A palha dá um gosto diferente ou é falta de um material mais (convencionalmente) apropriado?
Dá um gosto diferente e pode ter surgido por conta de ser o material a turma tinha em mãos, quando começou a fumar assim. A prática acabou perdurando.
Em alguns lugares já vi gente fumando cigarro de palha simplesmente pq é mais barato do que o “cigarro branco” ou “cigarro de papel”. Que é similar ao que acontece na Itália. Quando estou por lá, acompanho o pessoal na compra da “seda”, papelzinho bom pra enrolar fumo (de toda espécie) e no pacote de fumo já pré-enrolado, que é uma opção mais barata para os bolsos dos Italianos que mais parecem a maria-fumaça. Vale pra rico e pra pobre.
Quando estou indo é prática básica incluir alguns maços do palhoso na mala pra dar de presente. Os caras adoram.
Faz um fumacê desgraçado.
E fede pra burro. 

Engraçado! Acho que faz menos fumaça e fede menos do que o cigarro de papel. As pessoas que não fumam, não costumam notar o cheiro na minha roupa, o que é impossível de acontecer depois do "tradicional".
Curioso que o de palha apaga toda hora, quando não compra pronto é uma amolação fazer, quando compra tem uns que vem completamente “infumáveis” por conta de pouco fumo, pressão fraca ou forte demais da palha sobre o fumo e etc. Mas acho uma delícia todo o ritual, escolher o mais apto na caixinha, acender e apagar…
Ótimo companheiro pra passar o tempo, pra dividir a conversa com um companheiro, pra alternar entre um gole e outro…
Outra curiosidade é que é mais fumado pelos meus amigos mais esquerdistas, enquanto os mais de direita preferem o branco.
É um hábito nocivo a saúde porém extremamente relaxante pra mim. Além de achar que é um hábito extremamente viril, muito em parte pela propaganda que minha geração não chegou a pegar e também muito pela história.
Vai entender.