Explica melhor a proposta e depois eu falo.
Pergunto se as pessoas poderem contratar ou negociar de acordo com todos os critérios que bem entenderem, inclusive raciais, sexuais e outros eventuais, que sejam geralmente tidos como impertinentes sob uma ótica mais focada nos negócios em si, na função a ser executada.
Se alguém tem uma empresa que fornece água ou luz, e eu não gosta de negros, poderia se negar fornecer água ou energia para eles. Ou não vender uma casa pelo mesmo motivo.
Negar vagas em escolas também. O mesmo vale para contratações, que poderiam ser por critérios raciais, pôr um anúncio como "a empresa X precisa de pessoas brancas para as funções X e Y", por exemplo.
Tudo isso, "da mesma forma" que eu tenho uma casa e só deixo entrar/morar quem eu quiser, como minha família e amigos, não tenho a obrigação de transformá-la num albergue para mendigos.
A lógica de "deixar rolar" seria que o fluxo do capital naturalmente puniria isso, na medida em que não escolheriam pessoas por capacitação e perderiam lucros ao se negar a atender uma parte do público. Mas acho que é mais complicado que isso.