Autor Tópico: Livro: Deus - Um Delírio (Richard Dawkins)  (Lida 30133 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Livro: Deus - Um Delírio (Richard Dawkins)
« Online: 02 de Setembro de 2007, 20:19:27 »
Comprei ele sexta feira por 54 reais (meio caro para os padrões de livros que eu costumo comprar), mas valeu cada centavo!

Em 2 dias, já li 100 páginas e a leitura é extremamente fácil e Dawkins argumenta de maneira brilhante.

Estava meio com um pé atrás, pois li umas 2 ou 3 resenhas do livro, onde os autores das mesmas criticavam o livro por ele ser muito "agressivo".
Bom, presumo que essas pessoas sequer leram o prefácil, pois Dawkions  já explica o que será tratato que que tipo de abordagem usará. Além de ja rebater as pessoas que respondem ao suas argumentações com coisas do tipo: "Sou ateu, mas..." "Você está pregando para já convertidos", "Você é tão fundamentalista quanto aqueles que critica"...  e isto só no prefácil!
O livro também é recheado de tiradas (ironicas) mas sensacionais!

Este livro está no mesmo patamar de "Mundo Assombrado pelos Demônios" do Sagan, onde deve ser literatura obrigatória para Ateus e céticos!

« Última modificação: 02 de Setembro de 2007, 20:27:37 por Diego »

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: Livro: Deus - Um Delírio (Richard Dawkins)
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2007, 22:55:24 »
Segunda ou terça o meu chega, segundo a Siciliano.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2007, 11:20:51 »
baixei e comecei a ler hoje
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2007, 18:51:47 »
Comprei ele sexta feira por 54 reais (meio caro para os padrões de livros que eu costumo comprar), mas valeu cada centavo!

Em 2 dias, já li 100 páginas e a leitura é extremamente fácil e Dawkins argumenta de maneira brilhante.

Estava meio com um pé atrás, pois li umas 2 ou 3 resenhas do livro, onde os autores das mesmas criticavam o livro por ele ser muito "agressivo".
Bom, presumo que essas pessoas sequer leram o prefácil, pois Dawkions  já explica o que será tratato que que tipo de abordagem usará. Além de ja rebater as pessoas que respondem ao suas argumentações com coisas do tipo: "Sou ateu, mas..." "Você está pregando para já convertidos", "Você é tão fundamentalista quanto aqueles que critica"...  e isto só no prefácil!
O livro também é recheado de tiradas (ironicas) mas sensacionais!

Este livro está no mesmo patamar de "Mundo Assombrado pelos Demônios" do Sagan, onde deve ser literatura obrigatória para Ateus e céticos!

A maioria dos céticos, agnósticos e ateus que se mantém bem informados já conhecem direta ou indiretamente os argumentos contidos no livro.
Deveria ser literatura obrigatória pra crentes! rs
mUKA

Offline Didi

• Nível 02
  • *
  • ...
    • Análise Cética
« Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2007, 19:06:26 »
A maioria dos céticos, agnósticos e ateus que se mantém bem informados já conhecem direta ou indiretamente os argumentos contidos no livro.
Deveria ser literatura obrigatória pra crentes! rs [2]

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2007, 01:25:06 »
Tb... pois próprio Dawkins comentou que o objetivo dele é que um crente ao ler o terminar de ler o livro se converta em ateu.

Mas o livro pela qualidade e diversidade de argumentos, é sim uma literatura obrigatória para céticos ou ateus.
é inegável o fato que Dawkins é brilhante em seus argumentos... e um ateu e/ou cético só terá mais bagagem para justificar sua escolha ou colocar em xeque um crente.

Dawkins não iria perder tempo falando o que todos já sabem... Leiam o livro e vc´s irão entender o porque eu o coloquei no mesmo patamar do "Mundo Assombrado pelos Demônios", a obra prima do Sagan.
são 50 Reais muito bem gastos!

Se formos pensar assim, não iremos ler nenhum livro, pois Sagan, Nietszche, Dawkins não estão contando nada de novo...

« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 01:35:11 por Diego »

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2007, 11:35:43 »
Chegou agora a pouco!

Na minha cidade ainda não tem, comprei na Siciliano, loja de livros online.

R$ 43 + R$8 de frente, livro entrege em casa.

Offline Felipe B.

• Nível 00
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2007, 13:29:36 »
O meu chegou Sexta-Feira passada, não tenho nem palavras para descreve-lo, é uma ótima leitura, Dawkins abrange muita coisa no livro...valeu a pena cada centavo!
"É um erro capital teorizar antes de ter os dados. Insensivelmente, começa-se a distorcer os fatos para adaptá-los às teorias, em vez de fazer com que as teorias se adaptem aos fatos." Sherlock Holmes

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2007, 15:45:28 »
Eu já li o gene egoista, arco-iris, capelão do diabo.. os dois últimos eu achei fracos...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2007, 19:58:00 »
Esse cara vai longe misturando lixo com subjetivismo...
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:06:05 »
Esse cara vai longe misturando lixo com subjetivismo...

É o que se vende. Ativismo é um mercado generoso.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:14:04 »
Deveras.

Porém não me canso de citar um exemplo...

Os números da indústria Paulo Coelho

1 bilhão de dólares
 Movimentação com a venda de livros e direitos autorais

160 países
 Mercados nos quais é possível comprar um livro de Coelho

70 milhões de livros
 Total de unidades vendidas no mundo

59 idiomas
 Línguas em que seus 16 livros foram traduzidos

100 milhões de dólares
 Estimativa de sua fortuna pessoal

http://www.agenegocios.com.br/new/a.asp?a=3&c=76

assim caminha a humanidade...

"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:18:41 »
A começar pelos livros religiosos, principalmente a bíblia.  :sleepy:

Mas não confunda a ciência de Dawkins com subjetivismo. Não é religião e sim ciência.  :wink:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:24:06 »
Mas não confunda a ciência de Dawkins com subjetivismo.

Não, de forma alguma...

A ciência que ele usa pra tecer críticas muito pouco construtivas e que carecem de quaisquer apoio ideológico (a não ser por uma leitura enviesada de quem já espera o que vai encontrar no livro) é o lixo que mencionei.. O subjetivismo é o que ele ligeiramente acrescenta em suas "obras".

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:27:30 »
Por outro lado eu não acho que existam estatísticas assombrosas no que tange aos livros sobre religião, devido á grande diversidade de conteúdo, e as discrepâncias (existe uma grande diferença entre livro mais comprado/de maior circulação no mercado e livro mais lido).

Na prática há de ser uma pequena parcela das pessoas que possuem uma bíblia em mãos e que realmente realizaram a leitura integral.

Mas eu gostaria que logo me dissessem, após uma crítica leitura desse livro de Dawkins, se ele está se tornando levemente redundante ou não, apesar de todo o cuidado que essas pessoas devem ter na elaboração.

(...)
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 21:33:05 por Rod Infinity »

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #15 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:34:26 »
Para muitos, Dawkins é a unica fonte de informação. Depois que senso critico passou a ser vendido em qualquer banca de jornal, fica demasiadamente facil, declara-se papagaio de pirata.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:44:17 »
  E senso crítico é monopólio de quem? O que é senso crítico? Realmente, existem livros de grandes pensadores sendo vendidos em bancas de jornal.Não são válidos para a erudição das pessoas?
  Ou será que a Bíblia é a única fonte da Verdade Incognoscível do Onisciente? Não tem só o Dawkins não! Tem o Christopher Hitchens, Sam Harris e o Daniel Dennett.Estes caras criticam as religiões com fundamentos.
  Já quem defende as religiões, usa somente a sua fé.Sem fundamentação nenhuma.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #17 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:47:03 »
Não existe esta amálgama religião/fé, meu caro.

Se você estiver se referindo ás consequências mensuráveis da prática religiosa, seja ela coletiva ou individual, deve tomar mais cuidado com esse radicalismo..

"Deus - Um Delírio"

Agora eu pensei, muito inteligente essa maneira de persuadir o leitor :)

Uma pena que esse título já me bastaria pra descartar a obra...

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:55:02 »
  Está bem! Então o que leva pessoas a possuirem uma religião? Se você possui evidências, tudo bem!
  E outra: não se pode dizer que é uma experiência subjetiva - Deus,Javé, Monstro do Espaguete Voador.Aí vc desmonta seu raciocínio logo no início.
  Deus pode ser verificado em experimentos controlados, por qualquer cientista em qualquer lugar do nosso planeta? Se não pode, então Deus é um delírio, dos Grandes!!!

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:56:35 »
Hmm, eu me pergunto... Se Dawkins conseguisse expandir o secularismo e extinguir todo tipo de pensamento dogmático na terra, que faria ele depois?

Passaria a apoiar o exército zapatista de libertação nacional?
Aderiria ao FARC?

...

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:57:51 »
  E senso crítico é monopólio de quem? O que é senso crítico? Realmente, existem livros de grandes pensadores sendo vendidos em bancas de jornal.Não são válidos para a erudição das pessoas?
  Ou será que a Bíblia é a única fonte da Verdade Incognoscível do Onisciente? Não tem só o Dawkins não! Tem o Christopher Hitchens, Sam Harris e o Daniel Dennett.Estes caras criticam as religiões com fundamentos.
  Já quem defende as religiões, usa somente a sua fé.Sem fundamentação nenhuma.

Como disse: Onfray e Cia, pode-se comprar em qualquer banca de esquina, qualquer assalariado pode ser um ateu; o ateismo não cabe mais aos nobres. Biblia, os missionarios oferecem gratiutamente em qualquer parada de ônibus.

Não tem só o Dawkins não!

Isso me soou como informação. É isso mesmo?
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 22:00:15 por Brasília em Chamas »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:58:52 »
Não existe esta amálgama religião/fé, meu caro.

Se você estiver se referindo ás consequências mensuráveis da prática religiosa, seja ela coletiva ou individual, deve tomar mais cuidado com esse radicalismo..

"Deus - Um Delírio"

Agora eu pensei, muito inteligente essa maneira de persuadir o leitor :)

Uma pena que esse título já me bastaria pra descartar a obra...

Mas Rod, você não gosta nem dos filósofos tradicionais ateus, que apesar do grande conteúdo já estranhamente não te agradam. O que dirá dessa literatura dos neo ateus, que trazem críticas duras contra a religião e a crença em deus.

Eu penso assim como você, que seja mais direcionado a ateus e céticos, ao pessoal que está com dúvida acerca da religião e da crença em deus.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:00:10 »
Deus pode ser verificado em experimentos controlados, por qualquer cientista em qualquer lugar do nosso planeta?

É claro que não, deveria ser? A existência ou inexistência Dele não faz diferença pra muita gente.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:10:59 »
Mas Rod, você não gosta nem dos filósofos tradicionais ateus

Não, eu sou como Chesterton, prefiro ler obras de ateus do que de filósofos teístas...

Muitas das pessoas que conheço e que estudam filosofia concordam comigo em alguns pontos, principalmente no que se refere a Nietzsche, Sartre, Heidegger, Kafka, etc.. como eu havia te dito que os detestava..

Então, talvez por você achar que o ateísmo está resumido a esses autores é que você está dizendo isso, quando na verdade eu já havia citado exemplos, como Russel, que eu admiro.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:23:47 »
  Obrigado pelas respostas! Ah, tem o Michael Onfray, do 'Tratado de Ateologia'.A inexistência dele - deus,javé -  não faz diferença, mas muitos matam e mataram em nome deles.E levam vidas tolhidas por ele.
  O ônus da prova recai sobre quem afirma algo.Você sabe disto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!