A -
Eu não vou debater sobre Inteligência Artificial com você, aliás, nem sei porque esse assunto foi introduzido no que está sendo discutido.
Porque:
1) escreveste: "Não faz sentido comparar o ser humano com o computador. Computadores não processam, por sí próprios, nenhum tipo de informação.";
2) se aquilo que leva a crer que há espírito no ser humano também pode ser colocado numa máquina, então a "causa mais lógica" é que os dois fenómenos têm tanto espírito como um lâmpada acesa;
3) como dizes que "o que denominamos espírito, verdadeira sede da inteligência, não o cérebro, simples agente", então a Inteligência Artificial é um meio natural de refutação; se encontrasses androides inteligentes, comportando-se como seres humanos, dirias que eles têm espírito?
B-
Computadores existiriam sem o ser humano ? Eis a questão fundamental.
1) O ser humano constroi máquinas através de modelos conceptuais do mundo; ex:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_artificial - "Uma rede neural pode ser vista como um modelo matemático simplificado do funcionamento do cérebro humano. Este consiste de um número muito grande de unidades elementares de processamento, ou neurônios, que recebem e enviam estímulos elétricos uns aos outros, formando uma rede altamente interconectada";
2) Se acreditas em Deus: sem Deus existiria o ser humano? Se quiseres, pensa o ser humano como um deus.
3) Se isso é tão fundamental, qualquer meio artificial é inválido para explicação do mundo. Basta que alguém consiga representar os resultados da natureza com um computador por modelos matemáticos, para aceitar esse modelo como aceitável ou muito próximo da realidade. Por exemplo, os filmes apresentam imagens geradas por computador cada vez mais realistas, por compreender-se cada mais melhor o mundo.
C-
A impressão que tenho é que você (não leve como ofensa pessoal, porque não é) está tentando mostrar o seu grau de instrução e nível de conhecimento sobre determinados assuntos. Isso definitivamente não me interessa nem um pouco.
1) é natural que falemos de temas que temos mais experiência e indicar que assim é; dá mais credibilidade e é válido para argumentação (ver resposta "E - 1)" ) ;
2) foi uma atitude semelhante em
../forum/topic=759.125.html#msg151054, que não foi criticada (informei que sou português e que vivo em Portugal, dando credibilidade e legitimidade, e não por causa de um fórum);
3) para argumentação é irrelevante se é mostrada vaidade ou seja lá que for; lamento ter dado essa ideia sobre mim e o objectivo foi ;
4) não me ofendo (se é sobre o que disse no último "post" foi para não ser mal interpretado com as minhas palavras), mas não vejo o que muda ou invalida sobre o que disse; a minha intenção foi tentar melhorar a qualidade da discussão e não simplesmente criticar com suposições sobre outrém (que nem conheço pessoalmente);
5) se não interessa, é uma pena; confesso que gosto de ensinar e aprender com os outros (e já pedi sobre o Espiritismo);
D-
Quando o automóvel que está sendo conduzido apresenta uma falha qualquer, o motorista deixa de ser motorista ?
1) a analogia é inválida; o meu argumento é com máquinas autónomas (leste o que escrevi e viste os vídeos do outro "post"?) e não máquinas controladas por um ser humano;
2) há pessoas incapacitadas (na totalidade ou parcialmente) sem máquinas: a pergunta vale para elas?
Sequer considero estas considerações como críticas.
http://pt.wiktionary.org/wiki/cr%C3%ADtica : "Comentário de um certo tema que aponta-lhe erros, falhas ou pontos a serem melhorados";
http://www.priberam.pt : "estudo ou análise de textos, investigação"; "apreciação desfavorável"; "censura";
E-
Vejo muitos ateus e céticos que se instalam confortavelmente em suas poltronas e pensam que podem responder sobre várias questões sem uma vivência. Existe uma parcela da realidade que não basta apenas ser pensada, amigo.
1) por isso mesmo que digo que tenho experiência sobre o que falo: tenho vivência;
2) admitindo ignorância sobre Espiritismo não critico a religião ou doutrina, por isso não posso responder a questões sobre o assunto específico (já o reconheci); mas posso mostrar motivos para não crer em espíritos por experiência que tenho noutras áreas;
3) os cépticos admitem que não sabem tudo – o oposto diz-se dogmáticos;
*
http://www.priberam.pt : "cepticismo: doutrina filosófica baseada na suspensão do juízo afirmativo ou negativo, principalmente em assuntos metafísicos"; "dogmatismo: doutrina ou sistema dos que admitem o dogma; por ext. sistema ou atitude intelectual daqueles que não admitem provar ou discutir o que alegam ou afirmam;"
afirmação autoritária.
*
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cepticismo : "Ceticismo filosófico - uma postura filosófica em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro";
*
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogmatismo : "De um modo geral, o dogmatismo é uma espécie de fundamentalismo intelectual. Os dogmas expressam verdades certas, indubitáveis e não sujeitas a qualquer tipo de revisão ou crítica.";
4) eu falei de coisas que podemos experimentar, ver, imitar, e não por apenas pensar; os robôs, crianças abandonadas, povos isolados são apenas pensados? Achas que tive instalado confortavelmente numa poltrona? Não fiz o meu trabalho de casa para elaborar os argumentos? Não mostrei as fontes para o que dizia, inclusivé com "links" da Web para ajudar a encontrar informação disponível?
F -
E continuo afirmando sim, que, concluir que a fé raciocinada de hoje seja tão somente herdada do primitivismo é uma grande bobagem inconclusiva. Agora, com certeza, pode-se publicar páginas e páginas inisistindo nisto. É uma opção.
Isso é o mesmo que dizer que não há nada que possa existir ou acontecer para mudares de opinião sobre isso – ou seja, a citação que indicaste foi uma treta, como suspeitava; isso, a meu ver, é falta de ética. Não posso dizer que não possas mudar a minha opinião, mas com essa linha argumentativa não podes fazer isso.
Pois bem, os golpes baixos, mas com outras vítimas:
a) "E continuo afirmando sim, que, concluir que a fé raciocinada de hoje" como sentimento inato do ser humano "é uma grande bobagem inconclusiva.";
b) "Pode-se apresentar argumentos e argumentos e nada que desminta (demonstre não ser verdade)" que a fé é uma herança do homem primitivo;
c) Onaiab, "A minha indagação não foi respondida por você ou você também não entendeu."
d) Onaiab, "Aqui você definitivamente não respondeu ao que eu perguntei."
e) "Sinceramente, estou estranhando o fato de você desconhecer " o que eu acho que sei sobre Espiritismo, por ter ouvido algures sobre isso;
f) "Simplesmente desejo que você ou alguém demonstre, com argumentos sólidos," sobre a existência de espíritos. "Sem a necessidade de disputa entre ciência e religião e se possível, de forma sucinta."
g) "Por exemplo ? A " des"crença em Deus é o exemplo clássico. Há um texto rolando na internet intitulado" «Espiritismo, ateísmo e materialismo» ", com uma análise bem simplista sobre a nossa realidade" ateísta". "«Explica» como e porque chegamos aos dias de hoje, desacreditando em Deus. Uma grande bobagem inconclusiva."
h) "Bem, a menos que se negue tal realidade, existem sim, desde tempos remotíssimos, fatos, catalogados aos milhares, para os quais não existe a tão badalada "explicação da «" espírita "». Essa é a capenguice. Há uma discussão generalizada sobre isso. Eu não vejo nada de definitivo sobre várias questões que grande parte de " espíritas ", salvo raras exceções, insiste em ridicularizar."
Imagina se eu tivesse dito uma coisa dessas nos "posts"! Por isso é que digo para as críticas são para meditar e ajudar na qualidade das discussões – e estou sendo sincero. Enquanto a atitude que referi continua, não vejo motivos para essa discussão de moucos e com uma conclusão previsível (aliás já disseste "com certeza, pode-se publicar páginas e páginas insistindo nisto", que "pode-se apresentar argumentos e argumentos e nada que desminta (demonstre não ser verdade) esta crença" e que "nada que desminta que a fé não seja um sentimento inato no ser humano").
Não julgueis para não serdes julgados, pois, conforme o juízo com que julgardes, assim sereis julgados; e, com a medida com que medirdes, assim sereis medidos. Porque reparas no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Como ousas dizer ao teu irmão: "Deixa-me tirar o argueiro do teu olho", tendo tu uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então verás para tirar o argueiro do olho do teu irmão. Não deis as coisas santas aos cães nem lanceis as vossas pérolas aos porcos, para não acontecer que as pisem aos pés, e, acometendo-vos, vos despedacem
, Evangelho de Lucas, cap. 6