Autor Tópico: João de Deus  (Lida 25239 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
João de Deus
« Online: 20 de Agosto de 2007, 10:17:19 »
Passou ontem no Discovery, o programa "os extraordinários" e a bola da vez era o sujeito chamado João de Deus, que vive em Goiás e é um "médium", um "curador".

Alguém tem mais informações à respeito ou algo que demonstra o quão parcial foi a reportagem??
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Suyndara

• Visitante
Re: João de Deus
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2007, 12:32:34 »
Passou ontem no Discovery, o programa "os extraordinários" e a bola da vez era o sujeito chamado João de Deus, que vive em Goiás e é um "médium", um "curador".

Alguém tem mais informações à respeito ou algo que demonstra o quão parcial foi a reportagem??

Amon,

Não vi a reportagem, mas o dito cujo mora no interior de Goiás e existem até peregrinações até lá :wink:

É uma espécie de "Dr Fritz", ele faz cirurgias espirituais e "garrafadas" e o centro espírita é sempre lotado de fiéis que juram que são curados...

Não tem nada de muita novidade, mas pode-se dizer que é mais um "fenômeno mediúnico" não comprovado :P

[]s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2007, 12:34:50 »
A propósito, fica pertinho de brasília:

http://onibusparaoceu.com/casa.htm

E aqui a estorinha dele: http://www.abadiania.hpg.ig.com.br/joao.html

[]s

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2007, 08:49:21 »
Eu vi o documentário, eu tenho a cabeça aberta e tals, mas sei lá. Acho que tudo depende da própria pessoa, e devem existir muitos casos de doenças puramente psicologicas que se "curam" com ajuda do propósito de ficar bom.

Mas quanto ao cara ter alguma habilidade especial, permaneço cético, msm porque o documentário não provou nada.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Suyndara

• Visitante
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2007, 09:04:26 »
É apenas um velhinho bonzinho que acha que cura as pessoas  8-)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2007, 10:01:11 »
Tem alguma explicação para o fato das pessoas não sentirem dor ao serem cortadas, terem tesouras enfiadas no nariz etc??
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Suyndara

• Visitante
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2007, 14:28:55 »
Tem alguma explicação para o fato das pessoas não sentirem dor ao serem cortadas, terem tesouras enfiadas no nariz etc??

Deve ser auto-sugestão também, não?

Algumas pessoas passam por hipnose e fazem cirurgias sem anestesia e não sentem dor :wink:

Deve ser um processo parecido...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2007, 10:46:04 »

Algumas pessoas passam por hipnose e fazem cirurgias sem anestesia e não sentem dor :wink:

Não...achei estranho devido a narrativa de uma "operada". Ela disse que segundos antes do primeiro corte ela estava muito aflita da dor que poderia sentir em decorrência do corte sem anestesia, mas que quando começou a "cirurgia", ela sentia apenas seus movimentos, os cortes e tal, mas sem dor, o que foi um alívio para ela.

Se ela estava anciosa e com medo de sentir significa que não estava hipnotizada, e não havia auto-sugestão, já que ela temia de fato a dor. Se ela fosse para a cirurgia absolutamente convicta de que não haveria dor alguma, poderia ser auto-sugestão, mas não me parece o caso...

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2007, 10:37:44 »
Exatamente, saiu a reportagem na época tambem...

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78763-6014-484,00.html

João de Deus opera sem anestesia e sem limpar os instrumentos cirurgicos entre uma operação e outra, e ninguém sente dor ou se infecta.

É incrivel, o programa vai passar novamente no discovery dia 29 (acho). mas é claro que os céticos aqui do forum vão inventar alguma desculpa para desmerecer o velhinho... As provas estão lá pra qualquer um ver...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2007, 11:31:17 »
Me lembro da época que o "Dr" Fritz fazia sucesso junto a mídia... era divulgado exatamente a mesmíssima coisa, que ninguém se infectava. Passado o estardalhaço da mídia, centenas de casos de contaminação (e até mortes em decorrência) apareceram. A "sujeira" é varrida para debaixo do tapete... mostra-se somente o que interessa... mas as consequências posteriores, a médio e longo prazo, isto não é conveniente mostrar.

Nada de novo...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2007, 14:32:17 »
Exatamente, saiu a reportagem na época tambem...

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78763-6014-484,00.html

João de Deus opera sem anestesia e sem limpar os instrumentos cirurgicos entre uma operação e outra, e ninguém sente dor ou se infecta.

É incrivel, o programa vai passar novamente no discovery dia 29 (acho). mas é claro que os céticos aqui do forum vão inventar alguma desculpa para desmerecer o velhinho... As provas estão lá pra qualquer um ver...

Provas???
Se é assim, basta ler a Folha Universal e ver como acontecem mudanças na vida de pessoas que aceitam Jesus. As provas estão lá pra qualquer um ver.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2007, 14:43:14 »

Não...achei estranho devido a narrativa de uma "operada". Ela disse que segundos antes do primeiro corte ela estava muito aflita da dor que poderia sentir em decorrência do corte sem anestesia, mas que quando começou a "cirurgia", ela sentia apenas seus movimentos, os cortes e tal, mas sem dor, o que foi um alívio para ela.

Se ela estava anciosa e com medo de sentir significa que não estava hipnotizada, e não havia auto-sugestão, já que ela temia de fato a dor. Se ela fosse para a cirurgia absolutamente convicta de que não haveria dor alguma, poderia ser auto-sugestão, mas não me parece o caso...

Mas quem garante que há cortes de fato? O próprio depoimento da operada me faz lembrar Pen & Teller fazendo "cirurgias mediúnicas" usando um dedo falso cheio de miúdos de galinha ensanguentados e uma esponja molhada.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2007, 17:28:11 »
Eu queria ver de perto... só assim pra eu acreditar... :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2007, 19:48:19 »
Tá fácil. Arrumem um céptico (serve um pseudo-céptico, também) doente e levem até lá.

Se ele sair curado...
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2007, 19:50:50 »
A da Natasha caiu por água. Foi muito bom ver a carinha de tristeza dela quando foi reprovada no teste.

Esse do Brasil eu não vi

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Agosto de 2007, 21:04:24 »
Tá fácil. Arrumem um céptico (serve um pseudo-céptico, também) doente e levem até lá.

Se ele sair curado...

E se ele morrer?  :hein:

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #16 Online: 25 de Agosto de 2007, 21:40:36 »

Se ele sair curado...
Se ele morrer não vai poder contestar :histeria:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Agosto de 2007, 22:51:27 »

Se ele sair curado...

Não é esta a questão...

O problema é que por causa destes vigaristas charlatões do caralho, centenas de pessoas, loucas, abandonam tratamentos médicos sérios... e quando morrem, em decorrência disto, estes vigaristas eximem-se da culpa.... foi "pouca fé".

Estes calhordas deveriam serem presos e apodrecerem na cadeia por exercício ilegal de medicina... em um país sério seria assim, só que estamos no Brasil... deve ser por isto que o kardecismo só emplacou aqui. No Brasil qualquer merda emplaca, vide o Medir Maiscedo e corja assemelhada.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2007, 22:57:06 por Spitfire »

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Agosto de 2007, 10:58:43 »

Menos um pseudo-céptico no mundo! Lamentarei se for um verdadeiro céptico...hehe.

Mas falando sério, será pelo bem da ciência!

Vídeo do youtube com a matéria do discovery:

http://www.youtube.com/watch?v=qyA-mkOrye8&mode=related&search=
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Agosto de 2007, 19:48:13 »
Quem esta assistindo o Nat Geo neste momento esta sendo brindado com um magnífico programa a este respeito.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #20 Online: 27 de Agosto de 2007, 10:30:16 »

Se ele sair curado...

Não é esta a questão...

O problema é que por causa destes vigaristas charlatões do caralho, centenas de pessoas, loucas, abandonam tratamentos médicos sérios... e quando morrem, em decorrência disto, estes vigaristas eximem-se da culpa.... foi "pouca fé".

Estes calhordas deveriam serem presos e apodrecerem na cadeia por exercício ilegal de medicina... em um país sério seria assim, só que estamos no Brasil... deve ser por isto que o kardecismo só emplacou aqui. No Brasil qualquer merda emplaca, vide o Medir Maiscedo e corja assemelhada.

Se ele sair curado...

É pertinho de brasília...

Mas já num vou mais :P

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Agosto de 2007, 16:19:14 »

Mas quem garante que há cortes de fato? O próprio depoimento da operada me faz lembrar Pen & Teller fazendo "cirurgias mediúnicas" usando um dedo falso cheio de miúdos de galinha ensanguentados e uma esponja molhada.

Eu sei de tudo isso. Mas até agora não vi ninguém desmascarando o sujeito. E eu ainda dou certo crédito ao discovery que foi lá e filmou tudo. Se algo é feito como eu suponho, é bem feito. Queria saber se ele já foi alguma vez desmascarado ou alguma outra explicação.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Agosto de 2007, 17:05:10 »
Ontem no programa da Nat Geo chamado Mito ou Realidade abordaram alguns destes casos.... mostraram os "voadores yoges", os sufistas e os gurus indianos.

Este tipo de coisa não é exclusividade... mostrou na Nat Geo um sujeito, islâmico, com uma faca, cravada até a metade, no topo do crânio. 

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #23 Online: 27 de Agosto de 2007, 17:12:44 »
Ontem no programa da Nat Geo chamado Mito ou Realidade abordaram alguns destes casos.... mostraram os "voadores yoges", os sufistas e os gurus indianos.

Este tipo de coisa não é exclusividade... mostrou na Nat Geo um sujeito, islâmico, com uma faca, cravada até a metade, no topo do crânio. 

E qual era o truque desse cara?? :hein:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Agosto de 2007, 17:17:35 »

E qual era o truque desse cara?? :hein:

Não sei... não foi filmado por pessoas isentas.
Mas mostraram também o ponto de vista cético. Não prestei muita atenção no programa porque estava arrumando minhas filhotinhas para leva-las para a casa da mãe delas... até em função disto dei um "toque" no fórum para o pessoal que estivesse disponível desse uma olhada.  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!