Autor Tópico: Tropa de Elite - Filme  (Lida 28744 vezes)

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
Tropa de Elite - Filme
« Online: 16 de Setembro de 2007, 19:54:24 »
Esse já está dando o que falar. O DVD pirata já está nos camelôs a tempo e todo mundo está elogiando. O diretor disse que a versão final será bem melhor. Estreia mês que vem nos cinemas e eu vou assistir com certeza.

Não sei como linka o vídeo do youtube direto aqui. Tentei e não consegui.

Nigh†mare

• Visitante
Re: Tropa de Elite - Filme
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2007, 00:27:58 »
Vi o pirata. Nem créditos tem ainda. E é muito bom!

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2007, 01:09:53 »
Baixarei.

Assistirei.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2007, 01:39:15 »
Colocaram o filme inteiro no YouTube.  :P

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2007, 06:23:13 »
hein? INTEIRO?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2007, 19:06:37 »
Sim, 14 partes de 10 minutos aproximadamente.

Offline FSeNn

• Nível 07
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2007, 04:21:50 »
Ótimo filme, baixei e assisti 3 dias atrás.
Corre um boato que policiais do BOPE vão entrar com uma ação na justiça, para que mudem algumas cenas do filme.
:S

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2007, 05:01:23 »
excelente filme, mas gerará uma onda de odiadores aos direitos humanos novamente.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2007, 08:39:37 »
Ouvi falar ontem aqui em Portugal no Jornal das oito. Mostraram algumas cenas e parece ser muito bom, assim que eu tiver oportunidade vou assistir.

Disseram também (se eu entendi bem) que foram presos ontem 40 (?) policiais corruptos que facilitavam o contrabando da droga no morro e entre eles estava um que fez um dos papéis principais no filme...é isto??? É verdade??

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Rennan.

• Nível 01
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Setembro de 2007, 10:39:08 »
Já assistí ao DVD e pretendo ir vê-lo no cinema.

Achei excelente!

Offline Rennan.

• Nível 01
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Setembro de 2007, 10:41:46 »
Mas há quem também discorde.

juíza da 1ª Vara Cível do Rio, Flávia de Almeida Viveiros de Castro, vetou na quarta-feira (12) os pedidos de liminares de integrantes do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) para impedir a exibição do filme "Tropa de Elite".

Ator Wagner Moura vive policial do Bope, no filme "Tropa de Elite", de José Padilha
O grupo entrou com ação contra a Zazen Produções e a distribuidora Paramount Pictures do Brasil, alegando que a obra "ataca a corporação e viola a honra, dignidade e até mesmo a integridade física dos policiais". As informações foram publicadas no site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

O filme estréia no mês de outubro nos cinemas, mas já é sucesso nas bancas dos camelôs do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O longa, com direção de José Padilha, mostra a corrupção da Polícia Militar do Rio de Janeiro e práticas violentas do Bope para combater o tráfico de drogas nos morros cariocas.

Após ver o filme, a juíza disse que a história critica o "sistema" e que não é possível identificar se o "sistema" seria o Bope, a Polícia Militar, a universidade, a sociedade, o jogo do bicho, o tráfico ou políticos.

"Não existem ataques às instituições. As críticas feitas (o discurso do personagem principal várias vezes o refere) são ao sistema. E não há conceito mais aberto, mais indeterminado do que este", afirmou a juíza.

"Tropa de Elite" é baseado em depoimentos de pessoas ligadas ao Bope. Tais depoimentos foram destruídos após a conclusão do filme para não comprometer seus colaboradores

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u328145.shtml

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 19 de Setembro de 2007, 10:51:34 »
Assisti alguns trechos no YouTube e já garanto meu lugar na fila do cinema...

Os caras conversando... putz... muito familiar... eles devem ter feito uma puta pesquisa dentro da polícia pra conseguir criar aqueles diálogos... :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2007, 13:17:44 »
Eu confesso que estou quase pensando em abrir uma pequena exceção na regra criado por mim me proibindo de assisitir filmes nacionais no cinema... ::)

O filme parece ser muito interessante.

Offline FSeNn

• Nível 07
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2007, 15:52:11 »
Homem de preto o que que você faz?
Eu faço coisas que assustam o satanás!

Homem de preto qual é sua missão?
Entrar pela favela e deixar corpo no chão!

Não sei se o filme foi um reflexo do que realmente acontece.... Mas a atitude do BOPE no filme, era algo tipo "acima da lei" ou seja, se o filme tem como comprovar  que aquilo acontece, se for seguir a constituição, o BOPE seria desfeito. Se não tem como provar de fato estaria denegrindo a imagem da instituição.
Isso na minha opinião :O
De todo modo não sou humanista e concordaria com a atitude do BOPE apresentada no filme. O tráfico tem que ser tratado como uma guerra. :X

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Setembro de 2007, 13:58:48 »
O filme é muito bom. Salvo engano, um dos roteiristas é ex-capitão do BOPE. Um dos poucos filmes brasileiros decentes.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Setembro de 2007, 09:49:26 »
Bom, vou ser sincero: assisti o filme com preconceito. E nem teria assistido se um vizinho não tivesse comprado e tivesse insistindo tanto em me emprestar mesmo com eu dizendo que não precisava, que depois eu via "quando saísse no cinema"...

O preconceito era pelo fato do filme ter sido baseado em relatos de um "oficial do Bope" e por ter feito tanto sucesso nas bancas de camelôs. Exceção para os infantis, quando um filme aparece em massa nas bancas de camelô e começa a ser elogiado nos botecos de esquina eu já saio dizendo que não gostei...não preciso nem ver pra comentar: Rocky, Homem-Aranha, Duro de Matar, filmes de suspense em geral...

Bem... eu já previa que não ia gostar; mas daí a sentir o nojo que eu estou sentido até agora... o filme é um misto de dois discursos:

Um tenta ditar qual o único grande culpado da violência carioca (o consumo e o tráfico de drogas, segundo os idealizadores do filme; o tal PM que fez o livro, cujas "idéias" são expressas em off durante toda a fita; e a grande parte da "imbecilância" popular ). Até aí morreu Neves. Fazer com que essa ignorantada compreenda que os tiroteios nas favelas, que as mortes de viciados com dívidas, que a superlotação nas cadeias, que a vinculação das drogas ao roubo, ao sequestro e a outras agressões a propriedade e a vida são resultado da criminalização das drogas (e de outros muitos fatores), e não delas em sí parece mesmo impossível... Não sei como os holandeses conseguiram...

Mas assistir um filme que PREGA que a polícia, em nome do combate às drogas deva ter o direito de usar meios como tortura e assassinato. E pior, insinuar que esta polícia é modelo em relação a outra que prefere receber um capinzoinho na mão e deixar a coisa rolar...

Eu já estou careca de saber que a PM do Rio é TOTALMENTE criminosa, um filme que simplesmente demonstrasse esta "realidade" não me surpreenderia em nada. Mas um filme-discurso que tenta justificar parte destas ações criminosas( e que mesmo assim é aclamado por crítica e público como uma das obras-primas da história do cinema) é pra me deixar com nojo pelo menos pelo resto da vida.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2007, 11:06:35 por Daniel Reynaldo »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Setembro de 2007, 11:44:22 »
Assisti, no começo nem dei bola para o filme porque ele era brasileiro; mas vi a primeira parte no youtube e fiquei louco para ver. O filme é MUITO FODA. Vou ver no cinema de novo.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Setembro de 2007, 11:54:33 »
Mas assistir um filme que PREGA que a polícia, em nome do combate às drogas deva ter o direito de usar meios como tortura e assassinato. E pior, insinuar que esta polícia é modelo em relação a outra que prefere receber um capinzoinho na mão e deixar a coisa rolar...
[modo revolucionario da puc]Sim, claro, pois todos sabemos que traficantes não fazem isso. Todos sabemos que eles são bons, tem consciência social. São humanos que por culpa do Estado se perderem tristemente no caminho da vida. Acho que os policiais deveriam é subir o morro desarmados, com as mãos para cima, segurando pombas brancas para soltar lá em cima. Isso emocionaria os traficantes, veriam que os policiais querem ser seus amigos, e isso faria com que eles largassem a vida de criminalidade para começar a construir uma sociadade melhor.
[/modo revolucionario da puc]
« Última modificação: 22 de Setembro de 2007, 12:00:02 por El Chiquito »

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #18 Online: 22 de Setembro de 2007, 12:04:14 »
Cara, quando se fala em subir morro, combater o tráfico entre outros crimes, isso significa guerra. Guerra urbana, guerrilha.

E também não vi nenhuma insinuação de que o BOPE seja modelo, em qualquer instituuição pública existem os bonzinhos e os corruptos. O filme relata tanta crítica que é dificil achar a origem de tudo, é um misto de corrupção e intolerância por todas as partes.

Offline FSeNn

• Nível 07
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Setembro de 2007, 13:52:29 »
Cara, quando se fala em subir morro, combater o tráfico entre outros crimes, isso significa guerra. Guerra urbana, guerrilha.

E também não vi nenhuma insinuação de que o BOPE seja modelo, em qualquer instituuição pública existem os bonzinhos e os corruptos. O filme relata tanta crítica que é dificil achar a origem de tudo, é um misto de corrupção e intolerância por todas as partes.

Mas o governo não admite tal guerra urbana,que permite torturas e outros. Está aí o problema.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #20 Online: 22 de Setembro de 2007, 14:19:08 »

Um tenta ditar qual o único grande culpado da violência carioca (o consumo e o tráfico de drogas, segundo os idealizadores do filme; o tal PM que fez o livro, cujas "idéias" são expressas em off durante toda a fita; e a grande parte da "imbecilância" popular ). Até aí morreu Neves. Fazer com que essa ignorantada compreenda que os tiroteios nas favelas, que as mortes de viciados com dívidas, que a superlotação nas cadeias, que a vinculação das drogas ao roubo, ao sequestro e a outras agressões a propriedade e a vida são resultado da criminalização das drogas (e de outros muitos fatores), e não delas em sí parece mesmo impossível... Não sei como os holandeses conseguiram...

O poder do narcotráfico , no nível em que se encontra no Rio de Janeiro , com tudo o que ele significa ( áreas urbanas e populações sob seu domínio , corrupção policial e de outras esferas do poder público , tráfico de armas e conexão com roubos e furtos) vem de dois fatores: o consumo das drogas e a omissão de décadas do poder público nas áreas pobres da cidade.
É óbvio que o financiamento do tráfico vem dos usuários : ele é , embora ilegal , uma atividade econômica com suas áreas de produção , distribuição e comércio , está submetido às leis econômicas relacionadas à oferta e procura , como qualquer empresa capitalista tem por objetivo principal maximizar os lucros e garantir sua expansão.Que o faça por métodos criminosos é inerente ao fato de ser ilegal mas a essência capitalista do negócio não muda. Se não houvesse consumidores ou eles estivessem em redução o narcotráfico não teria a capacidade de manter empregados os "trabalhadores" que necessita nem de garantir os insumos básicos para sua manutenção ( aquisição de drogas , armas,meios de transporte , corrupção de autoridades ,etc...). E isto tanto é verdade que a forma mais eficiente de pressionar o tráfico é estrangular o consumo , pelas própias características da atividade ilegal eles dependem de um fluxo regular de suprimentos pela dificuldade de acumular estoques em quantidade. Um exemplo clássico disto foi a forma como o Exército agiu quando do roubo de armas no ECT ( Estabelecimento Central de Transportes): não brincou de Rambo invadindo o Complexo do Alemão mas organizou barreiras para , principalmente , coibir o tráfego dos usuários e dos vapores ; em uma semana as armas foram recuperadas ( deixadas em São Conrado).
Mas este poder só atingiu tal nível no Rio de Janeiro pela forma como o poder pùblico agiu ( e age) com as áreas pobres da cidade há um século:segregando em áreas periféricas , alijando estas áreas dos serviços públicos essenciais e da presença do Estado. Bastava que surgisse uma atividade econômica que pudesse ser baseada na área periférica , garantisse uma lucratividade adequada para que o poder da área fosse assumido de forma eficiente por algum grupo.
Até o final da década de 60 os grupos criminosos que dominavam as favelas e áreas pobres ( "o morro") garantiam seus recursos com roubos e furtos , e portanto dependiam das áreas urbanizadas (" o asfalto"); por serem espoliadores não estabeleciam uma " relação de parceria" com outros setores fora do morro e portanto , eram alvo fácil de eliminação pela repressão do Estado.Os narcotraficantes atuam como empresários e têm o asfalto como seu mercado consumidor , a procura alimenta a oferta , o asfalto sobe o morro e surge a base para um poder mais estável com uma parceria baseada na corrupção e no favorecimento.

Não considero que o filme pregue a tortura e o assassinato como forma de combater a violência , acho que fica claro que a forma de tratar o tráfico leva á corrupção e/ou desvirtuamento  de todos os representantes do estado envolvidos ; no caso do BOPE  por ser levado a lutar uma guerra em o outro lado faz uso de violência extrema com armamento pesado e seus teóricos aliados ( o restante da corporação) são ou ineficazes ou corruptos acaba pela própia lógica do embate a romper os limites do uso civilizado da violência.

O mais importante ao ver o filme foi o que não vi: nenhuma outra intervenção pública sobre as áreas do tráfico que não fosse a da polícia , seja como receptadora do arrego seja como repressora.

E no final fica a impressão de um combate inútil , sai o Cap Nascimento , entra o Asp Matias , outro assumirá o lugar do Baiano no comando da favela e assim ad nauseam
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Setembro de 2007, 09:51:37 »

Citação de: Convenção de Genebra
§4- Prisioneiros de guerra devem ser tratados com humanidade e protegidos da violência. Não podem ser espancados ou utilizados com interesses propagandísticos.

§7- É proibido matar alguém que tenha se rendido.

Citação de: El chiquito
[modo revolucionario da puc]Sim, claro, pois todos sabemos que traficantes não fazem isso. Todos sabemos que eles são bons, tem consciência social. São humanos que por culpa do Estado se perderem tristemente no caminho da vida. Acho que os policiais deveriam é subir o morro desarmados, com as mãos para cima, segurando pombas brancas para soltar lá em cima. Isso emocionaria os traficantes, veriam que os policiais querem ser seus amigos, e isso faria com que eles largassem a vida de criminalidade para começar a construir uma sociadade melhor.
[/modo revolucionario da puc]
Não me subestime Oceanos, eu nunca fui aluno da Puc; e nem disse que os traficantes são bonzinhos. Eles são criminosos né?

Agora, tentar justificar as ações criminosas da polícia (aquela instituição inventada para coibir o crime) lembrando que ela está lidando com  criminosos? Que tipo de raciocínio é este Oceanos? Se a polícia combate criminosos justifica-se que ela cometa os mesmos crimes que eles? Acho que vou fazer yoga!!!

Os danos causados pela maconha, por exemplo, em sí mesma não estrapolam em nada os danos causados pelo álcool. A maconha mata neurônios, o álcool mata o fígado; a maconha tem relativo poder viciante, o álcool também; a maconha causa certo topor que pode causar acidentes em determinadas circunstâncias, o álcool idem.

Mas o que faz com que os lucros da venda de maconha sejam utilizados na compra de armas pesadas e o álcool não? O que faz com que pessoas morram por conta da disputa dos pontos de venda de maconha e ninguém morra em disputas por pontos de venda de cachaça? Será que sou eu mesmo que estou me embolando com as relações de causa e conseqüência?

Deve ser.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2007, 09:58:54 por Daniel Reynaldo »

Offline FSeNn

• Nível 07
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Setembro de 2007, 12:15:35 »

Os danos causados pela maconha, por exemplo, em sí mesma não estrapolam em nada os danos causados pelo álcool. A maconha mata neurônios, o álcool mata o fígado; a maconha tem relativo poder viciante, o álcool também; a maconha causa certo topor que pode causar acidentes em determinadas circunstâncias, o álcool idem.

Mas o que faz com que os lucros da venda de maconha sejam utilizados na compra de armas pesadas e o álcool não? O que faz com que pessoas morram por conta da disputa dos pontos de venda de maconha e ninguém morra em disputas por pontos de venda de cachaça? Será que sou eu mesmo que estou me embolando com as relações de causa e conseqüência?

Deve ser.

Sei que a discussão é outra, entendi seu raciocínio. Concordo plenamente, mas....
Me prova que a maconha mata neurônios?
O potencial de vício é MUITO menor do que o do álcool. Nem se compara.
O Debilitamento da coordenação motora e experiências de "torpor" são ínfimas. Já os efeitos do álcool....

Assista ao documentário da revista SuperInteressante sobre a proibição da maconha , esta que  foi encabeçada pelos EUA e "aconselhada" pela ONU .Então verá alguns reais motivos que embasaram sua ilegalidade.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Setembro de 2007, 12:33:37 »
Citação de: FSeNn
Sei que a discussão é outra, entendi seu raciocínio. Concordo plenamente, mas....
Me prova que a maconha mata neurônios?
O potencial de vício é MUITO menor do que o do álcool. Nem se compara.
O Debilitamento da coordenação motora e experiências de "torpor" são ínfimas. Já os efeitos do álcool....

Assista ao documentário da revista SuperInteressante sobre a proibição da maconha , esta que  foi encabeçada pelos EUA e "aconselhada" pela ONU .Então verá alguns reais motivos que embasaram sua ilegalidade.

Então FSeNn, foi isto que eu disse: os danos da maconha em sí não são maiores do que o do álcool. É bem provável que sejam menores (não posso fazer uma comparação mais enfática porque, apesar de ser um cachaceiro de primeira categoria, eu nunca fumei maconha :P).

Bom, mas a questão é que sendo maconha, cocaína, heroína, cheirinho da loló... não interessa, os danos provocados por qualquer droga são incomensuravelmente maiores se elas forem proibidas do que se forem lícitas.

Em relação ao que disse o Luiz, concordo. Levando em consideração somente o fato de que o tráfico de drogas é crime e tem que ser combatido pela polícia enquanto a lei não mudar a melhor maneira de fazer isto é realmente sufocando o negócio, sempre dentro dos limites da lei (que é exatamente onde a porca torce o rabo: convencer o populacho de que não faz o menor sentido rasgar a lei para fazê-la ser cumprida).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #24 Online: 24 de Setembro de 2007, 12:50:47 »
Por mim tem é que literalmente "tocar o terror" contra os traficantes...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!