Não tenho e não concordo. Foi o tempo em que as mulheres não tinham escolhas e dependiam do marido até para sobreviver - era até lógico que preferissem um homem rico. Já não justifica mais que esperemos tão pouco de um homem e nem que os homens também pensem dessa maneira.
A realidade é que o nível social-econômico é fator determinante para que escolhamos quem gostar ou não. Essa não é uma escolha racional, então não é questão de lógica, é questão da natureza humana, e a natureza humana é outra - você não pode escolher simplesmente não gostar do seu marido agora e começar a gostar do Spit-foguetinho, porque não é questão de escolha. É questão de "ahhh.. Hoje eu acordei num ótimo dia para amar meu marido".
Talvez para você, mais madura, casada, "evoluida", digamos, existam outras coisas importantes. Mas as pessoas são tão burras e sabem tão pouco sobre si e o que querem... É enojante. Talvez seja choque de idade também, e se for isso, espero chegar à sua idade logo para começar a conhecer gente interessante.
Do fundo do meu coração, Luz. Eu tenho fé que existam mulheres que realmente pensem como vocês dizem pensar aqui. E não falo sobre este tópico apenas, eu falo sobre todas as discussões de relacionamento que houveram aqui. Eu te juro. Porque até hoje eu nunca conheci nenhuma.
Eu não sei se existe uma fórmula universal, acho até que o que é bom para mim não serve para os outros, mas estou convencida que é uma questão de escolha sim e das mais importantes.
Não podemos escolher de quem gostar, é verdade, mas podemos escolher com quem ficar, e principalmente, com quem não ficar.
Não são escolhas fáceis, geralmente doem, mas passam e percebemos que foram cruciais.
Eu terminei a maioria dos meus relacionamentos antes do amor acabar e acho que sofri menos que se tivesse insistido – afinal, já tinha chegado à conclusão que não era o que eu queria. E tudo sempre começou por um “é isso mesmo que eu quero?” na cama, sozinha, pesando as coisas.
O amor é muito importante, mas não é suficiente – tem que haver respeito, admiração, diálogo e uma série de outras coisas tão importantes quanto o amor, entre as quais, na minha opinião, o desejo - se estivermos falando de casamento, inclusive.
Esse é um ponto importantíssimo, mais que quando estamos namorando e mais importante quanto mais tempo juntos. Requer investimento constante e mútuo e interfere, tanto para o bem quanto para o mal, nos outros pontos todos.
Não estou falando do mito do amante perfeito, nunca acreditei nisso - não existem pessoas perfeitas, mas existem pessoas que são perfeitas para a gente - é fundamental.
Sempre acreditei que para ficar junto tem que ser bom ou perde a razão de ser. E para isso tem que haver afinidade. O que é realmente importante tem que ser igualmente importante para os dois – são valores. O que a gente precisa é chegar à conclusão que não serve para determinadas pessoas, assim como elas não servem para a gente e prestar mais atenção nas outras.
Não sei se tudo isso tem necessariamente a ver com idade – a gente vai perdendo a paciência de brigar por certas coisas, mas briga por outras. Envelhecer também é bom, a gente cresce, aprende, vai melhorando quem está com a gente, vai sendo melhorado, mas só depois de viver cada coisa a seu tempo.
Não queira ter minha idade logo que ela chega depressa!