Desculpem minha ignorância, caso eu esteja enganado, mas essa coisa de sensação térmica está mais para vender jornal e revista e fazer sensacionalismo e oba-oba.
Sensação é muito pessoal e, submetidos a uma mesma temperatura, diferentes pessoas podem ter sensações bem diferentes.
Pessoas acostumadas ao frio, que moram em lugares frios, respondem de maneira bem diversa de um morador no interior do Piauí, que passou a vida sob sol quente, quando ambos são submetidos à mesma temperatura.
Quem sai de um banho frio está em condições diferentes de quem saiu debaixo das cobertas. Qual a sensação térmica que vale aqui? Do banhista? Ou de quem acordou?
Procurei na Wikipedia e lá não informa qual o aparelho para medir essa tal sensação térmica. Como eu disse, posso estar enganado e exista algum aparelho que faça essa medição, mas desconheço. E, na ausência de uma aferição instrumental, quem é que diz qual a sensação térmica daquele instante?
A sensação térmica (ou a temperatura aparente) é uma indicação da percepção da temperatura do ar, que pode diferir da temperatura real devido a fatores climáticos que afetam a transferência de calor entre o corpo e o ar, como a humidade, densidade e a velocidade do vento a 1,5m de altura a partir do solo, considerado a altura média de um rosto humano.1 Sabemos que a pele do nosso corpo é o maior órgão que temos e, por isso, é uma fonte muito importante de informações. As sensações que identificamos através da pele são inúmeras: dor, pressão, frio, etc. As sensações relacionadas ao frio ou ao calor são ditas sensações térmicas.
Após o banho, seja em um chuveiro ou em uma piscina, às vezes sentimos um pouco de frio. Sabemos que a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, por esse motivo é que sentimos frio quando estamos molhados. Tal fato ocorre porque a fina camada de água que adere a nossa pele absorve uma quantidade significativa de calor, por isso temos a sensação de frio. Sentimos mais frio ainda quando está ventando, pois o vento intensifica a evaporação da água, que provoca o abaixamento da temperatura da água.
Para nós, que vivemos em um país tropical, o conceito de sensação térmica pode até ser pouco importante e pouco conhecido, embora saibamos que a brisa e o vento nos refrescam. Porém, em países frios, o abaixamento de temperatura causado pelo vento pode provocar diversos problemas sérios à saúde. Como exemplo, podemos citar a hipotermia.
O termo sensação térmica se popularizou mais após a Segunda Guerra Mundial, quando tropas alemãs fracassaram na tentativa de invasão à Rússia, durante seu inverno rigoroso. Foi a partir daí que o exército americano criou um índice de avalição da sensação térmica relacionado à velocidade do vento. Esse índice se popularizou e passou a ser divulgado relacionado às temperaturas diárias.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensa%C3%A7%C3%A3o_t%C3%A9rmica
Quando o jornal fala da sensação térmica eu sempre enxergo que está chamando atenção para um extremo de temperatura, de forma a atrair mais atenção para aquela notícia. Eu prefiro muito mais me informar da temperatura medida pelo aparelho do que ouvir a tal sensação térmica.
Em tempo:
Parabéns aos que jubilam por neve e temperaturas baixas.