Autor Tópico: É Certo dizer que…  (Lida 39594 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: É Certo dizer que…
« Resposta #375 Online: 29 de Dezembro de 2007, 11:18:19 »
Você sabe como se originou essa seita ? Ela se espalhou bastante na América (Argentina, Peru, não sei se Brasil também), pegando carona na modinha anos noventa de ter uma religião 'exótica'.

Enfim ... :|
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #376 Online: 29 de Dezembro de 2007, 11:28:02 »
Você sabe como se originou essa seita ? Ela se espalhou bastante na América (Argentina, Peru, não sei se Brasil também), pegando carona na modinha anos noventa de ter uma religião 'exótica'.

Enfim ... :|

Sim, sei.  Ela é uma dissidência de uma dissidência.  Originou-se de um "racha" interno da Nitiren Shoshu, que por sua vez já tem seus próprios posicionamentos exóticos.  Basicamente os sacerdotes e os pregadores laicos romperam relações lá por volta de 1990 e ambos garantem hoje ser o "único verdadeiro budismo".

O Budismo de Nitiren é bastante controverso; teve origem no Japão e mostrou-se ao mesmo tempo muito forte e decidido e muito questionável.  Nitiren não era home de meias-palavras e comprou bastante briga em seu tempo.  Há dúzias ou mesmo escolas de Nitiren, mas a Soka Gakkai e seu ramo brasileiro, a BSGI, são particularmente notáveis porque são MUITO proselitistas ao mesmo tempo que não apresentam uma doutrina muito clara ou bem compreendida - ou, falando francamente, muito relacionada com o Budismo.

Em uma casca de noz a idéia é que desde que você repita "Nam Myoho Rengue Kyo" sempre que puder não tem por que ter maiores preocupações religiosas; a vida cotidiana mais ou menos leva necessariamente à iluminação nem que seja por caminhos tortuosos.

Não, eu não vejo esse tipo de ensinamento com muita simpatia.  Na minha opinião ele encoraja a superstição, cria e espalha confusão sobre o que seja budismo, e falha em lembrar os praticantes de suas responsabilidades pessoais.  Ainda assim, HÁ pessoas que precisam se acostumar a "deixar mais solto" e imagino que para muitas dessas pode ser um bom caminho.  Só não é um caminho que eu admiro, que considero particularmente religioso, ou que eu considere budista.

Mas enfim, religião é uma atividade viva.  Não há razão para esperar que todas as linhas de transmissão tenham o mesmo discernimento.  É uma realidade inconveniente em muitos sentidos, e que torna difícil falar com exatidão sobre muitos assuntos, mas é a realidade que temos.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 11:38:20 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #377 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:11:01 »
Bom, então são os budistas que eu conheço que acreditam em reencarnação :|

Não apenas você. Com exceção do Luis Dantas, os budistas que conheço, e confesso, não são muitos, uns seis que me lembre agora, também acreditam. Na verdade, a palavra é "renascimento", mas a explicação sempre remete a algo muito semelhante a "reencarnação".  :?

É que o budismo do Dantas é outro.... isso não é evidente?
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #378 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:15:04 »
Sim, é outro. Bem distinto do que você concebe. Quantas vezes quer ouvir isso?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #379 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:17:36 »
Bom, então são os budistas que eu conheço que acreditam em reencarnação :|

Coloquei o seguinte no Google : Budismo Tibetano, Zen, Terra Pura, Theravada...
 Encontrei: O budismo ensina a doutrina de Anatmán, ou negação da existência de uma alma permanente, a doutrina do Carma — que determina o tipo de reencarnação — e o Nirvana ou estado de Iluminação perfeito.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #380 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:20:11 »
Sim, é outro. Bem distinto do que você concebe. Quantas vezes quer ouvir isso?

Então quantos temos?  e não concebo coisa nenhuma, não por mim mesmo:
O budismo ensina a doutrina de Anatmán, ou negação da existência de uma alma permanente, a doutrina do Carma — que determina o tipo de reencarnação — e o Nirvana ou estado de Iluminação perfeito.

fonte: http://br.geocities.com/rodrigohnegreiros/sobreojapao02.html

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #381 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:24:10 »

http://www.aprendaki.com.br/pe_vis.asp?codigo=187  Dantas:

Aquele que viver segundo esse caminho, evoluirá gradativamente até poder alcançar o "nirvana" que seria uma espécie de extinção do eu consciente numa absorção final no Brahman, o "Todo". A lei do karma - segundo à qual as ações da vida presente determinarão a encarnação futura - e o samsâra - ciclo dos renascimentos - também encontram-se no budismo.

Viu meu caro, não é por vontade minha.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #382 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:25:05 »
 Qual o teu budismo Dantas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #383 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:31:41 »
O tipo de budismo que aceita que temos a responsabilidade de pensar sobre aquilo que falamos.

Não adianta ficar pescando textos e escolher citações fora de contexto com traduções mal escolhidas, Video.  A sua credibilidade não está tão alta assim.  Você vai ter de arregaçar as mangas e fazer por merecer minha atenção.

E se você "reconhece" o meu budismo como "verdadeiro", "outro" ou o que quer que seja... bom, darei a esse detalhe TODA a devida atenção.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 12:34:26 por Luis Dantas »

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #384 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:38:33 »
O tipo de budismo que aceita que temos a responsabilidade de pensar sobre aquilo que falamos.

Não adianta ficar pescando textos e escolher citações fora de contexto com traduções mal escolhidas, Video.  A sua credibilidade não está tão alta assim.  Você vai ter de arregaçar as mangas e fazer por merecer minha atenção.

E se você "reconhece" o meu budismo como "verdadeiro", "outro" ou o que quer que seja... bom, darei a esse detalhe TODA a devida atenção.

Puxa Dantas! acho que vou ate me  converter AO SEU budismo! ou seria Newbudismocetico?
Mas vou ter o trabalho de mandar emails a cada site que disser que o budismo é rencarnacionista, quem sabe assim duranto o ano de 2008, eu não te pertube mais com esta estoria de BUDISMODODANTAS!
Vai ser dureza.....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #385 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:45:35 »
Video, você não quer aceitar que religião é coisa séria e não pode se sustentar por "wishful thinking" e copy/paste de argumentos (desonestos) de autoridade.

E por isso eu desconsidero a sua opinião, já que você próprio não se leva a sério.

O que te surpreende nesse processo?  É tão natural.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #386 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:49:34 »
Video, você não quer aceitar que religião é coisa séria e não pode se sustentar por "wishful thinking" e copy/paste de argumentos (desonestos) de autoridade.

E por isso eu desconsidero a sua opinião, já que você próprio não se leva a sério.

O que te surpreende nesse processo?  É tão natural.

Mas dantas o que temos? um universo on line dizendo que o budismo aceita a rencarnação como fato, e por outro lado vc Dantas, dizendo que tá todo mundo errado! Vou fazer o que?
Porque devo lhe dá crédito e rejeitar as outras opiniões?
e isso é sério... eu sei....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #387 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:51:52 »
Vou fazer o que?

Parar de mentir é um bom começo, Video.  Ou se preferir, sempre há a opção de continuar fechado nos seus preconceitos e desonestidades.  Para ser franco, não me importo.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #388 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:53:28 »
Vou fazer o que?

Parar de mentir é um bom começo, Video.  Ou se preferir, sempre há a opção de continuar fechado nos seus preconceitos e desonestidades.  Para ser franco, não me importo.

Mentir! como assim? agora vc me confundiu!
Eu me importo com vc.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #389 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:56:20 »
Nesse caso a recíproca não é verdadeira.  Embora eu acredite que você está mentindo de novo.

O fato é que a vida me ensinou a não dar às idéias alheias mais importância do que elas próprias mostram dar.

Vá catar trechos que te ajudem a se convencer de que existe reencarnação na doutrina budista o quanto quiser.  Tenho certeza de que vai encontrar.  Mas tenho mais o que fazer do que repetir para você por que essa é uma interpretação incorreta da doutrina.  Gente teimosa e desonesta não recebe muita consideração da minha parte por algum motivo.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #390 Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:10:05 »
Nesse caso a recíproca não é verdadeira.  Embora eu acredite que você está mentindo de novo.

O fato é que a vida me ensinou a não dar às idéias alheias mais importância do que elas próprias mostram dar.

Vá catar trechos que te ajudem a se convencer de que existe reencarnação na doutrina budista o quanto quiser.  Tenho certeza de que vai encontrar.  Mas tenho mais o que fazer do que repetir para você por que essa é uma interpretação incorreta da doutrina.  Gente teimosa e desonesta não recebe muita consideração da minha parte por algum motivo.

Representas alguma instiuição para determinar falha na interpretação das que faço post copy?
Se for agora mesmo a um monge budista, o que ele vai me dizer?
Humildade sempre.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #391 Online: 30 de Dezembro de 2007, 17:10:28 »
Já agora deixo o meu primeiro contacto com um espírita kardecista:
../forum/topic=759.150.html

Talvez seja de interesse para o VideoMaker.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #392 Online: 30 de Dezembro de 2007, 18:03:48 »

Por que você ainda não foi? Medo de não encontrar nenhum amparo para as suas distorções?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #393 Online: 01 de Janeiro de 2008, 19:25:35 »

Puxa Dantas! acho que vou ate me  converter AO SEU budismo! ou seria Newbudismocetico?
Mas vou ter o trabalho de mandar emails a cada site que disser que o budismo é rencarnacionista, quem sabe assim duranto o ano de 2008, eu não te pertube mais com esta estoria de BUDISMODODANTAS!
Vai ser dureza.....

Olha, Eu apoio a sua conversão!!!!
Pelo menos seria uma pratica mais honesta que a o do circo espirita....

p.s. Interessante sua assinatura: "É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais." e é verdade em muitos casos, infelizmente...
Mas ficaria mais completo se vc colocasse tambem: "e a pretenção do espirita/catolico/etc é ter certeza que é o possuidor da verdade"
Que é verdade em 100% dos casos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #394 Online: 01 de Janeiro de 2008, 22:44:07 »
Sei não. Acho que o conceito reencarcionista ocidental é seriamente incompatível com o principio da impermanencia e da ilusão do "eu".

Editando:

Acho que esse artigo na wikipedia mostra de uma maneira clara que o Buda negou o que conhecemos como reencarcionismo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Anatta

In Buddhist philosophy, anatta (Pāli) or anātman (Sanskrit) refers to "non-self" or "absence of separate self".[1] One scholar describes it as "meaning non-selfhood, the absence of limiting self-identity in people and things."[2] Its opposite is atta (Pāli) or ātman (Sanskrit), the idea of a subjective Soul or Self which survives transmigration and which the Buddha explicitly rejects.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2008, 22:47:39 por darkshi »

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #395 Online: 02 de Janeiro de 2008, 15:09:49 »

Por que você ainda não foi? Medo de não encontrar nenhum amparo para as suas distorções?

A verdade sempre! e ela não deve ser temida. Vou me informar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #396 Online: 02 de Janeiro de 2008, 15:24:01 »
Boa sorte, Video.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #397 Online: 02 de Março de 2008, 22:47:37 »
Videopoker, por que você não acaba com sua dor?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #398 Online: 02 de Março de 2008, 22:53:31 »
Nossa, Dante, sua assinatura parece uma árvore de natal metal... :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #399 Online: 02 de Março de 2008, 22:56:14 »
Videopoker, por que você não acaba com sua dor?

Fala ai Dante!
Dorflex já me basta.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!