Autor Tópico: Aos crentes: que descoberta cientifica abalaria sua crença atual?  (Lida 16070 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Aos crentes: que descoberta cientifica abalaria sua crença atual?
« Resposta #125 Online: 12 de Novembro de 2007, 13:33:54 »
Auto-sugestão existe  :D

E funciona muito bem (palavra de quem já viveu isso...)

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #126 Online: 12 de Novembro de 2007, 23:16:29 »
fugiu da minha pergunta...hehe  :hihi:
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Suyndara

• Visitante
« Resposta #127 Online: 14 de Novembro de 2007, 10:32:11 »
Então você considera as imagens verdadeiras?

Essa pergunta era pra mim? :vergonha:

Pensei que fosse pro Alê :P

Mas eu não considero as imagens verdadeiras, apenas quis dizer que nem todo charlatão tem consciência de que está enganando ou sendo enganado :ok:

[]s

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 14 de Novembro de 2007, 14:06:06 »
Já ouviu falar no Teste de Turing? :-)

http://en.wikipedia.org/wiki/Turing_Test
Há um episódio de Star Trek NG (acho que é "The measure of a man") em que há um julgamento para determinar se o andróide Data é um simples objeto e os humanos podem fazer o que quiserem com ele (no caso, desmontá-lo para ver como funciona) ou se ele é um ser vivo inteligente e auto-consciente.

Daí, pedem ao cara que quer desmontá-lo para definir inteligência e auto-consciência e, no fim, suas definições todas se aplicam ao Data tanto quanto aos humanos.
Ele não consegue encontrar nenhum modo de fazer a diferença.
Infelizmente, eu não tenho a inteligência de Issac Asimov, mas tenho um opinião sobre isto.
Parto do princípio que se a inteligência é criatividade ou armazenamento de informações e experiências. Robôs, a priori, são auxiliares dos humanos e não uma nova forma de vida. Se não, teríamos que competir, em nosso bioma, com uma nova espécie que nós criamos. Isto observado em Matrix. ( Acho que a vaidade humana chegaria este patamar. )
Por isso, difinir a Vida pela inteligência não é uma forma de determinar que foi criado, de fato, uma nova espécie. Acho que é, somente, uma parôdia de uma espécie. Não uma de fato.
Afinal, tudo que sabemos são suposições de coisas existem ou existiram a milhões ou a bilhões de anos.   

Desculpe, só pra por lenha na fogueira:
Existem disturbios mentais em humanos caracterizados pela ausencia de emoções (apenas as basicas, como os animais). Como se encaixam esse tipo de situação no assunto? Ele é humano passivel de abrigar uma alma reencarnada?? Pois uma maquina poderia ser inteligente e emular emoções basicas tambem...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #129 Online: 14 de Novembro de 2007, 14:25:02 »
Sem problema.

Existem disturbios mentais em humanos caracterizados pela ausencia de emoções (apenas as basicas, como os animais). Como se encaixam esse tipo de situação no assunto? Ele é humano passivel de abrigar uma alma reencarnada?? Pois uma maquina poderia ser inteligente e emular emoções basicas tambem...
Você mesmo respondeu a sua pergunta. "Emoções básicas, como as dos animais."
Eu interpreto que o corpo humano é uma máquina que tem outras funções que desconheço, principalmente em relação do inconsciente e suas utilizações no estado consciente do homem. O Inconsciente é a chave para diferenciar o autômato do ser vivo pleno. 
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 14 de Novembro de 2007, 19:16:41 »
Sem problema.

Você mesmo respondeu a sua pergunta. "Emoções básicas, como as dos animais."
Eu interpreto que o corpo humano é uma máquina que tem outras funções que desconheço, principalmente em relação do inconsciente e suas utilizações no estado consciente do homem. O Inconsciente é a chave para diferenciar o autômato do ser vivo pleno. 

Então essas pessoas que interagem com a gente apenas simulando emoções, não tem alma???
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #131 Online: 14 de Novembro de 2007, 20:28:13 »
Mancha:
Imagine que existisse uma técnica não-destrutiva de escanear o cérebro de um indivíduo. Isto é, uma forma de digitalizar toda a arquitetura, as posições de cada neurônio e sinapse, e também de correlacionar essa estrutura com padrões de atividade [1].

Então imagine que para cada neurônio dessa pessoa seja criado um circuito equivalente, conectado a outros circuitos de forma a reproduzir toda a atividade cerebral, mas em outro substrato. Conecte essa cópia de cérebro a sensores e atuadores e ligue tudo. Nesse caso, teríamos um "robô" com uma mente que é uma exata cópia de um indivíduo vivo. Esse robô teria todas as memórias e mesmo o inconsciente do original. Na minha visão, pelo menos, eles seriam a mesma pessoa [2].

[1] Já existe um método de escanear um cérebro. Ele consiste de congelar o cérebro e usar um aparelho para fatiá-lo e ao mesmo tempo digitalizar a fatia. Leva 3 dias aproximadamente para escanear o cérebro de um rato.

[2] Por algum tempo, pelo menos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #132 Online: 14 de Novembro de 2007, 21:26:28 »
Então essas pessoas que interagem com a gente apenas simulando emoções, não tem alma???
Psicopatas têm emoções, mas não a compreendem. Da mesma forma que uma pessoa lê um texto, mas não compreende o sentido, dislexia.
Muito diferente de um autômato que interage, mas as suas "emoções" são "importadas" de fontes externas. Lembre-se, ele não é um ser vivo.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #133 Online: 14 de Novembro de 2007, 21:36:22 »
Mancha:
Imagine que existisse uma técnica não-destrutiva de escanear o cérebro de um indivíduo. Isto é, uma forma de digitalizar toda a arquitetura, as posições de cada neurônio e sinapse, e também de correlacionar essa estrutura com padrões de atividade [1].
Então imagine que para cada neurônio dessa pessoa seja criado um circuito equivalente, conectado a outros circuitos de forma a reproduzir toda a atividade cerebral, mas em outro substrato. Conecte essa cópia de cérebro a sensores e atuadores e ligue tudo. Nesse caso, teríamos um "robô" com uma mente que é uma exata cópia de um indivíduo vivo. Esse robô teria todas as memórias e mesmo o inconsciente do original. Na minha visão, pelo menos, eles seriam a mesma pessoa [2].

Existe um anime chamado Gantz. Que trata do mesmo assunto. ( Recomendo o mangá. É muito melhor que o anime. ) Se observar, as "cópias" sabem que são cópias. Não são de fato as pessoas que existiram. Tanto que uma das personagens vê a sua "original" e toma decisões que a outra não o faria. Além do mais, o ser esférico diz que os seus corpos, como suas vidas, não mais lhes pertencem.
Lembra mais, gêmeos identicos do que uma "captura" da "alma" ou uma cópia dessa alma. 

[1] Já existe um método de escanear um cérebro. Ele consiste de congelar o cérebro e usar um aparelho para fatiá-lo e ao mesmo tempo digitalizar a fatia. Leva 3 dias aproximadamente para escanear o cérebro de um rato.
Vai ser mais um grupo de tecido neural, sem a capacidade de criar...
Função esta dada ao inconsciente.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #134 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:29:12 »

:hein: Em que você baseia essa afirmação? Porque você acha que o inconsciente não seria replicado também?
Lembre-se que, nessa especulação, trata-se de uma cópia perfeita de um cérebro, apenas baseada em um substrato diferente. Você acha que existe algo de especial em membranas citoplasmáticas e proteínas? Até onde vai o seu dualismo?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #135 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:52:31 »

:hein: Em que você baseia essa afirmação? Porque você acha que o inconsciente não seria replicado também?
Lembre-se que, nessa especulação, trata-se de uma cópia perfeita de um cérebro, apenas baseada em um substrato diferente. Você acha que existe algo de especial em membranas citoplasmáticas e proteínas? Até onde vai o seu dualismo?
Se estudar um pouco de psicologia, saberá que o inconsciente é um conjuto de fatores que estão além das funções químicas do cérebro, mas como sei que você não vai aceitar isto. Ficaremos num impase...
Porque envolve matéria x além desta. Aí começaremos uma disputa infrutífera que quem "sabe" mais e daí você dirá que não existe nada além da matéria, aí direi que há e...
Sairemos do assunto do tópico. 
Além do mais, estamos na fronteira das hipóteses e não do que é de fato.
Por tanto, ficamos assim...  :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #136 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:56:26 »
Eu realmente espero que a Neurologia avance mais e responda de uma vez o que é consciente e inconsciente, se é que essas coisas existem :-)

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #137 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:06:03 »
Eu realmente espero que a Neurologia avance mais e responda de uma vez o que é consciente e inconsciente, se é que essas coisas existem :-)
Se a explicação for plausível, serei o primeiro a aceitar...
Entretanto, levarei alguns anos para ver se não há nenhuma refutação à nova idéia ou descoberta for apresentada. 

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:08:13 »
Se estudar um pouco de psicologia, saberá que o inconsciente é um conjuto de fatores que estão além das funções químicas do cérebro, mas como sei que você não vai aceitar isto. Ficaremos num impase...
Que eu saiba, a psicologia estuda o resultado do funcionamento do cérebro, não a física e química de seu funcionamento.
Que eu saiba, Freud e outros nunca se preocuparam com a constituição biológica do cérebro para desenvolver suas teorias. Para eles, o cérebro era uma caixa preta e eles analisavam seu funcionamento visto de fora.

Baseado em que você diz que o inconsciente está além das funções químicas?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:10:04 »
Suponho que consciente seja aquela parte do processamento cerebral sobre a qual temos ciência e algum controle, e que inconsciente sejam os programas que rodam sem nosso conhecimento e intervenção.

Um exemplo: já dirigi quase 10km sem ver o que fazia. Minha cabeça estava longe dali. De repente, um carro freiou e, com a ação que tive que tomar, "acordei". Levei alguns segundos tentando me localizar e percebi que estava perto de entrar na ponte Rio-Niterói, por engano. Quem dirigiu esse tempo todo foi meu inconsciente.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2007, 13:13:35 por Fernando Silva »

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #140 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:13:04 »
Que eu saiba, a psicologia estuda o resultado do funcionamento do cérebro, não a física e química de seu funcionamento.
Que eu saiba, Freud e outros nunca se preocuparam com a constituição biológica do cérebro para desenvolver suas teorias. Para eles, o cérebro era uma caixa preta e eles analisavam seu funcionamento visto de fora.

Baseado em que você diz que o inconsciente está além das funções químicas?
Ai, ai, ai...
Lá vem polêmica...
Tá bom, C. G. Jung. Podem começar a atirar...  :ar15:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:16:39 »
Lá vem polêmica...
Tá bom, C. G. Jung. Podem começar a atirar...  :ar15:
Jung, se não me engano, é o tal que fala de "inconsciente coletivo". É um conceito interessante se for baseado no fato de que somos todos parecidos geneticamente, mas não vejo motivos para acreditar em algum espírito que fica pairando sobre a humanidade, redistribuindo por todos os conceitos culturais.
A menos que haja telepatia e nossos cérebros formem uma espécie de Internet mental, mas ainda não há evidências disto.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #142 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:21:00 »
O que, aliás, seria o maior barato.

Infelizmente, também não vejo evidência alguma disso ser verdade.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #143 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:32:46 »
Infelizmente, também não vejo evidência alguma disso ser verdade.
Se ler os trabalhos de C. G. Jung e outros psicólogos, pode ser, não tenho certeza, você pode mudar de opinião. Principalmente, os relatos em centros psiquiátricos. Se você não aceitar, tudo bem.
Afinal, tem que ter uma comprovação "física" do que está ocorrendo...
Se não, você não seria cético, não é verdade?  :wink:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #144 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:36:46 »
Sim, gostaria muito de ser eu a descobrir o Hamiltoniano desse campo de telepatia, por exemplo :biglol:

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #145 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:45:02 »
Sim, gostaria muito de ser eu a descobrir o Hamiltoniano desse campo de telepatia, por exemplo :biglol:
Eu entendo o que quer dizer...  :hihi:
O problema é que tem que se ter formação acadêmica nesta área para ser reconhecido como descoberta.
( Chato, não? )

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #146 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:49:49 »
Até onde sei, não.

Você pode ter formação em outra área e elaborar um paper com colaboração de outros profissionais :-)

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #147 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:54:57 »
Até onde sei, não.
Você pode ter formação em outra área e elaborar um paper com colaboração de outros profissionais :-)
Ah, sim! Tem razão.
Não tem aquele caso do garotinho que descobriu que uma garrafa de coca-cola cheia d'água congela
mais rápido do que outra do forma diferente com a mesma quantidade?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #148 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:58:08 »
Recordo-me vagamente desse caso, mas parece que o efeito leva o nome do garotinho africano.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 16 de Novembro de 2007, 01:55:59 »
Se a explicação for plausível, serei o primeiro a aceitar...
Entretanto, levarei alguns anos para ver se não há nenhuma refutação à nova idéia ou descoberta for apresentada. 
Gostei da resposta, postura cetica...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!