Autor Tópico: Foguetes no Antigo Egito?  (Lida 23533 vezes)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Foguetes no Antigo Egito?
« Online: 30 de Outubro de 2007, 17:19:11 »

Fascinados pela arte, os antigos egípcios pintaram em suas tumbas o que viram ou vivenciaram em sua vida. Os desenhos cheios de detalhes de arquitetura das câmaras e corredores subterrâneos do Duat foram encontrados no túmulo de Seti I. Uma pintura ainda mais surpreendente foi descoberta na tumba de Huy, vice-rei da Núbia e da península do Sinai durante o reinado do famoso Tutancâmon. Decorada com cenas de pessoas, lugares e objetos das duas regiões que Huy governava, a tumba, muito bem preservada até os dias de hoje, mostra em cores vivas um foguete espacial. O corpo está contido num silo subterrâneo e o estágio superior, com o módulo de comando, fica ao nível do solo. O corpo é sub-dividido, como um foguete de vários estágios. Em sua parte inferior, duas pessoas cuidam de mangueiras e alavancas; há uma fileira de mostradores circulares acima delas. O corte transversal do silo mostra que ele é cercado por cavidades tubulares para troca de calor ou outra função qualquer relacionada com energia.

Ao nível do solo, a base hemisférica do estágio superior está claramente pintada como estando queimada, como resultado de uma reentrada na atmosfera terrestre. O módulo de comando – grande o bastante para abrigar três ou quatro pessoas – tem a forma cônica e nele há "orifícios de inspeção" verticais em torno de sua parte inferior. A cabine está cercada por adoradores, num ambiente que exibe tamareiras e girafas.

Apenas coincidência?
Uma peça de formato estranho, cheia de curvas e recortes, tem intrigado os estudiosos desde sua descoberta por arqueólogos em 1936. É importante dizer que esse objeto foi encontrado - entre outros "objetos de cobre incomuns" - na tumba do príncipe herdeiro Sabu, filho do rei Adjib da 1ª. Dinastia. Portanto, é certo que ele foi colocado ali por volta de 3.100 a.C., e assim, poderia ser mais antigo, mas certamente não mais recente do que aquela data.

Relatando as descobertas em Sakkarah (um pouco ao sul das Grandes Pirâmides de Gizé), Walter B. Emery (Great Tombs of the First Dynasty) descreveu o objeto como "um recipiente de xisto em forma de tigela" e acrescentou que "não foi apresentada nenhuma explicação satisfatória para o estranho formato dessa peça". O objeto foi feito de um único bloco de xisto - uma rocha muito quebradiça que facilmente se separa em camadas finas e irregulares. Se fosse colocado em uso, o objeto logo teria se quebrado. Assim, essa rocha em particular deve ter sido escolhida por ser o material adequado para se esculpir uma forma muito incomum e delicada, como meio de preservar o formato e não de utilizar a peça. Isso levou outros estudiosos, como Cyril Aldred (Egypt to the End of the Old Kingdom), a concluírem que o objeto de pedra "possivelmente imita uma forma que originalmente era de metal".

Mas que metal poderia ter sido usado no quarto milênio a.C. para produzir esse objeto, que processo de polimento de precisão, que metalúrgicos especializados estariam disponíveis para criar um design tão delicado e complexo em termos estruturais? E, acima de tudo, com que propósito?

Um estudo técnico do formato peculiar do objeto lançou pouca luz sobre seu uso ou origem. A peça redonda, com cerca de 60 centímetros de diâmetro e menos que 10 centímetros em sua parte mais espessa, foi obviamente feita para se ajustar a uma haste e girar em torno de um eixo. Seus três recortes, seguindo uma curva incomum, sugerem uma possível imersão num líquido durante a rotação.

Depois de 1936, nenhum esforço foi feito para se decifrar o enigma. Porém, sua possível função acorreu a minha mente em 1976, quando eu lia uma revista técnica onde eram mostrados os desenhos de um revolucionário tipo de volante desenvolvido na Califórnia e ligado ao programa espacial americano. O volante, preso à haste giratória de uma máquina ou motor, vem sendo usado há menos de dois séculos como um meio de regular a velocidade de maquinaria, bem como para acumular energia para um único arranco, como nos compressores de metal (e, mais recentemente, na aviação).

Via de regra, os volantes têm apresentado as bordas espessas, pois a energia se acumula na circunferência da roda. Contudo, por volta de 1970, os engenheiros da Lockheed Missile & Space Company inventaram um modelo completamente diferente - uma roda de bordas leves -, afirmando que ele é mais adequado para economizar energia em trens de transporte de massa ou para armazená-la em ônibus elétricos. A Airesearch Manufacturing Company continuou as pesquisas e desenvolveu um modelo desse volante - que não chegou a ser aperfeiçoado - hermeticamente lacrado dentro de uma carcaça cheia de lubrificante. O fato de esse volante revolucionário ser muito parecido com o objeto de 5 mil anos descoberto no Egito é impressionante, mas torna-se ainda mais espantoso quando se descobre que essa peça, encontrada numa tumba de 3.100 a.C., é semelhante a uma parte do equipamento ainda em desenvolvimento no ano de 1978!

(Zecharia Sitchin - Escada para o Céu)

“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Foguetes no Antigo Egito?
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2007, 19:47:00 »
Não acho que a imgem seja um foguete...

Já este "volante" pode ser uma espécie de hélice...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2007, 19:54:23 »
Bem, eu li o livro deste senhor, Erick von Danicken-"Eram os Deuses Astronautas?", quando tinha uns 10 anos.Impressionou-me na época.Mas hoje eu o vejo como um embusteiro.
Por que homens - e mulheres - não poderiam ter feito tal coisa? Isso é típico do pensamento de um religioso ou dogmático.Sempre alguma coisa externa à humanidade.Nunca a própria humanidade fez aquilo.É muito espetacular pra ser feito por humanos.
Alguém virá com uma explicação bastante satisfatória pra esses artefatos 'extra-terrestres'.Ou talvez até já exista a mesma.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2007, 20:07:52 »
A imagem das tapeçarias e peles de leopardo??
Já a figura do meio (o foguete) pareçe muito com os fornos conicos que eles usavam para assar pão.

E quanto a "helice", pertence ao acervo de algum museu? Está catalogado? Foi documentada sua descoberta?
Afinal pode nem ser realmente legitimo, como muitos objetos encontrados no mercado negro do Cairo.
Poderia ser uma helice? Por que não? Os antigos epovos eram engenhosos...
Veja o caso dos gregos, eles conheciam principios de hidraulica e usavam para fazer portas de templos que se abriam de forma mágica, utilizando principios de expansão de fluidos e fontes de calor.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2007, 07:59:34 »
Por que homens - e mulheres - não poderiam ter feito tal coisa? Isso é típico do pensamento de um religioso ou dogmático.Sempre alguma coisa externa à humanidade.Nunca a própria humanidade fez aquilo.É muito espetacular pra ser feito por humanos.

Ninguém afirmou que não foram os homens (ou mulheres) que o fizeram. A pergunta é por quê o fizeram...

Alguém virá com uma explicação bastante satisfatória pra esses artefatos 'extra-terrestres'.Ou talvez até já exista a mesma.

Segundo Sitchin (e não Däniken), até o momento não se encontrou solução para o enigma.

Pelo material empregado, esta peça é ou um protótipo ou uma réplica.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2007, 08:12:27 »
Já este "volante" pode ser uma espécie de hélice...

Definitivamente, não é uma hélice. Hélices são coisas retorcidas:

Pelo que entendi, parece que faz parte de um rotor:

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2007, 08:25:03 »
A imagem das tapeçarias e peles de leopardo??
Já a figura do meio (o foguete) pareçe muito com os fornos conicos que eles usavam para assar pão.

Não há nada que evidencie que seja um forno de assar pão. Fornos subterrâneos?

E quanto a "helice", pertence ao acervo de algum museu? Está catalogado? Foi documentada sua descoberta?
Afinal pode nem ser realmente legitimo, como muitos objetos encontrados no mercado negro do Cairo.

Esta peça se encontra no primeiro piso do Museu Egípcio do Cairo e entre duas salas muito próximas à Sala das Múmias.

Mais imagens:

Poderia ser uma helice? Por que não? Os antigos epovos eram engenhosos...
Veja o caso dos gregos, eles conheciam principios de hidraulica e usavam para fazer portas de templos que se abriam de forma mágica, utilizando principios de expansão de fluidos e fontes de calor.

O objeto não tem características de uma hélice, mas de um volante ou peça de rotor.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2007, 08:43:50 »
Vai ver é uma bandeija "cult" para servir saladas ou qualquer outra coisa... :)
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2007, 08:57:17 »
Errrr... eu acho que os "ET's" andavam de carro.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2007, 09:32:50 »
Seres interplanetários talvez tivessem algo um pouco melhor que foguetes para mostrar aos egípcios, pois não? Foguetes podem ser a melhor coisa que temos agora, mas não são nada práticos para viagens interestelares.

Claro, talvez os ETs tenham vindo de Nibiru, o planeta favorito do Sitchin... :roll:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2007, 11:20:53 »
Caro,

O forno seria a parte conica superior, mesmo assim não há indicação de coisas "subterraneas" no desenho. Quanto as peles de leopardo, simbolos de riquesa, estão bem claras (tem até a carinha do leopardo). Na verdade parece bem a representação de um altar p/ oferendas (por isso o forno de pão)

A maioria dos rotores (de turbinas) seguem os mesmos principios aerodinamicos das helices, por isso generalizei...Mas essas ultimas fotos estão melhores e não parecem rotores realmente. Poderia ser por exemplo modelos de rodas de carros de combate (bigas), os faraos adoravam enfeitar suas tumbas com esses modelos, pois era simbolo do poder militar deles.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2007, 12:10:16 »
O que quer que seja, foi muito bem feito...

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2007, 16:38:21 »
Seres interplanetários talvez tivessem algo um pouco melhor que foguetes para mostrar aos egípcios, pois não? Foguetes podem ser a melhor coisa que temos agora, mas não são nada práticos para viagens interestelares.

Claro, talvez os ETs tenham vindo de Nibiru, o planeta favorito do Sitchin... :roll:

Uma coisa que critico é sempre as pessoas imaginarem o que os extraterrestres têm ou não de interessante a demonstrar para a humanidade.

Quem sabe o que se passa na cabeça deles, qual o interesse deles, etc. para saber o que é que eles demonstrariam, ensinariam, etc. aos homens?

*Só para constar, estou tomando como verdade a existência de ETs.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2007, 17:03:05 por Jack Torrance »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2007, 16:58:19 »
O argumento pode ser aplicado aos defensores dos Astronautas Antigos ;-)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2007, 17:04:29 »
O que quer que seja, foi muito bem feito...

Não há duvidas,
Alguns povos europeus antigos, por exemplo, confeccionavam brincos cinzelados comparáveis aos feitos pela moderna ouriversaria, e faziam fivelas de cinto muito bonitas com ligas exoticas de prata que pareciam de aluminio...Sem falar nos azulejos babilonicos de mais de 2000 anos de um azul tão espetacular que pareciam feitos com tecnicas e materiais modernos...

Offline AlexCD

• Nível 04
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Novembro de 2007, 17:24:02 »

Fascinados pela arte, os antigos egípcios pintaram em suas tumbas o que viram ou vivenciaram em sua vida. Os desenhos cheios de detalhes de arquitetura das câmaras e corredores subterrâneos do Duat foram encontrados no túmulo de Seti I. Uma pintura ainda mais surpreendente foi descoberta na tumba de Huy, vice-rei da Núbia e da península do Sinai durante o reinado do famoso Tutancâmon. Decorada com cenas de pessoas, lugares e objetos das duas regiões que Huy governava, a tumba, muito bem preservada até os dias de hoje, mostra em cores vivas um foguete espacial. O corpo está contido num silo subterrâneo e o estágio superior, com o módulo de comando, fica ao nível do solo. O corpo é sub-dividido, como um foguete de vários estágios. Em sua parte inferior, duas pessoas cuidam de mangueiras e alavancas; há uma fileira de mostradores circulares acima delas. O corte transversal do silo mostra que ele é cercado por cavidades tubulares para troca de calor ou outra função qualquer relacionada com energia.

Ao nível do solo, a base hemisférica do estágio superior está claramente pintada como estando queimada, como resultado de uma reentrada na atmosfera terrestre. O módulo de comando – grande o bastante para abrigar três ou quatro pessoas – tem a forma cônica e nele há "orifícios de inspeção" verticais em torno de sua parte inferior. A cabine está cercada por adoradores, num ambiente que exibe tamareiras e girafas.

Estranhamente a "tecnologia" descrita me soar tão humana, mostradores circulares ?? Me parece muito anos 60, algo assim como o futuro de paineis com luzes coloridas piscando, botões e alavancas de Jornada nas Estrelas

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Novembro de 2007, 11:55:43 »

Em lugar de "deuses astronautas", poderíamos pensar em antigas civilizações terrestres altamente desenvolvidas...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Novembro de 2007, 12:22:39 »

Em lugar de "deuses astronautas", poderíamos pensar em antigas civilizações terrestres altamente desenvolvidas...

Por causa de uma calota de uma biga?  :hein: ::)

Se daqui a 10.000 anos os arqueólogos encontrarem um artefato consolador de formato fálico (vibrador), alguns criarão a hipótese que os homens da era atual eram todos eunucos.... afff.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 03 de Novembro de 2007, 19:13:22 »

A ponto de criar um foguete?

Bem, para isso eu preciso das tais evidências extraordinárias.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Novembro de 2007, 23:43:14 »
Me respondam uma coisa. O que tem mais graça. Achar que é um forno ou um foguete? Achar que é uma roda de biga ou uma hélice de barco? Que os egípcios eram uma civilização avançada ou que eram guiados por ETs ou Mestres acendidos?

Felizmente o mundo acadêmico é feito de pessoas comprometidas com a verdade e não com a fantasia.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Novembro de 2007, 09:34:31 »
Nem tudo que aparece gravado em pedra, papiro ou sei lá mais o quê existiu no mundo real.

O Da Vinci desenhou um monte de coisas que nunca puderam ser construidas , nas tumbas egipcias existem um monte de Deuses com caras de animais, hoje existem um monte de livros de ficção com personagens que viajam em naves espaciais...

Por qual motivo acreditar que isso  mostrado no desenho simplesmente não saiu da imaginação de alguém?

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Novembro de 2007, 11:10:31 »
Porque dizer que não passa de imaginação de alguém não tem graça. Dizer que tudo não passa de uma civilização avançada não tem graça. Lidamos com o mundo real todos os dias, não queremos lidar com o mundo real toda hora. Queremos ter a nossa fuga.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Novembro de 2007, 13:50:20 »
Porque dizer que não passa de imaginação de alguém não tem graça. Dizer que tudo não passa de uma civilização avançada não tem graça. Lidamos com o mundo real todos os dias, não queremos lidar com o mundo real toda hora. Queremos ter a nossa fuga.

Por que achar que o mundo atual é sem graça? Temos coisas incríveis que, vinte anos atrás seriam tomadas como ficção científica. O telefone celular é uma destas coisas. TV digital, de plasma, DVD, MP3, microcomputador, Internet, etc.
Não é uma fuga para um mundo melhor, já que o nosso mundo é muito interessante em termos de tecnologia.
É simplesmente uma busca por respostas que ainda nos faltam, e que a Ciência tradicional não respondeu ainda - e se continuar fechando os olhos para evidências como estas jamais o fará.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 08 de Novembro de 2007, 07:34:15 »
Estranho que seres de outros planetas tenham nos visitado, tendo para isto uma tecnologia extremamente desenvolvida (e isto há milhares de anos, quando nós ainda estávamos atrasadíssimos em termos tecnológicos), e o melhor que deixaram foram esculturas e gravuras no mínimo duvidosas.

E se eles nos visitaram antes, por que não voltam agora? Tudo bem, ninguém sabe o que se passa na cabeça de um ET (caso ele tenha cabeça), mas não é no mínimo muito esquisito que as "evidências" sejam tão frágeis?

Será que se a humanidade tivesse a tecnologia para estas viagens interplanetárias e descobrisse uma civilização em outro planeta, deixaria apenas como evidências estes desenhos e esculturas? Ou será que esta civilização seria marcada para sempre e de forma inequívoca, para o bem ou para o mal (que o digam as civilizações indígenas descobertas pelos europeus)? Por que estes pretensos ETs seriam tão diferentes? Vieram aqui, mas não deixaram o menor vestígio a não ser estes artefatos, e nunca mais deram as caras?

A hipótese de que antigas civilizações como os egípcios pudessem ter foguetes é absurda. Se eles tivessem esta tecnologia, teriam dominado todo o mundo antigo, o que a história não mostra. E se eles tiveram a capacidade de deixar para o futuro construções fantásticas como as pirâmides e a esfinge, não deixariam também provas desta tecnologia superior?

Reconheço que o assunto, se verdadeiro, seria fascinante, mas não consigo deixar de ver a grande semelhança entre os que defendem estas teorias  e as pregações religiosas.
"Deus prefere os ateus"

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Novembro de 2007, 07:51:10 »
Estranho que seres de outros planetas tenham nos visitado, tendo para isto uma tecnologia extremamente desenvolvida (e isto há milhares de anos, quando nós ainda estávamos atrasadíssimos em termos tecnológicos), e o melhor que deixaram foram esculturas e gravuras no mínimo duvidosas.

SE extraterrestres nos visitaram neste período, não foram eles que realizaram esculturas e gravuras, foram os que tiveram contato com eles. Talvez uma forma de homenageá-los, talvez uma forma de recordá-los, talvez a criação de um culto-cargo, talvez os tivessem confundido com os deuses. Quando os ameríndios avistaram as caravelas dos europeus não os confundiram com algum de seus deuses?

E se eles nos visitaram antes, por que não voltam agora? Tudo bem, ninguém sabe o que se passa na cabeça de um ET (caso ele tenha cabeça), mas não é no mínimo muito esquisito que as "evidências" sejam tão frágeis?

Uma vez mais, as 'evidências' não foram deixadas por eles, mas feitas por quem tiveram contato. (isto assumindo que foram ETs)
A questão de voltar ou não é irrisória, não vejo por que deveriam voltar (se é que estiveram aqui algum dia).

Será que se a humanidade tivesse a tecnologia para estas viagens interplanetárias e descobrisse uma civilização em outro planeta, deixaria apenas como evidências estes desenhos e esculturas? Ou será que esta civilização seria marcada para sempre e de forma inequívoca, para o bem ou para o mal (que o digam as civilizações indígenas descobertas pelos europeus)? Por que estes pretensos ETs seriam tão diferentes? Vieram aqui, mas não deixaram o menor vestígio a não ser estes artefatos, e nunca mais deram as caras?

Talvez tenham deixado sua 'marca indelével', mas acontece que entre os homens há sempre os mais espertos que logo se apoderaram da 'marca' e fizeram dela uma forma de dominação. Aí criaram as religiões, o sacerdócio, se auto-intitularam filhos dos deuses, etc.

A hipótese de que antigas civilizações como os egípcios pudessem ter foguetes é absurda. Se eles tivessem esta tecnologia, teriam dominado todo o mundo antigo, o que a história não mostra. E se eles tiveram a capacidade de deixar para o futuro construções fantásticas como as pirâmides e a esfinge, não deixariam também provas desta tecnologia superior?

Eu não acredito que os antigos egípcios tivessem tal tecnologia, mas creio que eles - não todos, apenas alguns poucos - tiveram contato com uma tecnologia muito avançada para a sua época - talvez até mesmo mais avançada do que a nossa atual.
Na nossa mitologia moderna, que fala de ETs e teorias da conspiração - alguns poucos têm este mesmo contato com tecnologia extraterrestre. Talvez isto não seja tão mitológico assim...

Reconheço que o assunto, se verdadeiro, seria fascinante, mas não consigo deixar de ver a grande semelhança entre os que defendem estas teorias  e as pregações religiosas.

Eu não vejo assim, não acho que a HAA seja dogmática nem sacerdotal. Estamos apenas seguindo as pistas dos deuses astronautas deixadas para trás...

:ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!