Fazendo isso é que você percebe que, um bom espírita, crendo no Espiritismo, é integralmente consolado. Já um bom evangélico, crendo no protestantismo, não é consolado (pelo menos não integralmente). Um bom materialista, crendo no materialismo, não é consolado integralmente, e assim sucessivamente.
Por que um bom evangélico não seria 'consolado' ? Não morreria feliz de ser abraçado pelo Pai e de ter julgado no Juízo Final e etc ? Entendi corretamente o que quis dizer com 'consolado' ?
E, ainda, se entendi corretamente, como bom materialista (ou seria estoico?, deixo a pergunta no ar), lhe digo: o fato é que inventar credos para ficar consolado não é estudar a realidade. A realidade é o que é. A água ferve a 100C, nas nossas condições de temperatura e pressão. Você está captando a emissão eletromagnética da mensagem que escrevi kilómetros a distãncia. Os animais caçam para viver. É assim. Se isso o deixa desconsolado, é imcompreensão da realidade ou outro motivo pelo qual você pretende que a justiça humana recaia sobre todo o universo.
Você se sente desconsolado de saber que os animais nos caçamos para viver ? Ou que a força do vento pode levar um navio contra as pedras ?