Jeff Bridges, Geo? O "Dude" não está em nenhum dos filmes do Batman, será que você não quis dizer Michael Cane?
Mas eu acho que a morte do Ledger foi irrelevante para o sucesso do filme, o filme foi bom mesmo e a atuação dele foi histórica. Eu fico revoltado quando ouço as pessoas falando que ele só ganhou o Oscar porque morreu, ele ganhou porque foi sensacional mesmo. O filme não seria a mesma coisa se fosse outro ator em seu lugar.
Quanto aos efeitos especiais, eu acho que essa observação quanto aos efeitos em filmes da DC e filmes da Marvel se deve a uma questão circunstancial: que filmes da Marvel e da DC tivemos? Da DC tivemos dois filmes do Batman, um do Superman e Watchmen recentemente, o ambiente do Batman, principalmente nas mãos do Nolan, é mais realista em comparação com outros heróis, então já seria de se imaginar que ele envolveria menos efeitos especiais; o filme do Superman tinha potencial para explorar bastante isso, mas ele foi um filme bastante decepcionante no geral; já Watchmen eu acho que não ficou devendo nada aos filmes da Marvel. Os filmes da Marvel nessa época foram vários X-Men, Homen Aranha, Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, Hulk, Demolidor, Electra e o Thor recentemente, todos eles com bastante potencial para usar efeitos especiais (o Demolidor um pouco menos) e entre esses muitos filmes foram desde muito ruins até muito bons, acho que é injusto comparar com os filmes da DC até pela quantidade de lançamentos a mais da primeira.