Enquete

A livre discriminação deveria ser legalizada?

sim
9 (20.9%)
não
34 (79.1%)

Votos Totais: 37

Autor Tópico: Você é a favor da legalização da discriminação racial, sexual e outras?  (Lida 22417 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Há quem defenda que sim, que esses tipos de discriminação devem ser legais, pois o fluxo do capital agiria como um carma e castiga as pessoas que se comportam mal, e no fim ninguém é prejudicado, a não ser aquele que discrimina. Apenas preservaria-se a liberdade individual de decisões profissionais e de relacionamentos pessoais.

Eu acho que não é tão simples assim, e que são coisas diferentes: o estado proibir discriminação racial ou sexual quanto a fornecimento de produtos, moradia, serviços, oportunidades de emprego; e determinar de forma geral com quem você se relaciona pessoal ou profissionalmente por quaisquer critérios que se imagine. Uma coisa não implica na outra.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Você é a favor da legalização da discriminação racial, sexual e outras?
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2007, 11:15:40 »
Contra. Uma maioria poderia simplesmente suprimir as minorias.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2007, 11:27:51 »
Explica melhor a proposta e depois eu falo.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2007, 11:32:50 »
Melhor do que a livre discriminação é o respeito mútuo pela posição do outro...  :ok:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2007, 11:33:31 »
Idem. Também não entendi direito a proposta.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2007, 11:50:57 »
Pelo óbvio, não. :ok:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2007, 11:59:35 »

Rapha...legalização da discriminação!!!!

Opa!  :vergonha: será que fui eu que entendi errado???  :o

:histeria:

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2007, 12:01:49 »

Rapha...legalização da discriminação!!!!

Opa!  :vergonha: será que fui eu que entendi errado???  :o

Acho que entendeu errado sim. Eu disse que não sou a favor da legalização da discriminação racial, sexual e outras, assim como mesmo pergunta o tópico. :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2007, 12:03:34 »
Puta que pariu! Entendi errado mesmo...

E votei errado!hahahahahahaha!!!!!! caralho...  :hihi:

Tira meu voto aí...  :vergonha:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2007, 12:05:18 »
Melhor do que a livre discriminação é o respeito mútuo pela posição do outro...  :ok:

Mesmo assim esta minha resposta faz sentido...hehehehe!!!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2007, 12:18:16 »

Pergunto se as pessoas poderem contratar ou negociar de acordo com todos os critérios que bem entenderem, inclusive raciais, sexuais e outros eventuais, que sejam geralmente tidos como impertinentes sob uma ótica mais focada nos negócios em si, na função a ser executada.

Se alguém tem uma empresa que fornece água ou luz, e eu não gosta de negros, poderia se negar fornecer água ou energia para eles. Ou não vender uma casa pelo mesmo motivo.

Negar vagas em escolas também. O mesmo vale para contratações, que poderiam ser por critérios raciais, pôr um anúncio como "a empresa X precisa de pessoas brancas para as funções X e Y", por exemplo.

Tudo isso, "da mesma forma" que eu tenho uma casa e só deixo entrar/morar quem eu quiser, como minha família e amigos, não tenho a obrigação de transformá-la num albergue para mendigos.

A lógica de "deixar rolar" seria que o fluxo do capital naturalmente puniria isso, na medida em que não escolheriam pessoas por capacitação e perderiam lucros ao se negar a atender uma parte do público. Mas acho que é mais complicado que isso.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2007, 12:30:55 »
Acho que voce está perguntando se está no direito de cada um escolher se quer ou não negros, homossexuais, mulher, gordo, chinês, baixinho, deficiente, etc. na sua empresa, ou casa, ou emprego, etc..., né?!

Se esse querer é discriminação ou se as pessoas têm direito a fazerem isso. É isso??

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2007, 12:54:19 »
Acho que voce está perguntando se está no direito de cada um escolher se quer ou não negros, homossexuais, mulher, gordo, chinês, baixinho, deficiente, etc. na sua empresa, ou casa, ou emprego, etc..., né?!

Se esse querer é discriminação ou se as pessoas têm direito a fazerem isso. É isso??

Não é isso. Este direito já existe. Se o empregador não quer branco, não contrata branco. O que ele está propondo é o fim dos crimes de racismo, sexismo etc. É poder falar abertamente mal dos brancos, dos negros etc, montar uma loja e dizer proibida a entrada de hispânicos, por exemplo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 30 de Novembro de 2007, 13:15:00 »
Sim, eu sou a favor, se entendi bem a questão.

Não, eu sou contra, não havia entendido bem a questão - nas relações comerciais, penso que não cabe a uma prestadora de serviços avaliar tais critérios, mas trabalhar indiscriminadamente no que se propõe, se atua sob um Estado que promove o bem comum e a igualdade perante a lei.

« Última modificação: 30 de Novembro de 2007, 14:53:31 por Luz »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Novembro de 2007, 13:27:52 »
Contra...

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #17 Online: 30 de Novembro de 2007, 13:29:04 »
Também sou contra. Liberdade para discriminar é um tipo de liberdade que prejudica diretamente terceiros.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2007, 13:34:51 »
Há quem defenda que sim, que esses tipos de discriminação devem ser legais, pois o fluxo do capital agiria como um carma e castiga as pessoas que se comportam mal, e no fim ninguém é prejudicado, a não ser aquele que discrimina. Apenas preservaria-se a liberdade individual de decisões profissionais e de relacionamentos pessoais.

Eu acho que não é tão simples assim, e que é diferente o estado proibir discriminação racial ou sexual no fornecimento de produtos, moradia e serviços, e nas oportunidades de emprego, e determinar de forma geral com quem você se relaciona pessoal ou profissionalmente por quaisquer critérios que se imagine. Uma coisa não implica na outra.

Não creio que o mercado consiga consertar situações extremas como a supressão de minorias por maiorias. Se isso fosse legalizado nos E.U.A por exemplo, habitantes estrangeiros de determinada região poderiam não ter acesso a nenhum bem devido ao preconceito legitimado pelo Estado, logo esses indivíduos seriam muito prejudicados devido à mentalidade retrógada dos comerciantes. Deixar de vender para determinado grupo em determinado contexto social nem sempre levaria ao prejuízo. Como você bem exemplificou em outro fórum: Se algum comerciante parasse de aderir ao boicote a determinado grupo de indivíduos ele poderia perder "status" na região e perder a maior parte de seus clientes, vendendo apenas para a minoria discriminada.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 30 de Novembro de 2007, 14:15:32 »
A favor...... Exceto para serviçõs vitais como saúde, fornecimento de água, luz e gás.....

Não sei porque o mercado não iria controlar isso adequandamente.

Se uma pessoa quer quebrar o próprio negócio por ser preconceituosa deveria ser capaz de faze-lo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Novembro de 2007, 14:24:49 »
Se uma pessoa quer quebrar o próprio negócio por ser preconceituosa deveria ser capaz de faze-lo.
O problema é que para o mercado "ninguém é insubstituível". A não ser que o cara seja alguém com um alto grau de conhecimento e experiência técnica, o empregador facilmente vai achar substitutos para o que quer que ele procure...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 30 de Novembro de 2007, 14:32:34 »
O problema é que para o mercado "ninguém é insubstituível". A não ser que o cara seja alguém com um alto grau de conhecimento e experiência técnica, o empregador facilmente vai achar substitutos para o que quer que ele procure...

E o mercado também vai escolher se usa serviços de um racista preconceituoso.

Aliás, não sei porque vocês acham que agora as coisas são diferentes.... Mesmo agora, cada um contrata quem quiser,racistas não contratam negros, hopmofóbicos não contratam homossexuais.... usando outros meios para isso....

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Novembro de 2007, 14:35:38 »

Não é isso. Este direito já existe. Se o empregador não quer branco, não contrata branco. O que ele está propondo é o fim dos crimes de racismo, sexismo etc. É poder falar abertamente mal dos brancos, dos negros etc, montar uma loja e dizer proibida a entrada de hispânicos, por exemplo.

Na verdade é mais ou menos os dois...  :/

Não imagino que o direito de contratar de acordo com raça exista. Onde está isso? E se existe mesmo, isso é correto? Eu penso que não.

E faço a ressalva de que o "sim", não significa necessariamente que devessem legalizar violência física contra grupos diversos, mas simplesmente o direito de não fornecer empregos, produtos ou serviços a eles.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Novembro de 2007, 14:38:35 »
Vai sim, se o produto tiver melhor custo/benefício. Consciência social só existe na europa, e olhe lá...

Aliás, não sei porque vocês acham que agora as coisas são diferentes.... Mesmo agora, cada um contrata quem quiser,racistas não contratam negros, hopmofóbicos não contratam homossexuais.... usando outros meios para isso....
O problema é a instituicionalização disso... Esse tipo de atitude é obviamente danosa para minorias...

Qual a vantagem de legalizar isso? Liberdade de expressão? Isso você já tem. O que a sociedade ganha legalizando?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 30 de Novembro de 2007, 14:41:44 »
Vai sim, se o produto tiver melhor custo/benefício. Consciência social só existe na europa, e olhe lá...

O problema é a instituicionalização disso... Esse tipo de atitude é obviamente danosa para minorias...

Qual a vantagem de legalizar isso? Liberdade de expressão? Isso você já tem. O que a sociedade ganha legalizando?

Talvez expor o racismo e o preconceito seja uma maneira melhor de acabar com ele que mante-lo na forma velada que é essa no Brasil.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!