Autor Tópico: Aposentadoria mais cedo para mulheres, vc concorda?  (Lida 8678 vezes)

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
Aposentadoria mais cedo para mulheres, vc concorda?
« Online: 16 de Setembro de 2007, 01:21:14 »
Como ser racional que pretendo ser sempre achei a aposentadoria feminina, que pela lei ocorre cinco anos antes da masculina, um absurdo.
Explico: Está provado que as mulheres, em média, vivem mais que os homens, portanto obrigar o homem a trabalhar cinco anos a mais é ilógico.
O interessante é que SEMPRE que levanto esta questão, em qualquer lugar, sou atacado iradamente pelas mulheres, TODAS tentam explicar a aposentadoria especial com os mais estranhos argumentos. Umas dizem que é pq toda mulher faria "jornada dupla", trabalhando no emprego e em casa. Quando eu conto que, durante os dez anos em que fui casado, nós dois dividíamos as tarefas, sendo, inclusive, eu quem cozinhava, elas dizem que o meu caso era único. Então eu pergunto, e como eu fico, pois moro sozinho com meu filho e tenho que cuidar da casa. Novamente elas respondem que o meu caso é único. Contra-argumento dizendo que, então mulheres que moram sozinhas não deveriam ganhar essa aposentadoria especial. Daí, elas piram e começam a falar: No dia em que vc parir vai saber como é. Mesmo sem entender a relação, entro no jogo e digo, ok, mas então as mulheres que não tem filhos não deviam se aposentar mais cedo. Rebuliço geral, elas alegam que mulher ganha menos que homem, e eu digo que, no serviço público e em muitas outras áreas, ganhamos igual, então servidoras públicas não deveriam ter essa aposentadoria. Mais irritadas ficam.E por aí vai.

Resumindo, NUNCA ouvi de uma mulher que o fato delas se aposentarem cinco anos antes seria um equívoco. NUNCA ouvi um argumento convincente que justificasse tal fato.

O que eu penso é que todo mundo defende o indefensável se ganhar alguma coisa com isso.

O que vcs acham, existe alguma razão não demagógica ou eleitoreira para as mulheres se aposentarem antes?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Aposentadoria mais cedo para mulheres, vc concorda?
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2007, 05:36:05 »
a cortesia não pode ser abandonada, por mais que essas feministas peludas queiram. homem é homem, mulher é mulher.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2007, 08:43:34 »
Acho que por enquanto é válido porque, via de regra, a mulher ainda tem a tal jornada dupla, pois além de tudo o que faz, ainda toma conta da casa...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2007, 08:55:42 »
Sim, DiegoJaf, o motivo histórico é esse, e a nossa sociedade mudou mas ainda é assim, a mulher ainda na maioria das vezes é quem cuida dos doentes da familia, e muitas vezes quem fica com as crianças após separação (ou abandono do pai).

Triste mas é assim.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2007, 09:49:44 »
Então eu pergunto, e como eu fico, pois moro sozinho com meu filho e tenho que cuidar da casa. Novamente elas respondem que o meu caso é único.
Pede pensão, ué...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2007, 10:04:49 »
Se o seu caso é diferente da média, isso não tem relação com aposentadoria feminina... eu também faço um monte de coisas que a média dos homens não faz, inclusive cozinhar e cuidar da casa (além de trabalhar mais), e daí ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2007, 10:33:26 »
Quem quer direitos iguais deve ter deveres iguais.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2007, 10:59:37 »
Outra coisa que penso é que, se as mulheres se beneficiam da aposentadoria especial em virtude da suposta "dupla jornada", então ela está recebendo para isso. Ou seja, mulher casada não poderia se queixar do marido que chega em casa, senta na frente da TV e pede que ela faça o jantar e lave roupa.

Na verdade essa tese da dupla jornada é machista e representa, atualmente, apenas uma porção da sociedade. As mulheres deviam estar lutando para conquistarem a igualdade e não para manter padrões familiares arcaicos. Isso me lembra aquelas mulheres que lutam para terem salários e oportunidades iguais ao homem, mas não admitem dividir uma conta no restaurante quando estão num encontro. Isso, para mim, é pura hipocrisia.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2007, 11:05:36 »
Eu já ouvi uma explicação por questões fisiológicas.
A mulher teria um desgaste maior que o homem ao longo do tempo, mas eu mesmo não sei se é sério, ou mesmo se isso seja verdade.

Eu não acredito nisso. O que tem de mulher viúva por aí...  :hihi:

Certa vez eu falei isso com uma mulher, e ela disse que os homens que se desgastavam ou morriam mais cedo deviam isso a um estilo de vida desregrado, que a maioria dos homens leva.
Segundo ela, se os homens se cuidassem como as mulheres, teriam uma vida produtiva naturalmente mais longa, justificando a diferença de idades. Vai saber...
O fato é que para cada argumento, elas encontram uma justificativa.

E essa de idades diferentes, não dá para concordar mesmo.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2007, 11:45:39 »
Piada velha, não sei como ninguém lembrou por aqui ainda:

As mulheres não deveriam se aposentar mais tarde porque vivem mais. É que elas vivem mais justamente por se aposentarem mais cedo :P

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2007, 12:21:52 »
Sem dúvida. Não sei qual o contexto em que se determinou que as mulheres deviam se aposentar antes, ,mas certamente havia razões relativas à saúde - isso de "se acabar antes" é fato, porque as mulheres trabalhadoras tinham ainda mais filhos do que hoje e raramente tinham trabalho "com carteira". Sou capaz de apostar que, ainda hoje, mais da metade das brasileiras que trabalham, trabalham prestando serviço de faxineira e lavadeira e deus lá sabe o quê mais.

Entendo que aposentadoria é direito trabalhista e que trabalho doméstico na própria residência não vale nesses casos. Agora, não saiam assim desmerecendo o argumento da dupla jornada. Os direitos do trabalhador não existem porque no princípio era o Verbo e "fiat lux", eis os direitos trabalhistas. Afinal, pessoa que é "do lar" proporciona infra-estrutura para os familiares poderem ganhar a vida fora. É com isso que, inclusive, se calcula o valor do salário minimo, idealmente: o mínimo que é necessário pra manter a "infra-estrutura" da vida do trabalhador e sua família.

Se 50% dos cidadãos da nação trabalham 8h pros outros e 4h para a manutenção da família (não sei se é assim mesmo, mas é a média geral das mães que eu conheço), ela devia se aposentar, grosso modo, na METADE do tempo, não apenas 5 anos a menos.

Agora, vai falar isso pros caras e eles dizem "direitos iguais, deveres iguais, apesar de ser mamãe/esposinha quem cozinha a minha comida e lava minha cueca". :(

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2007, 12:30:45 »
Ué mimi,

se o negócio é disputa de privilégios a coisa nunca vai parar. Melhor do que fazer discursos é dar exemplo.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2007, 12:36:08 »
Sem dúvida. Não sei qual o contexto em que se determinou que as mulheres deviam se aposentar antes, ,mas certamente havia razões relativas à saúde - isso de "se acabar antes" é fato, porque as mulheres trabalhadoras tinham ainda mais filhos do que hoje e raramente tinham trabalho "com carteira". Sou capaz de apostar que, ainda hoje, mais da metade das brasileiras que trabalham, trabalham prestando serviço de faxineira e lavadeira e deus lá sabe o quê mais.

Entendo que aposentadoria é direito trabalhista e que trabalho doméstico na própria residência não vale nesses casos. Agora, não saiam assim desmerecendo o argumento da dupla jornada. Os direitos do trabalhador não existem porque no princípio era o Verbo e "fiat lux", eis os direitos trabalhistas. Afinal, pessoa que é "do lar" proporciona infra-estrutura para os familiares poderem ganhar a vida fora. É com isso que, inclusive, se calcula o valor do salário minimo, idealmente: o mínimo que é necessário pra manter a "infra-estrutura" da vida do trabalhador e sua família.

Se 50% dos cidadãos da nação trabalham 8h pros outros e 4h para a manutenção da família (não sei se é assim mesmo, mas é a média geral das mães que eu conheço), ela devia se aposentar, grosso modo, na METADE do tempo, não apenas 5 anos a menos.

Agora, vai falar isso pros caras e eles dizem "direitos iguais, deveres iguais, apesar de ser mamãe/esposinha quem cozinha a minha comida e lava minha cueca". :(

Sim, mas vc não acha que as mulheres que fazem dupla jornada deviam parar de fazer? Se é tão ruim, pq continuam fazendo? Por medo do marido? Que tipo de relação é essa? E eu que cozinho para meu filho, faço compras, limpo a casa? Como eu existem milhões de pais separados ou viúvos que trabalham fora e ainda cuidam da casa, como é que a gente fica? E o monte de colegas mulheres que tenho que não são casadas, não tem filhos, são muitas, pq levam vantagem sobre mim?

É como eu disse, sempre que levanto essa lebre, NENHUMA mulher concorda comigo e nem, tampouco, apresenta algum argumento de peso.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2007, 12:46:55 »
 :) E por que existe aposentadoria?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2007, 12:53:23 »
No futuro existirão tantos direitos para as mulheres que será difícil ser homem, ainda mais quando a mulher for mais presente na política.

A própria Lei Maria da Penha, prevê indenização contra danos causados à saúde psicológica, e patrimonial da mulher.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2007, 12:55:37 »

Essa é uma outra questão. Com o aumento da longevidade, a tendência é acabarem com a aposentadoria por tempo de serviço. Na verdade, a tendência em países mais avançados é, simplesmente, acabar com a aposentadoria.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #16 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:14:17 »
A previdência está falida (graças em parte aos Lulas de vida que passam a vida sendo sustentados por ela), acredito que logo não existirá mais aposentadoria.

E países como o Japão, onde a aposentadoria foi abolida, puderam fazer investimentos em áreas como a educação e a saúde.

Luz

• Visitante
« Resposta #17 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:19:49 »
Resumindo, NUNCA ouvi de uma mulher que o fato delas se aposentarem cinco anos antes seria um equívoco. NUNCA ouvi um argumento convincente que justificasse tal fato.

Pois vai "ouvir" agora... eu discordo da mulher se aposentar mais cedo, ter jornada dupla e viver mais...  :D

Faço minhas as palavras do Quereu: direitos iguais se adquirem com deveres iguais. Vocês querem se aposentar mais cedo? Comecem a fazer o trabalho doméstico...  :lol:

Não, estou brincando - também acho que não há justificativa para esse privilégio, como também não consigo compreender essa jornada dupla. Acho até que é cada vez mais comum a divisão de tarefas. E se não há, não sei, mas desconfio que seja um problema que as próprias mulheres criam para si - criticando tudo que os homens fazem, consertando o trabalho que eles fizeram, duvidando de suas capacidades para as coisas mais simples ou simplesmente aceitando a situação.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:23:57 »
Meio de brincadeira: acho que um dos motivos da jornada dupla das mulheres está numa diferença de
percepção entre homens e mulheres do que consiste em uma "casa arrumada". Para mim, meias sobre o
sofá, alguns pratos empilhados na pia e uma leve camada de pó sobre os móveis não constituem uma "casa
terrivelmente bagunçada"... :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #19 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:32:13 »
Faço minhas as palavras do Quereu: direitos iguais se adquirem com deveres iguais. Vocês querem se aposentar mais cedo? Comecem a fazer o trabalho doméstico...  :lol:

:histeria:

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #20 Online: 16 de Setembro de 2007, 14:52:58 »
É só o governo proibir que a mulher faça as tarefas "do lar" sem ter carteira assinada que esse problema será resolvido. :lol:
Regulamentação sempre resolve tudo. Não?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Setembro de 2007, 15:32:04 »
A previdência está falida (graças em parte aos Lulas de vida que passam a vida sendo sustentados por ela), acredito que logo não existirá mais aposentadoria.

E países como o Japão, onde a aposentadoria foi abolida, puderam fazer investimentos em áreas como a educação e a saúde.

hein?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Setembro de 2007, 15:38:11 »
Eu preferiria perguntar: e por que existe a previdência estatal? :)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #23 Online: 16 de Setembro de 2007, 15:44:38 »

hein?

A previdência, responsável pela distribuição das aposentadorias está falida, não possui verbas suficientes pra distribuir aposentadorias. Devido a roubalheira que há, ao grande desvio e ao fato de muitas pessoas que nunca contribuiram (ou contribuiram por um curto período de tempo) recebem a aposentadoria normalmente.

Eu citei o exemplo do Japão que é um dos países que não possuem aposentadoria, se a memória não me falha, esta foi abolida após a derrota na 2° G.M. numa tentativa de economizar recursos.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Setembro de 2007, 15:59:17 »
e aquele escândalo da previdência no japão foi por quê?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!