Quando digo que é simples, quero dizer que a realidade é uma só. O fato de você ter uma mente que imagina, que sente, que interpreta o mundo, não é suficiente para criar esse mundo, nem para mudá-lo. As coisas são como são, quer você exista para assistir ou não.
Pode ser que você esteja certo, mas como comprovar isto?
Mas se as pessoas que participaram do "passeio" com você não estiverem imaginando a mesma coisa, isso criará tantas realidades quanto o número de pessoas que "participaram" do "passeio"?
Claro, e não é o que acontece mesmo quando estamos bem despertos? Este é exatamente o ponto. Nós avaliamos e julgamos a tudo a nossa volta, baseados na
percepção dos sentidos e nos conceitos que criamos anteriormente. E isto gera a "
compreensão" da realidade.
Cada um de nos, recebendo os mesmos impulsos nervosos de nossos sentidos e, portanto "percebendo" coisas semelhantes, julga e avalia estas percepções e cria compreensões diferentes no mesmo instante. Tentando exemplificar, num belo domingo de verão duas pessoas abrem a janela de seu quarto na mesma hora e esta chovendo. Um, que havia programado uma praia com a namorada, pensa "acabou a alegria, perdi o dia" enquanto o outro, que vende guarda-chuvas e sombrinhas, pensa "que beleza de dia, estou já saindo para ganhar o dia". Este exemplo infantil pode ser aplicado a todo e qualquer compreensão que tivermos de qualquer realidade. Sempre encontraremos compreensões diferentes, baseadas em conceitos diferentes e percepções semelhantes (mas não iguais).
Você pode imaginar quantos passeios você quiser. Ainda assim, continuará existindo apenas uma realidade.
Portanto você esta certo, sempre continuará existindo apenas uma realidade, mas que desconhecemos, porque o que compreendemos é sempre a visão individual desta realidade. O que para um é “bom”, para outro é “mal”, o que para um é “bonito”, para outro será “feio” e para o que para um é “certo”, para outro será “errado”.
Por isto disse antes que o que imaginamos ser a realidade é apenas a fotografia da realidade, que pode é diferente para cada um.
E fotografias por fotografias, todas serão sempre apenas fotografias, por mais bonitas que nos pareçam.