Autor Tópico: Livro: Deus - Um Delírio (Richard Dawkins)  (Lida 30143 vezes)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re: Livro: Deus - Um Delírio (Richard Dawkins)
« Resposta #250 Online: 27 de Novembro de 2008, 18:39:31 »
Até o Concílio Vaticano II, 1962.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #251 Online: 28 de Novembro de 2008, 07:29:51 »
  E a lista de livros proibidos? Vigorou até quando?
Foi abolida pelo papa João XXIII, um cara bastante esclarecido que, infelizmente, morreu antes do final do Concílio Vaticano II e não pode levar suas reformas até o fim.
Eu acho que, se o retrógrado do Paulo VI não tivesse assumido, os anticoncepcionais teriam sido liberados.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2008, 07:32:13 por Fernando Silva »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #252 Online: 28 de Novembro de 2008, 12:07:28 »
   Eu li em "algum lugar" a lista de alguns livros proibidos. Um absurdo. Alguém aqui já viu?

P.S.: Desculpem o "algum lugar", mas não me lembro mesmo!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #254 Online: 28 de Novembro de 2008, 15:32:14 »
Valeu Luis,

Vou checar...

Edit:

"O que é notável é que obras de cientistas, filósofos, enciclopedistas ou pensadores como Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Nicolau Maquiavel, Erasmo de Roterdão, Baruch de Espinosa, John Locke, Berkeley, Denis Diderot, Blaise Pascal, Thomas Hobbes, René Descartes, Rousseau, Montesquieu, David Hume ou Immanuel Kant tenham pertencido a esta lista."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Index_Librorum_Prohibitorum

Vejam só
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #255 Online: 28 de Novembro de 2008, 21:18:31 »
Mas até hoje a igreja faz cambalacho quando um filme ou livro que ela considera inadequado é lançado.Antes de "O Código Da Vinci" ser lançado no Brasil, tentaram até ações judiciais para que ele fosse banido.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #256 Online: 28 de Novembro de 2008, 22:05:49 »
O que acaba sendo propaganda gratuita para o filme.
Se não fosse a gritaria da Igreja  aquele fime meia-boca do Godard , Je Vous Salue Marie , não teria tido tanto público.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #257 Online: 29 de Novembro de 2008, 02:21:09 »
Mas até hoje a igreja faz cambalacho quando um filme ou livro que ela considera inadequado é lançado.Antes de "O Código Da Vinci" ser lançado no Brasil, tentaram até ações judiciais para que ele fosse banido.

O que alem de ser apenas propaganda não faz nenhum sentido. Todos sabemos que se deus não quissese que vissemos o filme ele teria dado um jeito à la VT. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #258 Online: 29 de Novembro de 2008, 22:14:38 »

Em tempo, ser ateu é exatamente a mesma coisa, é acreditar em algo e ser conduzido como os demais...
Acreditar na primazia da ciência e ser conduzido pelas evidências.
Diferentemente dos crentes que crêem em "verdades" milenares...

Um dos que batem em Dawkins é o tal de Francis Collins, que depois de ter comandado o projeto genoma humano e não ter ficado rico, descobriu o nicho escrevendo "A Linguagem de Deus" que pateticamente está sendo vendido com uma tarja na capa fazendo menção à sua entrevista à Revista Veja (blargh!) de 24 de janeiro deste ano.
Curiosamente entrei em um debate com um amigo meu (evangélico) que achou a entrevista fantástica. Dispus-me a provar que os argumentos do Collins eram um lixo. Enviei-lhe um e-mail e até hoje ele não tocou mais no assunto (como sempre).
O e-mail que mandei-lhe, postei aqui: http://blucato.blogspot.com/2007/01/amarelas-da-veja-de-24012007.html

Citação de: Blucato blogspot

Veja – Alguns cientistas afirmam que a religião e certas características ligadas à crença em Deus, como o altruísmo, são ferramentas inerentes ao ser humano para garantir a evolução e a sobrevivência. O senhor concorda?
Collins – Esses argumentos podem parecer plausíveis, mas não há provas de que o altruísmo seja uma característica do ser humano que permite sua sobrevivência e seu progresso, como sugerem os evolucionistas. Eles querem justificar tudo por meio da ciência, e isso acaba sendo usado para difundir o ateísmo.

Puxa vida, que desonestidade. Há uma teoria, matematicamente perfeita, que é a da evolução, que explica também matematicamente a evolução do altruísmo nos animais (não só humanos) e o Dr. Collins diz que não há prova disso. Mas defende que o altruísmo vem de um sentimento que se não foi baseado num dos livros mais violentos da história da humanidade, que é a Bíblia, através da disseminação do medo, é passado em grande parte da população como “faça o bem, senão deus castiga”, numa forma de “comprar” a simpatia divina em vez de se fazer o bem pelo prazer de ver um semelhante (ou animal, que seja) feliz.

Não é matematicamente perfeita, se o fosse teria capacidade de previsão, coisa que não tem .

Outro ponto fraco é a demonstração experimental da especiação,  o qual é um fenômeno fundamental da TE ,  simplesmente ainda não existe demonstração experimental da especiação (ao que eu saiba).

.

« Última modificação: 29 de Novembro de 2008, 22:22:04 por Helder »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #259 Online: 30 de Novembro de 2008, 13:00:21 »
http://pt.wikipedia.org/wiki/Index_Librorum_Prohibitorum

Para alguns títulos colcados no Index:http://www.fordham.edu/halsall/mod/indexlibrorum.html

Vi a lista.

Meu livro predileto está lá  ( Já li e reli nem sei quantas vezes ):
Victor Hugo (Notre Dame de Paris; Les misérables jusqu'en 1959)

Era meu destino estar contra a ICAR desde os 12 anos de idade!  :)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #260 Online: 30 de Novembro de 2008, 20:27:43 »
Falando em livro...
Lord, meu amigo, não esqueci de voz não hehe... paciencia, ta quase lá...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Zé Pilintra

• Nível 00
  • *
« Resposta #261 Online: 30 de Novembro de 2008, 21:00:21 »
Vou começar a ler Dawkins. Vou começar por "Deus, um delírio".

Depois posto minha primeira impressão do livro!!

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #262 Online: 30 de Novembro de 2008, 23:15:32 »
Vou começar a ler Dawkins. Vou começar por "Deus, um delírio".

Depois posto minha primeira impressão do livro!!

O livro é bom.

Se não fosse bom, como afirmam os religiosos, eles não se dariam ao trabalho de refutá-lo.
 :ok:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #263 Online: 01 de Dezembro de 2008, 07:20:20 »
Bom sim, vale a pena ler.
"Deus prefere os ateus"

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #264 Online: 03 de Dezembro de 2008, 18:35:11 »
Será que não era mais importante o estimulo ao pensamento crítico, ao que meu lembro por exemplo Carl sagan que de certa forma pode ser comparado a Dawkins não foi tão incisivo na questão Deus. Colocar God no meio do titulo não seria uma forma de polemizar, conseguindo assim até um markting, por conseguinte vender mais livro?
Realmente pra mim a fé é algo inútil, insuficiente pra trazer resposta satisfatórias quais quer que sejam, mas há pessoas que se satisfazem com ela, até pessoas que eu amo. A fé delas não me incomoda, me incomoda que a fé possa obnubilar seu pensamento para coisas importantes, ou seja, que fé possa atrapalhar a opnião publica em detrimento de leis que atrassariam desenvolvimento cientifico. Mas para isso, não preciso destruir a sua divindade em termos argumentativos, talvez isso possa ser até pior do ponto de vista prático, pois essas pessoas criariam defesas para preservar a "lógica" de sua Fé, e  se as vezes se fossemos do ponto contrario, atuando no ponto de vista que essa pessoa tem contra aquele desenvolvimento cientifico por exemplo teriamo mais resolutividade.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #265 Online: 04 de Dezembro de 2008, 07:54:46 »
Não é matematicamente perfeita, se o fosse teria capacidade de previsão, coisa que não tem .
Outro ponto fraco é a demonstração experimental da especiação,  o qual é um fenômeno fundamental da TE ,  simplesmente ainda não existe demonstração experimental da especiação (ao que eu saiba).

A TE tem capacidade de fazer previsões sim.

E quanto à especiação experimental, já foi provada também.

Faça uma pesquisa por "rapid speciation" no google schoolar.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #266 Online: 04 de Dezembro de 2008, 07:56:54 »
Será que não era mais importante o estimulo ao pensamento crítico, ao que meu lembro por exemplo Carl sagan que de certa forma pode ser comparado a Dawkins não foi tão incisivo na questão Deus. Colocar God no meio do titulo não seria uma forma de polemizar, conseguindo assim até um markting, por conseguinte vender mais livro?
Realmente pra mim a fé é algo inútil, insuficiente pra trazer resposta satisfatórias quais quer que sejam, mas há pessoas que se satisfazem com ela, até pessoas que eu amo. A fé delas não me incomoda, me incomoda que a fé possa obnubilar seu pensamento para coisas importantes, ou seja, que fé possa atrapalhar a opnião publica em detrimento de leis que atrassariam desenvolvimento cientifico. Mas para isso, não preciso destruir a sua divindade em termos argumentativos, talvez isso possa ser até pior do ponto de vista prático, pois essas pessoas criariam defesas para preservar a "lógica" de sua Fé, e  se as vezes se fossemos do ponto contrario, atuando no ponto de vista que essa pessoa tem contra aquele desenvolvimento cientifico por exemplo teriamo mais resolutividade.

As propostas deles sempre foram diferentes. Dawkins não é um substituto de Sagan (que é insubstituível). Dawkins julga a religião maléfica à cultura e às pessoas. E acho difícil provar que o  lucro em crer é maior do que o prejuízo.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #267 Online: 07 de Dezembro de 2008, 12:01:49 »

As propostas deles sempre foram diferentes. Dawkins não é um substituto de Sagan (que é insubstituível). Dawkins julga a religião maléfica à cultura e às pessoas. E acho difícil provar que o  lucro em crer é maior do que o prejuízo.
Abul Dabi e Dhubai não seria prova insofismável ou uma possível possibilidade em um governo essencialmente religioso?
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #268 Online: 07 de Dezembro de 2008, 22:53:29 »

Abul Dabi e Dhubai não seria prova insofismável ou uma possível possibilidade em um governo essencialmente religioso?
Realmente o capitalismo, pode fazer coisas que as vezes a razão não pode.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #269 Online: 18 de Dezembro de 2008, 09:57:53 »
O que Dawkins quer dizer com seleção natural; improbabilidade estatística; acaso e desing inteligente?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!