do acidente da TAM, você está citando o da GOL

Citei o acidente da Gol por dois motivos:

Primeiro: O acidente da Tam foi mais simples, já o anterior foi uma sucessão de erros, o que o torna mais provável de falhas humanas e não "espirituais".

Segundo:

No acidente da GOL, o R.R. Soares disse, no ar, que se houvesse ao menos 1 justo a bordo, ele teria sobrevivido.

Me recordo que um pastor foi processado por alegar em um culto que os mortos no acidente da GOL na verdade eram pecadores que foram punidos por Deus.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #26 Online: 11 de Agosto de 2007, 09:02:17 »
Deixa eu ver se entendi... Então, provavelmente (como você afirma), não há nehum motivo para culparmos os problemas técnicos dos radares ou erro humano dos controladores de vôo, ou mesmo algum erro dos pilotos do Legacy, pois se trata de algo realizado por Deus. Então todos os problemas técnicos  que levaram indiretamente ao acidente foram pura coincidência. Isso significa que acidentes aéreos são uma boa maneira de Deus matar em massa, para os espíritos pagarem pelos erros do passado.

Então vai uma pergunta: Por que esse tipo de coisa não acontece quando todas as medidas de segurança são tomadas? Por que não ocorrem acidentes aéreos com igual distribuíção entre os países?

É possível um espírita pelo menos admitir que um acidente dessa proporção pode ser simplesmente um acidente, por falhas que nada tem de ligação com o sobrenatural?
Não estou isentando de culpa os pilotos, controladores, equipamentos, etc... Mas quando chega a nossa hora de partir, ela chega... Se todos tivessem sido perfeitos, os pilotos perfeitos, os equipamentos perfeitos, o acidente não ocorreria, eu concordo. Mas então as pessoas morreriam de outro modo, talvez em outro acidente em outra ocasião. Se ninguém, enfim, errar, então as pessoas morrem por causas naturais.

Deus apenas aproveita a oportunidade do erro humano para levar quem já chegou a hora de partir, punir os negligentes ou preguiçosos (que seriam os responsáveis pelo acidente), e criar oportunidades de melhoria, que envolvem o uso da inteligência humana no sentido de desenvolver meios disso não mais ocorrer.

Os espíritos podem até tomar parte no planejamento do evento, mas as condições para ele já existiam e é fruto da imprevidência humana. Os eventuais culpados são culpados mesmo. Se tudo lá fosse perfeito, Deus encontraria outro modo de fazer as pessoas retornarem ao mundo dos espíritos. Se aconteceu lá é porque há oportunidades de melhoria, que são normalmente implementadas mais rapidamente quando o leite derrama.

741. Dado é ao homem conjurar os flagelos que o afligem?
“Em parte, é; não, porém, como geralmente o entendem. Muitos flagelos resultam da imprevidência do homem. À medida que adquire conhecimentos e experiência, ele os vai podendo conjurar, isto é, prevenir, se lhes sabe pesquisar as causas. Contudo, entre os males que afligem a Humanidade, alguns há de caráter geral, que estão nos decretos da Providência e dos quais cada indivíduo recebe, mais ou menos, o contragolpe. A esses nada pode o homem opor, a não ser sua submissão à vontade de Deus. Esses mesmos males, entretanto, ele muitas vezes os agrava pela sua negligência.”

Então, votar bem para quê? Investir em tecnologia para quê? Se sempre existe um dedo divino na maioria dos acidentes (todos os ocorridos, como esse da Gol), não há porque nos preocuparmos em evitá-los, bastando somente ser um sujeito altruísta e bem-intencionado. Mas se ocorrer um acidente, é porque na outra vida, provavelmente, esse sujeito não era bom.
A morte por si só não é uma punição, mas um fenômeno que ocorrerá a todos nós. Todos temos que morrer, bons ou maus, justos ou injustos. O que pode caracterizar uma punição seria apenas um maior sofrimento para que ela ocorra, que no caso dos acidentados dos aviões não durou mais do que alguns minutos, diferente de alguém que tem uma doença incurável, como um câncer, e sofre meses ou anos antes de falecer.

A questão das prevenções dos acidentes já foi falada acima. Quem é negligente e irresponsável um dia será punido. Mas Deus não pode permitir que uma pessoa que ainda não tenha chegado a hora de partir cruze o caminho de um indivíduo desses. Antes de acontecerem acidentes, normalmente há vários avisos, há vários quase acidentes, que é onde o LE afirma que Deus emprega vários outros meios que não a destruição para fazer o homem avançar. Mas muitas vezes este não aproveita e então os flagelos vêm chacoalhar o povo para que saiam da inércia. Os verdadeiros punidos na história na realidade serão os responsáveis pelo acidente, que terão que responder pelas mortes perante os homens além de terem que conviver com a dor na consciência. Quem morreu, já deve estar bem no mundo dos espíritos, até porque, como já dito, se existia algum tipo de karma, este já foi pago e não mais devem, nem a Deus, nem a si mesmos.

Quando conversarmos daqui há alguns anos, vários dos problemas hoje recorrentes com relação à aviação estarão solucionados e, dependendo do esforço que seja feito, o Brasil pode até virar referência em segurança e qualidade de vôo. Há vários exemplos na história onde um período de grande destruição foi seguido por outro de enorme progresso.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #27 Online: 11 de Agosto de 2007, 09:06:44 »
É sempre assim... papinho sucrilho Kellogs, pra variar... não mudam nunca.

Para interferir e ensinar algo produtivo e útil para a humanidade estes escrotos dos "espíritos superiores" "não podem intervir"... mas para foder com 200 vítimas sim, dai eles podem.

PQP! Que coisa escrota e asquerosa! Existe quem caia nesta balela ainda?

Quanto mais "explicações" (de merda nenhuma)  eu fico sabendo, mais nojo eu tenho deste falcatrua do Kardec.... como pôde inventar algo tão nojento e repulsivo assim? VTNC!
Rapaz,

Cada dia que passa você está mais estressado. Se fosse você procurava rever meus conceitos, controlar mais meus instintos, etc... Se não conseguir sozinho, melhor procurar ajuda de um analista ou um psicólogo, antes que venha a precisar de ajuda psiquiatrica.

O ridículo quem passa aqui sou eu. Não sei porque se irrita.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Agosto de 2007, 10:43:05 »
Não é pessoal, Leafar... nada tenho para me irritar com você. É a (i)lógica do espiritismo que me causa nojo.  :ok:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Agosto de 2007, 20:16:39 »
Mas quando chega a nossa hora de partir, ela chega... Se todos tivessem sido perfeitos, os pilotos perfeitos, os equipamentos perfeitos, o acidente não ocorreria, eu concordo. Mas então as pessoas morreriam de outro modo, talvez em outro acidente em outra ocasião. Se ninguém, enfim, errar, então as pessoas morrem por causas naturais.

Leafar, acho estranho falarmos em "hora de partir". Então já existe uma hora pré-determinada para a morte de alguém?

Você então está afirmando que todas aquelas pessoas morreriam em breve (todas as 200  :o, inclusive as crianças) se o acidente não tivesse acontecido? Isso não me parece muito lógico... na verdade eu até arriscaria dizer que é muito, mas muito improvável mesmo.

"Deus prefere os ateus"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Agosto de 2007, 20:37:50 »
não morreriam em breve. morreriam naquele avião, e pronto. como conciliar isso com o livre arbítrio, eu não sei.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #31 Online: 13 de Agosto de 2007, 09:56:23 »
A morte de alguém não depende do livre-arbítrio dela. Alguém planeja e executa, oras! A única coisa que depende do livre-arbítrio é tentar escapar, mas se for um cheque-mate, já era. Há também os acidentes-acidentes, além dos acidentes-negligência. Se todos fossem perfeitos, o avião ainda poderia ter caído por causas naturais; um urubu, quem vai saber? Também só estou conjecturando. Mas ninguém vai embora daqui antes da hora, pois todos temos um objetivo a atingir por aqui, embora não saibamos qual.

Entretanto, essa "hora" de partirmos pode ser uma faixa de tempo, ao invés de ser um ponto no tempo. A minha hora marcada pode ser para esse mês, por exemplo, ao invés de ser para dia 15/08 às 17:30:47.

Um abraço.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 13 de Agosto de 2007, 10:35:18 »
[espírita] Os pedagogos ainda hão de reconhecer o valor didático de se queimar vivas pessoas entre as ferragens de um avião acidentado para que adquiram educação moral [/espírita]

Pessoas essas que não lembram do que "fizeram"....
  ::)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #33 Online: 13 de Agosto de 2007, 11:46:47 »
Já dizia, se não me engano Einstein, que devemos ser simples e não simplistas. Já há uma explicação postada anteriormente sobre as vantagens de se ter o passado temperariamente esquecido. Se não aceita a explicação, tudo bem. Mas não faça de conta que não viu.

Um abraço.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 13 de Agosto de 2007, 12:12:37 »
"Explicação"...? Onde? Cadê?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #35 Online: 13 de Agosto de 2007, 13:27:16 »
Me desculpe, esqueci de dizer onde está. O tópico está enorme e é difícil procurar...

../forum/topic=12216.0.html#msg230737

Mas pra quê? Você não vai mesmo ler, como não leu outros textos que postei no passado... Ou será que houve uma "Mutação" desde a época que era Mussolim?

Um abraço.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 14 de Agosto de 2007, 10:18:19 »
Nada... tô na mesma... Infelizmente eu lia suas baboseiras, mas agora que conheço melhor vc, não faço questão de discutir.... Pra vc o babau já é real e sem mais o que discutir.... Perca de tempo.

Em suma é isso...

Esse argumento não cola conosco. Prove somente que Deus fosse contraditório, que não há como conciliar os fatos com a bondade e justiça divina, e eu me torno ateu no dia seguinte.
Não importa o que eu diga vc virá com: "Mas ele tem algo maior. Não entendemos, mas é algo bom". (...)

Supondo que ele exista e tenha as qualidades que conhecemos (Onipresença, onisciência, onipotência, é onibondoso), com certeza ele saberia outra forma de pôr a situação. Se sabe tudo, então porque “agi” de forma primitivo...? É fácil falar quando a pessoa estuprada, torturada e etc. não é a sua mãe ou um ente querido seu.... Podemos simplesmente dizer: "Na encarnação passada ela fez algo de muito ruim e está pagando por isso hoje" (Sem falar que essa suposta pessoa, pelo que a própria DE ensina, não tem consciência do que fez.... Simplesmente “paga”...) E outra bem simples.... Que lei ou o que impede desse cara aparecer....? Bom, acho que vai responder: "Quem é vc para querer que tal ser apareça". (...) Aí não dá.... Aí Freud....  :sleepy:

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #37 Online: 06 de Setembro de 2007, 18:41:39 »
.... calma ! Segundo a lógica do Espiritismo !

Me recordo que um pastor foi processado por alegar em um culto que os mortos no acidente da GOL na verdade eram pecadores que foram punidos por Deus. Na realidade este argumento pouco difere daquele que neste momento deve estar na cabeça de cada espírita senão exposto publicamente nso diversos centros espírtas pelo país.

Segundo a DE os grandes desatres onde centenas ou milhares morrem conjuntamente nada missão do que expiações aceitas pelos espíritos dos que morreram na progamação de sua vida visando resgatar atitudes que cometeram de forma tão violenta quanto aquelas que ocasionaram sua morte no presente.

Por exemplo, em palestra no "plano espíritual" o "espírito" de André Luiz recebe a seguinte orientação sobre as mortes coletivas em um acidente com uma aeronave :

Assinalando-nos a atitude inequívoca de compreensão e de obediência, como não podia deixar de ser, o chefe da instituição continuou em tom afável, depois de ligeira pausa:

- Imaginemos que fossem analisar as origens da provação a que se acolheram os acidentados de hoje... Surpreenderiam, decerto, delinqüentes que, em outras épocas, atiraram irmãos indefesos do cimo de torres altíssimas, para que seus corpos se espatifassem no chão; companheiros que, em outro tempo, cometeram hediondos crimes sobre o dorso do mar, pondo a pique existências preciosas, ou suicidas que se despenharam de arrojados edifícios ou de picos agrestes, em supremo atestado de rebeldia, perante a Lei, os quais, por enquanto, somente encontraram recurso em tão angustioso episódio para transformarem a própria situação.

Quantos milhares de irmãos encarnados possuímos nós, em cujas contas com os Tribunais Divinos figuram débitos
desse jaca? Entretanto, não desconhecemos que nós, consciências endividadas, podemos melhorar nossos créditos, todos os dias. Quantos romeiros terrenos, em cujos mapas de viagem constam surpresas terríveis, são amparados devidamente para que a morte forçada não lhes assalte o corpo, em razão dos atos louváveis a que se afeiçoam!...

Quantas intercessões da prece ardente conquistam moratórias oportunas para pessoas cujo passo já resvala no cairel do sepulcro?!... quantos deveres sacrificiais granjeiam, para a alma que os aceita de boamente, preciosas vantagens na Vida Superior, onde providências se improvisam para que se lhes amenizem os rigores da provação
necessária?! Bem sabemos que, se uma onda sonora encontra outra, de tal modo que as "cristas" de uma ocorram nos mesmos pontos dos "vales" da outra, esse meio, em conseqüência aí não vibra, tendo-se como resultado o silêncio. Assim é que, gerando novas causas com o bem, praticado hoje, podemos interferir nas causas do mal, praticado ontem, neutralizando-as e reconquistando, com isso, o nosso equilíbrio.

fonte: "Ação e Reação", cap. 18. Livro do "espírito" de André Luiz, "psicografado" por Chico Xavier

Ainda na mensagem "DESENCARNAÇÕES  COLETIVAS" do "espírito" Emannuel em mensagem igualmente "psicografada" por Chico Xavier temos:

Sendo Deus a Bondade Infinita, por que permite a morte aflitiva de tantas pessoas enclausuradas e indefesas, como nos casos dos grandes incêndios?

(Pergunta endereçada a Emmanuel por algumas dezenas de pessoas em reunião pública, na noite de 23-2-1972, em Uberaba, Minas).

RESPOSTA:

Realmente reconhecemos em Deus o Perfeito Amor aliado à Justiça Perfeita. E o Homem, filho de Deus, crescendo em amor, traz consigo a Justiça imanente, convertendo-se, em razão disso, em qualquer situação, no mais severo julgador de si próprio.

Quando retornamos da Terra para o Mundo Espiritual, conscientizados nas responsabilidades próprias, operamos o levantamento dos nossos débitos passados e rogamos os meios precisos a fim de resgatá-los devidamente.

É assim que, muitas vezes, renascemos no Planeta em grupos compromissados para a redenção múltipla.

Invasores ilaqueados pela própria ambição, que esmagávamos coletividades na volúpia do saque, tornamos à Terra com encargos diferentes, mas em regime de encontros marcado para a desencarnação conjunta em acidentes públicos.

Exploradores da comunidade, quando lhe exauríamos as forças em proveito pessoal, pedimos a volta ao corpo denso para facearmos unidos o ápice de epidemias arrasadoras.

Promotores de guerras manejadas para assalto e crueldade pela megalomania do ouro e do poder, em nos fortalecendo para a regeneração, pleiteamos o Plano Físico a fim de sofrermos a morte de partilha, aparentemente imerecida, em acontecimentos de sangue e lágrimas.
Corsários que ateávamos fogo a embarcações e cidade na conquista de presas fáceis, em nos observando no Além com os problemas da culpa, solicitamos o retorno à Terra para a desencarnação coletiva em dolorosos incêndios, inexplicáveis sem a reencarnação..

Criamos a culpa e nós mesmos engenhamos os processos destinados a extinguir-lhe as conseqüências. E a Sabedoria Divina se vale dos nossos esforços e tarefas de resgate e reajuste a fim de induzir-nos a estudos e progressos sempre mais amplos no que diga respeito à nossa própria segurança. É por este motivo que, de todas as calamidades terrestres, o Homem se retira com mais experiência e mais luz no cérebro e no coração, para defender-se e valorizar a vida.

Lamentemos sem desespero, quantos se fizerem vítimas de desastres que nos confrangem a alma. A dor de todos eles é a nossa dor. Os problemas com que se defrontaram são igualmente nossos.

Não nos esqueçamos, porém, de que nunca estamos sem a presença de Misericórdia Divina junto às ocorrências da Divina Justiça, que o sofrimento é invariavelmente reduzido ao mínimo para cada um de nós, que tudo se renova para o bem de todos e que Deus nos concede sempre o melhor.

fonte: http://www.universoespirita.org.br/musica_geia/chico_21.htm

Ah ! A DE ! Quanta beleza, elevação, compaixão, solidariedade e doçura !

[ ]´s

Me venho á visão do pai que botava o filho de castigo por ter feito molecagem, e passava na porta do quarto e dizia, bem feito! quem mandou fazer cagada! Me parece que a logica dos ceticos é que é torta. Segundo essa logica ninguem pode sofrer pelo que fez, pois todo mundo pode dizer que se mereceu, É BEM FEITO pra ele! Diz tambem esta mesma logica que TODO acidente só morre FDP, como se sempre podesse se determinar a causa de morte coletivas, apenas por que alguem disse que seria assim ou assado!
O problema maior é ver na expiação de algo feito no passado, tanto absurdo! Talvez seja almejar tanto, que seja tudo fruto da imaginção, pra não ter que dá conta do que se faz no presente! e assim se livrar de uma possivel punição! é a logica do cetico de plantão....
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #38 Online: 28 de Outubro de 2007, 11:42:38 »
Este acidente foi uma coisa terrível...
Como pôde a ciência não prevêr isto?
Como pôde a tecnologia falhar?

Esqueci que não conseguimos resolver nem os nossos problemas mais simples, imagine estas outras coisas...

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #39 Online: 28 de Outubro de 2007, 13:13:26 »

A ciência não previu? Meu caro, há tempos se sabe que o aeroporto de Congonhas não oferece muita segurança e não tem uma área de escape, veja em outros acidentes com o mesmo equipamento em outros lugares no mundo onde as pessoas sobreviveram justamente pelo aeroporto ter área de escape.

Como pôde a tecnologia falhar?

Tudo é sujeito a falhas. Essa é a condição humana. Achar que a tecnologia nunca falha é bobagem. Até porque se a tecnologia fosse perfeita, ela não iria evoluir.

Esqueci que não conseguimos resolver nem os nossos problemas mais simples, imagine estas outras coisas...

Fale por você. Consigo resolver meus problemas mais simples sim.

Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #40 Online: 28 de Outubro de 2007, 14:10:44 »
737. Com que fim fere Deus a Humanidade por meio de flagelos destruidores?
“Para fazê-la progredir mais depressa. Já não dissemos ser a destruição uma necessidade para a regeneração moral dos Espíritos, que, em cada nova existência, sobem um degrau na escala do aperfeiçoamento? Preciso é que se veja o objetivo, para que os resultados possam ser apreciados. Somente do vosso ponto de vista pessoal os apreciais; daí vem que os qualificais de flagelos, por efeito do prejuízo que vos causam. Essas subversões, porém, são freqüentemente necessárias para que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em alguns anos o que teria exigido muitos séculos.”

Conclusão: Deus manipula os acontecimentos para apressar a evolução moral da humanidade. Mais pessoas devem morrer para que se 'elevem moralmente' mais rápido.

Vamos então analistar o argumento e seus desdobramentos:

A morte então é a eliminação da possibilidade de continuar vivendo (e, moralmente falando, 'enrolando', 'fazendo hora extra no mundo' no dizer dos Racionais, hehehe). Nesse sentido é um castigo, como explicado no ponto 738.
E o pior é que para começar de novo, o espírito volta a encarnar... sem memória nem conclusões !
Como poderia haver uma elevação da espiritualidade desse ser? Digamos então que o espírito 'sente' que errou, e tenta encarnar, já com essa 'consciência'.
E como poderia ser melhor deixar viúva e órfãos ? E como seria melhor se cada vez há mais pessoas no planeta (isto é, mais almas?)

Sem entrar no detalhe de ter que explicar isso para um(a) filho(a) de um dos falecidos, é claro...

738. Para conseguir a melhora da Humanidade, não podia Deus empregar outros meios que não os flagelos destruidores?
“Pode e os emprega todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios. Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a sua fraqueza.”

Então, como disse, Deus pode castigar, e castiga matando.

Agora, será que faz o mesmo entre cupins e tamanduás, lobos, chacais, ovelhas, zebras e guepardos, etc ?

A gripe espanhola então foi provocada para o quê? Vamos então voltar à Idade Média, terra de Boccaccio, a peste dominando e nós tentando desfrutar de breves momentos de alegria num mundo de morte e sofrimento, que aliás, não devemos evitar, pois seria escapar dos desígnios divinos.

O Katrina então não foi descaso na manutenção dos diques, a National geographic mente, Deus tinha que zerar os pontos daqueles todos jazzeros pecadores...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #41 Online: 28 de Outubro de 2007, 15:50:37 »
“Para fazê-la progredir mais depressa. Já não dissemos ser a destruição uma necessidade para a regeneração moral dos Espíritos, que, em cada nova existência, sobem um degrau na escala do aperfeiçoamento? Preciso é que se veja o objetivo, para que os resultados possam ser apreciados. Somente do vosso ponto de vista pessoal os apreciais; daí vem que os qualificais de flagelos, por efeito do prejuízo que vos causam. Essas subversões, porém, são freqüentemente necessárias para que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em alguns anos o que teria exigido muitos séculos.”

Conclusão: Deus manipula os acontecimentos para apressar a evolução moral da humanidade. Mais pessoas devem morrer para que se 'elevem moralmente' mais rápido.
É porque você a morte como uma grande tragédia. A morte é para nós apenas uma passagem para outra vida. Quando causada por agentes naturais, estimula o desenvolvimento da inteligência no sentido de evitar. Quando causada pelo próprio homem, estimula a reforma das instituições sob o ponto de vista moral. As grandes guerras que o digam...

A morte então é a eliminação da possibilidade de continuar vivendo (e, moralmente falando, 'enrolando', 'fazendo hora extra no mundo' no dizer dos Racionais, hehehe). Nesse sentido é um castigo, como explicado no ponto 738.
E o pior é que para começar de novo, o espírito volta a encarnar... sem memória nem conclusões !
A eliminação do "continuar vivendo" é por sua conta, pois o espírito ainda viveria após a morte e poderia retornar a vida corpórea pela reencarnação. A morte não seria necessariamente uma punição, mas uma libertação. O que caracterizaria a punição são as mortes longamente dolorosas, as doenças crônicas, as deficiências, etc... Existem meios de se punir os espíritos pelos abusos de suas faculdades que não seja a morte. A morte propriamente dita é um relâmpago, quase sem importância moral a não ser para os que ficam.

Como poderia haver uma elevação da espiritualidade desse ser? Digamos então que o espírito 'sente' que errou, e tenta encarnar, já com essa 'consciência'.
Cada um sabe, intuitivamente, o que precisa fazer para ser melhor ou para reparar suas eventuais falhas.

E como poderia ser melhor deixar viúva e órfãos ? E como seria melhor se cada vez há mais pessoas no planeta (isto é, mais almas?)

Sem entrar no detalhe de ter que explicar isso para um(a) filho(a) de um dos falecidos, é claro...
Leia a questão 737 acima que você mesmo citou e estará respondido. As dificuldades estimulam o desenvolvimento da inteligência e da moral.

Eu só não entendi a relação entre a quantidade de almas no planeta com o "melhorar-se".

738. Para conseguir a melhora da Humanidade, não podia Deus empregar outros meios que não os flagelos destruidores?
“Pode e os emprega todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios. Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a sua fraqueza.”

Agora, será que faz o mesmo entre cupins e tamanduás, lobos, chacais, ovelhas, zebras e guepardos, etc ?

A gripe espanhola então foi provocada para o quê? Vamos então voltar à Idade Média, terra de Boccaccio, a peste dominando e nós tentando desfrutar de breves momentos de alegria num mundo de morte e sofrimento, que aliás, não devemos evitar, pois seria escapar dos desígnios divinos.

O Katrina então não foi descaso na manutenção dos diques, a National geographic mente, Deus tinha que zerar os pontos daqueles todos jazzeros pecadores...
Mais uma vez, segundo o Espiritismo, Deus não castiga matando. Deus castiga pelo sofrimento, o que é muito diferente.

Segundo o Espiritismo, devemos procurar ser o mais felizes que pudermos na Terra. O Espiritismo só diz que, em caso não tenhamos tudo aquilo que almejamos e lutamos, devemos nos resignar com a situação e não nos revoltarmos contra a Providência Divina, dizendo "não existe" ou "é injusta".

Permiti que um antigo dignitário da Táurida abençoe vossos dois filhos. Possam eles, sob a égide das respectivas mães, tornar-se inteligentes em tudo e ser para vós causa de reais satisfações! Desejo que sejam espíritos convictos, isto é, de tal modo se saturem da idéia de outras vidas, dos princípios de fraternidade, de caridade e de solidariedade, que os acontecimentos, que se precipitarão quando eles estiverem em idade de consciência e de razão, não os espantem, nem lhes enfraqueçam a confiança na justiça divina, em meio das provas por que tem a Humanidade de passar.

Fonte: Obras Póstumas - Precursores da Tempestade (1866).

Aliás, o homem é infeliz porque busca a felicidade nas coisas transitórias ou materiais: num carro comprado, numa faculdade terminada, num emprego conseguido, numa casinha adquirida, em bens modestos, no sucesso pessoal e profissional, nas diversões, no lazer, num projeto de vida, etc... Tudo coisas que lhe podem ser tiradas e que não estão sob o seu controle manter. O dia em que buscar a felicidade na sabedoria, na resignação, no trabalho e na fé, será feliz vivendo numa mansão ou no fogo cruzado de uma guerra.

Eu entendo, contudo, a sua revolta e melancolia, por tudo o que vê à sua volta, que lhe parece injusto e que não pode evitar. Mas não partilhamos dos seus sentimentos, pode estar certo.

Um abraço.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #42 Online: 29 de Outubro de 2007, 12:08:42 »

É porque você a morte como uma grande tragédia. A morte é para nós apenas uma passagem para outra vida. Quando causada por agentes naturais, estimula o desenvolvimento da inteligência no sentido de evitar. Quando causada pelo próprio homem, estimula a reforma das instituições sob o ponto de vista moral. As grandes guerras que o digam...

A eliminação do "continuar vivendo" é por sua conta, pois o espírito ainda viveria após a morte e poderia retornar a vida corpórea pela reencarnação. A morte não seria necessariamente uma punição, mas uma libertação. O que caracterizaria a punição são as mortes longamente dolorosas, as doenças crônicas, as deficiências, etc... Existem meios de se punir os espíritos pelos abusos de suas faculdades que não seja a morte. A morte propriamente dita é um relâmpago, quase sem importância moral a não ser para os que ficam.

Cada um sabe, intuitivamente, o que precisa fazer para ser melhor ou para reparar suas eventuais falhas.

Leia a questão 737 acima que você mesmo citou e estará respondido. As dificuldades estimulam o desenvolvimento da inteligência e da moral.

Eu só não entendi a relação entre a quantidade de almas no planeta com o "melhorar-se".

Mais uma vez, segundo o Espiritismo, Deus não castiga matando. Deus castiga pelo sofrimento, o que é muito diferente.

Segundo o Espiritismo, devemos procurar ser o mais felizes que pudermos na Terra. O Espiritismo só diz que, em caso não tenhamos tudo aquilo que almejamos e lutamos, devemos nos resignar com a situação e não nos revoltarmos contra a Providência Divina, dizendo "não existe" ou "é injusta".

Permiti que um antigo dignitário da Táurida abençoe vossos dois filhos. Possam eles, sob a égide das respectivas mães, tornar-se inteligentes em tudo e ser para vós causa de reais satisfações! Desejo que sejam espíritos convictos, isto é, de tal modo se saturem da idéia de outras vidas, dos princípios de fraternidade, de caridade e de solidariedade, que os acontecimentos, que se precipitarão quando eles estiverem em idade de consciência e de razão, não os espantem, nem lhes enfraqueçam a confiança na justiça divina, em meio das provas por que tem a Humanidade de passar.

Fonte: Obras Póstumas - Precursores da Tempestade (1866).

Aliás, o homem é infeliz porque busca a felicidade nas coisas transitórias ou materiais: num carro comprado, numa faculdade terminada, num emprego conseguido, numa casinha adquirida, em bens modestos, no sucesso pessoal e profissional, nas diversões, no lazer, num projeto de vida, etc... Tudo coisas que lhe podem ser tiradas e que não estão sob o seu controle manter. O dia em que buscar a felicidade na sabedoria, na resignação, no trabalho e na fé, será feliz vivendo numa mansão ou no fogo cruzado de uma guerra.

Eu entendo, contudo, a sua revolta e melancolia, por tudo o que vê à sua volta, que lhe parece injusto e que não pode evitar. Mas não partilhamos dos seus sentimentos, pode estar certo.

Um abraço.

Esclarecedor!
Volte Sempre!
Um abraço.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 29 de Outubro de 2007, 21:58:34 »

Eu sou infeliz porque tenho que ler tanta besteira... quero ver qual sábio resignado, trabalhador e crente vai ser feliz no "fogo cruzado da guerra"... acho que não tem um que não esqueceria todos esses atributos e sai correndo, inclusive o Kardec.
"Deus prefere os ateus"

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #44 Online: 29 de Outubro de 2007, 22:06:48 »

Eu sou infeliz porque tenho que ler tanta besteira... quero ver qual sábio resignado, trabalhador e crente vai ser feliz no "fogo cruzado da guerra"... acho que não tem um que não esqueceria todos esses atributos e sai correndo, inclusive o Kardec.

Ninguém disse isso, meu caro. Ninguém está propondo entrar num estado de nirvana em profunda meditação enquanto as balas zunem para lá ou para cá. Só disse que a situação não é suficiente para abalar a felicidade daquele que tem a consciência tranqüila e a sensação do dever cumprido. Lembra dos primeiros cristãos cantando na cova dos leões; ou de John Huss cantando na fogueira? É a isso que me refiro. Um dia, quem sabe, entenderá.

É claro que a própria felicidade pode ser ofuscada ao ver-se várias pessoas adquirindo mais dívidas, que depois terão que resgatar. Mas isso faz parte do show da vida.

Aliás, preservar a própria vida é um dever do ser humano. Quem não faz isso não pode ter a consciência tranquila do dever cumprido e, logo, será infeliz.

Um abraço.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2007, 22:09:35 por Leafar »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 29 de Outubro de 2007, 22:26:28 »
Um dia, quem sabe, entenderá.

É, quem sabe um dia... quando eu for tão bom quanto vocês, espíritas, ou qualquer outro credo. Os crentes quase sempre posam como se soubessem um grande segredo oculto e são melhores do que os demais por acreditar na crença que acreditam, e por isso estão sempre deixando algo no ar... posturazinha arrogante e prepotente... e depois ainda tem a cara de pau de falar de "humildade".
"Deus prefere os ateus"

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 30 de Outubro de 2007, 00:26:35 »
O engraçado é que cada qual tem seu tipo de deixar "a coisa no ar".... Os evangélicos é com um 'vc vai vê, feladaputa.... Depois que tiver torrado, vai vê..., os espíritas com poses de sabe tudo e evolução de todos, e por aí vai.....  :hihi:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 30 de Outubro de 2007, 01:24:32 »

Não!

E a religião, consegue merda alguma? Não, né?!?

Aliás... a religião consegue levar de SP ao RJ em 45 min.? Não né?
Falando nisto... que catzo a religião consegue mesmo?  :histeria:

Pois é... dor de cabeça a tecnologia resolve... a religião não....

Que coisa terrível é a religião... nem dor de cabeça e nem desastre de avião!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #48 Online: 30 de Outubro de 2007, 07:49:06 »

Eu não estava concordando ou discordando, estava resumindo. Eu vejo a morte como o fim da vida.

Se existisse espírito e ele pudesse reencarnar, enquanto não encarnado, não está vivo. E além disso sua memória, sua casa, seus filhos, pais, mães, árvores, contas, contos, escritos, pensamentos, foi tudo pro saco. Literalmente.

Quanto a ser um castigo, não são palavras minhas e sim do código (ponto 738 diz claramente 'Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a sua fraqueza').

É isso que estou supondo. Mas a opção você há de concordar de que não é la muito boa: um ser que não se manifesta elimina do universo um ser que não seguiu suas regras não escritas, lhe tira a memória e este espírito encarna novamente.

Uma outra opção seria o deus vivo se manifestar mais claramente, não acha ? Acabaria com um bocado de confusão.

Eu pensei isso e não respondi por achar cruel demais.

Se há mais almas para melhorar, o 'nível médio' destas não melhora. Isto é, é como se a cada sala da 5ta série entrasse gente da 1a, da 2da, da 3a série a cada ano. Alguns 'passaram de ano' mas temos mais 'novatos'.

Já falei que estou pegando as palavras do código. Você não quer ler o que está lá.

E pelo que parece teremos que comemorar cada gripe espanhola e Katrina, porque muitas almas 'resetaram'.

(O resto merece outro post, então estou separando)

--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #49 Online: 30 de Outubro de 2007, 07:58:36 »
Citação de: Leafar

Ateísmo não é inconformismo. Nada mais estou fazendo que ligando os pontos, tentando concluir. Você quer antes de tudo acreditar.

Se não tenho o que almejo, tanto melhor, busco tê-lo, e se não o tiver, o caminho para tentar achá-lo é o que conta. Como diz o poeta (Machado) 'Caminante, no hay camino y al volver la vista atrás / se ve la senda que nunca se ha de volver a pisar'.

Traduzindo porcamente: 'Caminhante, não há caminho, e ao voltar a vista atrás, vê-se a trilha que nunca mais será pisada'.

Citação de: Leafar

Um abraço.

Melancolia ? Na verdade se chama lógica. E eu não estou tristinho, estou lhe mostrando contradições. Por outro lado a minha felicidade não é nada disso, mas não tenho certeza de que saiba viver com a contradição de que ateus não são revoltadinhos tristes ou 'materialistas' (no sentido ruim do termo) fracassados.

--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!