A estória no filme é razoavelmente fidedigna ao original. A única parte que eu acho que ficou capenga foi o Caveira Vermelha, pois ficou ruim o efeito que deveria simular um "crânio falante".
É que não é efeito, é maquiagem mesmo! Quanto à estória, a parte da origem do Capitão América é até legalzinha, desde quando ele era um pirralho mirrado até os shows que ele fazia para arrecadar dinheiro, então o filme é competente em criar uma empatia pelo herói; mas a parte da ação em si ficou muito abaixo das expectativas e eu acho que o Caveira Vermelha foi muito mal trabalhado pelo roteiro, seus planos nunca ficam muito claros, tanto que tem um sequência de cenas de "heroísmo" do Capitão América em que só o vemos destruindo as máquinas do Caveira, mas o filme não se preocupa em contextualizar nada, ninguém sabe que máquinas são aquelas, para onde estão indo, a sequência toda é só uma colagem de cenas sem nenhuma função na história, a não ser mostrar que o Capitão estava atrapalhando os planos do Caveira - válido, mas se isso fosse feito dentro da estória eu agradeceria. Eu não diria que é um filme ruim, principalmente pela primeira metade dele que é bem agradável até, mas na segunda metade, que teoricamente deveria ser o ponto forte do filme, eu fiquei entediado e torcendo para o filme acabar logo...