Autor Tópico: As Aventuras de um Vegetarista num Almoço Regado a Carne  (Lida 9202 vezes)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: As Aventuras de um Vegetarista num Almoço Regado a Carne
« Resposta #50 Online: 26 de Agosto de 2007, 23:08:03 »
Grama acaba, precisa ser plantada novamente. O solo também desgasta, precisa ser tratado.
Traga o gado de Minas pro RS então, pois aqui a grama (pasto) nasce denovo sem precisar plantar, aliás nunca precisou pois a grama é nativa na região dos pampas e não há tratamento especial para o solo, apenas no inverno é que há escassez, mas aí o pessoal planta azevem, os bixo côme sem reclamar...

Ao invés de plantar grama, poderia ser plantado outro tipo de alimento, que provavelmente eu comeria.
Novamente, ninguém planta grama pro gado, pelo menos não os meus conhecidos e familiares que ainda são ligados ao interior e acredito que nem os grandes criadores plantam. Não se preocupe, você encontrará algum lugar no Brasil para plantar seus legumes e hortaliças, não precisa chegar ao ponto de pensar que daqui 5 ou 10 anos vai disputar terra com o gado.   :ok:

Isso sem falar na água, que além de ser usada na produção de alimentos do gado é usada pra lavar carcaças e saciar o próprio boi.
Nada que um pequeno açude ou até mesmo um riacho não resolva.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #51 Online: 26 de Agosto de 2007, 23:25:56 »
Grama acaba, precisa ser plantada novamente. O solo também desgasta, precisa ser tratado.
Traga o gado de Minas pro RS então, pois aqui a grama (pasto) nasce denovo sem precisar plantar, aliás nunca precisou pois a grama é nativa na região dos pampas e não há tratamento especial para o solo, apenas no inverno é que há escassez, mas aí o pessoal planta azevem, os bixo côme sem reclamar...

Ao invés de plantar grama, poderia ser plantado outro tipo de alimento, que provavelmente eu comeria.
Novamente, ninguém planta grama pro gado, pelo menos não os meus conhecidos e familiares que ainda são ligados ao interior e acredito que nem os grandes criadores plantam. Não se preocupe, você encontrará algum lugar no Brasil para plantar seus legumes e hortaliças, não precisa chegar ao ponto de pensar que daqui 5 ou 10 anos vai disputar terra com o gado.   :ok:

Isso sem falar na água, que além de ser usada na produção de alimentos do gado é usada pra lavar carcaças e saciar o próprio boi.
Nada que um pequeno açude ou até mesmo um riacho não resolva.

Isso aí no RS, que mesmo no Brasil não chega perto do MS na pecuária...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 26 de Agosto de 2007, 23:34:16 »
Na estância do meu tio (pampa gaúcho) ele anda tentando plantar cana-de-açúcar em alguns lugares para o gado se alimentar no inverno.

Bem-vindo de volta, Euzébio. Sobre sua aventura, acho que o humor deve ser combatido com mais humor...hehe

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 27 de Agosto de 2007, 01:14:10 »
whisky comparado a maconha foi foda...
nada haver..

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 27 de Agosto de 2007, 03:20:02 »
Pesando que o sofrimento do animal é apenas 1 e o alívio ao sofrimento da fome com a carne deste animal proporciona, penso que é bem simples a equação. Qual situação causa mais sofrimento e qual não causa tanto sofrimento assim. Sempre opto pela via mais prática e sensata.

Mas é muito fácil para nós, moradores de grandes cidades, em uma região com bastante recurso agrícola, sermos vegetarianos... quero ver convencer um esquimó, lá no meio do gelo do Alaska, por exemplo, a abandonar a carne e cultivar só vegetais para se alimentar... ou uma tribo nômade no meio do deserto.

Além do mais, a prática agrícola danifica o solo e agride o meio ambiente mais do que a pecuária... ou será que se esquecem que para cultivar vegetais em larga escala, para alimentar uma população mundial exclusivamente com vegetais, usaríamos muito mais fertilizantes e agro-tóxicos. E o meio ambiente natural que teria que ser destruído para aumentar a produção agrícola? E as espécies que seriam levadas a extinção em decorrência de criar-se mais terras agriculturaveis? E os rios poluídos? Os vegans tem a mínima idéia do impacto ambiental que uma simples plantação de arroz causa aos rios???

Este apelo pseudo-ecológico não cola... é furada.

Li um papo sobre galinhas.... pois é... também acho um absurdo que um pé de pêssego produza frutos  em menos de 4 anos, imaginem a quantidade de fertilizantes e agro-tóxicos utilizados para isto. Agora vai ver o que causa mais dano a saúde do consumidor e também o que causa mais dano ambiental.

Ideologias no papel é tudo muito lindo... tão "politicamente correto"... pena que na prática é tudo a mesmíssima merda.   

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #55 Online: 27 de Agosto de 2007, 03:45:48 »
Pesando que o sofrimento do animal é apenas 1 e o alívio ao sofrimento da fome com a carne deste animal proporciona, penso que é bem simples a equação. Qual situação causa mais sofrimento e qual não causa tanto sofrimento assim. Sempre opto pela via mais prática e sensata.

O problema da maioria dos vegetarianos é querer cessamento da produção de carne. Eu penso por outro lado, acho que devemos racionar. Carne é apenas um pedaço pequeno da pirâmide alimentar. Como já citei no tópico, ainda há necessidade de alimentar, por exemplo, animais de estimação (que são carnívoros).

É possível aliviar a fome com vegetais em boa parte da população, se podemos diminuir o consumo de carne sem prejudicar (e talvez até melhorar) a saúde, por que não? Em outras palavras.. se dá pra viver muito bem com 100g de carne por dia, por que consumir 400g?

Mas é muito fácil para nós, moradores de grandes cidades, em uma região com bastante recurso agrícola, sermos vegetarianos... quero ver convencer um esquimó, lá no meio do gelo do Alaska, por exemplo, a abandonar a carne e cultivar só vegetais para se alimentar... ou uma tribo nômade no meio do deserto.

Tudo tem limites, claro... nem todo vegetariano (ou simpatizante, como eu) pensa que todos os humanos devem comer apenas vegetais.

Além do mais, a prática agrícola danifica o solo e agride o meio ambiente mais do que a pecuária... ou será que se esquecem que para cultivar vegetais em larga escala, para alimentar uma população mundial exclusivamente com vegetais, usaríamos muito mais fertilizantes e agro-tóxicos. E o meio ambiente natural que teria que ser destruído para aumentar a produção agrícola? E as espécies que seriam levadas a extinção em decorrência de criar-se mais terras agriculturaveis? E os rios poluídos? Os vegans tem a mínima idéia do impacto ambiental que uma simples plantação de arroz causa aos rios???

Você tá falando de monoculturas, de coisas focadas em ganhar dinheiro. Plantação com intuito de ganhar dinheiro nunca vai ser ecológico, o que dá dinheiro é justamente desgastar a natureza. No entanto, como já citei nesse tópico, é possível (embora não seja lucrativo) fazer rotação de culturas, plantações diversificadas e controle biológico de pragas. Há o que melhorar no impacto ambiental de plantações, já na produção de gado não há muito o que fazer.

A questão do espaço já foi abordada. Diminuindo pastos e parando de produzir pra alimentar animais a quantidade de terra cultivável aumentaria consideravelmente.

E mesmo as monoculturas podem ter impacto reduzido no meio ambiente, depende do investimento na produção. No Brasil é barato terra, você não precisa ter 80% ou 90% de aproveitamento... geralmente 60% a 70% já dão lucros.

Li um papo sobre galinhas.... pois é... também acho um absurdo que um pé de pêssego produza frutos  em menos de 4 anos, imaginem a quantidade de fertilizantes e agro-tóxicos utilizados para isto. Agora vai ver o que causa mais dano a saúde do consumidor e também o que causa mais dano ambiental.

Agro-tóxicos não estimulam crescimento acelerado, e o crescimento acelerado por fertilizantes em si não prejudica a saúde de quem consome o fruto. Uma coisa não tem relação com a outra. Não há nenhuma prova conclusiva a favor ou contra os alimentos transgênicos também.

Tanto na agricultura quanto na pecuária atual, o que consumimos é porcaria. Um pé de pêssego cresce em menos de 4 anos, um boi está pronto pro abate em 12 meses... dois absurdos. Só que o pé de pêssego não sente dor.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 27 de Agosto de 2007, 04:07:42 »
Não se planta pêssegos (ou poderia ser alface... ou tomate... enfim...) sem, no mínimo, 3 ingredientes... adubo, fertilizantes e pesticidas. O crescimento do pêssego, que citei como exemplo, não tem nada a ver com pesticidas... mas o fato é que sem pesticidas não haveria pêssegos. Não dá para separar uma coisa da outra.

Outro detalhe.... plantar em largíssima escala, para alimentar uma população mundial exclusivamente com vegetais, não teria muito como fugir da agricultura industrial, cada região (e solo) deveria ser utilizada de forma otimizada para determinadas culturas, senão corre-se o risco de não haver produção suficiente para atender as necessidades.

A pecuária, praticada em locais apropriados (como é o caso dos campos da metade sul do RS), é bem menos agressora do meio ambiente do que a plantação de arroz que é feita na região da Reserva ecológica do Taim (arroz para plantar precisa de grandes quantidades de água), onde a água é "roubada"  da reserva e devolvida cheia de pesticidas e outras porcarias que contaminam todo um habitat de milhares de espécies silvestres.

A questão não é tão simples assim como querem fazer parecer... existem situações, sérias, que os vegans não levam em conta.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #57 Online: 27 de Agosto de 2007, 09:04:45 »
Tão falando que Terra é barato... Talvez lá no norte do Brasil, por que aqui no sul é super caro...Pelo menos aqui no Paraná é BEM caro...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 27 de Agosto de 2007, 09:14:23 »
É possível aliviar a fome com vegetais em boa parte da população, se podemos diminuir o consumo de carne sem prejudicar (e talvez até melhorar) a saúde, por que não? Em outras palavras.. se dá pra viver muito bem com 100g de carne por dia, por que consumir 400g?
porque se pode. porque indivíduo que se quer soberano de si deve poder comer quantas gramas de carne quiser.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #59 Online: 27 de Agosto de 2007, 10:01:01 »
porque se pode. porque indivíduo que se quer soberano de si deve poder comer quantas gramas de carne quiser.

De acordo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline KriZ

• Nível 10
  • *
  • Any way the wind blows....
« Resposta #60 Online: 27 de Agosto de 2007, 10:14:43 »

O problema principal ao meu ponto de vista é o sofrimento dos animais.

Eu já disse isso em outro tópico, vou repetir.Hoje em dia os vegetarianos não estão investindo tanto para que TODOS parem de come carne, estão mais preocupados com o bem-estar animal, se é para comer carne, que proporcione uma vida e morte com menos crueldade possível, dando uma vida satisfatória para o animal.

O mundo nunca vai parar de consumir carne, mas eu não consigo entender o homem...
Já tem aves, bovinos e suínos, tem tudo para viver bem, porque buscar coisas que não são necessárias como fígado de ganso, cobra, jacaré, tatu.... sei lá o que mais?

Depois que eu assisti o "vida de cavalo", nunca mais olhei as vaquinhas, cavalos, bois da mesma forma. Nunca imaginei que cavalo brincasse! Cresci só vendo vaca no pasto e no prato, nem dava para ter idéia que esses animais também tem seu lado amoroso. Tem vaca que morre quando troca de dono!

Tem vegetariano que é chato, parece crente fanático, esses eu quero distância (apesar de achar linda a causa!).Tenho colegas vegetarianos, que sabem que eu como carne, e não ficam me dano alfinetadas.

Bom senso já!

Entorta colher,entorta colher,entorta colher.. Entorta colher! entorta colher! entorta colher!........... entorta p0##4..

"Respeitar os animais é um dever de todos; amá-los ainda é um privilégio para poucos".

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #61 Online: 27 de Agosto de 2007, 15:54:13 »

O problema principal ao meu ponto de vista é o sofrimento dos animais.

Eu já disse isso em outro tópico, vou repetir.Hoje em dia os vegetarianos não estão investindo tanto para que TODOS parem de come carne, estão mais preocupados com o bem-estar animal, se é para comer carne, que proporcione uma vida e morte com menos crueldade possível, dando uma vida satisfatória para o animal.

O mundo nunca vai parar de consumir carne, mas eu não consigo entender o homem...
Já tem aves, bovinos e suínos, tem tudo para viver bem, porque buscar coisas que não são necessárias como fígado de ganso, cobra, jacaré, tatu.... sei lá o que mais?

Depois que eu assisti o "vida de cavalo", nunca mais olhei as vaquinhas, cavalos, bois da mesma forma. Nunca imaginei que cavalo brincasse! Cresci só vendo vaca no pasto e no prato, nem dava para ter idéia que esses animais também tem seu lado amoroso. Tem vaca que morre quando troca de dono!

Tem vegetariano que é chato, parece crente fanático, esses eu quero distância (apesar de achar linda a causa!).Tenho colegas vegetarianos, que sabem que eu como carne, e não ficam me dano alfinetadas.

Bom senso já!

Hm, por curiosidade, você leu minhas últimas mensagens nesse tópico?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #62 Online: 27 de Agosto de 2007, 15:58:25 »

Se você não liga pro sofrimento pelo qual os animais passam, vá em frente... é a mesma liberdade que alguém tem de usar um Nike produzido com mão de obra semi-escrava na Ásia... você pode.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #63 Online: 27 de Agosto de 2007, 21:38:26 »
Aqui no sul o gado é criado no pasto.
Não deve ser o caso de Europa e EUA.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #64 Online: 27 de Agosto de 2007, 21:43:42 »
Na estância do meu tio (pampa gaúcho) ele anda tentando plantar cana-de-açúcar em alguns lugares para o gado se alimentar no inverno.

Bem-vindo de volta, Euzébio. Sobre sua aventura, acho que o humor deve ser combatido com mais humor...hehe

Quando se é abstêmio e vegetarista, fica difícil levar certas brincadeiras no bom humor. Já não basta a encheção da parentada, ter que ouvir de colegas de trabalho também, é phoda...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #65 Online: 27 de Agosto de 2007, 21:44:40 »
whisky comparado a maconha foi foda...
nada haver..

Para mim, deixou tonto e sem reflexos é droga.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #66 Online: 27 de Agosto de 2007, 21:54:24 »

É disto que se está falando: em vez de produzir grãos para alimentar o gado, produzir grãos para alimentas os famintos, porque é preciso muitos grãos (muitos mesmo) e muita água para se produzir 1 kg de carne. O que alimenta mais, 1 kg de carne ou muitos quilos de grãos? E a água? Carne mata a sede também?

Se ao menos as populações das cidades (nem precisa ser metrópole) abandonassem o vício da carne, um grande progresso moral já teríamos obtido.

Mas esta plantação em larga escala já existe, somente que é usada para alimentar o gado. A idéia é aproveitar esta mesma plantação existente e alimentar gente em vez de bois.

Este apelo pseudo-ecológico não cola... é furada.

Se esquece que boi também faz cocô e que isto polui os lençóis freáticos? E que os gases aumentam o efeito estufa?

Ideologias no papel é tudo muito lindo... tão "politicamente correto"... pena que na prática é tudo a mesmíssima merda.   

A temática é de cunho moral, ou seja, cessar o sofrimento gratuito aos animais. Ninguém precisa mais viver se alimentando de carne - é preciso dar um basta a este derramamento de sangue inocente.

(putz, peguei pesado agora, rsrs...)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #67 Online: 27 de Agosto de 2007, 21:59:12 »

Não entendi a frase. Como assim, ser soberano de si comendo quanto de carne quiser?
E a saúde, fica onde? Veias entupidas é sinal de auto-soberania?

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #68 Online: 27 de Agosto de 2007, 22:05:29 »
Nunca imaginei que cavalo brincasse! Cresci só vendo vaca no pasto e no prato, nem dava para ter idéia que esses animais também tem seu lado amoroso. Tem vaca que morre quando troca de dono!

Aqui onde moro tem um terreno enooorme ao lado de um Shopping Center, e havia umas vaquinhas que sempre pastavam por aqui. Certo dia estávamos andando na calçada ao lado da cerca do terreno -- eu, a mulher e minha filha -- e havia uma vaca-mãe e seu filhote (já bem crescidinho) pastando tranquilamente. Não é que o boizinho começou a brincar com a gente? Ele mugia, corria, saltava e girava sobre as patas traseiras, às vezes sobre as patas dianteiras, rimos bastante. Parecia um cachorro brincando!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 27 de Agosto de 2007, 22:08:30 »
Se esquece que boi também faz cocô e que isto polui os lençóis freáticos? E que os gases aumentam o efeito estufa?

Perai... estas querendo me dizer que o grau de contaminação entre os agro-tóxicos e o esterco de gado são equivalentes?

Nem aqui e nem na China (principalmente lá)! Prefiro tomar um copo de cocô de vaca do que um copo de veneno...
Tchê.... faz o seguinte, vai ver de perto uma plantação e vai ver de perto um campo de gado. Depois nós conversamos, Ok?

A temática é de cunho moral, ou seja, cessar o sofrimento gratuito aos animais. Ninguém precisa mais viver se alimentando de carne - é preciso dar um basta a este derramamento de sangue inocente.

(putz, peguei pesado agora, rsrs...)

Por eu prefiro o sofrimento da morte de um animal do que o sofrimento da morte de centenas de seres humanos.... vai ver quantas bocas 1 só vaca alimenta. A equação é bem simples... mais simples até do que as questões ambientais.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #70 Online: 27 de Agosto de 2007, 22:18:11 »
Por eu prefiro o sofrimento da morte de um animal do que o sofrimento da morte de centenas de seres humanos.... vai ver quantas bocas 1 só vaca alimenta. A equação é bem simples... mais simples até do que as questões ambientais.

Spitfire, isso não tem a mínima lógica. Morte de centenas de seres humanos onde? Um boi alimenta 50, 60 pessoas? E daí? Você precisa alimentar o boi durante 12 meses no mínimo (o natural seriam 50~60 anos). Se no sul não é preciso plantar pasto pra alimentar o boi, é uma excessão... porque praticamente em todos os outros lugares no mundo é necessário plantar algo pro infeliz comer. O cálculo é simples... 1 ano de alimentação de boi tem muito, muito mais calorias do que o suficiente pra alimentar 50 ou 60 pessoas em uma festa com um rolete.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 27 de Agosto de 2007, 22:34:02 »
400Kg de carne alimentam apenas 50 pessoas? Comem muito estas pessoas então. Duvido você comer 4 Kg de carne (ou vegetais...).

E uma vaca vive no máximo 22 anos.... logo não seria natural alimentar durante 50~60 anos o gado... isto não existe.

No RS, na Argentina, no Uruguay, no Texas... muitos lugares do mundo existem pasto nativo.  :ok:
« Última modificação: 27 de Agosto de 2007, 22:37:17 por Spitfire »

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #72 Online: 27 de Agosto de 2007, 23:22:24 »
400Kg de carne alimentam apenas 50 pessoas? Comem muito estas pessoas então. Duvido você comer 4 Kg de carne (ou vegetais...).

E uma vaca vive no máximo 22 anos.... logo não seria natural alimentar durante 50~60 anos o gado... isto não existe.

No RS, na Argentina, no Uruguay, no Texas... muitos lugares do mundo existem pasto nativo.  :ok:

Que seja, continua ilógico. Vamos calcular com um boi que vive 12 meses e rende 400kg de carne (o que é um absurdo.. já que pele, ossos e demais nem sempre vão pra alimentação). Chutando baixo esse boi consome 8kg de alimento por dia, que em um ano dá quase 3 toneladas de vegetais, sem contar a água que ele consome e obviamente a água que o pasto consome. Vamos deixar a alimentação de inverno de lado..

São 3 toneladas de vegetais pra produzir 400kg de carne e aproximadamente 3 toneladas de esterco, urina e gases. Se desse pra produzir, digamos, 1 tonelada de vegetais ao invés de pasto, já seria mais produtivo. A diferença é que 400kg de carne são vendidos por muito mais dinheiro do que 1 tonelada de vegetais, carne é cara. Bom, nem farei os cálculos com um boi vivendo 22 anos...

Pasto nativo pode até funcionar pra pequenas fazendas, mas é improdutivo e de baixo valor nutritivo para produção. Não dá pra ter muitas cabeças porque o pasto é pisoteado e morre nesses casos, e ainda por cima o terreno fica improdutivo nesses locais.

Será possível concentrar toda produção de carne atual em locais com pasto nativo? Claro que não.. é por esse motivo que o MT e o MS já superaram todos os estados no Brasil em produção e exportação de carne.

De qualquer forma, ainda não vejo onde pessoas sofreriam com a diminuição da produção de carne. Vegetais são mais baratos, portanto mais acessíveis pra população de baixa renda.. quanto maior a produção de vegetais, mais barato ficam. Atualmente, proteína de soja texturizada, mesmo depois de ser processada industrialmente, é muito mais barata do que carne.

Agora, se a proposta é usar somente o pasto nativo pra produzir gado (o que naturalmente diminuiria drasticamente a produção mundial), melhorar as condições de vida dos animais e trocar as fazendas com plantio de capim por vegetais que humanos comem.. ótimo, excelente começo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 27 de Agosto de 2007, 23:53:47 »
Pasto pisoteado??? morre??? Terreno improdutivo????

Do que você esta falando??? Isto não faz o menor sentido. Daonde você tirou estas idéias?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 28 de Agosto de 2007, 00:13:50 »
Acho incrível essa necessidade de tentar desmoralizar as próprias ações...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!