É verdade. Eu tenho que fazer urgentemente algum destes "testes vocacionais" com o psicólogo do colégio. Preciso me situar bem, entender direito cada curso, as áreas de atuação etc.
Vou aproveitar que já conheço a turma de Letras - Polonês (semana passada assisti uma aula lá com meu primo ) e tentarei conversar com eles ou até mesmo com o professor, que tem uma formação muito boa e é atencioso.
Ás vezes acho que estou procurando alguém para me dizer, finalmente: "Flavia, faça Letras! Você se dará bem!". Mas, feliz ou infelizmente, ninguém me dirá coisa parecida. É pura insegurança mesmo.
Medo de optar pelo que gosto e não ter dinheiro para mim (não vou mentir, sou consumista e não quero uma "queda na qualidade de vida") e medo de optar pelo que não gosto e acabar frustrada pela perda de tempo (e sem ganhar $ suficiente).
Bom, é muito relativo isso porque não conheço seu padrão de vida, mas ambos os meus pais são licenciados e quando fiz a inscrição pro vestiba de C. Biológicas eles não gostaram... Acharam que eu ia virar professora de escola pública. Hoje meu padrão de vida é bem melhor que o deles. Ainda não estou empregada, mas a perspectiva mínima é que eu ganhe 3x mais que cada um deles, até porque escolhi a carreira acadêmica e eles são professores da rede pública (segundo grau).
Inclusive, minha mãe fez Letras Português/Inglês e tentou fazer o Italiano (ela também fala o Alemão, mas não escreve), mas o coordanador do curso morreu e deram só um diploma de curso de longa duração pra turma, não a segunda habilitação que eles queriam, porque o curso não cumpriu todos os requisitos (foi abandonado no fim pela Unioeste). Ela tem duas Lato-sensu.
Meu pai é da Matemática, mas também tem graduação em Economia, uma Lato-sensu e um MBA.
Na época tinha medo sim de morrer de fome, acabar tendo que dar um milhão de aulas por semana, etc. Mas conforme me envolvi com o curso, depois que estava na faculdade, meus horizontes se espandiram muito. Foi lá que descobri a carreira acadêmica.
Certamente o ideal é você conversar com várias pessoas que cursaram o mesmo curso que você, de preferência as que tiveram sucesso na carreira, para poder ter uma noção do que pode acontecer com você e como você poderá atingir isso. Mas certamente depois de entrar na faculdade e ter contato por si com a área é que você vai se descobrir...