Autor Tópico: Homossexualidade pode ser genética  (Lida 31551 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Homossexualidade pode ser genética
« Online: 29 de Outubro de 2007, 16:25:14 »
Homossexualidade pode ser genética, diz estudo

Biólogos da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, conseguiram manipular geneticamente um grupo de nematóides (espécie de parasitas) para que eles fossem atraídos por animais do mesmo sexo.
A experiência traz novas evidências de que a orientação sexual de um indivíduo pode ser profundamente influenciada por fatores genéticos.

Apesar de os nematóides serem organismos simples, e de ser difícil aplicar em humanos os mesmos parâmetros, os cientistas acreditam que a descoberta da existência de um "caminho" biológico para as preferências sexuais oferece pistas sobre a sexualidade humana.

"Nossa conclusão é que a atração sexual está instalada em circuitos cerebrais comuns a ambos os sexos de nematóides", disse Erki Jorgensen, chefe da equipe que organizou o estudo.

Olfato

Os nematóides são organismos de até um milímetro de comprimento, que vivem na terra e se alimentam de bactérias.

Eles não têm olhos, então a atração sexual é determinada pelo olfato.

Cerca de 99,9% deles são hermafroditas e o resto é de machos. Para se reproduzir, os hermafroditas não precisam se acasalar, mas preferem fazê-lo se encontram um macho. Já os machos sempre precisam dos hermafroditas para a reprodução.

No estudo, publicado na revista científica Current Biology, os pesquisadores ativaram um gene chamado fem-3 em espécies hermafroditas.

Esse gene faz o organismo do nematóide se desenvolver como macho, com neurônios e estruturas de cópula específicas.

Na experiência, o fem-3 foi ativado apenas no cérebro. Portanto, os animais desenvolveram neurônios masculinos, enquanto mantiveram características hermafroditas no resto do corpo.

Apesar disso, eles se comportaram como machos, tentando se acasalar e fertilizar outros hermafroditas.

"Existe um debate sobre se o cérebro é influenciado por hormônios sexuais produzidos nas glândulas sexuais ou se um comportamento é derivado apenas da função cerebral", disse Jorgensen. "Neste caso, está claro que o cérebro é sexualizado."

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071026_minhocasgayml.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Re: Homossexualidade pode ser genética
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:00:13 »
Apesar de os nematóides serem organismos simples, e de ser difícil aplicar em humanos os mesmos parâmetros,
(...)
Pois, gostaria de saber como fariam as experiências para testar a homossexualidade dos humanos.  :hihi:
Acho que a Igreja não ia aprovar.

Também já foram feitas experiências em coelhos, com injecção de hormonas sexuais. As coelhas passaram a montar os coelhos, e os coitados tentavam fugir na pequena caixa onde estavam.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:53:15 »
uma vez vi um documentário que falava sobre nematóides, tinha alguma coisa a ver com feromônios... se eu lembrar eu posto aqui
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline LucasRFL

• Nível 01
  • *
  • I want to believe!
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2007, 02:00:47 »
Uma coisa que me veio na cabeça:

Genes para homossexualidade não seriam autodestrutivos? Quer dizer, o cara não vai se reproduzir!
"Como dizia aquele cara influente... deus não existe!" - Mesmo, Eu

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2007, 15:33:33 »
Genes para homossexualidade não seriam autodestrutivos? Quer dizer, o cara não vai se reproduzir!
Uh! Há tantos homossexuais casados ou que doam esperma.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline LucasRFL

• Nível 01
  • *
  • I want to believe!
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2007, 15:41:14 »
Uh! Há tantos homossexuais casados ou que doam esperma.

É, verdade... mas bem, se fatores genéticos forem a causa única ou majoritária da homossexualidade... deve diminuir quanto mais as pessoas "saem do armário" (e não arranjam outro jeito de ter filhos com seus (suas) parceiros (as))

E imagina só a nova tendência da doação de esperma: mães preconceituosas exigindo saber se o doador é gay ou não...
"Como dizia aquele cara influente... deus não existe!" - Mesmo, Eu

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2007, 16:13:11 »
Mas como disse há muitos homossexuais casados. Não fui preciso, mas pensei que fosse claro que percebessem que estava a referir-me a casamentos com mulheres. Têm relações sexuais com as suas mulheres e têm filhos.
Os animais que são homossexuais - mesmo preferindo o mesmo sexo - também têm relações sexuais com
o sexo oposto. Lembro-me de um documentário que falava sobre duas ursas que tinham relações sexuais frequentes, mas por vezes tinham relações sexuais com ursos machos.

Acho que essas mães que recebem o esperma só querem saber se o doador tem boa saúde e se é bem sucedido. Além disso há casais de lésbicas que têm filhos, como num exemplo dado por um programa do "60 minutes". Era sobre mães que receberam doação de esperma que souberam que tinham recebido o esperma do mesmo doador (identificado com um código), e descobriram quem era.
Pedro Amaral Couto

Narkus

• Visitante
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2007, 19:36:30 »
O engraçado é que não é raro algumas mulheres sentirem tara por homens gays.
Já ouvi dizer que em boates gays mulheres pagam mais, e mesmo assim bastante mulheres vão numa boa e com a intenção de "converter" alguém.

E eu tbm acredito que mulheres mtas vezes (ou na maioria das vezes) preferem homens que não demonstrem desejo por elas mas que as protejam e  tratem bem. E sendo o cara gay é muito mais fácil ser naturalmente "muito charmoso" ao não demonstrar esse desejo. Não é a toa que uns 90% das mulheres não acham atraente os babacas ou bobões que as ficam chavecando demais. Mas uma mulher pode achar um babaca e estúpido atraente se este não lhe der muita bola  :histeria:

E tipo...
Manipulando o dito cujo acho que é possível se chegar a uma relação que vá até o fim, mesmo que a praia do cara seja outra.

Eu sempre achei que indivíduos Homo, BI ou trans o fosse por tendências genéticas e não muito por experiências. É claro que é possível que muitos bissexuais não conheçam (ou assumam) seu lado homo. Mas no caso de homos e trans parece não haver muitas saídas senão assumir ou, o que não deve ser fácil, reprimir quase toda sua sexualidade.

Offline Biro

• Nível 06
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2007, 14:40:06 »
Talvez o homosexualismo seja genetico mas não hereditario. Digo, é possivel que não exista um gene gay, mas sim que a combinação de diversos outros genes que não tem aparentemente nada haver com tudo isso formem uma conjuntura de que o animal forme o corpo de um determinado sexo, mas o desejo pelo mesmo. Daí possibilidade de um casal hetero, ter filhos homo e virce versa (filhos homos tendo pais heteros, brincadeira, hahaha).
Por mim, para resolver isso tudo simplismente pegaria um animal homosexual e clonaria, depois, a vida sexual dele mostraira os resultados. Hehe, podemos até apelidar de Dolly gay.
Niveu 3:
Creu creu creu creu

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2007, 19:43:28 »
 :amira:

:amira:
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2007, 20:02:33 »
Ainda acho muito preciptada esta idéia.

Enfim....
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2007, 14:33:00 »
Talvez o homosexualismo seja genetico mas não hereditario. Digo, é possivel que não exista um gene gay, mas sim que a combinação de diversos outros genes que não tem aparentemente nada haver com tudo isso formem uma conjuntura de que o animal forme o corpo de um determinado sexo, mas o desejo pelo mesmo. Daí possibilidade de um casal hetero, ter filhos homo e virce versa (filhos homos tendo pais heteros, brincadeira, hahaha).
Por mim, para resolver isso tudo simplismente pegaria um animal homosexual e clonaria, depois, a vida sexual dele mostraira os resultados. Hehe, podemos até apelidar de Dolly gay.

Não necessariamente. Duas pessoas de olhos castanhos podem ter filhos de olhos azuis, apenas para simplificar a coisa, embora a questão da homossexualidade deva ser bem mais complexa que isso.

Atheist

• Visitante
« Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2007, 14:34:42 »
Uma coisa que me veio na cabeça:

Seriam se fossem dominantes, penetrância completa e expressividade não variável. Qualquer outra opção os torna eternos.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Março de 2008, 18:19:25 »
Se é por genes, genética, como explicam gêmeos onde um é hétero e outro gay?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 30 de Março de 2008, 18:49:09 »
Se é por genes, genética, como explicam gêmeos onde um é hétero e outro gay?

Conhece algum caso?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Março de 2008, 18:58:53 »
Vi, inclusive esses dias, uma ótima matéria na recor news, bem tarde da noite, debatendo vários temas, inclusive este. E quando houve a questão "gene", no que desrespeito a homossexualidade, apresentaram gêmeos onde um era gay e outro hétero (Residentes na europa). Ou seja, isso prova que genes sai de questão como forma primordial da homossexualidade, não?

Engraçado que matéria termina dessa forma: "Ainda não sabemos" (Sobre os motivos da homossexualidade). Boa matéria. :)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 31 de Março de 2008, 05:00:21 »
Homossexualismo cresceu de acordo com a época.
As opções não fazem opções baseadas somente em instintos, apesar de esses influenciarem.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 31 de Março de 2008, 06:06:16 »
As opções não fazem opções baseadas somente em instintos, apesar de esses influenciarem.
Concordo, por isso a explicação genética não exclui a cultural, sendo a melhor explicação um somatório de ambas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 31 de Março de 2008, 11:09:42 »
Discordo da primeira. Acho que não é "que cresceu", apenas vc está vendo uma época em que os gays têm mais coragem e liberdade para se assumir.

Depois vou falar o que acho do homossexualismo. Agora to atrasado....(Só uma passadinha rápida pra variar :biglol:)
« Última modificação: 31 de Março de 2008, 19:57:48 por Eu »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 31 de Março de 2008, 16:26:22 »
Eu acho que os dois fatores influem, tanto o genético quanto o cultural. É nítido às vezes em meninos antes da puberdade um comportamento efeminado, que ao menos para os meus olhos leigos parece claramente uma herança genética... já vi alguns meninos nitidamente femininos (preferindo brincar com meninas, gestos delicados, lembrando uma menia), mesmo com os pais reprimindo. Nestes casos eu apostaria em fator genético.

Mas também não desprezo o fator cultural, um menino criado a vida toda como menina ou vice-versa poderia desenvolver sua homossexualidade por aprendizado e comportamento. Ou não, claro, não dá para ser taxativo nestes casos.

Acho que o grande trabalho da ciência é desvendar a "porcentagem" das influências genéticas ou culturais ou ainda outras hipóteses, para termos uma idéia melhor do quadro.

"Deus prefere os ateus"

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 31 de Março de 2008, 16:30:24 »
Eu acho que os dois fatores influem, tanto o genético quanto o cultural. É nítido às vezes em meninos antes da puberdade um comportamento efeminado, que ao menos para os meus olhos leigos parece claramente uma herança genética... já vi alguns meninos nitidamente femininos (preferindo brincar com meninas, gestos delicados, lembrando uma menia), mesmo com os pais reprimindo. Nestes casos eu apostaria em fator genético.
Mas ajir afeminadamente não tem relação com preferência sexual. A maneira como os comportamentos são estabelecidos é imitado pelo ambiente. No caso desses meninos que você se refere, ocorre em sua maioria por serem criados por avós ou tias sem uma influência masculina.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 31 de Março de 2008, 19:23:47 »
Mas ajir afeminadamente não tem relação com preferência sexual. A maneira como os comportamentos são estabelecidos é imitado pelo ambiente. No caso desses meninos que você se refere, ocorre em sua maioria por serem criados por avós ou tias sem uma influência masculina.
Bem lembrado. No estudo da sexualidade, isso é dividido como orientação sexual e identidade sexual. O primeiro é o sexo que a pessoa tem desejo e o segundo a identificação pessoal de gênero.

Tem muito gay machão por aí.  :biglol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 31 de Março de 2008, 19:57:04 »
Sobre o comportamento, falo o que minha irmã disse: "Não é exceção os gays aprenderem a se comportar de uma forma "x"". Ou seja, a maioria das pessoas aprendem e são influenciadas a se comportar como são.

Depois vou falar o que acho do homossexualismo. Agora to atrasado....
Deixa pras lá. Tanto faz...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #23 Online: 01 de Abril de 2008, 04:42:49 »
Bem lembrado. No estudo da sexualidade, isso é dividido como orientação sexual e identidade sexual. O primeiro é o sexo que a pessoa tem desejo e o segundo a identificação pessoal de gênero.

Tem muito gay machão por aí.  :biglol:
Isso me lembra o episódio da Parada Gay nos Simpsons... o Homer: "todo mundo aqui é saradão, só eu que sou barrigudão!"

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Abril de 2008, 06:26:53 »
Isso me lembra o episódio da Parada Gay nos Simpsons... o Homer: "todo mundo aqui é saradão, só eu que sou barrigudão!"

:histeria:
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!