Autor Tópico: Por que a sua religião é a correta?  (Lida 9641 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Por que a sua religião é a correta?
« Resposta #25 Online: 16 de Novembro de 2007, 12:39:40 »
elas differem em pontos centrais da doutrina ortodoxa, por isto não é aceitável.

Eu concordo :-)

Mas vamos lá, quais seriam esses desvios e por que você os considera errôneos? Só para ficar nas três que citei.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #26 Online: 16 de Novembro de 2007, 14:30:38 »
elas differem em pontos centrais da doutrina ortodoxa, por isto não é aceitável.

Eu concordo :-)

Mas vamos lá, quais seriam esses desvios e por que você os considera errôneos? Só para ficar nas três que citei.

deveria se escrever um livro, para responder de forma adequada a sua pergunta. mas para falar algo bem por alto :

os mórmons tem um outro livro religioso, que eles aceitam como autoridade absoluta , do lado da biblia, enquanto a biblia diz, que não devemos acrescentar nada a revelação da palavra de Deus. 

os testemunhos de jeová tem uma doutrina que differe nos pontos mais centrais da fé cristã, como a divindade de Cristo.

a igreja universal faz um tipo de macumba evangelica, e prega a doutrina da prosperidade, que também
está errada, pois não é nosso desejo por bençãos materiais , como dinheiro, saúde, etc. que deve estar no centro de nossa fé e objetivo principal de culto , mas Deus.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 16 de Novembro de 2007, 15:36:08 »
Sei que Deus se revela de muitas maneiras, e quem o busca com toda sinceridade , Deus se revela, e se deixa achar.
Mas ... e se alguém lhe disser a mesma coisa que você disse aqui, ou seja, que Deus se revelou a ele, só que vier com uma interpretação da Bíblia que você não aceita?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 16 de Novembro de 2007, 16:00:57 »
Levado ao extremo, vemos homens como Hitler, Stalin , e outros ditadores, que agiam conforme esta crença, e mandavam exterminar os mais fracos.
Então, só por curiosidade, porque seu deus onipotente, onibondoso não impediu.........?

Luz

• Visitante
« Resposta #29 Online: 16 de Novembro de 2007, 16:14:08 »
Levado ao extremo, vemos homens como Hitler, Stalin , e outros ditadores, que agiam conforme esta crença, e mandavam exterminar os mais fracos.
Então, só por curiosidade, porque seu deus onipotente, onibondoso não impediu.........?

Livre-arbítrio, Muss... pô!  :P  Lá vamos nós, começar tudo outra vez...  :lol:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 16 de Novembro de 2007, 20:37:33 »
a igreja universal faz um tipo de macumba evangelica

Essa definição eu achei interessante, "macumba evangélica" :histeria:

Em tempo: Ângelo, não estou ironizando, apenas achei realmente a sua definição engraçada...
"Deus prefere os ateus"

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #31 Online: 16 de Novembro de 2007, 21:17:01 »
Sei que Deus se revela de muitas maneiras, e quem o busca com toda sinceridade , Deus se revela, e se deixa achar.
Mas ... e se alguém lhe disser a mesma coisa que você disse aqui, ou seja, que Deus se revelou a ele, só que vier com uma interpretação da Bíblia que você não aceita?

se pode interpretar muitas coisas na biblia de várias formas. Mas os ensinamentos e dogmas principais estão relatados de forma clara na biblia, de forma que não se podem interpretar de várias maneiras. Ou se acredita , ou se rejeita. Um exemplo. Jesus disse : ninguem vem ao pai, se não for através de mim.
Ou seja, ele é o unico caminho para chegar a Deus. Esta é uma afirmação absoluta. Ou alguem acredita, ou rejeita. Há só estas duas hypoteses. Se voce pegar a apocalypse, quase tudo é profético, então há várias maneiras de interpretar determinados trechos, e não há nada de  mal nisso.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #32 Online: 16 de Novembro de 2007, 21:28:59 »

Deus nos deu o livre arbitrio. O homem pode escolher fazer o bem, e o mal. infelizmente , na grande maioria dos casos, o homem escolhe fazer o mal. Deus poderia ter removido todo mal deste mundo, simplesmente tirando nossa possibilidade de escolher. Só que desta forma teriamos nos tornados bonecos, ou robôs. Mas Deus não deseja que sejamos simples bonecos. Ele deseja ser amado e obedecido por criaturas que voluntariamente escolhem fazê-lo. Amor não é genuíno se não existe uma outra opção. não devemos culpar a Deus pelas tragédias que acontecem no mundo, mas aos homens, que ignoram a Deus,  e seus mandamentos : ame teu proximo como a ti mesmo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 16 de Novembro de 2007, 21:52:57 »

Deus nos deu o livre arbitrio. O homem pode escolher fazer o bem, e o mal. infelizmente , na grande maioria dos casos, o homem escolhe fazer o mal. Deus poderia ter removido todo mal deste mundo, simplesmente tirando nossa possibilidade de escolher. Só que desta forma teriamos nos tornados bonecos, ou robôs. Mas Deus não deseja que sejamos simples bonecos. Ele deseja ser amado e obedecido por criaturas que voluntariamente escolhem fazê-lo.
(...)

Quanta carência, coitadinho... Que dozinha... deve ser a solidão...  :chorao:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #34 Online: 16 de Novembro de 2007, 22:10:57 »
Deus nos deu o livre arbitrio ....

Mas se ele é onisciente ele sabe de toda a nossa vida muito antes de nascermos. Ou seja, já nascemos com nosso destino pré-determinado. Ao fazermos nossas escolhas estamos simplesmente seguindo o roteiro escrito por Deus para nossas vidas. Não é assim? Como conciliar onisciência e livre arbítrio?
« Última modificação: 16 de Novembro de 2007, 22:13:47 por wstEagle »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 16 de Novembro de 2007, 22:49:21 »
Deus nos deu o livre arbitrio ....

Mas se ele é onisciente ele sabe de toda a nossa vida muito antes de nascermos. Ou seja, já nascemos com nosso destino pré-determinado. Ao fazermos nossas escolhas estamos simplesmente seguindo o roteiro escrito por Deus para nossas vidas. Não é assim? Como conciliar onisciência e livre arbítrio?

Deixe-me adivinhar a resposta:

- Isso é um mistério insondável. Não é para o seu bico.  :twisted:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 17 de Novembro de 2007, 00:08:43 »

Deus nos deu o livre arbitrio.
Meu deus! A luz é um ser paranormal!!! Ela adivinha o futuro!!!!!!!!!!!!!!!111111  :susto: :o :susto:     :biglol:

Mas vou alimentá-lo.... Um ser que detém o poder de impedir um estupro a uma criança não o faz por um "tabu divino" (O velho e manjado livre arbítrio.....) é bonzinho e tem essa solidão toda que disee....
? e aliás.... como vc sabe tanto sobre o que deus quer e não quer.... estranho isso.....  :smartass:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #37 Online: 17 de Novembro de 2007, 01:43:28 »
Mas a bíblia não foi escrita por homens também?
O que garante que ela também não possa ser uma invenção humana?

é fé, meu caro. ou você crê, ou não crê. nós cremos no que o apostolo pedro diz :

Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.

Mas Paulo era humano também. Por que a palavra desse humano em específico vale mais que a dos outros humanos que você resolveu ignorar?

Eu acho a minha pergunta pertinente. Vocês não acham a minha pergunta pertinente?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 17 de Novembro de 2007, 09:02:51 »
Citação de: angeloitacare
Na verdade quando aceitamos Jesus, damos um passo de fé, e de confiança na biblia. a maioria, por estar no início da caminhada, não tem muitas razões para crer, mas , como disse, toma um passo de fé.

Angelo, como você mesmo disse, no início a pessoa tem que conscientemente fazer uma escolha de ter fé e confiar na bíblia, acreditar que ela é a verdade suprema.

Mas se a pessoa concientemente escolhe, ela pode escolher qualquer uma das diferentes fés e diferentes livros sagrados que existem. Escolhendo um deles, a possibilidade de erro não seria muito grande, já que no princípio temos que confiar em apenas um? Porque se eu escolher o Corão, e confiar nele, passando a ver o mundo sob a ótica deste livro, posso estar totalmente errado (ou não, você é que pode estar errado ao escolher a bíbilia).

Isto nos remete ao início do tópico: Por que a sua religião está certa e as outras não? Quem garante que os mórmons ou as Testemunha de Jeová, ou os espíritas, não estão certos? ou muçulmanos, ou hindus?

Você mesmo admite que sua escolha pela bíblia foi uma questão de escolha e confiança nela. As pessoas que escolhem outros livros também o fazem por fé e confiança. O que distingue você delas?
« Última modificação: 17 de Novembro de 2007, 09:04:52 por Fabricio »
"Deus prefere os ateus"

Luz

• Visitante
« Resposta #39 Online: 17 de Novembro de 2007, 10:41:48 »

Deus nos deu o livre arbitrio.
Meu deus! A luz é um ser paranormal!!! Ela adivinha o futuro!!!!!!!!!!!!!!!111111  :susto: :o :susto:     :biglol:

Minha bola de cristal está com pilhas novas...  :hihi:  Eu te disse...  :P

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 17 de Novembro de 2007, 11:24:16 »
Mas Paulo era humano também. Por que a palavra desse humano em específico vale mais que a dos outros humanos que você resolveu ignorar?
Mais do que a dos anjos, também. Paulo diz que se até mesmos anjos ensinarem coisa diferente do que ele disse, devem ser ignorados.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #41 Online: 17 de Novembro de 2007, 11:29:57 »
Citação de: angeloitacare
Na verdade quando aceitamos Jesus, damos um passo de fé, e de confiança na biblia. a maioria, por estar no início da caminhada, não tem muitas razões para crer, mas , como disse, toma um passo de fé.

Angelo, como você mesmo disse, no início a pessoa tem que conscientemente fazer uma escolha de ter fé e confiar na bíblia, acreditar que ela é a verdade suprema.

Mas se a pessoa concientemente escolhe, ela pode escolher qualquer uma das diferentes fés e diferentes livros sagrados que existem. Escolhendo um deles, a possibilidade de erro não seria muito grande, já que no princípio temos que confiar em apenas um? Porque se eu escolher o Corão, e confiar nele, passando a ver o mundo sob a ótica deste livro, posso estar totalmente errado (ou não, você é que pode estar errado ao escolher a bíbilia).

Isto nos remete ao início do tópico: Por que a sua religião está certa e as outras não? Quem garante que os mórmons ou as Testemunha de Jeová, ou os espíritas, não estão certos? ou muçulmanos, ou hindus?

Você mesmo admite que sua escolha pela bíblia foi uma questão de escolha e confiança nela. As pessoas que escolhem outros livros também o fazem por fé e confiança. O que distingue você delas?

eu não aceitei jesus sem conhecimento absoluto da biblia. já tinha lido por algum tempo a biblia , porém não tinha compreensão mais plena ( conhecimento pleno ou absoluto nunca vamos ter, pois a biblia e Deus é um universo illimitado, e sempre podemos aprender algo novo ) , e tinha muitas coisas que não compreendia, que comecei a entender ao longo dos anos. ( e este processo também solidificou minha fé )  porém, aceitei jesus, por que tinha convição e fé, já naquele momento,  quando tomei aquela decisão, que ele é o que a biblia disse ele ser : o Salvador, e único caminho para Salvação e vida eterna. hoje continuo dizendo : sei em quem estou crendo.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2007, 11:34:46 por AngeloItacare »

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #42 Online: 17 de Novembro de 2007, 11:32:29 »
Mais do que a dos anjos, também. Paulo diz que se até mesmos anjos ensinarem coisa diferente do que ele disse, devem ser ignorados.

quem ensinava outro evangelho, não devia apenas ser ignorado,  mas condenado ao fogo eterno. pois a verdade é uma só. O apostolo paulo era designado apostolo e credenciado por Deus, e  ensinava a sã doutrina, que Deus tinha revelado a ele.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 17 de Novembro de 2007, 11:38:05 »
eu não aceitei jesus sem conhecimento absoluto da biblia. já tinha lido por algum tempo a biblia , porém não tinha compreensão mais plena ( conhecimento pleno nunca vamos ter, pois a biblia e Deus é um universo illimitado ) , e tinha muitas coisas que não compreendia, que comecei a entender ao longo dos anos. ( e este processo também solidificou minha fé )  porém, aceitei jesus, por que tinha convição e fé, já naquele momento, que tomei aquele passo, que ele é o que a biblia disse ele ser : o Salvador, e único caminho para Salvação e vida eterna. hoje continuo dizendo : sei em quem estou crendo.
Sua resposta não é satisfatória porque você decidiu analisar apenas o livro que era mais difundido na cultura em que você vive.
Se tivesse nascido num país com outra cultura, teria analisado outro livro e achado que era ele que estava certo e nem se daria ao trabalho de olhar a Bíblia.
A pergunta permanece: por que a Bíblia está certa e por que os outros livros sagrados estão errados?

Se você não é capaz de mostrar o erro nos outros livros, então você fez uma escolha arbitrária, tão arbitrária quanto escolher um time de futebol e a partir daí passar a achar que ele é o melhor do mundo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 17 de Novembro de 2007, 11:39:45 »
quem ensinava outro evangelho, não devia apenas ser ignorado,  mas condenado ao fogo eterno. pois a verdade é uma só. O apostolo paulo era designado apostolo e credenciado por Deus, e  ensinava a sã doutrina, que Deus tinha revelado a ele.
Isto é o que ele diz. Ele não provou o que disse. E acho arrogante da parte dele dizer que tinha mais credibilidade que os anjos.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:01:22 »
eu não aceitei jesus sem conhecimento absoluto da biblia. já tinha lido por algum tempo a biblia , porém não tinha compreensão mais plena ( conhecimento pleno nunca vamos ter, pois a biblia e Deus é um universo illimitado ) , e tinha muitas coisas que não compreendia, que comecei a entender ao longo dos anos. ( e este processo também solidificou minha fé )  porém, aceitei jesus, por que tinha convição e fé, já naquele momento, que tomei aquele passo, que ele é o que a biblia disse ele ser : o Salvador, e único caminho para Salvação e vida eterna. hoje continuo dizendo : sei em quem estou crendo.
Sua resposta não é satisfatória porque você decidiu analisar apenas o livro que era mais difundido na cultura em que você vive.
Se tivesse nascido num país com outra cultura, teria analisado outro livro e achado que era ele que estava certo e nem se daria ao trabalho de olhar a Bíblia.
A pergunta permanece: por que a Bíblia está certa e por que os outros livros sagrados estão errados?

Se você não é capaz de mostrar o erro nos outros livros, então você fez uma escolha arbitrária, tão arbitrária quanto escolher um time de futebol e a partir daí passar a achar que ele é o melhor do mundo.

Concordo com o Fernando, você não disse porque a bíblia é melhor do que os outros livros sagrados. Aliás, você disse sim, é porque você acha e fez um esforço para crer nisto.

A pergunta do tópico permanece: como saber qual a religião correta nestas bases? Paulo disse que a bíblia é que está certa, mas Maomé já afirmou que a verdade está no Corão. Por que Paulo tem que ter mais credibilidade que Maomé? A única razão é a fé de quem acredita na bíblia. Mas como fica a fé de quem acredita no Corão? Por que a bíblia é melhor?

Parece que a decisão é antes de tudo geográfica, depende basicamente do lugar onde a pessoa nasce. Isto é no mínimo estranho, já que deus deveria na sua onipotência e oniciência ter previsto este tipo de coisa... afinal uma criança que nascer em um país islâmico tem pouquíssima  chance de ser um cristão, e vice-versa. A chance maior é que, ser for acreditar em um livro sagrado, acredite no Corão, que é o que seus pais vão ensinar. Aí fica a pergunta: Por que a bíblia é melhor? Se eu perguntar para os cristãos, eles dirão que é a palavra de deus. Mas se eu perguntar para um islamita, ele dirá que a verdade mesmo está no corão. Multiplique isto pela quantidade de crenças que existe no mundo, e a conclusão é óbvia: a chance que eu tenho de seguir o livro errado é muito maior que seguir o certo, afinal as religiões dizem que só o delas está correto. Tenho uma chance de acertar e centenas de errar.

Isto não soa estranho? Se a verdade de deus é uma só, por que existem tantos credos? Não é uma pista (para dizer o mínimo) que na prática não existe uma única "verdade", mas sim que cada povo faz a sua "verdade" de acordo com sua cultura e história? e que isto é um fator puramente humano e deus nada tem a ver com isto?

"Deus prefere os ateus"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #46 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:18:17 »
Se você acredita em algo puramente porque nasceu em determinado lugar, então algo não cheira bem… e não é o meu desodorante vencido!

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #47 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:46:59 »
Fé é axiomático. Não tem como ser provado e nem falseada.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #48 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:50:02 »
Fé é axiomático. Não tem como ser provado e nem falseada.
Tem sim. Só se esforçar um pouquinho — um titiquinho só — e você prova que a crença é falsa só com lógica e evidências.

O que não dá pra fazer é convencer um crente de que sua crença é falsa. Aí são outros 500…

Luz

• Visitante
« Resposta #49 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:56:36 »

Se Deus quisesse que o Itacaré acreditasse em Maomé, o tinha feito nascer na Arábia Saudita, mas como o fez nascer no Brasil - deu a ele a livre escolha, já que no Brasil se professa de tudo um pouco. Deus sabe o que faz e conhece a necessidade de cada um dos seus filhos!   :)

A Bíblia é o melhor caminho para ele porque é o caminho com que ele melhor se identifica - Deus fez muitos caminhos, mandou muitos profetas, em muitos lugares - cada qual para suprir diferentes necessidades.   :D

E todos os caminhos levam ao mesmo lugar - o encontro com Deus. E todos acham que seu caminho é o melhor porque somente através dele conseguem caminhar, cada qual com suas próprias limitações.  :hihi:

Dessa forma, a Bíblia é o melhor para uns, o Corão para outros, mas o ateísmo também é um caminho...  :lol:

O ceticismo é o meu caminho...  e a duvida não faltará.  :biglol:

Brincadeirinha...  :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!