Alguém já deve o desprazer de ler um livreco safado em que o espirito de Adolf Hitler "explicava" que no além vida carrascos e vitimas se equivaliam ?
Não. Não li o livro. Mas somos todos irmãos. Irmãos que brigam, mas irmãos.
O "se equivaliam" é relativo. As vítimas teriam sido outrora carrascos, que provavelmente se arrependeram e expiaram. Estariam livres. Os carrascos, ao contrário, seriam espíritos a se arrependerem e a expiarem, para só depois estarem livres da culpa.
Que os milhoes de judeus mortos eram espiritos que em outras vidas foram os assassinos de outras pessoas ?
Uma vez que se admita a sobrevivência da alma e a preservação de sua individualidade e consciência, não poderia ser de outra forma. Não podemos conceber que a verdadeira justiça exponha ao sofrimento quem nada deve.
Que a agora desencarnado Hitler compreendia que havia sido o instrumento para elevar outros espiritos...
...Infelizmente, a maioria, desconhecendo a voz de Deus, persistirá na sua cegueira e a resistência que virá a opor mascarará, por meio de terríveis lutas, o fim do reinado dos que a constituem. Desvairados, correrão à sua própria perda; provocarão destruições que darão origem a um sem-número de flagelos e de calamidades, de sorte que, sem o quererem, apressarão o advento da era de renovação. (Obras Póstumas - Regeneração da Humanidade - 25/04/1866)
...e que ele e outros nazistas iriam voltar para sofrerem e expiar agora seus pecados ?
Depende. Voltar, com certeza. Se para a Terra, é outra história:
Com referência a essa emigração de Espíritos, ninguém pretenda que todos os Espíritos retardatários serão expulsos da Terra e relegados para mundos inferiores. Muitos, ao contrário, aí hão de voltar, porque muitos cederão ao império das circunstâncias e do exemplo; neles, a casca está mais estragada do que o cerne. Uma vez subtraídos à influência da matéria e dos prejuízos do mundo corporal, eles, em sua maioria, verão as coisas de maneira inteiramente diversa da que as viam quando vivos, conforme os numerosos casos que já tendes apreciado. Para isso, terão a ajudá-los os Espíritos bons, que por eles se interessam e que se esforçam por esclarecê-los e por lhes mostrar que errado era o caminho que trilhavam. Pelas vossas preces e exortações, podeis contribuir muito para que se melhorem, porque há perpétua solidariedade entre os mortos e os vivos.
Aqueles, conseguintemente, poderão voltar e se sentirão felizes, porque isso lhes será uma recompensa. Que importa o que tenham sido e feito, se animados de melhores sentimentos se encontram? Longe de se mostrarem hostis à sociedade, serão seus auxiliares úteis, porquanto pertencerão à geração nova.
Não haverá, pois, exclusão definitiva, senão dos Espíritos substancialmente rebeldes, daqueles que o orgulho e o egoísmo, mais do que a ignorância, tornaram surdos aos apelos do bem e da razão. Esses mesmos, porém, não estarão votados a perene inferioridade. Dia virá em que repudiarão o passado e abrirão os olhos para a luz.
Assim, orai por esses endurecidos, a fim de que se emendem enquanto ainda é tempo, visto que se aproxima o dia da expiação. (Obras Póstumas - Regeneração da Humanidade - 25/04/1866)
É de me dar enjoo, e pensar que muita gente boa que não se encaixa nas religiões tradicionais vem buscar refugio para entender o mundo nessa coisa ignobil chamada carma.
Eu prefiro usar, ao invés de "carma", "causa e efeito, por representar melhor a idéia. A palavra "carma" subentende sempre punição, enquanto "causa e efeito" sugere também a idéia de recompensa, caso as causas sejam boas.
De qualquer forma, a lei de causa e efeito é uma verdade ou não é. Se for, não adianta sentir enjôo, pois será aplicada tanto a mim quanto a você e a todos os que crêem ou não nela. Se não for, pelo menos essa idéia sugere conforto para os que são bons e temor para os que são maus (claro, para quem crê nessa lei).
"Se estou certo, todos acabarão por pensar como eu; se estou errado, eu acabarei por pensar como todos."
Um abraço.