Autor Tópico: Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacionismo  (Lida 7019 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacionismo
« Resposta #25 Online: 28 de Outubro de 2007, 19:31:52 »
Não entendi a refutação...
Não vi nada de explicação...

Poderia explicar-me?
Talvez se você ler os textos...

Você consegue inumerar alguma coisa que a crença na criação cofirma as suas afirmações acima?
Basta ver a luta dos fundamentalistas americanos para excluir a evolução do ensino escolar e a forma como a física, a química, a biologia, a geologia, a paleontologia e outras ciências são distorcidas.

Qualquer teoria é questão de evidência... e não se simples crença...
É exatamente por isso que criacionismo não é ciência, porque se baseia unicamente em crenças, não em evidências.

A ciência não se apôia em meras evidências...
Claro que não. Se apóia também em muito trabalho duro com centenas de experiências, testes de várias hipóteses, discussões e mecanismos de auto-correção como revisão por pares.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 28 de Outubro de 2007, 19:38:12 »
Porque há quem queira colocar isso nas escolas. Se não houvesse, eu não estaria nem um pouco preocupado.
Rapaz... Você tá parecendo um fundamentalista...
Parece que só de uma forma é o certo e se não for desta forma todos devem morrer...
Será isto um fundamentalismo evolucionista?

O que não concordo é que um ensino suplante outro.
Um não pode substituir o outro...

Visão crítica é quando se compara e não quando se aprende só de um jeito.
Não existem dois jeitos. Existe uma teoria científica apoiada nas evidências e um mito que vai contra as evidências e que um grupinho quer por que quer dar o mesmo status a ele.

O que você falou tem tanto sentido quanto dizer que não concorda que a "teoria" das cegonhas para a origem dos bebês seja suplantada e substituída, que deve-se aprender dos dois jeitos na aula de biologia para poder comparar e desenvolver a visão crítica.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

rizk

• Visitante
« Resposta #27 Online: 28 de Outubro de 2007, 21:00:39 »
Eu acho que pode ser muito bem um assunto de aula de religião MULTICONFESSIONAL. Imagina o moleque que tem aula com um crente na 6ª e com um espírita na 7ª e com um candomblezeiro (?) na 8ª :lol

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #28 Online: 29 de Outubro de 2007, 08:04:12 »
Porque há quem queira colocar isso nas escolas. Se não houvesse, eu não estaria nem um pouco preocupado.
Parece que só de uma forma é o certo e se não for desta forma todos devem morrer...

Não existem dois jeitos. Existe uma teoria científica apoiada nas evidências e um mito que vai contra as evidências e que um grupinho quer por que quer dar o mesmo status a ele.

O que você falou tem tanto sentido quanto dizer que não concorda que a "teoria" das cegonhas para a origem dos bebês seja suplantada e substituída, que deve-se aprender dos dois jeitos na aula de biologia para poder comparar e desenvolver a visão crítica.

O nascimento de uma criança é algo que pode ser repetido inúmeras e inúmeras vezes...
Por isto é uma comprovação científica...

A teoria da evolução se estivesse no mesmo patamar poderia ser repetida num laboratório para que todos pudessem verificar...

Comparação infeliz a sua que denota apenas preconceito...

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #29 Online: 29 de Outubro de 2007, 08:07:02 »
Obs.: A sua "explicação" sobre os halos foi extremamente exclarecedora e "científica"... ehehehehe

Já vi que você não LEU...

Pois se tivesse lido, ao menos poderia provar o erro...

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #30 Online: 29 de Outubro de 2007, 08:12:21 »
Eu acho que pode ser muito bem um assunto de aula de religião MULTICONFESSIONAL. Imagina o moleque que tem aula com um crente na 6ª e com um espírita na 7ª e com um candomblezeiro (?) na 8ª :lol

É neste ponto que quero chegar...

No mundo plural que vivemos é um absurdo querer impor determinadas linhas de pensamentos aos outros...
Se eu acho absurdo o que um pensa, problema meu... Ou dele né... ehehehehehe

Agora, eu querer privar outras pessoas de conhecimentos culturais, até mitologias porque eu não acredito e acho isto um absurdo... Francamente... Vamos estabelecer uma nova inquisição a inquisição evolucionista...

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #31 Online: 29 de Outubro de 2007, 08:28:35 »

Ensinar o criacionismo nas escolas se equivale a ensinar o revisionismo do holocausto nas mesmas. Criacionismo não é ciência e não merece nenhum crédito.

Você tem o direito de não concordar com a teoria da criação e nem em aceitar as evidências apresentadas pelos cientistas criacionistas...

Você tem este direito...

Acredito que o seu preconceito não permitirá nem ao menos chamar de cientista os cientistas que vêem maior coerência no modelo criacionista do que no modelo evolucionista...
Acredito que o seu preconceito nem ao menos permitirá que o criacionismo seja chamado de teoria...

Francamente...

Vocês estão querendo tratar este assunto como a Igreja Católica tratou a ciência por longos tempos... Só que ao inverso...

Pelo visto, vocês não aprenderam com os erros do passado.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #32 Online: 29 de Outubro de 2007, 10:26:41 »
Meu caro, ninguém impede você de acreditar no criacionismo. Direito seu. O problema é que os defensores do Design Inteligente1 querem, por força, obrigar as escolas a incluírem nos seus currículos essas idéias como se elas fossem alternativas científicas viáveis e sérias à Evolução. E não são.

Por que não são? Porque enquanto a Evolução está apoiada em montanhas de evidências a favor de vários outros campos científicos, o Design Inteligente se apóia em falácias e distorções de princípios científicos. Como a pobre da Termodinâmica, por exemplo...

-------------------

1 - Alguém aí sabe se já se decidiram se "Design Inteligente" virou mesmo "Projeto Inteligente" em português? Acho que não há uma nomenclatura fixa, então permaneço usando o termo em inglês, mesmo. 

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #33 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:55:11 »
Eu defendo o ensino do criacionismo nas aulas de religião.

Acho que este é o espaço que compete a este assunto.

Mas, também não vejo como um problema para a própria teoria da evolução o ensino do design inteligente...

Não entendo nem o porquê de tamanho repulsa da parte de pessoas que deveriam agir com uma maior abertura de mente...

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #34 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:57:08 »
Sobre o ser obrigado ou não...

Devemos lembrar que estamos numa democracia e que é ela quem deve decidir...
Ou seria melhor uma ditadura (evolucionista)?

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #35 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:58:54 »
Legal, há alguma teoria científica formulada pelos criacionistas a ser apresentada em aulas de ciência?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #36 Online: 29 de Outubro de 2007, 12:47:27 »
Eu defendo o ensino do criacionismo nas aulas de religião.

Acho que este é o espaço que compete a este assunto.

Mas, também não vejo como um problema para a própria teoria da evolução o ensino do design inteligente...

Ah, mas o problema existe. Pois acontece que a teoria da evolução é uma teoria científica, o que significa
que ela está embasada em (nesse caso uma montanha) de evidências. Por enquanto existe zero, 0, nada,
rien, nothing, nenhuma evidênciazinha de design inteligente. As pessoas que o defendem o fazem pura
e simplesmente por causa de sua religião. A verdade científica está, como diz o clichê, "lá fora". Foi
observando a natureza que se foi obrigado a conlcuir acerca da evolução por seleção natural, não por
causa de argumentos de autoridade.

Não entendo nem o porquê de tamanho repulsa da parte de pessoas que deveriam agir com uma maior abertura de mente...
A repulsa existe porque o criacionismo NÃO é uma teoria científica, mas tenta se passar com tal. Se fosse
para ensinar o criacionismo nas escolas, seria o caso também de ensinarmos que a Terra é plana, que
as doenças são causadas por "espíritos malignos", que o Sol gira em torno da Terra, etc. etc. Resumindo:
algumas hipóteses estão simplesmente erradas. E seria prejudicial às crianças ensiná-las hipóteses furadas
como se fossem teorias científicas. Isso seria agir de forma contrária ao propósito do ensino.

E essa questão de "manter a mente aberta" tem que ser tratada com cuidado: devemos ter a mente
aberta a novos FATOS. Devemos estar dispostos a considerar novos resultados experimentais, mesmo
que contradigam nossas crenças. Mas não temos a obrigação, de forma alguma, de "abrirmos nossas mentes" a qualquer hipótese sem fundamento que se apresenta a nossa frente. Ou seja: não precisamos
ter a mente aberta a qualquer hipótese, mas sim a novos dados.

Finalmente: que história é essa de democracia? Nenhuma professora faz eleições para decidir o valor
de 2 + 2. Repito: algumas hipóteses estão simplesmente erradas. O criacionismo é uma delas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #37 Online: 29 de Outubro de 2007, 12:53:45 »
Legal, há alguma teoria científica formulada pelos criacionistas a ser apresentada em aulas de ciência?

Adiciono outra pergunta :

Qual Criacionismo ? Design Inteligente, Terra Jovem, Criacionismo Islâmico, Hindu, ou de outra crença?
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #38 Online: 29 de Outubro de 2007, 13:08:48 »

Urubus e sabiás

Rubem Alves

"Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza eles haveriam de se tornar grandes cantores. E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas, e fizeram competições entre si, para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão para mandar nos outros. Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamam de Vossa Excelência. Tudo ia muito bem até que a doce tranqüilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas para os sabiás... Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa , e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.

— Onde estão os documentos dos seus concursos? E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvessem. Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam simplesmente...

— Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.

E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás...

MORAL: Em terra de urubus diplomados não se houve canto de sabiá."

O texto acima foi extraído do livro "Estórias de quem gosta de ensinar — O fim dos Vestibulares", editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 81.

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #39 Online: 29 de Outubro de 2007, 13:16:34 »
A teoria criacionista não é científica e nem pode ser científica...
Ela é uma teoria que explica a origem das coisas...
Mas, esta origem não segue leis científicas.

Como ela é uma teoria que apresenta a intervenção de um criador, jamais poderia ser expressa em leis naturais.

O que se tenta mostrar são as evidências que apoiam este modelo e que contrastam com o modelo evolucionista.

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #40 Online: 29 de Outubro de 2007, 13:21:31 »

seria o caso também de ensinarmos que a Terra é plana, que
as doenças são causadas por "espíritos malignos", que o Sol gira em torno da Terra, etc. etc

Tudo isto é falta de bons argumentos?

Comparações nada haver...

Se você acha que tem haver então você deveria rever os seus conceitos...

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #41 Online: 29 de Outubro de 2007, 13:24:27 »
Manter a mente aberta é só para eu mudar a forma de pensar e seguir a sua né?
Mas, você, que já atingiu o ápice da sabedoria e conhecimento (praticamente onisciente), para você mente aberta é lorota? ?

Interessante...

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #42 Online: 29 de Outubro de 2007, 13:26:40 »
E seria prejudicial às crianças ensiná-las hipóteses furadas
como se fossem teorias científicas. Isso seria agir de forma contrária ao propósito do ensino.

Você deve estar subestimando a capacidade humana ou deve ter medo de que a teoria da evolução não está com esta bola toda...

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #43 Online: 29 de Outubro de 2007, 13:28:36 »

Urubus e sabiás

Rubem Alves

"Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza eles haveriam de se tornar grandes cantores. E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas, e fizeram competições entre si, para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão para mandar nos outros. Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamam de Vossa Excelência. Tudo ia muito bem até que a doce tranqüilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas para os sabiás... Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa , e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.

— Onde estão os documentos dos seus concursos? E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvessem. Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam simplesmente...

— Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.

E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás...

MORAL: Em terra de urubus diplomados não se houve canto de sabiá."

O texto acima foi extraído do livro "Estórias de quem gosta de ensinar — O fim dos Vestibulares", editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 81.

Nosssssa como isso lembra a teoria do evolucionismo e o tratamento que cientistas recebem se não declararam apoio irrestrito.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #44 Online: 29 de Outubro de 2007, 13:29:16 »
Ah, entendi. Você é um Troll.

Vamos fazer o seguinte, então: na hora em que você quiser debater com argumentos de verdade, me chame. Até lá, boa tarde e até logo :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #45 Online: 29 de Outubro de 2007, 14:08:41 »
É Troll mesmo. Bom, pelo menos não preciso perder mais tempo com ele.
Volte quando você tiver um argumento. Tchau.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #46 Online: 29 de Outubro de 2007, 14:20:08 »
Digo o mesmo que os dois colegas disseram acima. Au Revouir.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 29 de Outubro de 2007, 15:18:18 »
O nascimento de uma criança é algo que pode ser repetido inúmeras e inúmeras vezes...
Por isto é uma comprovação científica...

A teoria da evolução se estivesse no mesmo patamar poderia ser repetida num laboratório para que todos pudessem verificar...

Comparação infeliz a sua que denota apenas preconceito...
Algumas provas da evolução em laboratório:

../forum/topic=8687.0.html

Evolução observada na natureza:

../forum/topic=6985.0.html

../forum/topic=5100.0.html

Mais provas e evidências da evolução:

../forum/topic=10251.0.html

http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/

http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/evidences.html

E o criacionismo? Você pode me mostrar qualquer prova a seu favor?

Obs.: A sua "explicação" sobre os halos foi extremamente exclarecedora e "científica"... ehehehehe

Já vi que você não LEU...

Pois se tivesse lido, ao menos poderia provar o erro...

Não. A sua resposta anterior demonstra que você não leu o artigo.

Se tivesse lido teria dado uma resposta discordando ou concordando com o que está escrito. Mas o fato de ter dito que não entendeu e não viu nenhuma explicação, quando nos artigos são descritas claramente as afirmações de Gentry e o porquê delas estarem erradas significa simplesmente que você sequer olhou o conteúdo dos sites, seja por preguiça ou porque você não pretende realmente discutir a sério, veio aqui apenas para fazer proselitismo.

E depois, não vi você em nenhum momento explicando com suas próprias palavras os halos de polônio. Apenas jogou um link do youtube e ainda vem exigir que os outros lhe expliquem as coisas!

Portanto não me vejo na obrigação de explicar o que quer que seja a você. Os links com a refutação estão lá. Se você for um debatedor honesto vai lê-los e estudá-los, mas eu é que não vou fazer o trabalho no seu lugar e dar tudo de mão beijada.

Diante dos fatos, só me resta concordar com os demais e considerá-lo apenas um troll.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 29 de Outubro de 2007, 23:22:17 »
Sodré, filhote... o mito da criação, segundo os judeus, os originais redatores do mito, são compostos por 3 fontes... a Torah escrita, a Torah oral e a Cabala. Os cristãos usurparam de somente uma parte da tradição judaica, a Torah escrita, e assim mesmo suprimindo inúmeras passagens. Agora vens tentar me dizer que a tradição cristã (fraudada desde sua origem) é a verdadeira...

Verdadeira o quê? Verdadeira merda?
Verdadeira falcatrua?
Verdadeira mentira?

Dá um tempo... não força... é só parar e pensar 1 minuto... quantos judeus ortodoxos estão pela internet jactando a verborréria criacionista e quantos malandros vigaristas cristãos fraudadores estão jactando suas verborréias.

Paciência tem limite... não fode!  |(

Vai mentir tão mal assim lá no primário... oops.. errrr... me esqueci... é só lá mesmo o único lugar aonde o monte de merda dos criacionista recebe menos resistência.  :P

Bah!
« Última modificação: 29 de Outubro de 2007, 23:25:14 por Spitfire »

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #49 Online: 30 de Outubro de 2007, 07:35:20 »
Você está demonstrando um  espírito "nazista"...

Será que isto é o melhor que a tua crença filosófica(chame como quiser) pode proporcionar?

Não quero isto para as nossas crianças não...

É preferível seres que procurem viver em amor ao próximo do que seres que julguem uns melhores que os outros e se "necessário - sempre vão julgar como necessário", exterminar os fracos para a "produção" de uma raça superior...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!