Autor Tópico: Tropa de Elite - Filme  (Lida 28748 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Tropa de Elite - Filme
« Resposta #100 Online: 12 de Outubro de 2007, 19:19:43 »
Achei legalzinho, acho que está havendo um tanto de estardalhaço demais por pouca coisa... poderia ser a mesma coisa feita num curta, com menos enrolação... sem o lado de drama dramas que parecem encheção de lingüiça (como as histerias do cara principal com a mulher). Também acho que fariam melhor em não ter tentado colocar umas piadinhas. O positivo foi principalmente a condenação moral aos que compram drogas do tráfico.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #101 Online: 12 de Outubro de 2007, 20:37:14 »
Achei legalzinho, acho que está havendo um tanto de estardalhaço demais por pouca coisa... poderia ser a mesma coisa feita num curta, com menos enrolação... sem o lado de drama dramas que parecem encheção de lingüiça (como as histerias do cara principal com a mulher). Também acho que fariam melhor em não ter tentado colocar umas piadinhas. O positivo foi principalmente a condenação moral aos que compram drogas do tráfico.
O Filme é a história do Capitão Nascimento buscando um substituto.

A cena do Capitão com a mulher é vital para o filme, que é uma ficção, e não um documentário.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #102 Online: 12 de Outubro de 2007, 20:40:53 »
Achei o filme eletrizante. Nas cenas em que o Nascimento torturava senti-me incapaz de empatia pelas vítimas. Tiraram uma fotografia do meu bairro e era todo meu mundo. Estavam ali os corruptos, os cínicos, os desavergonhados, os hipócritas, todos tomando na veia e derramando sangue misturado de miasmas. E já que gostavam tanto de guerra gostavam também da dor; até que ela se tornou um aprendizado, algo a ser manipulado, uma segunda natureza por trás da mentira a da fachada. Verdadeira lição pela dor.

O filme tem boa direção, boa fotografia, bons diálogos, boas interpretações, bom roteiro. É mesmo um filme nacional?
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 12 de Outubro de 2007, 20:42:46 »

A cena do Capitão com a mulher é vital para o filme, que é uma ficção, e não um documentário.

Eu achei meio exagerado, dramalhão clichê.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #104 Online: 12 de Outubro de 2007, 20:45:30 »

Eu achei meio exagerado, dramalhão clichê.

Eu achei bem real...extremamente dentro da realidade... :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #105 Online: 12 de Outubro de 2007, 20:47:49 »
Talvez a tragédia do filme esteja na constatação de que sem violência e morte não há mais solução.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #106 Online: 12 de Outubro de 2007, 21:28:55 »
Talvez a tragédia do filme esteja na constatação de que sem violência e morte não há mais solução.
Isso é uma interpretação pessoal. O filme é uma obra artística, e cada um vê da maneira que quer. O próprio diretor considera como sendo uma denúncia a tortura e ficou espantado com as pessoas apoiando a violência e dizendo que o filme aponta isso. Ele foi bem sucedido em demonstrar uma realidade fazendo uso da ficção.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #107 Online: 12 de Outubro de 2007, 21:33:03 »
Achei o filme eletrizante. Nas cenas em que o Nascimento torturava senti-me incapaz de empatia pelas vítimas.
O capitão do BOPE que foi co-roteirista do filme e autor do livro que inspirou o mesmo, é totalmente contra a tortura. Numa reportagem do programa Sem Fronteiras da Globo News ele critica a sociedade brasileira por banalizar a tortura e a aceitar com naturalidade.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #108 Online: 12 de Outubro de 2007, 23:25:52 »
Votando no capitão

Olavo de Carvalho
Jornal do Brasil, 11 de outubro de 2007

Quem quer que tenha acompanhado as minhas aulas sobre a “teoria dos quatro discursos” – e, graças à internet, é um bocado de gente, a esta altura – sabe que uma das principais dificuldades na arte da palavra é a mudança de clave do discurso poético para o retórico. Ninguém faz isso direito, porque a primeira das duas modalidades está focalizada na exteriorização de percepções íntimas, a segunda no manejo deliberado das reações do ouvinte ou leitor. Expressão é uma coisa, persuasão é outra. Nos dois casos, trata-se de criar uma verossimilhança, mas a verossimilhança poética é pura coerência entre imagens, a retórica um acordo bem dosado entre o que você quer dizer e o que o público quer ouvir. Por isso o discurso poético se dirige a um auditório geral e indefinido, abrindo-se à multiplicidade imprevisível das interpretações que lhe dêem, ao passo que o retórico se dirige a uma platéia em particular, permanecendo ineficaz sobre as demais, exceto se ouvido como mera produção poética, desligada dos fins práticos a que visava originalmente.

Daí o fenômeno, tão repetidamente comprovado, de que o artista narrador, seja no romance, no teatro ou no cinema, não tenha controle quase nenhum sobre o sentido político-ideológico da história que narra, o qual sentido não depende da narrativa em si, mas dos fatos do mundo exterior – remotos e fora do alcance do artista -- a que a platéia associe os episódios narrados, fazendo destes o símbolo daqueles.

Gênios do porte de um Stendhal ou de um Balzac não venceram essa dificuldade – por que deveríamos exigi-lo dos nossos miúdos cineastas tupiniquins? Todos eles são mais comunistas que a peste, mas isso não impediu que em “Central do Brasil” o menino perdido, fugindo do inferno urbano, encontrasse no Brasil rural os antigos valores que são a essência mesma do conservadorismo: a família, a religião, a segurança, o amor ao próximo. Nem que “Cidade de Deus” resultasse numa apologia do que pode haver de mais reacionário e pequeno-burguês: subir na vida por meio do trabalho honesto.

Agora, José Padilha é crucificado pela esquerda porque em “Tropa de Elite”, pela primeira vez, o cinema nacional mostra a violência carioca pelo ponto de vista da polícia, que é o dos cidadãos comuns, e não pelo dos bandidos, que é o da classe artística, dos “formadores de opinião” e do beautiful people esquerdista em geral. Padilha não fez isso porque queria, mas porque, tendo optado por uma narrativa realista, teve de ceder à coerência interna entre os vários elementos factuais em jogo, mostrando as coisas como elas aparecem aos olhos de qualquer pessoa que esteja boa da cabeça e não tenha se intoxicado nem de cocaína nem de Michel Foucault, como o fazem aqueles três grupos de criaturas maravilhosas. O resultado é que no seu filme os traficantes são assassinos sanguinários, os policiais corruptos são policiais corruptos, os policiais bons são homens honestos à beira de um ataque de nervos, os estudantes esquerdistas metidos a salvadores do país são clientes que alimentam o narcotráfico e mantêm o país na m.... Todo mundo sabe que a vida é assim, e é por isso que instintivamente todo mundo acha que descer a mão em bandidos, por ilegal que seja, é incomparavelmente menos grave do que o imenso concurso de crimes – guerrilha urbana, homicídios, seqüestros, assaltos, contrabando, corrupção política – que o narcotráfico traz consigo. Daí que, entre as razões do policial idôneo e as da bandidagem – que são as mesmas da esquerda iluminada --, o povo já tenha feito sua escolha: Capitão Nascimento para presidente.

Fonte
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #109 Online: 12 de Outubro de 2007, 23:42:11 »
Achei o filme eletrizante. Nas cenas em que o Nascimento torturava senti-me incapaz de empatia pelas vítimas.
O capitão do BOPE que foi co-roteirista do filme e autor do livro que inspirou o mesmo, é totalmente contra a tortura. Numa reportagem do programa Sem Fronteiras da Globo News ele critica a sociedade brasileira por banalizar a tortura e a aceitar com naturalidade.

Não se esqueça, também, que a sociedade brasileira aceita muito naturalmente a corrupção, a ineficiência dos poderes públicos e compartilha alegremente da malandragem cotidiana.

Quanto às cenas de tortura ri bastante em algumas, principalmente daquela em que iam enfiar o cabo da vassoura no cu do malandro. E quando os filhinhos de papai encontraram Jesus eu fiquei me perguntando como é ter amizade com assassino sádico. Acredito que uma alguém com amizades desse tipo deve viver num oba-oba moral, sem critério algum do certo e do errado.

Sou contra a tortura, mas que o pessoalzinho que foi torturado mereceu, ah, mereceu.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 13 de Outubro de 2007, 15:54:06 »
Eu também sou contra a tortura por uma série de razões éticas, morais, religiosas e práticas também - nem sempre funciona, por exemplo. MAS no filme fui incapaz de empatia pelas vítimas.

E isso não é por ser filme, mas por que reconheço aquele tipo de vítima ali da vida real. É difícil, cara! Eu sou contra a pena de morte também, mas se um cara atropelar minha mãe eu não vou ter dó de ver ele morreu, entendeu? É difícil.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #111 Online: 13 de Outubro de 2007, 18:43:35 »
Sobre o filme, o Capitão Nascimento faz uma alusão ao sistema. Que sistema será esse? Pelo que ele diz no filme o sistema é o culpado da situação.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #112 Online: 13 de Outubro de 2007, 19:06:33 »
Não existe sistema. O que ele chama de sistema é o modo como as pessoas se relacionam. A culpa é das pessoas.

Temma

• Visitante
« Resposta #113 Online: 13 de Outubro de 2007, 19:28:07 »
Sobre o filme, o Capitão Nascimento faz uma alusão ao sistema. Que sistema será esse? Pelo que ele diz no filme o sistema é o culpado da situação.

sim, há essa alusão. e isso fica explícito na mudança do Matias, que se 'adequa' ao sistema

Não existe sistema. O que ele chama de sistema é o modo como as pessoas se relacionam. A culpa é das pessoas.

conclusão sua.

mas, voltando ao assunto...

Patrulha de Elite
Arnaldo Branco

Abraham Lincoln, que disse ser possível enganar todo mundo parte do tempo, ou alguns o tempo todo, mas impossível enganar todo mundo o tempo todo, não conheceu o Arnaldo Jabor. Ele pelo menos consegue se enganar o tempo todo.

O parágrafo acima é avulso, nem comecei e já digressiono. A coluna de hoje é sobre as primeiras críticas negativas a Tropa de Elite, todas baseadas na comemoração tipo "zerei o counter strike" do público que assistiu a pré-estréia. Eu mesmo acho que gritar "caveira!" depois de ver o filme é uma forma de sublimar um "gostoso!" para o Wagner Moura (admita, classe média, essa postura de donzela em perigo diante do crime é muito gay) mas defendo até a morte, ou pelo menos até o desfalecimento, o direito de cada um reagir como quiser.

Ruídos na captação da mensagem já custaram a vida de mais de um metaleiro retardado que achou que sua banda favorita gastou 20 horas de estúdio só para mandar recadinhos sinistros para as vozes dentro de sua cabeça, mas esse é o preço da liberdade de expressão e da evolução da espécie. A reação contra o filme é típica do politicamente correto e o politicamente correto é basicamente contra o livre arbítrio.

O autor que conta com a inteligência do público só deve fazê-lo em caráter excepcional. Dizem que quando o artista precisa se explicar para seu público um dos dois é débil mental, mas conhecendo a capacidade de interpretação e abstração do espectador médio, é melhor o diretor do filme se garantir. E aposto que o José Padilha é esperto o suficiente para realmente acreditar que o Bope é mesmo incorruptível ou que aquele ator com os cornos do Felipe Dylon passa credibilidade enquanto maconheiro.

Ninguém perde dinheiro por subestimar a habilidade cognitiva da platéia - aliás, pelo contrário, geralmente é um bom investimento - mas a crítica parece ter a mesma dificuldade em distinguir realidade de ficção. E também acho que sempre se superestimou a capacidade da arte em influenciar o meio; antes acontece o contrário. Vê se na Suíça existe esse subgênero de thriller de ação no gueto.

O destino do artista na Terra é mesmo ser mal-interpretado, mas como o dinheiro de um espectador sem noção vale tanto quanto o de um razoavelmente esclarecido, fica como prêmio de consolação. Como dizem os instrutores da Amway: boas vendas, Tropa de Elite.

http://revistazepereira.com.br/node/46

rizk

• Visitante
« Resposta #114 Online: 13 de Outubro de 2007, 19:43:17 »
Eu não vi o filme, mas vi o programa da GloboNews.

Não ei se foi um só, ou dois, mas tinha um senhor que era da inteligência britânica e ele estava comentando o argumento moderno a favor da tortura. Porque teve um surto, depois do 11 de setembro, de as pessoas dizerem assim: "se pegássemos um terrorista que tivesse informação sobre um atentado que ia atingir 10 mil pessoas, torturar é válido ou não?"

E as pessoas ficavam fazendo contas, 1:10.000, 1:5.000, 1:2, 1:2, e se constatou que há um problema em traçar o limite. E esse senhor que deu a entrevista lembrou uma coisa MUITO sábia e sem conotação moral alguma: quem é o pobre diabo que ACHA que um terrorista treinado não consiga agüentar a tortura? Esse pessoal recebe treinamento e provavelmente já foi pego por coisas menores. Será que ele não sabe como proceder?

Além disso, o cara disse que tortura não costuma ser cometida pra salvar vidas, mas pra dar exemplo. Pega o cara, bate no cara e coloca ele de volta em circulação, todo estropiado, para desencorajar os outros a fazer o que ele fez.

-------------

Aí que sei que nada disso tem a ver com o escopo do tópico, mas o assunto anda me perturbando. Eu cá acho que, se a justiça pretende ser a única instância de resolução de conflitos, o papel da polícia é, nada mais nada menos, trazer o suposto criminoso perante o juiz.

Eu cá acho ABSURDO que paguemos tudo o que pagamos de imposto pra ver os juízes andando de Pajero e o cidadão sendo julgado, condenado e punido por esses sargentinhos porcarias.
Se é pra eles baterem nos caras, então eu vou pegar os meus e formar uma milícia e bater nas pessoas que tentam assaltar a gente. Duh.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #115 Online: 13 de Outubro de 2007, 20:15:40 »
Eu cá acho ABSURDO que paguemos tudo o que pagamos de imposto pra ver os juízes andando de Pajero e o cidadão sendo julgado, condenado e punido por esses sargentinhos porcarias.
Se é pra eles baterem nos caras, então eu vou pegar os meus e formar uma milícia e bater nas pessoas que tentam assaltar a gente. Duh.
Justo. Ou então, devemos chamar o juíz Dredd.

Aposto que o salário dele seria pequeno, se comparado ao de um juíz brasileiro qualquer. :D
« Última modificação: 13 de Outubro de 2007, 20:18:10 por Worf »

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #116 Online: 13 de Outubro de 2007, 20:23:46 »
Nenhuma categoria merece o título de porcaria sozinho. Vamos ser justos - povinho porcaria.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #117 Online: 13 de Outubro de 2007, 23:14:13 »

O sistema seria o modus operandi das instituições de segurança. Que é retratado como um sistema altamente corrupto e burocrático em que só se dá bem quem faz "favores" para terceiros. O único segmento mostrado como honesto é o batalhão de operações especiais, mas mesmo assim é retratado da forma que realmente é, extremamente utilitarista.

Acho que o filme criou um espantalho da polícia militar, a corrupção existe, mas creio que não chega ao ponto mostrado no filme.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #118 Online: 14 de Outubro de 2007, 03:14:24 »

O sistema seria o modus operandi das instituições de segurança. Que é retratado como um sistema altamente corrupto e burocrático em que só se dá bem quem faz "favores" para terceiros. O único segmento mostrado como honesto é o batalhão de operações especiais, mas mesmo assim é retratado da forma que realmente é, extremamente utilitarista.
Utilitarista até que ponto? Combater o tráfico com a tortura? O momento em que o BOPE manda ver mesmo não é nem para conter o tráfico e sim para vingar a morte de um policial deles. É uma maneira de dizer "não mexam com a gente".

Acho que o filme criou um espantalho da polícia militar, a corrupção existe, mas creio que não chega ao ponto mostrado no filme.
Assim como um espantalho do BOPE, que deve ter corrupção no seu meio também.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #119 Online: 14 de Outubro de 2007, 03:17:47 »
Citação de: Adriano
Utilitarista até que ponto? Combater o tráfico com a tortura? O momento em que o BOPE manda ver mesmo não é nem para conter o tráfico e sim para vingar a morte de um policial deles. É uma maneira de dizer "não mexam com a gente".

Utilitarista ao ponto de usar a tortura como forma de combate ao tráfico mesmo, a questão da vingança pessoal foi um a parte, não creio que só usem a tortura em casos como a morte de um membro da organização.

Citação de: Adriano
Assim como um espantalho do BOPE, que deve ter corrupção no seu meio também.

Sim.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 14 de Outubro de 2007, 19:05:59 »
Frases:

- Não quero saber de mão cortada nem de tímpano perfurado em aula inaugural, ok?!?

- A mão cortada, senhor, é... foi um acidente. Ele segurou a lâmina e o comandante puxou. Só um acidente.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #121 Online: 14 de Outubro de 2007, 19:23:06 »
Pergunta aos que viram no cinema: As mudanças em relação à versão que "vazou" pela internet são relevantes? Vale a pena assistir no cinema?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #122 Online: 15 de Outubro de 2007, 15:02:32 »
Rap das Armas - Mc Cidinho e Doca
Parapapapapapapa
Paparapapapapapa
paraapapapapapa kla que bum
parapapapapa

Morro do Dende é ruim de invadir
Nós com os alemão vamos se divertir
Por que no Dende eu vou dizer como é que é
Aqui não tem mole nem pra DRE
Pra subir aqui no morro até a BOPE Treme
Não tem mole pro Exército,Civil nem pra PM
Eu Dou o maior conceito para os amigos meus
Mas morro do Dende,Também é Terra de Deus

Fé em Deus! DJ
Vamo Lá!

Parapapapapapapa
Paparapapapapapa
parapapapapa

Morro do Dende é ruim de invadir
Nós com os alemão vamos se divertir
Por que no Dende eu vou dizer como é que é
Aqui não tem mole nem pra DRE
Pra subir aqui no morro até a BOPE Treme
Não tem mole pro Exército,Civil nem pra PM
Eu Dou o maior conceito para os amigos meus
Mas morro do Dende,Também é Terra de Deus

Vem um de AR15 e outro de 12 na mão
Vem mais um de pistola e outro com 2 oitão
Um vai de Uru na frente,escoltando o camburão
Vem mais dois na retaguarda mas tão de crok na mão.

Amigos que eu não esqueço,nem deixo pra depois
Lá vem dois irmãozinhos,de 762
Dando tiro pro alto só pra fazer teste
de InaIntratec Pisto,Uzi ou Winchester
Aqueles são bandidos e ninguém trabalha
De AK47 na outra mão a metralha
Esse rap é maneiro eu digo pra vocês
Quem é aqueles caras de M16
A Vizinhança dessa massa já diz que não aguenta
Nas entradas da favela já tem ponto 50
E Se tu tomar um "PÁ" será que você grita?
Seja de ponto 50 ou então de ponto 30
Mas se for alemão,eu não deixo pra amanhã
Acabo com safado dou-lhe FAZAN
Por que esses alemão,são tudo safado
Vem de Garrucha velha dá dois tiro e saí vuado
E se não for de revólver,eu quebro na porrada
E Finalizo o rap detonando de granada!

Parapapapapapapa
Paparapapapapapa
- Valeu

parapapapapa

Vem um de AR15 e outro de 12 na mão
Vem mais um de pistola e outro com 2 oitão
Um vai de URU na frente,escoltando o camburão
Vem mais dois na retaguarda mas tão de crok na mão.
Amigos que eu não esqueço,nem deixo pra depois
Lá vem dois irmãozinhos,de 762
Dando tiro pro alto só pra fazer teste
de InaIntratec Pisto,Uzi ou Winchester

- Obrigado Gente

A Vizinhança dessa massa já diz que não aguenta
Nas entradas da favela já tem ponto 50
E Se tu tomar um "PÁ" será que você grita?
Seja de ponto 50 ou então de ponto 30.
Esse rap é maneiro,eu digo pra vocês
Quem é aqueles caras de M16?
Mas se for alemão eu não deixo pra amanhã
Acabo com o safado dou-lhe um tiro de FAZAN
Por que esses alemão são tudo safado
Vem de garrucha velha dá dois tiro e sai vuado
E se não for de revólver eu quebro na porrada
E Finalizo o Rap detonando de Granada

Parapapapapapapa
Paparapapapapapa
parapapapapa
http://br.youtube.com/watch?v=er5PTJtHRpM

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #123 Online: 16 de Outubro de 2007, 13:26:37 »
 :)

14/10/2007
"Tropa de Elite" deveria ser obrigatório nas escolas

da Folha Online

O filme "Tropa de Elite" deveria ser obrigatório nas escolas. Mais do que a envolvente denúncia da banalização do mal no Brasil, na qual policiais e bandidos se transformam em animais e criminosos, o filme provoca uma reflexão sobre a responsabilidade individual.

O inocente consumidor de maconha, sentindo-se conectado com a natureza ou com a leveza espiritual, ou o alto executivo que consome cocaína são apresentados também como sócios do tráfico --e com razão.

É fácil apenas culpar o governo, a polícia, os traficantes, e assim por diante. Mais difícil é nos culparmos --e, aí, está, um dos problemas brasileiros. A culpa é sempre dos outros. Vejamos:

Muito mais do que as drogas, o que mais mata no Brasil é o álcool, uma das causas das 100 mortes diárias e mais de 100 mil feridos por ano no trânsito. Nem os publicitários nem os veículos de comunicação que exibem os anúncios de cerveja, com sedutores apelos, se sentem minimamente responsáveis por essa tragédia. A culpa? Só do governo.

Um motoboy morre por dia apenas nas ruas da cidade de São Paulo (e mais 25 por dia ficam feridos). Isso porque contratam-se empresas irresponsáveis de entrega. Mesmo sabendo que já existe um selo de qualidade para moto frete. A culpa? Só do governo.

As pessoas emporcalham as ruas com lixo apenas porque não têm paciência de jogá-lo em algum lugar apropriado. Madames não se incomodam que seus cachorros façam das calçadas banheiros. A culpa? Só do governo que não limpa as ruas.

O governo sobe os impostos sem parar assim como contrata novos funcionários públicos sem parar. Pouco se faz contra essa extorsão. Nem mesmo sabemos como o orçamento é feito. De quem é a culpa? Do governo.

Deputados, senadores, vereadores cometem crimes e fazem negociatas, mas pouco acompanhamos seus mandatos. Durante a campanha, preferimos o show do marketing do que a análise de propostas. Até nos esquecemos em que votamos. De quem é a culpa? Dos políticos.

Não quero deixar, claro, de responsabilizar os governos. Mas apenas dizer que, num mundo civilizado, todos deveriam saber quais são seus direitos mas também seus deveres. Isso é o básico de cidadania, cuja discussão o filme, através da droga e da violência, lança com alto teor pedagógico _--portanto, deveria ser obrigatório na escolas.

É um bom debate para que saiamos dessa adolescência da cidadania, com muitos direitos e poucos deveres.

*

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u336641.shtml

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #124 Online: 16 de Outubro de 2007, 18:10:19 »
A culpa é do sistema...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!