Autor Tópico: Aposentadoria mais cedo para mulheres, vc concorda?  (Lida 8681 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Aposentadoria mais cedo para mulheres, vc concorda?
« Resposta #75 Online: 19 de Setembro de 2007, 14:28:13 »
Sobre o outro post, onde a Suyndara diz que as leis são feitas por homens, isso não é verdade, o legislativo é composto por homens e mulheres. E, no caso da Predidência, havia mulheres candidatas e suas irmãs de sexo (maioria do eleitorado) entenderam votar num homem.

E vc acha que eu votaria apenas por "irmandade"? Já custa tentar escolher o menos pior...

E no fim das contas a deputada mais votada do país saiu nas páginas da playboy no outro dia, vulgarização eu abomino! Ou ela leva a profissão à sério, ou vira puta de vez! Oras!

Eu fiz apenas uma ironia :wink: Segundo a lei, o critério parece justo! Eu vou ter que me aposentar por tempo de contribuição mesmo e acho que é o sistema mais correto, mas infelizmente não funcionaria em todos os casos...

Sou uma mulher forte, e até eu tenho vontade de estapear de vez em quando essas patricinhas fazedoras de beicinhos desnecessários :P

Homens companheiros e honestos sempre encontrarão uma mulher companheira e atenciosa à altura :wink:

[]s

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #76 Online: 19 de Setembro de 2007, 14:57:22 »
[...]
E no fim das contas a deputada mais votada do país saiu nas páginas da playboy no outro dia, vulgarização eu abomino! Ou ela leva a profissão à sério, ou vira puta de vez! Oras!
[...]

Freqüentemente tenho que ir ao calendário, checar se realmente não estou mais em 1850.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 19 de Setembro de 2007, 19:41:13 »
[...]
[...]

Freqüentemente tenho que ir ao calendário, checar se realmente não estou mais em 1850.

e eu pra ver se o mundo já não acabou.
bis; oh tempora, oh mores.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #78 Online: 19 de Setembro de 2007, 23:47:32 »
Confesso que quando fiz meu post nesse tópico, ainda não o havia lido inteiro.
Com isso pude constatar (sem esforço nenhum) que o nível de ironia, ou até mesmo hipocrisia contido aqui, é faraônico.

"Direitos iguais, deveres iguais" provavelmente foi a  observação mais consistente feita aqui.
[ironia]Poderíamos, nós homens, compartilhar com as mulheres essa terrível "jornada-dupla" né? Pra gente ter os mesmos (justíssimos e super plausíveis) direitos que elas possuem. Lembrando que atualmente todas as mulheres (e somente elas) se dão aos serviços domésticos. Também poderia pra acabar de igualar a coisa, começar a ter serviço militar obrigatório para mulheres e tudo mais, que elas, mesmo que em segredo, adorariam ter.[/ironia]

:biglol:

Luz

• Visitante
« Resposta #79 Online: 20 de Setembro de 2007, 11:37:07 »

A balança dos direitos e deveres tem que ser equilibrada, mas como fazer para que isso funcione? Porque muitos homens e mulheres assumem deveres sem ter direitos correspondentes e vice-versa, tanto na teoria quanto na prática.

O que deve vir primeiro: direitos ou deveres? Damos primeiro todos os mesmos direitos, a todos, sem distinção, para então podermos cobrar igualmente os mesmos deveres ou vamos esperar que mesmo sem direitos iguais as pessoas exerçam os mesmos deveres?

Tanto a lei quanto a cultura nos diferencia e não pela capacidade ou competência, mas pela cor, sexo, idade, classe social e oportunidades. A igualdade é uma utopia com tanta diferença.

Não é como se para não ter que dar os mesmos direitos ou por não ter condições, oferecessem supostos privilégios para calar?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #80 Online: 20 de Setembro de 2007, 12:03:04 »
Pô menina!!!! Gosto tanto de ti ver por aqui!!  :flor:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Luz

• Visitante
« Resposta #81 Online: 20 de Setembro de 2007, 12:47:13 »
Pô menina!!!! Gosto tanto de ti ver por aqui!!  :flor:

Eu também adoro ver você por aqui...  :borboleta:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #82 Online: 20 de Setembro de 2007, 13:13:20 »
Não quero parecer mais arrogante do que já sou , mas é muito difícil entender como alguém consegue depreender isto
Citação de: Mimi
É muita moleza essa vida que vocês parecem querer: companheira que faça o papel delas. E parte do de vocês.

disto
Citação de: Eu
Lá em casa a Amélia sou eu: sou eu quem faço uns 70% por cento das atividades domésticas "femininas" (lavar, passar, cozinhar...), 100% das masculinas (bater prego, trocar lâmpada, mecher na fiação) e ainda trabalho (e ano que vem eu volto pra fauldade [de novo], vou encarar jornada tripla  :stunned:.

ou disto:
Citação de: RanoirX
não pretendo ter uma Amélia cozinhando, passando e só dizendo asneira (e eu tendo que sustentar). Prefiro focar (...) na igualdade de direitos.

:o

Já quanto a não ter ocorrido qualquer mudança significativa: puts! Eu sou negro, e nem pertencendo a um grupo que representa cerca de metade da população brasileira e menos de 3% dos estudantes universitários do país, com participação ínfima na classe média, na política, no mundo dos negócios, nos altos escalões do serviço público... eu sou capaz de dizer que não houve mudanças significativas na questão racial desde o siglo XIX.

Afirmações como esta sua só me fazem enfatizar o primeiro parágrafo do meu post anterior, Mimi.

rizk

• Visitante
« Resposta #83 Online: 23 de Setembro de 2007, 13:58:00 »
Olha só, vamos declarar o óbvio: eu não CONHEÇO vocês e tudo o que eu disser a respeito de vocês é mera especulação. Por outro lado, toda pessoa que eu conheci que começou com essas conversas boa coisa não pretendia. E por quais motivos deveria eu pensar bem de vocês?

2.Os direitos foram todos distribuídos igualitariamente às mulheres, mais não os deveres. A obrigação do sustento de uma casa ainda recai sobre o macho, inda que as mulheres tenham o direito de trabalhar. Ainda se acredita que homens devam pagar as contas em um programa, mesmo que a parceira tenha recursos para rachar os gastos...
Ou seja, não temais, logo as mulheres sucumbirão enterradas em covas que as próprias cavaram...

Isso é ou ignorância ou má-fé. Qualquer que seja, merece 40x mais esculachação do que eu poderia fazer.

Enfim. Sim, muita coisa precisa ser revista na previdência pública, entre elas a discutida no tópico - que, covenhamos, é provavelmente a menos grave e urgente.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #84 Online: 24 de Setembro de 2007, 10:03:49 »
Olha só, vamos declarar o óbvio: eu não CONHEÇO vocês e tudo o que eu disser a respeito de vocês é mera especulação. Por outro lado, toda pessoa que eu conheci que começou com essas conversas boa coisa não pretendia. E por quais motivos deveria eu pensar bem de vocês?

Porque nós tinhamos escrito Mimi, porque nós tinhamos escrito. Ou você não leu o tópico (pelo menos os posts finais...)?
:vergonha:
« Última modificação: 24 de Setembro de 2007, 11:21:45 por Donatello van Dijck »

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #85 Online: 24 de Setembro de 2007, 14:38:08 »
Agora, se não tivesse previdência obrigatória, as ruas estariam abarrotadas de velhinhos mendigos. Por algum motivo da seleção natural ou sei lá, é dificílimo o indivíduo conseguir planejar o futuro.

Mas as ruas estão cheias de mendigos, nem tão velhinhos assim. Aqueles que ganham salário mínimo.
E para o caso em tela isso significa que....?

Ah, eu também acho absurdo, mas são os fatos. Nem todo mundo é asiático e, uh, do oriente próximo. E o bruno tem razão numa coisa: a gente pode ser liberal e desacreditar do "free lunch" tanto quanto for, mas a imprevidência dos outros sempre sobra pra gente. Se não for pela caridade, é porque eles podem virar bandidos. Ou comunistas, Deus nos livre.

Voltando à questão da previdência, estava pensando numa coisa. A pessoa começa a trabalhar aos 15 e pára aos 60. Se ela guardasse 10% do seu salário, todo mês (pode torrar férias e 13º e vales diversos), ela conseguiria viver ganhando o valor do salário, mensalmente, por mais quatro anos e meio. Acredito eu, que não sei fazer conta. Enfim. "o que é o rombo da previdência - for dummies": a gente não vive só até os 64,5 anos.
Por isso que eu estou dizendo, não cismem de complementar a aposentadoria do governo com previdência privada. Peguem o dinheirinho e invistam num daqueles fundo DI longo prazo que dá uns 11% ao ano e vão subindo de classe de investimento, que quando vocês se aposentarem vão ter grana pra nunca mais descer do cruzeiro.

Mimi,

Muito pior que isso. A previdência está quebrada por se mal administrada. Sou totalmente contra esse tipo de previdência obrigatória, e olhe meus motivos:

Comecei a trabalhar registrado com 14 anos (na época era possível). Vou me aposentar com 65 anos. São 51 anos de contribuição. Não vou nem usar minha situação, vou pegar um hipotético individuo que começou a trabalhar com 18 anos e irá se aposentar com 65 (47 anos de contribuição). Digamos que o salário dele seja de R$ 2.000,00 (não lembro exatamente qual o percentual do INSS, mas acho que é algo em torno de 8%). Bom esse individuo gasta 160,00 por mês com o pagamento do INSS. Digamos que ele pegasse esse mesmo dinheiro e aplicasse nesse fundo D.I. que você falou de 11% ao ano (isso da 0,8735% ao mês). Sabe quanto ele teria ao longo de 47 anos? Não dá pra acreditar, mas esse sujeito teria a bagatela de R$  2.454.179,49.  :o Com esse valor nessa mesma aplicação ele poderia resgatar 21 mil reais por mês de aposentadoria sem mexer no dinheiro.

Resumindo, vc paga pro governo dinheiro o suficiente para gerar mais de 2 milhões, pra quando vc se aposentar ele te pagar 2 mil por mês, isso pq eu nem considerei a hipótese de investimentos em ações ou fundo de ações que te daria mais de 10 milhões com esse mesmo capital investido.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #86 Online: 05 de Outubro de 2007, 12:11:46 »
Eu não podia deixar esse tópico morrer antes de explicar aos machistas de plantão o que é "justo" de fato  :D

Como eu disse antes, o sistema previdenciário mais justo é o que conta os anos de contribuição ao INSS (nesse ponto ao menos, homens e mulheres "ralariam" do mesmo jeito...).

Sendo assim, já optei pelo meu plano (na verdade, ele me foi imposto pelo próprio INSS, ó crueldade  ::)). Se eu continuar na Capes me aposentarei aos 54 anos de idade e com  direito a salário integral + graticações por tempo de serviço prestados  ;P

Muito justo, como podem ver  :D

Agora, se eu for para outro órgão da minha carreira, vou me aposentar aos 45 anos  :rock: :rock:

Viu? Como vcs reclamam à toa? Não existe essa de beneficiar as mulheres não, o sistema previdencial é justo e eu que pago uma "pancada" todo mês para a previdência vou poder usufruir meu direito em breve  :ok:

[]s

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #87 Online: 05 de Outubro de 2007, 12:30:26 »
Eu não podia deixar esse tópico morrer antes de explicar aos machistas de plantão o que é "justo" de fato  :D

Como eu disse antes, o sistema previdenciário mais justo é o que conta os anos de contribuição ao INSS (nesse ponto ao menos, homens e mulheres "ralariam" do mesmo jeito...).

Sendo assim, já optei pelo meu plano (na verdade, ele me foi imposto pelo próprio INSS, ó crueldade  ::)). Se eu continuar na Capes me aposentarei aos 54 anos de idade e com  direito a salário integral + graticações por tempo de serviço prestados  ;P

Muito justo, como podem ver  :D

Agora, se eu for para outro órgão da minha carreira, vou me aposentar aos 45 anos  :rock: :rock:

Viu? Como vcs reclamam à toa? Não existe essa de beneficiar as mulheres não, o sistema previdencial é justo e eu que pago uma "pancada" todo mês para a previdência vou poder usufruir meu direito em breve  :ok:

[]s

Vai sonhando. Quando você estiver prestes a se aposentar, talvez nem exista mais previdência social. Pode ter certeza absoluta que seu benefício será horrível. A história prova.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

rizk

• Visitante
« Resposta #88 Online: 05 de Outubro de 2007, 21:53:13 »
E, no caso da Predidência, havia mulheres candidatas e suas irmãs de sexo (maioria do eleitorado) entenderam votar num homem.
Eu realmente peço perdão pelo desvio.Agora, isso já é demais.

DIGA-ME meu filho se você acha que alguma mulher "moderna" a ponto de se preocupar com política votaria na ROSEANA SARNEY. Você vota nos seus candidatos porque eles têm pinto? Ainda que você o faça, coisa de que não duvido a essa altura do campeonato, você espera que "metade do eleitorado" seja IMBECIL a esse ponto? Eu cá, e muitas cidadãs comigo, votamos em PROPOSTA, sabe?

Pelo saco de nosso senhor jesus cristo, não posso CRER numa coisa dessas.

rizk

• Visitante
« Resposta #89 Online: 05 de Outubro de 2007, 21:59:24 »
Vejo que a colega já observou que democracia não se faz deste jeito e eu a parabenizo.

(Quem foi a deputada mais votada, afinal? A moça sulista lá? De todo modo, preferível que saia ela, que deve ser gostosa, ao senador Suplicy. Nós todos os amamos e etc, mas pelado não dá.)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #90 Online: 06 de Outubro de 2007, 18:09:37 »
Vejo que a colega já observou que democracia não se faz deste jeito e eu a parabenizo.

(Quem foi a deputada mais votada, afinal? A moça sulista lá? De todo modo, preferível que saia ela, que deve ser gostosa, ao senador Suplicy. Nós todos os amamos e etc, mas pelado não dá.)
Fiz uma enquete na comunidade do orkut da minha cidade, e coloquei as seguintes opções de voto, entre as opções de votos pus: Mulheres, Negros, Homossexuais, Ateus... podia se marcar divesas opções, e advinha o resultado?  O de se esperar

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #91 Online: 15 de Outubro de 2007, 16:48:40 »
Mulher faz 78% do trabalho doméstico no Brasil, diz estudo

BBC Brasil

As mulheres fazem 78% do trabalho doméstico no Brasil, revelou um estudo de pesquisadores noruegueses.

Em média, uma brasileira dedica 33,5 horas por semana - quase 5 horas diárias - a afazeres como cozinhar e limpar a casa, de acordo com o estudo. Já os homens dedicam pouco mais de 10 horas a tarefas domésticas.

As brasileiras só ficam atrás das chilenas, que gastam 38,3 horas por semana nas tarefas domésticas, contra 9,3 horas gastas por seus pares chilenos.

A pesquisa analisou a realidade de 17,5 mil casais de pessoas entre 25 e 65 anos, casados ou que vivem juntos, e que responderam em 2002 à pesquisa social internacional (ISSP, na sigla em inglês), uma espécie de censo social mundial.

Os pesquisadores da Universidade Stavanger e do Instituto de Sociologia de Bergen, na Noruega, colocaram lado a lado os resultados referentes a 34 países desenvolvidos e em desenvolvimento.

As conclusões foram publicadas na versão online da European Sociological Review.

Razões
Em média, as mulheres desempenham 73% do trabalho doméstico - mas no Japão, essa proporção chega a 91%.

Enquanto as japonesas passam em média 27 horas por semana debruçadas sobre os afazeres da casa, os japoneses gastam apenas 2,5 horas - o equivalente a menos de meia-hora por dia.

O estudo afirma que a quantidade de trabalho feminino é determinada principalmente pelo grau de autonomia dado às mulheres, enquanto o trabalho dos homens varia de acordo com a dinâmica das atividades econômicas.

Os países em que as mulheres menos trabalham em casa são a Noruega (menos de 12h por semana), a Finlândia (12 horas por semana) e a França (12,2 horas por semana).

Mas, entre estes países, os homens franceses são os que trabalham menos - 3,7 horas por semana, acima apenas dos japoneses. A divisão de trabalho na França é parecida com a do Brasil, com as mulheres sendo responsáveis por 77% das responsabilidades do lar.

Na Noruega, os homens trabalham 4,3 horas por semana - deixando para a mulher 73% do tempo dedicado aos trabalhos domésticos. Já na Finlândia, os homens passam quase 6 horas com essas atividades - 67% do tempo gasto pelo casal.

Os países onde a relação é mais balanceada (em todos a mulher responde por 64% do tempo gasto) são a Letônia (18,5 horas para mulheres, 11 horas para os homens), Polônia (20 horas para as mulheres, 12 horas para os homens) e Filipinas (24 horas para as mulheres, 13 horas para os homens).

http://noticias.uol.com.br/bbc/2007/10/15/ult5017u11.jhtm
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Luz

• Visitante
« Resposta #92 Online: 15 de Outubro de 2007, 18:18:26 »
Mulher faz 78% do trabalho doméstico no Brasil, diz estudo

BBC Brasil

As mulheres fazem 78% do trabalho doméstico no Brasil, revelou um estudo de pesquisadores noruegueses.

Em média, uma brasileira dedica 33,5 horas por semana - quase 5 horas diárias - a afazeres como cozinhar e limpar a casa, de acordo com o estudo. Já os homens dedicam pouco mais de 10 horas a tarefas domésticas.

As brasileiras só ficam atrás das chilenas, que gastam 38,3 horas por semana nas tarefas domésticas, contra 9,3 horas gastas por seus pares chilenos.

A pesquisa analisou a realidade de 17,5 mil casais de pessoas entre 25 e 65 anos, casados ou que vivem juntos, e que responderam em 2002 à pesquisa social internacional (ISSP, na sigla em inglês), uma espécie de censo social mundial.

Os pesquisadores da Universidade Stavanger e do Instituto de Sociologia de Bergen, na Noruega, colocaram lado a lado os resultados referentes a 34 países desenvolvidos e em desenvolvimento.

As conclusões foram publicadas na versão online da European Sociological Review.

Razões
Em média, as mulheres desempenham 73% do trabalho doméstico - mas no Japão, essa proporção chega a 91%.

Enquanto as japonesas passam em média 27 horas por semana debruçadas sobre os afazeres da casa, os japoneses gastam apenas 2,5 horas - o equivalente a menos de meia-hora por dia.

O estudo afirma que a quantidade de trabalho feminino é determinada principalmente pelo grau de autonomia dado às mulheres, enquanto o trabalho dos homens varia de acordo com a dinâmica das atividades econômicas.

Os países em que as mulheres menos trabalham em casa são a Noruega (menos de 12h por semana), a Finlândia (12 horas por semana) e a França (12,2 horas por semana).

Mas, entre estes países, os homens franceses são os que trabalham menos - 3,7 horas por semana, acima apenas dos japoneses. A divisão de trabalho na França é parecida com a do Brasil, com as mulheres sendo responsáveis por 77% das responsabilidades do lar.

Na Noruega, os homens trabalham 4,3 horas por semana - deixando para a mulher 73% do tempo dedicado aos trabalhos domésticos. Já na Finlândia, os homens passam quase 6 horas com essas atividades - 67% do tempo gasto pelo casal.

Os países onde a relação é mais balanceada (em todos a mulher responde por 64% do tempo gasto) são a Letônia (18,5 horas para mulheres, 11 horas para os homens), Polônia (20 horas para as mulheres, 12 horas para os homens) e Filipinas (24 horas para as mulheres, 13 horas para os homens).

http://noticias.uol.com.br/bbc/2007/10/15/ult5017u11.jhtm

Eu queria saber com quanto por cento essas mesmas mulheres participam no orçamento doméstico. Tenho aqui comigo uma teoria, acho que todos já sabem - acredito na possibilidade da porcentagem dessa participação no orçamento ser inversamente proporcional a porcentagem na divisão das tarefas, mas... não sei.  :?

E é fato que na maioria das vezes as mulheres ganham menos e parece ser também que a maioria delas prefere homens que ganham mais, mas... também não sei.  :?

Se estiver certa é mais um motivo para discordar da aposentadoria mais cedo para mulheres.  ::)

Mas também, pode ser também que as mulheres estejam mais acostumadas ou gostem mais das tarefas domésticas que os homens. Eu, particularmente, como detesto tarefa domésticas, raramente gasto minhas horas com elas :vergonha: não sinto nenhuma obrigação!
« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 18:22:42 por Luz »

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 15 de Outubro de 2007, 19:13:45 »
Já que fizeram a pesquisa poderiam ter mostrado os resultados por nível educacional também. Gostaria de saber se o comportamento dos casais com ensino superior é diferente dos casais com apenas o ensino básico, por exemplo. E seria interessante também ver se uma pessoa que estudou menos do que o seu parceiro tem alguma tendência a trabalhar mais em casa do que ele.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #94 Online: 17 de Outubro de 2007, 11:49:48 »
Eu ainda acho que aposentadoria tem que ser por tempo de contribuição apenas  :P

Se as mulheres vivem mais, é injusto o governo ter que "sustentá-las" por longos anos só pq elas fizeram "dupla-jornada" (por livre e espontânea vontade)...

Mas...

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #95 Online: 17 de Outubro de 2007, 13:25:54 »
Eu ainda acho que aposentadoria tem que ser por tempo de contribuição apenas  :P

Se as mulheres vivem mais, é injusto o governo ter que "sustentá-las" por longos anos só pq elas fizeram "dupla-jornada" (por livre e espontânea vontade)...

Mas...
Verdade, até onde sei, casamento ainda não é obrigatório

Luz

• Visitante
« Resposta #96 Online: 17 de Outubro de 2007, 13:59:23 »
Não sou a favor da aposentadoria mais cedo para mulheres, porque não encontro justificativa - mas, jornada dupla é outra questão - não têm relação necessária com o casamento e nem sempre é uma opção, como no caso de mães solteiras e/ou separadas, que geralmente ficam com a guarda dos filhos, assim como alguns homens que também assumem o papel.

Se esse é o argumento principal, deveria ser concedido, então, caso a caso ou em nenhum caso.  :?   Embora eu ache que não é um problema do governo - se bem que, não oferecendo o mínimo necessário, não sei se dá para isentá-lo.  :wink:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #97 Online: 17 de Outubro de 2007, 14:43:25 »
Justamente, como é que o governo vai "premiar" quem fez dupla jornada?  :?

Há casos e casos...muitas avós que se matam para criar netos, muitas mães solteiras ou divorciadas ralando sozinhas, muitos pais que assumem os filhos, muitos "maridos-pais" ausentes, etc.

Ser mãe é uma escolha difícil, mas ser pai também deve ser não?  :hihi:

Não vejo justificativa para aposentar mais cedo, parece "super-proteção" ao "sexo frágil" e sinceramente, dispenso essa preocupação  :twisted:

Luz

• Visitante
« Resposta #98 Online: 17 de Outubro de 2007, 15:26:02 »
Justamente, como é que o governo vai "premiar" quem fez dupla jornada?  :?

Há casos e casos...muitas avós que se matam para criar netos, muitas mães solteiras ou divorciadas ralando sozinhas, muitos pais que assumem os filhos, muitos "maridos-pais" ausentes, etc.

Ser mãe é uma escolha difícil, mas ser pai também deve ser não?  :hihi:

Não vejo justificativa para aposentar mais cedo, parece "super-proteção" ao "sexo frágil" e sinceramente, dispenso essa preocupação  :twisted:

Pois é! E como dizia mamãe: super-proteção só atrapalha!  ::)  E atrapalha aqui também porque justifica as diferenças salariais, que justifica a menor participação da mulher no orçamento, que justifica a desiguladade na divisão de tarefas - que justifica o escambal...  :vergonha:  empolguei...  :lol:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #99 Online: 17 de Outubro de 2007, 15:37:20 »
:histeria:

Exatamente  :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!