Como ser racional que pretendo ser sempre achei a aposentadoria feminina, que pela lei ocorre cinco anos antes da masculina, um absurdo.
Explico: Está provado que as mulheres, em média, vivem mais que os homens, portanto obrigar o homem a trabalhar cinco anos a mais é ilógico.
O interessante é que SEMPRE que levanto esta questão, em qualquer lugar, sou atacado iradamente pelas mulheres, TODAS tentam explicar a aposentadoria especial com os mais estranhos argumentos. Umas dizem que é pq toda mulher faria "jornada dupla", trabalhando no emprego e em casa. Quando eu conto que, durante os dez anos em que fui casado, nós dois dividíamos as tarefas, sendo, inclusive, eu quem cozinhava, elas dizem que o meu caso era único. Então eu pergunto, e como eu fico, pois moro sozinho com meu filho e tenho que cuidar da casa. Novamente elas respondem que o meu caso é único. Contra-argumento dizendo que, então mulheres que moram sozinhas não deveriam ganhar essa aposentadoria especial. Daí, elas piram e começam a falar: No dia em que vc parir vai saber como é. Mesmo sem entender a relação, entro no jogo e digo, ok, mas então as mulheres que não tem filhos não deviam se aposentar mais cedo. Rebuliço geral, elas alegam que mulher ganha menos que homem, e eu digo que, no serviço público e em muitas outras áreas, ganhamos igual, então servidoras públicas não deveriam ter essa aposentadoria. Mais irritadas ficam.E por aí vai.
Resumindo, NUNCA ouvi de uma mulher que o fato delas se aposentarem cinco anos antes seria um equívoco. NUNCA ouvi um argumento convincente que justificasse tal fato.
O que eu penso é que todo mundo defende o indefensável se ganhar alguma coisa com isso.
O que vcs acham, existe alguma razão não demagógica ou eleitoreira para as mulheres se aposentarem antes?