Autor Tópico: Major do Bope ironiza morte de seqüestrador do 174  (Lida 15886 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Major do Bope ironiza morte de seqüestrador do 174
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2007, 13:56:29 »
"Não é ironia, não. Sabe o que é bacana do "Tropa de Elite"? É que ele parou de romantizar. Os filmes romantizam o bandido, o criminoso, e Sandro era um voraz assassino e consumidor de drogas. Aí fica aquele pessoal romântico: "ah, coitadinho", a sociedade hipócrita.

Precisamos de mais policiais assim.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2007, 14:04:25 »
Hoje no JA tinha um brigadiano falando nisso também. Mais ou menos isso: "Precisamos parar de pensar em bandido como vítima. Bandido é bandido, é ruim, e precisa ser combatido. A polícia precisa mostrar força, porque uma polícia fraca é justamente o que fortalece o crime".

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2007, 14:32:20 »
Achei até bom que mataram o tal seqüestrador do ônibus 174. Por que esse fuzuê todo agora?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2007, 15:07:43 »
Porque foi extra-judicial e porque a lei brasileira não contempla pena de morte.

Mas como sei que sou minoria por aqui, fica só a declaração acima :-)

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2007, 15:45:30 »
Porque foi extra-judicial e porque a lei brasileira não contempla pena de morte.

:ok:

Luz

• Visitante
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2007, 17:25:26 »

:ok:  :ok:

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2007, 18:49:40 »
Objetar simplesmente dizendo que foi extra-judicial faz parecer que o ato do major está no mesmo nível de extra-judicialidade do que o ato um policial que resolva entrar numa casa e fazer justiça com as próprias mãos matando um desafeto. Se foi extra-judicial, bem, então foi tão extra-judicial quanto matar um homem que, portando uma faca, matou uma pessoa e oferece ameaça a outras.

A meu ver, só haveria motivo para tanto "fuzuê" em cima do ato do major se não estivesse evidente que o enforcado de fato entrou num ônibus, manteve 11 reféns, e matou aquela professora.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2007, 19:09:56 »
Objetar simplesmente dizendo que foi extra-judicial faz parecer que o ato do major está no mesmo nível de extra-judicialidade do que o ato um policial que resolva entrar numa casa e fazer justiça com as próprias mãos matando um desafeto. Se foi extra-judicial, bem, então foi tão extra-judicial quanto matar um homem que, portando uma faca, matou uma pessoa e oferece ameaça a outras.

A meu ver, só haveria motivo para tanto "fuzuê" em cima do ato do major se não estivesse evidente que o enforcado de fato entrou num ônibus, manteve 11 reféns, e matou aquela professora.
Exato.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2007, 19:52:30 »
Na minha opinião, o pior desse caso foi que ele expôs de forma clara o despreparo da polícia para lidar com esse tipo de situação. Houve um momento em que o sequestrador simplesmente colocou a cabeça p/ o lado de fora do ônibus, mostrando que não era um criminoso já "experiente". Esse era o momento em que um franco-atirador deveria atirar, e aí acabava-se o sequestro naquele momento, sem que nenhum refém perdesse a vida.
Em outro momento ele pediu água: porque não colocaram um purgante na água ou alguma outra coisa? Existem várias substâncias que não deixam gosto, e o sequestrador não iria saber de nada até que sentisse o efeito da substância em questão. Daí ele não teria muita alternativa senão render-se.
O pior momento foi no qual o sequestrador desceu do ônibus com a refém, um policial veio por trás dele sem que ele percebesse. Estando o sequestrador entre a refém e o policial, o policial atira e um tiro atinge a refém e o outro foi desperdiçado! Isso em uma distância inferior a dois metros, o que é um absurdo, visto que todo policial tem treinamento de tiro antes de se tornar um policial, e o treinamento exige que o policial acerte em distâncias bem maiores que essa. E por causa disso que eu digo que a polícia tem tanta responsabilidade na morte da refém quanto o sequestrador, pois era óbvio que se essa tentativa falhasse, o sequestrador iria atirar na refém. Era um plano muito simples, de fácil execução, e um policial experiente errou um tiro que muitas pessoas sem treinamento não errariam. Daí o sequestrador fez o óbvio - e mais uma vez demonstrou o quanto era um pé-de-chinelo, porque só se preocupou em atirar na refém. Um criminoso mais experiente atiraria nela e, rapidamente a largaria e começaria a atirar nos policiais que estavam próximos a ele. Como ele não fez isso, foi rapidamente capturado e desarmado. E aí já não precisava ser morto.
Agora eu me pergunto: dá p/ acreditar na capacidade da polícia ao ver uma seqüência desastrosa dessas? Que me desculpem os policiais, pois acredito na honestidade da maioria deles, que muitos se esforçam p/ fazer o melhor possível, que o treinamento é bem duro e rigoroso e tudo isso em troca de um salário ridículo e outros problemas, e que nem sempre as coisas dão certo, mas não dá p/ não se preocupar ao ver um falha grosseira dessas. E pensar que, anos antes, a polícia conseguiu evitar uma morte em um caso bem mais difícil, onde um policial se fingiu de cinegrafista para se aproximar do sequestrador e conseguiu desarmá-lo.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2007, 20:11:59 »
Na minha opinião, o pior desse caso foi que ele expôs de forma clara o despreparo da polícia para lidar com esse tipo de situação. Houve um momento em que o sequestrador simplesmente colocou a cabeça p/ o lado de fora do ônibus, mostrando que não era um criminoso já "experiente". Esse era o momento em que um franco-atirador deveria atirar, e aí acabava-se o sequestro naquele momento, sem que nenhum refém perdesse a vida.
[...]
Sim. Lembro-me de um seqüestro de um ônibus que ocorreu há alguns anos em Porto Alegre, que durou, se não me falha a memória, mais de 12 horas. O sequestrador aparecia muitas vezes em posições que penso que até eu acertaria um tiro nele sem machucar outros.

Mas, óbvio, não faltaria quem condenasse a polícia por matar o seqüestrador e salvar reféns...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 09 de Novembro de 2007, 23:00:03 »
Houve muitos erros no seqüestro do 174. Mas, convenhamos, se a polícia o matasse, os Direitos Humanos caíam matando em cima da polícia.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2007, 23:15:32 »
Atiradores de elite só agem sob comando... o comando de tiro livre vem do comandante da operação, que recebe a autorização do comandante geral, que recebe a autorização do secretário de segurança, que recebe autorização do governador, que não vai autorizar nenhum tiro na cabeça de um cara em horário nobre e em rede nacional...

E o que aconteceu no caso do atirador foi que ele puxou o ferrolho da arma quando estava próximo ao sequestrador, com isso ele ouviu o golpe do ferrolho, olhou pra trás e acabou dando aquela merda...

E não se iludam com filmes de Rambo... atirar é difícil... mesmo a menos de 5mts, a precisão pode ser horrível dependendo da arma e da situação. Aquele policial agiu por iniciativa própria, com uma arma inadequada para um tiro daqueles daquela distância, o manejo da arma era difícil e nada sútil.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2007, 23:22:45 »

:ok: :ok: :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2007, 23:35:46 »

Discordo. Ele não foi julgado e executado. Naquele momento ele possuía uma arma na mão e tinha intenção de ferir uma vítima inocente. Depois de exaustivas tentativas de negociação, ele não concordava em se entregar.

Em situações de alta complexidade desse tipo, a vida da vítima é prioridade sobre a vida do bandido. Se ele não ia tirar a arma da cabeça dela a não ser que estivesse morto, o uso letal de força com o sniper passa a ser a única solução.

A morte dele resultou de uma turba que acabou se deixando levar pelas emoções. Se foi por querer ou acidental, não dá pra saber.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #15 Online: 09 de Novembro de 2007, 23:46:02 »

Discordo. Ele não foi julgado e executado. Naquele momento ele possuía uma arma na mão e tinha intenção de ferir uma vítima inocente. Depois de exaustivas tentativas de negociação, ele não concordava em se entregar.

Em situações de alta complexidade desse tipo, a vida da vítima é prioridade sobre a vida do bandido. Se ele não ia tirar a arma da cabeça dela a não ser que estivesse morto, o uso letal de força com o sniper passa a ser a única solução.

A morte dele resultou de uma turba que acabou se deixando levar pelas emoções. Se foi por querer ou acidental, não dá pra saber.

"Embarquei junto com Sandro. (...) Ele lutou muito conosco. Dois camaradas, dois soldados, estavam segurando as pernas dele, ele me mordeu, tentou se livrar do golpe e eu acabei apertando o pescoço dele, e aí ele desfaleceu. E eu não fiz questão realmente de ressuscitá-lo muito, não. Foi embora! (risos) A verdade é essa", disse, em relato gravado pela Folha.
Cadê o sniper? Cadê a vida de vítima em jogo?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 10 de Novembro de 2007, 00:04:07 »

"Embarquei junto com Sandro. (...) Ele lutou muito conosco. Dois camaradas, dois soldados, estavam segurando as pernas dele, ele me mordeu, tentou se livrar do golpe e eu acabei apertando o pescoço dele, e aí ele desfaleceu. E eu não fiz questão realmente de ressuscitá-lo muito, não. Foi embora! (risos) A verdade é essa", disse, em relato gravado pela Folha.
Cadê o sniper? Cadê a vida de vítima em jogo?

Disse do Sniper com relação ao que o Dbohr disse, que matar ele seria uma forma de justiça paralela...

O que rolou na van foi puramente desorganização. Não digo que a morte dele foi proposital porque os policiais realmente foram mordidos pelo Sandro e a técnica de deixar o cara inconsciente existe e é aplicada nessas situações... e pelo que vi nos vídeos, era muita gente lá dentro...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 10 de Novembro de 2007, 00:56:35 »
Eu não culparia esses policiais. Deviam estar recebendo muita pressão, até pela exposição na mídia do seqüestro — receberiam críticas por qualquer atitude que tomássem lá. Eles deviam mesmo querer ver o cara morto e isso deve ter resultado na negligência ao rapaz.

Temma

• Visitante
« Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2007, 01:13:27 »
homicídio culposo.

simples

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2007, 07:58:27 »
Espere um minuto, eu me referia ao mata-leão que ele levou dentro do camburão e ao fato de ninguém verificar se o cara tinha morrido ou só desacordado.

Se ele tivesse sido abatido por um sniper seria triste, mas dessas coisas que a polícia precisa fazer de vez em quando. E não falo nem da desastrada tentativa que resultou na morte da moça -- isso foi duplamente triste, mas também acontece.

Essa situação - criminoso dominado e dentro do camburão - é completamente diferente de matar um cara que invade sua casa e ameaça sua família.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Novembro de 2007, 09:05:10 »

Se tivessem acertado o cara  quando ele colocou a cabeça para fora, o policial estaria respondendo por homicidio, já que os vagabundos dos "Direitos dos manos" só contam as balas que a policia usa .

Conheci um sargento da policia há muitos anos atrás, ele falava que um bandido atirou nele várias vezes durante um assalto e errou, ele revidou e acertou  um tiro no cara causando um ferimento no pé dele.

Foi afastado  do trabalho e respondeu processo, já o Batoré, aquele garotinho de 1,90m , 20 anos de idade e 15 mortes nas costas quase foi colocado em liberdade quando fez 21...coitadinho.Mais uma vítima da sociedade presa injustamente.

Temma

• Visitante
« Resposta #21 Online: 10 de Novembro de 2007, 09:54:18 »
não mataram o cara antes por incompetência, agora é 'culpa' dos direitos humanos o modo de agir da polícia

pff

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 10 de Novembro de 2007, 10:42:07 »
Espere um minuto, eu me referia ao mata-leão que ele levou dentro do camburão e ao fato de ninguém verificar se o cara tinha morrido ou só desacordado.

Levaram pro lado pessoal, só isso...

não mataram o cara antes por incompetência, agora é 'culpa' dos direitos humanos o modo de agir da polícia

pff

A ordem de tiro livre vem de cima... o Sniper fica preparado e avisa o tempo todo que tem a mira, mas se a ordem não é dada, não se pode efetuar o disparo.

E se o tiro não foi dado porque ia "ficar feio" pro Governador matar o cara no horário nobre e se tiver ocorrido o fato de entidades de Direitos Humanos estarem lá fazendo pressão para que não fizessem uso do tiro de precisão, então sim, parte da culpa é dos Direitos Humanos...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Novembro de 2007, 10:45:14 »

pff

Eu disse que SE tivessem feito, com certeza o pessoal dos direitos humanos cairia em cima do policial.

"O bandido poderia se entregar,mas atiraram antes.."

Aqui em São Paulo, certa vez a policia recebeu uma denúcia de que traficantes haviam alugado um onibus e estavam indo para a praia aplicar um golpe. Esperaram o onibus na estrada e  os traficantes entraram em tiroteio com a policia.

Dentro do onibus havia munição, granadas, fuzis, drogas...mas o que saiu publicado no jornal foi :

"Policia EXECUTA suspeitos em SUPOSTO  tiroteio"

Vou ver se encontro a noticia para postar aqui...

Luz

• Visitante
« Resposta #24 Online: 10 de Novembro de 2007, 11:23:04 »
A vida da polícia é complicada. Ainda mais se as coisas forem como em "Tropa de Elite", que os policiais que querem trabalhar, acabam sendo impedidos pelo "sistema".

Entre um bandido e um cidadão ou um policial, concordo com o Major - dos males o menor. E dizer que me compadeço por bandido, também não é verdade.

O que me preocupa é simples, burlar a lei abre precedentes - isso fortalece o "sistema". Por outro lado, também, não é nada confortável saber que aquele FDP não vai ficar muito tempo preso ou que mesmo preso vai continuar em ação.

E dos jeito que as coisas funcionam - com a impunidade governando, também não sei se sobram muitas opções. A lei, às vezes, parece que foi feita para privilegiar bandido.

Se a teoria é boa, na prática - não está funcionando.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!