Galera, Foz do Iguaçu é imperdível. Linda demais, até agora não decidi o que é mais impressionante, as cataratas ou Itaipu! O Parque Nacional do Iguaçu é muito lindo, cachoeiras para tudo que é lado e a cada curva que você faz na trilha você vê uma coisa diferente e mais extraordinária que a anterior... Eu nunca vi tanta água! Infelizmente não deu para fazer o passeio de barco, nem a visita pelo lado argentino mas nas próximas 19 vezes que eu voltar para lá eu vou experimentar! Dizem que a vista é bem melhor que a do lado brasileiro, pois você vê a Garganta do Diabo de cima, enquanto que do lado brasileiro a vista dela está encoberta por uma cachoeira que corre sobre um paredão de uns 50 metros... a vantagem do lado brasileiro é que você passa pertinho da cachoeira. Tem um parque com aves também, ao lado do Parque Nacional, dá para entrar nos viveiros e passar ao lado de guarás, araras, tucanos, flamingos...
Itaipu é realmente enorme, você olha para cima e enxerga um muro de quase 100 metros, aí olha para baixo e vê uma queda de mais de 100 metros de altura

Muito lindo, por cada uma das 20 turbinas passa metade da vazão das cataratas do Iguaçu... mas o mais impressionante é o vertedouro, que infelizmente não estava aberto porque o nível da barragem ainda está baixo: nele a vazão que passa é de 40 vezes a das cataratas! Fiz a visita técnica à usina, mas há várias outras opções de visita, da próxima vez que tiver a chance, queria ver a iluminação noturna da barragem, conhecer o observatório astronômico e o parque ecológico de Itaipu.
Queria ter feito o City Tour, que passa pela mesquita (que vi de longe e é linda também), pelo templo budista e pela fronteira tríplice Brasil/Argentina/Paraguai. Também não fui fazer compras no Paraguai, mas quem foi disse que Ciudad del Este é horrorosa, o turismo fica por conta de Foz mesmo.
Deu para brincar num cassino na Argentina também. Fica pertinho da fronteira, logo depois da alfândega e quase que só tinha brasileiro jogando. Não tem muita graça na verdade, a não ser que você tenha muita grana

Eu que sou pobrão investi 13 reais (perdi tudo, claro

), mas com isso só dava para jogar nos caça-níqueis. Não tem a menor graça, é só ficar apertando botões e assistindo suas moedinhas acabarem. A maioria das máquinas são iguaizinhas, só mudam os temas, mas não passam de luzes e sons repetitivos. Tem umas máquinas diferentes, como bingo e pôquer, mas eu achei bem enjoativas. Acho que ficou provado que eu não sirvo para viciar nessas coisas. A noite valeu foi pela cena bizarra e deprimente de ver um moleque de uns 16 ou 17 anos abrindo a carteira para apostar 100 dólares numa mesa de baralho

(não deu para identificar o que ele estava jogando, não era poker e nem blackjack.) Duas colegas minhas deram sorte, uma delas não gastou um centavo, mas foi sorteada e saiu com 100 dólares no bolso; outra apostou um dólar e ganhou US$ 130,00

Mas a maioria do grupo, óbvio, ou perdeu tudo como eu, ou ganhou muito pouco.