Você sabe como se originou essa seita ? Ela se espalhou bastante na América (Argentina, Peru, não sei se Brasil também), pegando carona na modinha anos noventa de ter uma religião 'exótica'.
Enfim ... 
Sim, sei. Ela é uma dissidência de uma dissidência. Originou-se de um "racha" interno da Nitiren Shoshu, que por sua vez já tem seus próprios posicionamentos exóticos. Basicamente os sacerdotes e os pregadores laicos romperam relações lá por volta de 1990 e ambos garantem hoje ser o "único verdadeiro budismo".
O Budismo de Nitiren é bastante controverso; teve origem no Japão e mostrou-se ao mesmo tempo muito forte e decidido e muito questionável. Nitiren não era home de meias-palavras e comprou bastante briga em seu tempo. Há dúzias ou mesmo escolas de Nitiren, mas a Soka Gakkai e seu ramo brasileiro, a BSGI, são particularmente notáveis porque são MUITO proselitistas ao mesmo tempo que não apresentam uma doutrina muito clara ou bem compreendida - ou, falando francamente, muito relacionada com o Budismo.
Em uma casca de noz a idéia é que desde que você repita "Nam Myoho Rengue Kyo" sempre que puder não tem por que ter maiores preocupações religiosas; a vida cotidiana mais ou menos leva necessariamente à iluminação nem que seja por caminhos tortuosos.
Não, eu não vejo esse tipo de ensinamento com muita simpatia. Na minha opinião ele encoraja a superstição, cria e espalha confusão sobre o que seja budismo, e falha em lembrar os praticantes de suas responsabilidades pessoais. Ainda assim, HÁ pessoas que precisam se acostumar a "deixar mais solto" e imagino que para muitas dessas pode ser um bom caminho. Só não é um caminho que eu admiro, que considero particularmente religioso, ou que eu considere budista.
Mas enfim, religião é uma atividade viva. Não há razão para esperar que todas as linhas de transmissão tenham o mesmo discernimento. É uma realidade inconveniente em muitos sentidos, e que torna difícil falar com exatidão sobre muitos assuntos, mas é a realidade que temos.