O que eu não entendo, é que muitas pessoas dependem do SUS... tem infância dificil
claro. afinal ninguém está dizendo que somente essas circusnstâncias CONDICIONAM TODOS a virar bandido. pra início de conversa as pessoas são diferentes, algumas com mais flexibilidade moral do que outras, mais predispostas a se sentir 'injustiçadas', e ainda outras simplesmente são covardes, no sentido de não assumir um risco cometendo crimes(aliás, arrisco dizer que o
risco é a razão de boa parte dos ricos e pobres não cometerem delitos, simples dissuasão), outra parte não menos importante simplesmente tem a percepção que tudo aquilo não valerá a pena, ainda que as tiraria de uma condição paupérrima. a própria percepção de 'bem-estar' das pessoas acaba 'influenciada' pelo meio. Perceba que em ambientes onde não há desigualdade social também há bem menos violência(África e países ricos, onde não há essa desigualdade social gritante). e eu me refiro a violência com motivações financeiras. roubo, sequestro, assalto, tráfico, etc.
há também outras questões. pessoas pobres arriscam mais pois além de estarem insatisfeitas com suas vidas ainda não tem nada a perder, como Pinker fala, 'descontam o futuro', seja tendo mais filhos do que poderão sustentar, seja 'se entregando' ao crime