Pelo jeito que você falou, parece-me que basta ter o mesmo cérebro e qualquer um é capaz de levantar todas as pedras do mundo e empilha-las.
Dê-me um lugar para me firmar e um ponto de apoio para minha alavanca que eu deslocarei a Terra. (Arquimedes, cientista grego) III aC 
Você leu o que escrevi?
Repito o que me pareceu sobre o conhecimento/cultura.
Ficou parecendo que basta ter as mesmas capacidades físicas.
Capacidades físicas não! Provavelmente somos até mais fracos fisicamente do que nossos ancestrais que tiveram que se exercitar muito mais para poder sobreviver.... falo de capacidades mentais. Pensei que isto tivesse claro, me enganei.
Você disse antes: "Por certo que o conhecimento não era o mesmo... mas o cérebro sim, era. Tão Homo Sapiens como eu e você.".
Portanto, você deve concordar comigo que não basta ter o mesmíssimo cérebro e não ter a mesma bagagem cultural. ESSE foi o ponto que toquei, atribuindo o cérebro como elemento físico constituinte do corpo humano.
Se em post que você fez anteriormente, você se referia ao cérebro como "capacidade mental", existiu um erro de comunicação.
E no que citou, repare que não atribuí nada a você, foi no máximo um raciocínio pífio meu. 
Errr... estamos trocando idéias pessoais por acaso? 
Quando você chama as construções de "murinho mixuruca" e de "pedras empilhadas", me parece que são apenas idéias pessoais.
Além disso, com o conhecimento que tinham é de se maravilhar que tenham conseguido construir tais murinhos insiginficantes.
Seja mais específico!
Não questiono a quantidade de conhecimento acumulado. Por certo os antigos nunca fariam um foguete orbital... mas nunca vi nada de extraordinário em uns muros de contensão ou em pilhas de pedras que depois eram escavadas para se construírem seus túneis e galerias... enfim, nada que a boa inventividade humana, oriunda de seres com a mesmíssima capacidade mental que nós para encontrar soluções inovadoras para novos desafios, não tivesse resolvido... como de fato resolveram. Estão lá os murinhos, as pilhas de pedras e as catedrais góticas para nos esbofetear a face. Somos uma espécie inventiva, com certeza. 
Encontramos soluções.
Não acredito que você ignore a época em que as construções se deram.
É óbvio que a carga cultural influencia diretamente nas construções feitas por determinada civilização.
É balela dizer que por a igreja ser mais complexa, os muros são apenas uma
construçãozinha mixuruca, não levando em conta a época em que se deram.
De fato não era somente um murinho mixuruca, ou somente levantar uma parede.
Quem está falando que o povo ficava empilhando pedras (o que quase é chamar de retardado) não sou eu.
Mas quem esta insinuando que isto está acima da capacidade humana é você. Para mim isto é simplesmente normal. Penso que tenho mais "fé" em nossos ancestrais do que você. 
Mentira, não insinuei que está acima da capacidade humana.
Também não fui eu que disse que tais construções são murinhos mixurucas.
Também não fui eu quem insinuou que um ser humano não teria capacidade de concebe-lo. 
Ufa, isso só pode ser Dísâs nos mostrando que somos ultra-sagazes.